Toda a gente sabe que um bom design é meio caminho andado para se ter sucesso online, mas não é tudo. Ser encontrado nos motores de busca é um item muito importante, senão o mais importante, a ter em conta quando você desenvolve um website. Para tal, e com vista a ser encontrado facilmente nos motores de busca, necessita de ter em consideração algumas optimizações para motores de busca, que lhe permitirão ser encontrado mais facilmente. Para o ajudar nessa tarefa, partilhamos hoje 10 Dicas SEO para melhorar o seu Web Design.

1. URL

Utilizar URL que sejam optimizados para motores de busca é não utilizar URL que sejam complicados de decifrar. Para tal deverá utilizar URL’s que tenham palavras-chave que ajudem a desvendar o conteúdo da página em si. Alguns CMS como o WordPress utilizam um formato de URL por defeito que inclui números e outros caracteres. Felizmente tem a opção de se poder personalizar, sendo que o mais utilizado é categoria/nome do artigo.

2. NÃO MOSTRE TUDO

Se tem páginas que não tem interesse que os motores de busca indexem nas suas pesquisas, deve fazer com que eles não as indexem mesmo. Algumas páginas do seu site não trazem nenhum valor ao mesmo, como algumas páginas de teste ou páginas que só contêm scripts. A melhor maneira de indicar quais as páginas que não quer indexar é utilizar um ficheiro robots.txt.

3. ATRIBUTO ALT

Todas as imagens deverão ter o atributo ALT definido. Para estar de acordo com os standards W3C, as imagens têm de ter o atributo ALT definido. No entanto há que ter em conta que se preencher este atributo com caracteres aleatórios e que não sejam de acordo com a imagem, será melhor deixar o atributo em branco, isto porque os motores de busca irão ler o atributo ALT e irão tê-lo em conta para a relevância das palavras chave da página.

4. ACTUALIZE

A actualização dos websites é um ponto também importante . Os motores de busca adoram saber que uma página é actualizada e tem conteúdos cruzados, como uma teia. Com a adição de conteúdos e a linkagem entre eles, cria uma teia virtual à qual os motores de busca não ficam indiferentes. O link building, tanto interno, quanto externo, é fundamental nos índices de rankeamento de um site/blog.

5. TAGS HEADING

É importante você fazer bom uso das tags heading, já que os motores de busca retiram informação sobre a estrutura do documento HTML através dos headings. Frequentemente é atribuído um valor alto aos headings relativamente a outro conteúdo. Utilize sempre tags H1 nos títulos das postagens, e H2 ou H3 nos sub-títulos.

6. UTILIZE META DATA

Os títulos das páginas, descrições e palavras chave deverão ser únicos. Muitas das vezes, web designers criam um template para um website e esquecem-se de alterar a meta data, e aquilo que acontece é que acabam por haver várias páginas com a informação igual à original. Cada página deverá ser única, dado que essa é uma das coisas que ajuda os motores de busca a perceber como está a estrutura de um website construída.

7. UTILIZE CONTEÚDO ACESSÍVEL

Já sabemos que o conteúdo é importantíssimo, e como os colegas da Six Revisions referenciaram no seu artigo que serviu de inspiração para nós, o conteúdo é onde os motores de busca mais se baseiam e é importante que você torne o seu conteúdo acessível utilizando uma boa estrutura de conteúdo, com headings, parágrafos e links bem estruturados. Os websites com pouco conteúdo têm dificuldade em subir na indexação dos motores de busca, portanto é aconselhável escrever sim, mas de forma estruturada.

8. COLOQUE OS SCRIPTS FORA

Quando estiver a programar o seu website, certifique-se que coloca fora do documento html os scripts e css. Isto porque os motores de busca vêm o seu website através daquilo que está dentro do documento html, e se não colocar os scripts e css de fora, irão adicionar linhas de código desnecessárias que na maioria das vezes estarão primeiro que o conteúdo e não irão trazer nenhum valor acrescentado ao seu website.

9. NAVEGAÇÃO ÚTIL

A navegação de um website é importante, e se pretender utilizar flash para fazer a navegação no seu website, deverá questionar-se primeiro se será capaz de o fazer de forma eficiente para não dificultar mais o trabalho dos motores de busca dentro do seu website. Alternativamente com CSS e Javascript poderá criar uma navegação fantástica que não seja tão obstrutiva aos motores de busca.

10. CERTIFICAÇÃO W3C

Já referenciámos que os motores de busca adoram um website bem estruturado, com código limpo. Isto torna a indexação do website mais fácil e poderá ser um factor indicativo da qualidade com que o website foi desenvolvido. Ao seguir os standards da W3C quase que o obriga a escrever markup semântica que poderá ser óptimo para SEO.

QUAIS AS TÉCNICAS SEO QUE VOCÊ USA?

E você, que técnicas SEO usa? Partilhe connosco a sua experiência e participe nos comentários da Escola Criatividade!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Ezeckyel
    18 de março de 2011

    Gostei muito das dicas, sou designer, não tenho muita experiencia, mas estou aprendendo bastante aqui.

    Abraço.



  2. Larissa de Paula
    18 de março de 2011

    Legal, muitos designers não tem muita experiência com SEO entre outros tipos de coisa, as vezes ficam perdidos por conta da especialização em apenas uma área… Ajuda muito esse artigo, parabéns!



  3. Anúncios Grátis
    14 de junho de 2012

    Olá,
    Fator principal para uma boa otimização é ser claro e explicativo levando o usuário a entender o conteúdo assim seu site finalizará o termo de pesquisa deste usuário, seu site será o último site deste termo e google entenderá isto como bom e ajustará seu site em uma melhor localização.

    Por isto conteúdo de qualidade está em primeiro lugar, leve seu usuário entender seu conteúdo.

    Fica com Deus, parabéns pelo artigo.



  4. Bruno
    26 de abril de 2013

    Estou terminando o curso de Web Designer pela PREPARA Cursos, mas não consigo arrumar emprego como um designer pois toda empresa solicita ao menos 5 módulos a mais do que a PREPARA nos ensina como Photoshop por exemplo, ou Java… Alguém sabe onde posso achar um lugar que de esses módulos separadamente?


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz