A preparação de um website não de restringe somente ao web design e programação, é importante fazer algum trabalho de bastidor primeiro. Isto quer dizer que primeiro você terá de estudar o mercado ou o seu nicho, e não deverá esperar que o seu website esteja online e pronto para fazer o seu trabalho de SEO. Trabalhar estes pormenores antecipadamente poderá ser uma mais valia para si enquanto criador do seu website, analisando o mercado terá uma melhor perspectiva daquilo que o mesmo necessita e principalmente aquilo que é procurado nos motores de busca. Para o auxiliar nesta matéria, trazemos-lhe hoje 5 Dicas Seo Para Preparar o Seu Website!


1. ANALISE AS PESQUISAS!

Fazer uma análise sobre as pesquisas no seu nicho é importantíssimo. Como é que você irá fazer a otimização para os motores de busca, sem saber aquilo que é procurado? Não faz. Invista algum do seu tempo numa análise pormenorizada sobre os termos de pesquisa mais utilizados no seu nicho (e também os considerados segundos termos) para que possa ter uma ideia correcta daquilo que é pesquisado nos motores de busca. Para o auxiliar neste ponto, sugerimos-lhe algumas ferramentas super úteis:

  1. Ferramenta de palavras-chave do Google Adwords
  2. Google Trends
  3. KGen, uma extensão para Mozilla Firefox
  4. Keyword Questions, uma ferramenta da WordTracker que permite saber as perguntas efectuadas nos motores de busca

2. EXISTE CONCORRÊNCIA? ANALISE-A!

Provavelmente, seja qual for o seu nicho, haverá concorrência. Então você deverá fazer uma análise à sua concorrência, nomeadamente os mais populares, para tentar perceber o porquê de serem tão populares e terem tanto sucesso. Com base na sua análise, poderá criar um modelo que à partida terá muitas mais probabilidades de ter sucesso e se tornar popular do que outro projecto qualquer que não faça uma análise do género. Para o auxiliar neste ponto, sugerimos-lhe algumas ferramentas:

  1. dnScoop é uma ferramenta que lhe irá fornecer variadíssimas informações sobre um website
  2. Reverse Ip Lookup permite-lhe saber quais os websites que estão alojados num determinado endereço IP
  3. Who Is Hosting This é uma ferramenta 100% independente que lhe fornece informações sobre o provedor de alojamento de um determinado website
  4. BuiltWith permite-lhe saber quais as ferramentas que foram utilizadas para construir determinado website
  5. Compete fornece-lhe informações sobre tráfego e ainda estatísticas elucidativas sobre um determinado website

3. ESCOLHA UM DOMÍNIO CORRECTO!

A escolha do domínio é por vezes uma grande dor de cabeça para os webmasters. Surgem dezenas de ideias e nenhuma delas parece ser a mais indicada. Você tem de pegar numa caneta e papel e fazer um brainstorming, pegar em algumas das palavras chave, ser criativo e tentar chegar a uma conclusão. Existe um artigo fantástico na Escola Dinheiro intitulado Registro de Domínios (Leia essa porra de uma vez por todas!) que certamente o ajudará a eliminar algumas dúvidas que tem neste momento e permitirá chegar a uma conclusão sobre o domínio a registar. Além deste artigo, sugerimos-lhe algumas ferramentas:

  1. Domai.nr
  2. Dot-o-mator
  3. BustAname

4. ALOJAMENTO, QUAL O MAIS INDICADO?

Recentemente foi tornado público que o motor de indexação do Google iria dar (ou já dava) alguma valor à velocidade com que um website abria. Bom, se você pretende realmente estar no todo da indexação você terá de ter um alojamento rápido e fiável. Isto não quer dizer que baseie a sua escolha somente nestes 2 itens! Existem milhares e milhares de provedores de alojamento, uns mais baratos, outros mais caros. No entanto os valores em pacotes idênticos normalmente não diferem… quase nada. Aquilo que você terá de ter em conta é o feedback dado por clientes, verificar no Twitter e Facebook da empresa se existem feedbacks negativos e se realmente existe uma interacção entre a empresa e os seus clientes, e acima de tudo perceber qual é a qualidade do suporte a clientes. Pessoalmente trabalhamos com a PTWS e tem sido uma experiência bastante agradável, com preços competitivos e um soberbo suporte a clientes! Você utiliza o Twitter e Facebook? Siga-nos no Twitter @escolacriativ e torne-se fã no Facebook!

5. UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

Quando você está a planear o seu website, certamente que tem uma ideia sobre o look que quer que ele tenha. No entanto, você não poderá apenas fiar-se num template ou num trabalho realizado de raiz que seja extremamente bonito, mas que dificulte o seu trabalho de SEO. Como referimos anteriormente no artigo 10 Dicas SEO Para Melhorar o Seu Web Design , é muito importante que siga algumas “regras” como a correcta utilização das tags heading, a utilização de meta data, entre outros itens. Se pretender utilizar o WordPress como base do seu website, a Escola WordPress tem um artigo que o ajudará a optimizar ainda mais o seu website para os motores de busca, intitulado Como instalar e configurar o plugin WordPress SEO do Yoast.

E VOCÊ, PLANEJA ANTES DE COMEÇAR?

Qual é o seu método? Faz algum plano antes de começar e antes de meter o seu website online? Partilhe a sua experiência com outros utilizadores e faça parte da comunidade Escola Criatividade!

Até Já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Charles Rezende
    24 de março de 2011

    Olá Diogo,

    Eu considero o SEO como uma grande escola para todos os Internet Marketers, WebMasters e blogueiros que sempre buscam otimizar seus sites para estarem sempre bem posicionados nos motores de busca.

    Acho importante conhecer as ferramentas gratuitas que temos e depois investir em ferramentas pagas para que seu site sempre esteja repleto de visitas…

    Um abraço e parabéns pelo artigo.

    Charles Rezende



    • Diogo Espinha
      29 de março de 2011

      Olá Charles, obrigado pelo seu comentário! De facto o SEO é muito importante, e dar bom uso às ferramentas gratuitas existentes é um ótimo primeiro passo.

      Espero vê-lo mais vezes por cá! Abraço


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz