A escolha e utilização dos melhores tipos de letra para determinados trabalhos é de extrema importância para a conclusão de um projeto com sucesso. A satisfação de  um cliente quando as suas necessidades são preenchidas, quando o resultado final de um projeto é exatamente aquilo com que sonhou, é vital. A satisfação do cliente pode garantir a sua continuidade como seu cliente, e além disso esse cliente irá espalhar o seu bom nome, angariando mais clientes, mais trabalho e consequentemente mais dinheiro.

tipografia

A tipografia utilizadas nos projetos tem um peso considerável quando o look da página é avaliado. Assim você deverá procurar sempre o melhor tipo de letra, que seja o mais adequado para o trabalho em questão. Neste artigo além de lhe darmos a conhecer os termos mais comuns na tipografia, fizemos uma compilação com  10 tipos de letra recomendados por Webdesigners, ajudando-o desta forma para que desde o início dos projetos saiba onde poderá encontrar alguns dos melhores tipos de letra existentes, recomendados por pessoas experientes da área. satisfazendo o cliente, garantindo assim a continuidade do mesmo como seu cliente, e possivelmente esse cliente irá espalhar o seu bom nome, angariando mais clientes, mais trabalho e consequentemente mais dinheiro.

A legibilidade do texto é um dos aspectos mais importantes de usabilidade no que toca ao web design. A legibilidade do texto vai afectar como os usuários processam a informação que está no conteúdo. Assim, a falta de legibilidade irá afastar os leitores dos seus conteúdos, mas se por outro lado você aprimorar a legibilidade irá permitir que os seus visitantes consigam ler o conteúdo de forma eficiente e absorver a informação. Naturalmente você deseja que os seus visitantes consigam ler os seus conteúdos, aprender com eles se for esse o caso e além disso ficarem contentes com o que são presenteados e voltarem novamente.

TERMOS DE TIPOGRAFIA

Além de vários fatores que devem ser tidos em conta no que toca à tipografia, existem também alguns termos usados que são muito importantes e que devem ser do seu conhecimento. Vamos-lhe mostrar quais os termos mais comuns no mundo da tipografia e explicar o que necessita saber sobre cada um deles.

HIERARQUIA

A hierarquia é um elemento essencial na tipografia, pois define para o utilizador como ele vai ler pelo conteúdo. Assim você vai mostrar ao utilizador onde irá começar a ler e qual deverá ser o seu caminho na leitura, diferenciando os cabeçalhos do resto do texto por exemplo. Embora você possa utilizar cores para diferenciar os cabeçalhos do resto do texto, a hierarquia prende-se com a diferença de tamanho entre estes elementos. Assim, aplicando uma hierarquia nos seus conteúdos torna a leitura dos mesmos mais fácil e apelativa para os seus visitantes.

CONTRASTE

O contraste é um fator também importante para tornar um texto fácil de ler ou não. A boa utilização do contraste irá fazer com que aos olhos do leitor, o texto seja fácil de ser lido e é fácil para o leitor saber onde ler e por onde ler, tornando o texto apelativo. Por outro lado, a falta de contraste irá fazer com que o leitor sinta dificuldade em tomar o rumo de leitura dos conteúdos, tornando-se pouco apelativo e mais lento a ler, perdendo assim o interesse. Como é de cultura geral, a utilização de cor preta no texto sobre um fundo branco é um ótimo contraste e torna o texto legível, ao passo que se você utilizar um azul claro sobre um fundo azul, a leitura torna-se mais difícil e penosa para o leitor.

ALTURA DA LINHA

A altura de linha é um termo utilizado de forma comum para fazer referência ao espaço entre as linhas de texto. Naturalmente este é um fator que deve ser tido em conta, pois uma altura de linha adequada faz com que o texto seja legível e torne fácil a sua leitura, separando devidamente o texto de forma a que este consiga ser separado facilmente pelo leitor, não se perdendo na  leitura. Uma altura de linha que se considere adequada e que permita ao leitor conseguir ler o texto sem dificuldades, torna o conteúdo mais apelativo e menos chato de acompanhar. Se você definir uma altura de linha pequena e juntar muito o texto, a área de leitura está sobre lotada com caracteres que podem fazer com que o seguimento do texto na leitura seja penoso e difícil, mais uma vez tornando o conteúdo chato, mesmo que seja um texto muito interessante. De salientar que uma altura de linha exagerada também não é uma boa política obviamente, poderá dar a sensação que são conteúdos separados e potenciando a possibilidade de o leitor de perder no seu conteúdo.

ESPAÇAMENTO DE LETRAS

À semelhança da altura de linha, o espaçamento entre letras pode afetar a legibilidade do seu conteúdo – tal como o nome indica, o espaçamento de letras define o espaçamento entre cada caractere em cada palavra do seu conteúdo. Recomendamos que não utilize espaçamento de letras negativo no corpo de texto dos seus conteúdos, pois irá reduzir drasticamente a legibilidade do mesmo.

LARGURA DE LINHA

A largura das linhas do seu conteúdo também tem de ser tida em conta, pois pode fazer com que o seu leitor na mudança de linha enquanto lê, se engane e perca o seguimento do conteúdo. Assim, um comprimento de linha adequado é aquele que permite ao leitor conseguir ler uma linha e de seguida conseguir mudar de linha sem se perder. Isto pode parecer um pouco vasto, mas não é. Experimente pegar num texto e definir um comprimento de linha bastante grande. Leia o texto. De seguida reduza o comprimento de linha e leia o mesmo texto, com certeza irá notar que o texto é lido mais facilmente e não terá dificuldades em fazer o seguimento do conteúdo enquanto muda de linha.

TIPOS DE LETRA RECOMENDADOS

Poderíamos recomendar imensos tipos de letra neste artigo, no entanto fizemos uma compilação de 30 Tipos de Letra que achamos que são de qualidade e que podem ser utilizados por si nos seus projectos. Estes tipos de letra são utilizados por web designers experientes um pouco por todo o mundo, isso significa que à partida têm qualidade e são bem recebidos pelos leitores.

Futura

Futura
Courier

Courier
Cabin

Cabin
Impact

Impact
Bebes Neue

Bebas Neue
Adobe Caslon

Adobe Caslon Pro

Gotham

Gotham

Corbel

Corbel

Fedra Sans

Fedra sans

Franchise

Franchise

Abraço!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz