Com o 2º aniversário do browser da Google, achámos apropriado comemorar a ocasião com algumas dicas e truques úteis para a sua utilização. Aqui ficam 10 dicas testadas que vão ajudar a tirar o máximo partido do Chrome, maximizando a utilidade de algumas das suas ferramentas. Leia todas as sugestões, informe-nos de qual ou quais irá utilizar, e se tiver conhecimento de outra dica ou truque comente e partilhe com o mundo!

1 – Abrir várias páginas no arranque

É possível abrir mais de uma página favorita no arranque do Chrome, dando-lhe acesso rápido aos sites e serviços que mais utiliza. Esta dica é fácil de executar, basta clicar no ícone da ferramenta no canto superior direito, seleccionar “Opções” e no separador “Noções Básicas” clicar em “Abrir as seguintes páginas”, clicar adicionar e aparecerá uma lista de sites visitada recentemente, de onde pode escolher, ou então escrever manualmente, clicar em adicionar e já está.

Agora da próxima vez que abrir o Google Chrome, as páginas escolhidas irão abrir pela ordem que foram introduzidas, optimizando assim algum do seu tempo.

2 – Fixar separadores na barra de separadores

Se vai estar a usar constantemente um site ou serviço, pode fixar o mesmo na barra de separadores, o que vai fazer com que limite o tamanho do separador para o tamanho do ícone, deixando-lhe mais espaço, e evita que com o acumular de páginas, esta se “perca” para o lado direito (quando muitos separadores estão abertos).

Para fazer isto, basta clicar com o botão direito do rato em cima do separador e clicar em “Fixar separador”

3 – Torne os seus sites favoritos em “Aplicações”

Outra opção para ter acesso rápido aos seus sites favoritos, é torná-los numa espécie de aplicação. Para o fazer, navegue até ao site e clique no ícone da ferramenta, “Ferramentas”, “Criar atalhos da aplicação”

Depois irá abrir uma janela onde poderá seleccionar as opções da aplicação. Pode criar atalho no ambiente de trabalho, menu iniciar e barra de tarefas.

Depois de criados os atalhos, abra a aplicação e tire partido do look, tornando assim um website numa espécie de aplicação.

4 – Adicionar um botão da página de início á barra de ferramentas

O Google Chrome tem um design minimalista com o intuito de proporcionar ao utilizador maior área para visualizar conteúdos. No entanto há sempre quem pretenda usufruir de algumas das funções omitidas, como é o caso do botão de Página de início. Para o adicionar é simples, clique no botão da ferramenta , “Opções” e no separador “Noções básicas” irá encontrar o campo “Página de início”. Seleccione “Mostrar o botão página inicial na barra de ferramentas” e escolha qual a página inicial.

5 – Fazer cálculos na barra de endereço

Além de ser a barra de endereço e um campo para fazer pesquisas, também é possível fazer cálculos. Basta escrever o cálculo e aparecerá o resultado como apareceria nas auto-sugestões de pesquisa.

6 – Usar o Preenchimento de Formulário Automático

Se quer poupar tempo quando tem de preencher informações, usar o Preenchimento de Formulário Automático é o ideal. Para aceder,clique no botão da ferramenta, “Opções”, clique no separador “Itens pessoais” e depois no botão “Opções de Preenchimento de Formulário Automático”.

Preencha os campos uma única vez e quando precisar eles irão ser preenchidos automaticamente, tanto endereços como cartões de crédito.

7 – Usar os links do Chrome para ver o Histórico, Marcadores e Downloads

O Google Chrome pode mostrar dados do browser e definições através de links especiais, que permitem fácil acesso a informações do mesmo. Escreva “chrome://bookmarks” para ver marcadores, “chrome://downloads” para ver os downloads e “chrome://history” para ver o histórico.

8 – Tornar os marcadores apenas ícones

Quando se tem dezenas de marcadores, e se quer ter fácil acesso a todos, é possível retirar o nome e ficar apenas com o ícone, poupando assim mais de 80% de espaço por marcador, e dando um look bastante agradável.

Para o fazer, primeiro certifique-se que tem a barra de marcadores à vista. Para se certificar que estará sempre à vista, clique no botão da ferramenta, depois clique em “Ferramentas” e de seguida em “Mostrar sempre a barra de marcadores”. Depois, quando for adicionar um marcador, basta apagar o nome e ficará apenas com o ícone. Pode também editar marcadores já existentes, acedendo aos marcadores através de chrome://bookmarks e o processo é o mesmo, apagar o nome.

9 – Sincronizar as definições do Chrome com a conta Google.

Não é uma dica estonteante, mas será muito útil se trabalha ou joga em vários computadores. Pode sincronizar as definições com a conta Google, e assim todas as definições, marcadores que foi guardando ao longo do tempo estarão disponíveis onde quer que esteja.

Para definir a conta Google, clique no botão da ferramenta, “Opções”, separador “Itens pessoais” e clique em “Configurar sincronização”.

10 – Pregue uma partida a amigos que usam o Google Chrome

Se um amigo ou um colega de trabalho usa o Chrome, você pode usar as Ferramentas de Programador para lhe pregar uma partida inteligente, quando ele se afastar do computador por um pouco.

Quando estiver num site, clique com o botão direito e clique em “Inspeccionar Elemento”. Vai abrir uma janela, dividindo a vista ao meio com a página de código.  Na página de código é possível editar o texto que aparece na página e meter o que quiser, ou mesmo alterar tamanhos de imagens, cores da página, etc. Para isso basta ter um conhecimento básico de HTML e encontrará facilmente os campos a editar.

Fonte: Mashable

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Farcrus
    15 de setembro de 2010

    Legal, principalmente a do HTML, eu não sabia, (zuei com o teu site inteiro xD) http://img825.imageshack.us/img825/1517/imagemqc.png uma pequena coisa que fiz



    • Diogo Espinha
      20 de setembro de 2010

      Olá Farcrus, obrigado pela sua visita.

      Ficou fácil de mexer com o site então? bom resultado aí :)

      Abraço



  2. douglas
    15 de setembro de 2010

    legal as dicas…mas me digam uma coisa…onde ficam gravados os arquivos de video por exemplo que assistimos? ateh hoje nao descobri…
    flw



    • Diogo Espinha
      15 de setembro de 2010

      Douglas, obrigado pelo seu comentário.

      Pelo que percebi, a sua questão é sobre a cache. Quando assistimos a um vídeo, por exemplo no Youtube, o vídeo é guardado na cache do browser. Uma forma fácil de aceder a esses ficheiros é através do programa VideoCacheView ( http://nirsoft.net/utils/video_cache_view.html ).O processo é bastante simples, e é compatível com Google Chrome.

      Abraço



  3. RENAN HORAN
    15 de setembro de 2010

    Muito boas as dicas. Já estou utilizando a sincronização, somente ícones de marcações (aqui no Brasil é barra de favoritos) e algumas aplicações para alguns sites, exemplo: twitter.

    Acho legal o Chromed Bird. Um aplicativo para twitter do Chrome. Pra mim é muito útil.



    • Diogo Espinha
      15 de setembro de 2010

      Renan Horan, obrigado pelo seu comentário.

      De facto, a versão do Chrome que tenho instalada é a versão PT-PT, pelo que poderá haver disparidade em algumas palavras. O Chromed Bird é uma óptima extensão para o Google Chrome, quem sabe se não haverá um post sobre extensões para Chrome mais tarde.

      Abraço



  4. Ajuda
    4 de janeiro de 2011

    Gostaria de saber se é possível abrir um atalho de uma página, na barra do browser e não num novo separador.

    O que pretendia é efectivamente abrir os links de páginas que criei atalhos num só browser com vários separadores.

    Obrigado

    FC


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz