Todas as plataformas de blogging têm um editor de texto próprio, sendo que nalguns casos esse editor tem qualidade, e noutros casos nem por isso. No entanto, você irá sentir grandes dificuldades em encontrar um editor que tenha tanta qualidade quanto aquela que encontrámos em alguns dos editores desktop que hoje lhe propomos. Opções como a edição offline e a possibilidade de escrever para vários blogs sem ter de fazer login em cada um deles, é seguramente uma das melhores e mais profissionais abordagens à temática do blogging.

Deixamos-lhe de seguida uma listagem com 15 aplicações desktop para Mac e Windows, que seguramente o deixarão mais confortável junto do seu sistema operativo, especialmente e sem necessidade de ter consigo uma ligação à internet.

Mars Edit 2: Mac

marsedit

O Mars Edit é uma das plataformas desktop para blogging mais conhecidas e reconhecidas do mundo Mac. Ela suporta praticamente todas as plataformas de blogging, como o WordPress, Blogger, e Drupal e muitas outras que só agora chegaram ao mercado, como a Squarespace e o Tumblr. Escrever um artigo para um blog no Mars Edit é na verdade tão simples como escrever um email, embora este editor ofereça uma série de opções avançadas como macros (snippets re-utilizáveis) e integração com o TextWrangler para manter os profissionais de blogging mais satisfeitos.
Preço: $29.95

Ecto: Mac

ecto

O edito Ecto é uma aplicação de blogging extremamente interessante, que suporte toneladas de plataformas. O Ecto oferece tanto um editor de texto como um editor HTML, controlo local completo sobre as entradas recentemente publicadas e os rascunhos, e ainda a habilidade de converter e dimensionar imagens.
Preço: $19.95

Qumana: PC & Mac

qumana

O Qumana é um editor gratuito que introduz a grande maioria das opções que já falámos: WYSIWYG e editor HTML, suporte para várias plataformas de blogging, e controlo local sobre os artigos publicados. O que faz do Qumana um editor à parte, é o facto de ele ter bastante em conta o facto de você desejar ganhar dinheiro com o seu blog. O Qumana permite-lhe adicionar facilmente anúncios nos seus artigos, para que você possa monetizá-los sempre que desejar.
Preço: Grátis

Blogo: Mac

blogo

O Blogo apresenta-se como um editor com um interface muito diferente e minimalista. O Blogo suporta blogs em WordPress, Blogger, Typepad, Typo, Drupal, Expression Engine, Twitter, Ping.fm e alguns mais. As suas funcionalidades mais notáveis são a possibilidade de puxar endereços e conteúdos do seu browser e marcá-los como bookmarks, um modo de edição em fullscreen e ainda a possibilidade de carregamento e dimensionamento de imagens em formato drag and drop.
Preço: $25

MacJournal: Mac

macjournal

O editor MacJournal é mais orientado para jornalistas do que propriamente autores de blogs, embora inclua suporte completo às plataformas LiveJournal, Blogger, Movable Type, e WordPress. O MacJournal retira partido das competências do sistema operativo Mac OS X oferecendo integração Quicklook e compatibilidade com iSight.
Preço: $39.95

BlogJet: Windows

blogjet

O editor BlogJet é uma das opções interessantes que existem para Windows. O BlogJet suporta toneladas de opções, nomeadamente a possibilidade de publicar artigos em múltiplos blogs em simultâneo, integração com contas do Flickr e YouTube, partilha de ficheiros e anexos para os seus leitores descarregarem, e ainda integração com browser e leitor de Feeds RSS. E claro está, suporte para WordPress, TypePad, Movable Type, Blogger, MSN Live Spaces, Blogware, BlogHarbor, Squarespace, Drupal, Community Server, etc.
Preço: $39.95

RocketPost: Windows

rocketpost

Outra aplicação impressionante para Windows, o RocketPost expressasse como “o único editor com WYSIWYG, edição local completa e importação completa de blogs.” O RocketPost oferece uma série de competências incríveis, nomeadamente a automatização de links para artigos relacionados, tracking de citações, linking rápido, gravação automática, criação de albums fotográficos instantânea, e artigos agendados. Se você está em Windows e leva o blogging muito a sério, este é provavelmente o editor que você precisa.
Preço: $29

E muitos mais!

Depois de listarmos ao pormenor 7 aplicações de grande qualidade, seriamos redundantes se o fizéssemos para as 15 aplicações que desejamos recomendar-lhe. Todas estas aplicações são consideradas por nós impressionantes e ao mesmo tempo únicas, tanto na forma como abordam o blogging, como pelas suas características e funcionalidades técnicas.

 

Autor: Paulo Faustino

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Fundador da Escola Dinheiro. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal e do Brasil.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. inaldo
    23 de fevereiro de 2010

    gostei muito



  2. internetador
    19 de outubro de 2010

    Não conhecia nenhuma o.O



  3. Euler Esrael
    11 de dezembro de 2010

    Olá Paulo! Todas as aplicações são fantásticas e uteis para quem e escritor de um blog. Agora resta ao escritor escolher sua preferida para começar a postar.

    Abraço.
    [ http://www.life-find.blogspot.com ]



  4. Cristiano
    13 de fevereiro de 2011

    Estas aplicações são relevantes quando e, só quando, existe um número de blogs que justifique adequirir uma aplicação que nos ajude na gestão e organização dos diversos blogs.

    Acho todos eles fantásticos e certamente não estou a desvalorizar o seu valor. Só acho que para se justificar uma compra de um produto destes é necessário ter vários blogs em formato diferente.

    Cada vez mais os blogs têm um nome: WordPress! Os outros são secundários, mas ainda assim a gestão de todos é facilitada com estas aplicações.

    Por exemplo aqui na “Escola” já se justificava pois são vários. No entanto o próprio WP disponibiliza plugins que fazem este trabalho de vários blogs. Desvantagem é que só funciona em WP.

    Cumprimentos,
    Cristiano Perdigão



  5. Lilliana
    2 de setembro de 2013

    WE



  6. Angelica
    11 de setembro de 2013

    BF



  7. Nickolas
    17 de setembro de 2013

    HG


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz