Uma ponto essencial que todos os designers, web designers, programadores ou qualquer outro profissional de uma área criativa têm em comum é ter a sua criatividade disponível e na máxima força disponível em qualquer momento. Infelizmente, ter a sua criatividade sempre pronta a ser usada não é fácil, no entanto existem alguns truques e dicas que poderão fazer florescer a sua criatividade a qualquer momento. Nós na Escola Criatividade pretendemos não só levar aos nossos leitores os melhores conteúdos no que toca ao ensinamento nas áreas criativas, como também ensinar os nossos leitores a serem autónomos quando necessitam da sua criatividade – Tenha em consideração que você nem sempre terá acesso a conteúdos de natureza inspiradora para o ajudar com algumas ideias, e irá poder contar apenas consigo e com os truques que aprendeu. Então, para que você consiga ser criativo em qualquer momento da sua vida, trazemos-lhe 10 Dicas para fazer florescer a criatividade!


1. DEFINA A SUA LISTA DE TAREFAS

Ter uma lista de tarefas bem organizada é um bom princípio para qualquer pessoa, não só para os criativos do design e web design. Uma lista de tarefas faz parte da organização do indivíduo enquanto profissional, e é considerada uma ferramenta de trabalho. Nos dias de hoje, com os avanços tecnológicos que temos à nossa disposição, talvez seja uma boa ideia você adquirir uma lista de tarefas digital – Recomendo vivamente a utilização de um tablet pc, não só porque lhe permitirá ter acesso à sua lista de tarefas onde quer que você esteja, como também lhe permitirá organizar uma série de outras coisas, como os seus e-mails – ler e responder aos seus clientes com facilidade e rapidez, permitindo assim economizar tempo em uma das entradas da sua lista de tarefas.

Já que estamos a falar de tablet pc’s, falamos obviamente do iPad. Pessoalmente sou um grande fan deste tablet pc, e recomendo vivamente a aplicação Evernote para fazer a gestão da sua lista de tarefas. Como poderá confirmar no artigo 45 Aplicações Úteis e Produtivas para iPad e no artigo Evernote: uma excelente forma de manter o seu trabalho organizado, Evernote é uma aplicação super completa que lhe permitirá executar uma série de tarefas que lhe permitirão organizar o seu tempo e a sua lista de tarefas de forma adequada. Se pretender uma aplicação mais simples para a gestão da sua lista de tarefas, recomendo o Wunderlist. Wunderlist é um aplicativo para Windows, Mac OS, iPhone, iPad, Android e conta ainda com a sua versão online. Você pode instalar Wunderlist em todos os seus computadores, tablet pc e telemóvel e terá a sua lista de tarefas sincronizada automaticamente entre todos os dispositivos!

2. DEFINA O SEU ESPAÇO

Recentemente abordámos este tema no artigo Como ser produtivo e criativo trabalhando em casa? e a verdade é que estabelecer qual é o seu espaço de trabalho pode levar algum tempo, e poderá dar imensas dores de cabeça. Para quem trabalha em casa, este é um problema acrescido. Como fazer perceber a  quem está ao seu redor, no mesmo espaço físico, que apesar de você estar em casa, está a trabalhar? É imperativo que os seus rasgos de criatividade, foco e concentração não sejam interrompidos – embora possa parecer algo mínimo, poderá levar à ruptura total do seguimento de um projecto. Existem tarefas que exigem imenso de cada um de nós, e ter a capacidade de recomeçar tudo de novo com o mesmo entusiasmo e interesse não está ao alcance de todos. Para que consiga definir o seu espaço, você tem de ter em conta alguns factores:

  • Tem de ser um local sossegado
  • Um local sem potenciais distracções (Trabalhar em casa arruína por completo este item)
  • Tem de se sentir confortável nesse espaço
  • O seu espaço de trabalho tem de estar separado da sua vida pessoal

Para quem trabalha em casa, conseguir manter um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal pode levá-lo a sentir uma enorme satisfação por conseguir trabalhar adequadamente e ainda assim poder ter os seus momentos de vida pessoal com a maior tranquilidade. Isso vai aumentar a sua estima pelo trabalho e vai levar a que você tenha vontade de trabalhar e esteja disposto a isso – isto irá abrir as portas à sua criatividade!

3. COLECTE OUTRAS OPINIÕES

Toda a gente é criativa e toda a gente tem as suas ideias. A diferença pode surgir quando há um cruzamento de ideias, e é por isso que é importante você conhecer outras opiniões sobre aquilo que você está a fazer. Quando se está a executar um trabalho, esse trabalho está a ser desenvolvido de acordo com o nosso gosto e preferência – mas será esse o mais correcto? No artigo 5 razões pelas quais um designer não deve trabalhar sozinho, abordámos de forma bastante concisa a questão de trabalhar sozinho. Trabalhar sozinho significa a ausência de segundas opiniões, e você estará a fazer um trabalho apenas de acordo com os seus ideais, sem conhecer a experiência de outros profissionais que poderão ter estado em situação idêntica e possam dar uma ajuda a melhorar o seu projecto. É deveras muito importante você conversar com outras pessoas e além de você estar a relaxar um pouco do stress do escritório, irá colher experiência e opiniões de outras pessoas!

A partilha de opiniões sempre fez parte do ser humano e está intrinsecamente embutida na sociedade. A título de exemplo, os Presidentes dos países têm os seus conselheiros de estado. A sua função é opinar em conjunto com o presidente para o ajudar a chegar a uma melhor decisão, e como o velho ditado diz “Duas cabeças pensam melhor que uma”. No entanto é preciso ter cuidado com um aspecto: De acordo com um estudo realizado pela Universidade College London, “a melhor conclusão é sempre fruto de uma discussão madura entre dois indivíduos ou mais.
O estudo ressalta, no entanto, que o resultado só é positivo quando os envolvidos em um debate possuem a mesma bagagem de conhecimento.” Caso contrário, afirma a pesquisa, “a decisão coletiva pode ser desastrosa.” Quer isto dizer que você deverá trocar opiniões, mas com quem tenha os devidos conhecimentos sobre o assunto, um ponto simples mas muitas vezes esquecido!

4. ESTEJA ATENTO

Estar atento ao que o rodeia é um bom princípio para tudo na vida, então porque não adequá-lo à nossa criatividade? O mundo e a sociedade em que vivemos fornece-nos imenso material visual todos os dias, e você seja de forma consciente ou inconsciente, estará a observar e a estudar aquilo que o rodeia. Ao fazê-lo de forma mais consciente, você poderá notar em pormenores que não notaria ao olhar apenas por olhar. A observação pode ser considerada também uma ferramenta de trabalho –  ao observar você estará a colectar informação que poderá refinar e utilizar em prol da sua criatividade. Ao observar você irá perceber como as pessoas interagem com as coisas em seu redor, e daí você poderá tirar algumas conclusões úteis para os seus projectos. Seja um observador exímio e capte todos os pormenores que irão fazer a diferença em seus projectos. De acordo com Stephen Kanitz, “O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar.” Não perca mais tempo a olhar, observe!

5. DIVERSIFIQUE

Trabalhar constantemente no mesmo nicho ou no mesmo tipo de projectos pode ser extremamente desgastante. Além disso, você estará a tornar-se um especialista apenas em uma área, e se algum dia você necessitar de ser um especialista em outra área qualquer, não irá ter o conhecimento adequado para tal. Assim, é importante que você diversifique os seus conhecimentos, pois isto irá permitir não só ser um profissional mais completo como também lhe abrirá portas para a criatividade surgir de outras situações – Quantas e quantas vezes uma grande ideia surgiu de algo que não tem a ver com um projecto? Imensas! Não permita a si mesmo ficar-se em apenas uma área, diversifique e torne-se um melhor profissional!

6. OBJECTOS SÃO INSPIRAÇÃO

Para um criativo, um simples objecto pode levar a uma grande ideia. A criatividade está presente em todo o lado – lembre-se: Foi o ser humano que criou a sociedade em que vivemos, baseado na sua criatividade – e em todo o lado você poderá coleccionar objectos que mais tarde irão servir de inspiração para si. Não crie fronteiras entre o mundo virtual do web design e o mundo real, você pode aplicar os traços daquilo que vê no mundo real, em um projecto no seu computador e fazer disso um trabalho brilhante. Tudo se baseia na sua capacidade de observação e capacidade de conseguir transpor a ideia tirada a partir de um objecto para o seu computador. À primeira vista este poderá ser um simples passo, mas chegará à conclusão que irá necessitar de passar por ele algumas vezes para ganhar a experiência necessária para que se torne apenas um simples passo, e aí você vai se sentir orgulhoso.

7. FAÇA PAUSAS

As pausas no trabalho são extremamente importantes quando planeadas. Manter a concentração durante largos períodos de tempo é difícil,e está provado que fazer pequenas pausas durante o trabalho faz com que a sua produtividade aumente. Parece contra-producente mas não é. O colega Luciano Larrossa da Escola Freelancer explicou detalhadamente no artigo Técnica de Pomodoro: Melhorar a Produtividade como você poderá melhorar a sua produtividade planeando pequenas pausas durante o seu trabalho. À medida que o tempo passa, a concentração do indivíduo diminui, e se você tentar trabalhar por largos períodos de tempo irá notar ainda mais esta situação. Como tal, a sugestão feita na Técnica de Pomodoro é trabalhar 25min e descansar entre 3 a 4 minutos. No final de 4 Pomodoros (ciclos 25min+3/4min) faz uma pausa maior e volta ao mesmo sistema. Experimente e certamente irá ter resultados!

8. O DESCANSO DO GUERREIRO

Para um atleta atingir a sua máxima performance, tem de treinar muito e atingir um pico de forma brilhante, mas não irá consegui-lo fazer se não descansar adequadamente. O descanso é tão importante quanto o treino, e é por isso que você deve descansar para que o seu corpo esteja sempre disposto a trabalhar quando necessita. Trabalhar com sono e cansado vai criar uma aversão natural ao trabalho, e você irá ter imensos problemas em ser criativo, produtivo e manter a concentração – Podemos considerar então que será desperdiçar tempo útil. Nos primeiros tempos você poderá conseguir descansar pouco ou nada e trabalhar muito, mas passado um tempo vai sentir a diferença e não irá conseguir fazê-lo mais. Além de trabalhar, descanse, dê ao seu corpo uma boa recompensa por um bom trabalho!

9. NÃO DEIXE DE APRENDER

Um dos grandes trunfos dos grandes profissionais, seja em que área for, é o facto de nunca deixarem de tentar aprender coisas novas. Ao aprender coisas novas você está a aumentar a sua cultura geral, está a adquirir “ferramentas” para trabalho e acima de tudo está-se a tornar um profissional mais competente. A título de exemplo, nos dias de hoje um web designer já sabe um pouco de programação e um programador já sabe um pouco de web design. Esta situação tornou-se um género de necessidade, pois para você construir um carro tem de saber o que ele vai fazer. Então para você programar um website tem de saber como ele irá ficar, e vice-versa. É útil ter conhecimentos em mais de uma área, seja ela mais remota ou nem tanto. Uma boa forma de você continuar a aprender é através dos ebooks. Existem alguns ebooks que lhe permitirão aprender coisas novas, e nos artigos 10 E-Books grátis essenciais para Web Designers10 Ebooks gratuitos para melhorar o seu Web Design! recomendamos alguns livros especialmente direccionados aos web designers. Além disso, já conhece a nossa secção de Livros? Visite-a já!

10. NÃO SE DEIXE ABATER

Em algumas alturas na sua vida enquanto profissional você vai falhar. Você vai perder clientes. Você vai sofrer um golpe na sua auto-confiança. Nestas alturas é necessário saber lidar com a situação e não se deixar abater. Saber desenvolver a auto-confiança de uma forma sólida é uma tarefa do dia-a-dia, e não deverá ser posta de parte. O colega Miguel Lucas da Escola Psicologia escreveu um artigo brilhante que o irá ajudar a trabalhar esse campo, 15 Estratégias eficazes para desenvolver a sua confiança! Um ponto essencial para um profissional que lida de perto com a possibilidade de ter projectos fracassados é ter uma atitude positiva perante as situações. Se você começa derrotado, garantidamente irá acabar derrotado!

E VOCÊ, COMO TRABALHA A SUA CRIATIVIDADE?

Gostaríamos imenso de poder contar com a sua opinião relativamente a este artigo e quais as formas que você utiliza para trabalhar a sua criatividade. Comente, participe no artigo e conheça as opiniões da comunidade criativa!

Abraços

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. José Almy
    16 de junho de 2011

    Diogo,
    Excelente matéria! Parabéns!



    • Diogo Espinha
      16 de junho de 2011

      Olá José Almy, muito obrigado pelas suas palavras! Espero que consiga tirar o maior partido deste artigo.

      Abraço



  2. Ruy Guimarães
    28 de junho de 2011

    ótimo post, muito interessante. Essencial.



    • Diogo Espinha
      28 de junho de 2011

      Olá Ruy Guimarães, obrigado pelo seu comentário!

      Abraço



  3. Estevão Souto
    18 de julho de 2011

    Parabéns Diogo,

    Boas dicas…

    Um abraço…



  4. Thayanne
    12 de julho de 2013

    Ótima matéria, muito obrigada!
    Me ajudou mt ;)


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz