Não é fácil nos dias de hoje fazer perceber às pessoas o quão importante é a segurança do seu e-mail. Mas imagine: O seu nome de utilizador no Paypal é um e-mail. A sua conta do Facebook tem um e-mail.  A sua conta do Twitter tem um e-mail. Quantas outras aplicações, negócios ou outro tipo de coisas tem associadas ao seu e-mail? Agora, imagine que alguém consegue de alguma forma entrar na sua conta de e-mail. O seu dinheiro no Paypal corre risco. A sua conta do Facebook, onde até tem uma página de fans fantástica do seu negócio, que está a gerar contactos e conhecimento, é vandalizada. Tudo aquilo que construiu ao longo dos últimos meses vai para o lixo. A sua conta do Twitter é tomada por outra pessoa e começa a fazer besteiras para toda a gente. Qualquer recuperação de password está vulnerável, visto que têm acesso à sua conta. Nada bonito, certo? Para lhe dar uma ideia de como aumentar exponencialmente a segurança do seu e-mail, apresentamos-lhe hoje 10 Dicas de Segurança para o seu E-mail.

1. UTILIZE UMA BOA PASSWORD

Uma boa password não é aquela que você acha difícil os seus amigos descobrirem. Utilizar o nome do seu animal de estimação como password é completamente errado. Pergunte-se a si mesmo: Quantas pessoas sabem o nome do seu animal de estimação? A Google tem vindo a dar um bom exemplo e tem-se esforçado por dar aos seus clientes a oportunidade de criarem passwords bastante seguras – Pode utilizar caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas, de praticamente qualquer tamanho.

A reter: Não utilize passwords demasiado simples e fáceis como o nome do seu animal de estimação ou a sua data de nascimento. Utilize sempre uma boa combinação de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais, números e com um bom tamanho.

2. UTILIZE UM E-MAIL SECUNDÁRIO

É aconselhável utilizar um e-mail secundário ligado à sua conta de e-mail principal, que seja válido e que não expire. Este não é o caso das contas Hotmail que continuam com a política de expiração de conta ao fim de algum tempo de inactividade. Imagine que a sua conta expira e alguém a cria depois: Terá acesso à sua recuperação de password da sua conta de e-mail principal. Utilize de preferência um domínio que não seja amplamente conhecido como da sua empresa ou do seu domínio pessoal.

A reter: É vital ter um e-mail secundário, mas é imperativo que seja fiável, caso contrário está a abrir nova brecha de segurança.

3. UTILIZE NOTIFICAÇÕES SMS

Caso o seu provedor de e-mail tenha essa possibilidade, é interessante activar este serviço. O Google por exemplo tem este serviço, basta ir às definições de conta e adicionar o seu número de telefone para receber os alertas. A partir deste momento, irá ser enviada uma SMS para o seu telemóvel sempre que alguém tentar fazer recuperação de password na sua conta. A Yahoo e Hotmail também tem este serviço, embora a Hotmail tenha limitações em inúmeros países.

A reter: Notificações SMS aumentam imenso a segurança do seu e-mail.

4. SEJA INTELIGENTE COM A SUA PERGUNTA DE SEGURANÇA

Já tocámos neste assunto, mas agora vamos aprofundá-lo: É incrível a quantidade de pessoas que utiliza a pergunta pré-definida “Qual o nome do seu animal de estimação?”. Em jeito de brincadeira, isto é um insulto aos hackers! Aposto que você tem uma imagem no seu album no Facebook com o seu animal de estimação e na legenda tem escrito: “Este é o meu animalzinho preferido, é o Rufus!”. Pense bem: Dessa forma o seu e-mail está aberto para todo o mundo. Pessoalmente eu faço um trocadilho quando é necessário, escolho uma pergunta de segurança mas a resposta não tem nada a ver com a pergunta. Não sei se será o melhor, mas enfim, pelo menos tentei :)

A reter: Seja inteligente com a sua pergunta de segurança – Não utilize itens pessoais que todo o mundo conhece.

5. VERIFIQUE OS FILTROS E REENCAMINHAMENTO

Este é um procedimento que é muito importante depois de você ter sido hackado e ter recuperado o controlo da sua conta. Verifique os filtros e reencaminhamentos para certificar que o hacker não deixou tudo prontinho para os seus e-mails serem reencaminhados para ele, tendo assim possibilidade de ter acesso a tudo o que você tem: Informações de login em todos os websites associados à sua conta, banco, cartão de crédito entre outros.

A reter: Depois de um ataque, procure vestígios em todo o lado, incluíndo os Filtros e Reencaminhamentos.

6. EVITE ACESSAR EM REDES WIFI PUBLICAS

É ótimo encontrar uma rede WiFi pública desprotegida e termos acesso à internet. No entanto a possibilidade de estar um hacker à espreita é muito grande, e é muito fácil para ele procurar nas transmissões de dados na rede as suas informações de login que utilize durante a sessão, quer elas sejam do e-mail, do banco ou outro serviço qualquer. Não se devem efectuar acções em que se exponham os nossos dados e credencias de login.

A reter: Utilize as redes desprotegidas apenas para navegar e não exponha os seus dados e credencias de login no e-mail, no banco ou informações do seu cartão de credito.

7. NÃO PARTILHE AS SUAS CREDENCIAIS

Não partilhar as suas informações de login é importante. No entanto isto é esquecido em algumas ocasiões, algumas até por necessidade, como por exemplo entre colegas de trabalho online, pequenas empresas ou com um familiar seu. Neste caso deve criar um e-mail que não esteja ligado a informações importantes, como do seu banco, paypal, etc. Para utilizar serviços públicos que terá de partilhar com os seus colegas de trabalho, crie um e-mail apenas para isso. Desta forma não irá estar a expôr a sua conta de e-mail pessoal.

A reter: Não junte negócios e coisas pessoais no mesmo e-mail, separe as coisas!

8. FAÇA LOGIN REGULARMENTE

No caso do GMail, mesmo que um hacker consiga responder correctamente à sua pergunta de segurança, não a conseguirá utilizar de imediato, pois só é possível após 24h depois de a conta ter estado inactiva. Quer isto dizer que se você entrar regularmente na sua conta, o hacker não irá conseguir utilizar a reposição de password. Mesmo no caso do Hotmail é bom fazer login regularmente, pois evita que a conta expire.

A reter: Lembre-se: Fazer login regularmente pode constituir uma técnica de segurança na sua conta.

9. EVITE O WEBMAIL

Se ainda não está seguro acerca da segurança da sua conta online, comece por utilizar menos os processos online. Queremos com isto dizer que deverá ir às definições da sua conta e preparar o POP ou IMAP para aceder através de um cliente de e-mail, e esquecer o webmail. E você pergunta-se: “Mas o webmail não está em constante actualização e é considerado actual?” Bom, até pode ser isso tudo, mas eu pessoalmente não abdico da comodidade de poder ter todas as minhas contas de e-mail concentradas numa aplicação desktop. Eu nunca iria perder tempo a aceder a 15+ contas para ver os meus e-mails. Há quem use os clientes de e-mail como o Thunderbird porque simplesmente tem muitas contas de e-mail, concentrando desta forma todas elas numa única aplicação. É uma preferência, um gosto.

A reter: Não desperdice o seu tempo e pensamento a aceder a todas as suas contas de e-mail através do webmail. Utilize um cliente de e-mail e junte comodamente as suas contas de e-mail no mesmo programa.

10. MARQUE MENSAGENS DE SPAM

Quem não recebe aqueles e-mail de spam todos os dias? Bom, toda a gente claro. Mas nem toda a gente se preocupa com eles! É bastante simples livrar-se desses e-mails indesejados na sua caixa de entrada do e-mail. Quando receber um desses e-mails, marque-o como spam e nunca mais irá ter esse e-mail na caixa de entrada. Isto é muito útil para evitar cair em esquemas de phishing que lhe depositam ficheiros maliciosos no seu computador afim de roubar os seus dados. No Thunderbird isso até é feito de forma automática, e sempre que escapa algum, você marca como spam e nunca mais irá recebê-lo na sua caixa de entrada!

A reter: Marque os e-mails de spam e nunca mais os receba na sua caixa de entrada!

E VOCÊ, QUE SEGURANÇA UTILIZA NO SEU E-MAIL?

Que tipo de segurança têm as suas contas de e-mail? Tem a certeza que está seguro? Comente e partilhe a sua opinião com a comunidade Escola Criatividade!

Abraço

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Luis
    21 de fevereiro de 2011

    Não consegui achar o local onde configuro o SMS do yahoo!
    Será que vale um post?

    Valeu, um abraço.



    • Diogo Espinha
      21 de fevereiro de 2011

      Olá Luis, não vale um post, mas uma resposta vale sempre :)

      Para configurar o SMS no Yahoo! veja a imagem que meti em anexo. Infelizmente o Yahoo! tem algumas limitações a nível territorial no envio de SMS. Verifique se o seu indicativo está na lista.

      http://img834.imageshack.us/i/yahoomail.jpg/

      Abraço



  2. Neemias Martins
    21 de fevereiro de 2011

    Concordo com você ao colocar como primeira opção uma boa senha, não adianta seguir todas as outras dicas dadas se sua password for fraca.

    Parabéns pelo post… é de grande valia pra mim.

    Saiba como criar uma senha instransponível: http://www.crieblogger.com/2011/02/dicas-para-criar-uma-senha-forte.html
    _______________
    Neemias Martins
    http://www.crieblogger.com/



    • Diogo Espinha
      21 de fevereiro de 2011

      Olá Neemias, obrigado pelas suas palavras!

      Abraço


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz