A linguagem PHP é uma das linguagens Open Source mais utilizadas nos dias de hoje. Existem mais de 20 milhões de domínios PHP indexados, incluindo os mundialmente conhecidos Facebook, WordPress ou Digg, e há boas razões para os criadores Web preferirem esta linguagem a outras, como Python ou Ruby.

PHP é mais rápido, é a linguagem de script mais utilizada, tem documentação detalhada, uma enorme comunidade, uma quantidade astronómica de scripts prontos a usar, e mais importante do que isso, é bastante fácil de aprender PHP, ao contrário de outras linguagens de script como Python. É por tudo isto que faz sentido fornecer à enorme comunidade de programadores PHP uma panóplia de ferramentas úteis e recursos que podem tornar a programação mais simples e eficaz.

Ferramentas de correcção de erros

Webgrind – É uma ferramenta Xdebug de profiling com interface gráfica. Implementa algumas das particularidades do kcachegrind, é instalado em segundos e corre em todas as plataformas. Para optimizações rápidas, é o ideal.

Xdebug – É uma das mais populares extensões de correcção de erros PHP. Fornece uma grande quantidade de informações úteis para ajudar a encontrar erros rapidamente no código. Xdebug pode ser inserido em várias das mais populares aplicações PHP, tal como PHPEclipse e phpDesigner.

Gubed PHP Debugger – Como o nome indica, é uma ferramenta de correcção de erros para caçar erros de lógica.

DBG – É uma ferramenta de correcção de erros robusta para uso local ou remoto. Pode ser inserido em vários PHP IDE’s e ser facilmente usado com a linha de comandos.

PHP Debug - Projecto Open Source que fornece informação útil acerca do código PHP que pode ser usado para correcção de erros. Pode mostrar informação dos tempos de processamento do código PHP e MySQL, verificar a performance de um trecho de código específico e mostrar as variáveis em formulários gráficos, o que é óptimo se precisar de mais do que a informação dada por print_r() ou var_dump()

PHP Dyn – Outra excelente ferramenta de correcção de erros Open Source. Pode seguir a execução da função e ter o output do argumento, bem como valores das funções.

MacGDBp – É um corrector de erros para Mac OS. Tem todas as ferramentas que seria de esperar de um corrector de erros completo, tal como a possibilidade de saltar código e definir pontos de paragem.

Ferramentas de Teste e Optimização

PHPUnit – É um addon de testes unitários JUnit para PHP5. É uma ferramenta que o ajuda a testar a estabilidade da aplicação Web. Escrever testes na aplicação PHPUnit é fácil, basta seguir estes passos.

SimpleTest – É uma plataforma de testes para aplicações PHP. Para correr o SimpleTest rapidamente, leia este explícito tutorial.

Selenium – O controlo remoto Selenium é uma ferramenta que permite que escreva teste UI de aplicações Web em qualquer linguagem, sobre qualquer site HTTP usando um browser com JavaScript.

PHP CodeSniffer – Um script para detectar se o código PHP segue as regras standard. É uma ferramenta útil para manter código unificado em grandes projectos programados por várias pessoas.

dBug – É um cfDump Coldfusion para PHP. Dá o output de tabelas que contêm informação sobre objectos, recursos da base de dados, recursos XML, sendo útil para processos de correcção de erros.

PHP Profile Class – Uma ferramenta de profiling para aplicações Web que o ajudará a ter uma visão melhor sobre que partes da aplicação necessitam de optimização.

Ferramentas de Documentação

phpDocumentor – Também conhecido como phpdoc ou phpdocu, é uma ferramenta de documentação para o código PHP. Tem várias características, incluindo a possibilidade de output em HTML, PDF, CHM e XML em formato DocBook, e possui também uma interface Web e uma de linha de comandos, bem como especificação de código. Para aprender mais sobre phpDocumentor, leia o manual online

PHP DOX – É um motor de busca baseado em AJAX que permite pesquisar títulos em todas as páginas de documentação PHP.

Ferramentas de Segurança

Securimage – Script Open Source CAPTCHA para criar imagens complexas e códigos CAPTCHA para proteger de spam e abusos.

Scavenger – Ferramenta Open Source para gerir as vulnerabilidades de código, ajudando os administradores de sistema a responder rapidamente a situações de vulnerabilidade, podendo procurá-las com esta ferramenta.

PHP-IDS – PHP-Intrusion Detection System (Sistema de detecção de intrusões PHP) é simples de usar, rápido e bem estruturado para a sua aplicação PHP.

Pixy: PHP Security Scanner – é um programa Java que faz pesquisas automáticas em código PHP4, com objectivo de detectar vulnerabilidades de injecção de código XSS e SQL. Cria um relatório com as possíveis vulnerabilidades tal como informação para perceber essas vulnerabilidades.

Manipulação de Imagem e Gráficos

PHP/SWF Charts – Permite criar gráficos web apartir de dados dinâmicos. Pode usar scripts PHP para criar e obter dados apartir das bases de dados, e depois passar para esta ferramenta para criar conteúdo Flash (SWF).

pChart – Cria gráficos apartir de querys SQL ou ficheiros CSV, tendo também a possibilidade de inserir dados manualmente.

WideImage – Permite fazer manipulação de imagens dinâmicas e processar PHP5. Para poder usar esta livraria, deve ter a extensão GD PHP instalada no servidor Web.

MagickWand for PHP – é um módulo para trabalhar com API ImageMagick, que permite criar e editar imagens bitmap. É útil se pretender inserir edição de imagem nas aplicações PHP.

Melhoramento de Código PHP

PHP Beautifier – É um pacote PEAR para automaticamente melhorar e formatar o código PHP4 e PHP5.

PHPCodeBeautifier - É uma ferramenta que lhe permite salvar horas de recriação de código para ficar do jeito que você pretende. Uma versão GUI permite-lhe trabalhar os ficheiros visualmente, a versão de linha de comandos pode ser integrada com outras ferramentas (CVS, SubVersion IDE, etc) Tem também uma ferramenta integrada de PHPEdit.

GeSHi: Generic Sintax Highlighter – Simples mas poderoso a realçar texto, com o objectivo de suportar uma vasta gama de linguagens populares. Programadores podem facilmente adicionar novas linguagens para realce de texto e definir facilmente os formatos de output.

Sistemas de Controlo de Versão

Phing - é um controlador de versão popular para PHP, útil para organizar e manter diferentes versões do projecto.

Xinc – Controlador de versão com integração continua escrito em PHP5. Funciona muito bem com outros sistemas como Subversion e Phing.

Programação orientada a objectos, Utilidades e Extensões úteis

Simplepie – é uma class que o ajuda a trabalhar com feeds RSS. Veja o leitor RSS e Atom que demonstra uma aplicação web simples que usa SimplePie.

HTML Purifier – É um filtro Open Source de livraria de formato standard escrito em PHP. Não remove apenas código maligno como também assegura que os documentos estão com formato standard

TCPDF - Programação orientada a objectos, Open Source , linguagem PHP para criar documentos PDF.

htmlSQL – É uma ferramenta única de programação orientada a objectos para querying valores HTML em sintax SQL. Veja a demonstração.

The Greatest PHP Snippet File Ever (Using Quicktext for Notepad++) – Usado para programação PHP que pode ser usado com QuickText e Notepad++, embora haja possibilidade de adaptar a outros editores de texto.

Creole – Cria código limpo e orientado a objectos baseado no API de JDBC.

PHPLing – LINQ é um componente que adiciona query de dados nativamente ao PHP usando uma sintax de SQL. Define uma quantidade de operadores query que podem ser usados para fazer query, projectar e filtrar dados em arrays, bases de dados.

PHPMathPublisher – Permite publicar documentos matemáticos na web usando apenas um script PHP (sem usar programas LaTeX e sem MathML)

phpMyAdmin – Se está a trabalhar com PHP, há uma grande hipótese de usar uma configuração LAMP. phpMyAdmin é uma aplicação baseada na Web, para controlar, criar, importar ou exportar bases de dados MySQL

PHPExcel – É um conjunto de programação orientada a objectos PHP para trabalhar com ficheiros do Microsoft Excel. Permite ler e escrever nos ficheiros, útil para criar folhas de cálculo de Excel dinamicamente para download.

Phormer – Uma galeria baseada em PHP para ajudar a guardar, distribuir por categorias e cortar imagens online.

xajax PHP Class Library – Xajax é programação orientada a objectos para trabalhar com aplicações PHP AJAX . Concede-lhe API fácil de usar para rapidamente manusear tarefas relacionadas com PHP AJAX. Veja isto em acção em xajax Multiplier e Graffiti Wall.

PHP User Class – É um excelente script para o ajudar a criar sistemas para autenticação de utilizadores (registo, login, perfil de conta, etc). É uma ferramenta útil se quer implementar registo de utilizador nas suas aplicações Web

PHP-GTK – É uma extensão para o kit de ferramentas GTK+. Tem várias funções OOP e programação orientada a objectos para ajudar a criar rapidamente GUI’s multi-plataforma para aplicações.

Ferramentas e fontes online PHP

Minify – É uma aplicação PHP5 que combine vários ficheiros CSS ou JavaScript, comprime o seu conteúdo e apresenta os resultados através de encriptação HTML (usando Gzip/deflate). Ajudá-lo-à a seguir as regras de alta performance para websites da Yahoo.

HTTP StaticMerger – Junta automaticamente ficheiros estáticos CSS e JavaScript e acelera o tempo de abertura de página.

PHP Object Generator – Ferramenta Open Source e baseada na Web para construir rapidamente objectos PHP , tirando vantagem de princípios OOP no código.

gotAPI/PHP – gotAPI é uma ferramenta online para procurar funções e programação orientada rapidamente em PHP. Veja aqui um exemplo.

koders – É um motor de busca para código Open Source que possa ser baixado. Tem cerca de 1 bilião de linhas de código indexadas e não está limitado apenas a PHP

PECL – É um directório de todas as extensões PHP conhecidas e um sítio onde se pode fazer download e criar extensões PHP.

Ferramentas para Browser (Addons para Firefox)

FirePHP – É uma extensão para Firefox que permite que guarde dados no Firebug. Tem uma variedade de características, podendo alterar os erros e manusear as excepções. Para aprender mais sobre FirePHP visite este guia. Se pretende associar FirePHP com Zend, visite este guia.

phpLangEditor – Permite traduzir ficheiros de linguagem e variáveis no script.

PHP Lookup – é um campo de pesquisa integrado para procurar referencias na sintax PHP.

PHP Manual Search – Um campo de pesquisa de documentação PHP oficial apartir do browser.

PHP Frameworks

Dwoo – É um motor de templates alternativo ao Smarty. É quase 100% compatível com os templates e plugins, mas está a ser escrito apartir do zero e o objectivo é ir um passo à frente com uma base de código mais limpa.

CodeIgniter – É um framework de alta performance, Open Source, que o ajuda a criar aplicações PHP rapidamente. É conhecido por conceber um código limpo, reduzindo desta forma a carga do servidor. Tem um manual online, tutoriais em vídeo e um fórum de utilizadores activo.

YII Framework – Framework de alta performance, supostamente mais eficiente que CodeIgniter, CakePHP, ZF e Symfony. É uma boa solução para criar aplicações Web em larga escala. Suporta MVC, DAO/ActiveRecord, I18N/L10N, caching, AJAX baseado em jQuery, autenticação, controle de acesso, validação de entradas, entre outros.

NetBeans – Ambiente dedicado de programação PHP com total integração nos standards Web. O editor é integrado dinamicamente com HTML NetBeans, JavaScript e edição de características CSS como realçar sintax e o corrector de erros JavaScript.

Solar – É um ambiente de programação de framework PHP5, derivado do motor de templates Savant. Usa a arquitectura MVC e tem programação orientada a objectos de forma a proteger a aplicação Web contra injecção de SQL, XSS e outros comuns.

Symfony – Aplicação framework PHP5 Open Source que é conhecido pela modulação e livraria de programação orientada a objectos bastante útil. Para configurar mais rapidamente deve ver o manual online que o leva a uma configuração passo-a-passo.

PEAR: PHP Extension and Application Repository – PEAR é um popular framework e sistema de distribuição para componentes PHP reutilizáveis. O objectivo é fornecer uma livraria estruturada de código PHP Open Source para todos os utilizadores, um sistema para distribuição de código, manutenção de pacotes e um estilo standard para o código PHP.

Propel – É um framework ORM para PHP5. Permite-lhe o acesso à base de dados para usar um conjunto de objectos, fornecendo um API simples para guardar e ler dados.

{{macro}} template engine – {{macro}} compila os templates inicias em script PHP executáveis com sintax limpa (mais limpa do que WACT e Smarty) e executa-os de forma bastante rápida. O motor não usa sintax XML; há apenas dados globais e locais, todos os dados são mostrados em variáveis PHP regulares e o sistema suporta características WACT.

Zend Framework – É uma aplicação Web muito popular que aceita os princípios OOP PHP. Tem utilidades integradas para trabalhar com API de serviços Web gratuitos, como Google, Flickr e Amazon.

Qcodo - Excelente aplicação PHP framework Open Source. Esta dividido em duas partes, o criador de código e Qforms. O criador de código manuseia a criação do código de objecto , enquanto que Qforms é um sistema intuitivo para ligar e criar formulários Web HTML guiados por código PHP.

Sajax – Aplicação framework JavaScript e AJAX que trabalha muito bem com PHP. Veja Sajax a funcionar nesta demonstração.

Smarty – É um sistema de templates que o ajuda a separar lógica PHP e código de output (HTML, CSS; JavaScript). Irá manter os projectos mais facilmente manuseáveis.

CakePHP - É um dos frameworks líderes para criar aplicações Web robustas e completas. Tem um manual online extenso e bem organizado . Se desejar aprender através de tutoriais em vídeo, pode consultar aqui.

Savant2 – É outro sistema de templates PHP orientado a objectos. Ao invés de utilizar sintax específica do Savant2, utiliza a sintax PHP para criar o template do seu projecto.

PHP Spec – Framework simples e intuitivo segue o princípio “Behavior-Driven Development” e assim permite-lhe escrever código orientado a comportamentos, a maior parte das vezes em Inglês simples.

PHP IDE’s e Editores

PHP Eclipse – Editor de código Open Source e corre na maioria dos sistemas operativos, como Windows, Linux e Mac OS. Tem todas as ferramentas que se devem esperar de um editor de código de PHP, como realce de sintax, dicas para melhoria de edição, e suporte para Xdebug e DBG.

PhpED – É um excelente IDE para utilizadores de Windows. Um dos mais robustos e mais completo de momento no mercado e tem ferramentas úteis como um profiler de código integrado para encontras engarrafamentos no código PHP e conta também com excelente integração com aplicações e serviços exteriores.

phpDesigner – Editor/IDE PHP leve que lida bastante bem com código de output. Veja os tutoriais online, bem como tutoriais em vídeo.

Zend Studio – É um óptimo PHP IDE para Eclipse. Ajuda-o a programar e lidar com Rich Internet Applications (RIA) num interface muito intuitivo.

Aptana PHP - Uma extensão/plugin IDE PHP para ser usado em conjunto com o Aptana Studio. Para saber mais visite a documentação online.

PDT - Uma ferramenta framework PHP que é parte do projecto Eclipse. Inclui as ferramentas necessárias para criar aplicações Web.

VS.Php – É um IDE PHP para Microsoft Visual Studio, fazendo dele um óptimo IDE para criadores ASP que tenham usado Microsoft Visual Studio para desenvolver aplicações Web. Para correr ASAP com VS.Php, consulte este manual, bem como a documentação online.

PHPEdit – Editor e IDE PHP com imensas ferramentas úteis e uma interface muito intuitiva. Veja os vídeos online aqui.

Inspirado na Smashing Magazine

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Cristiano
    13 de fevereiro de 2011

    Pelo que analisei, este artigo tem bastantes matérias interessantes e requerem uma análise mais detalhada pois apenas o vi na diagonal.

    Confesso que sou um verdadeiro amante de PHP e por isso, vou “devorar” por completo todas as aplicações que partilhaste.

    Mais tarde, se tiver oportunidade, deixo um comentário mais sério com uma opinião mais concreta.

    No entanto sem dúvida fizeste referência a alguns pontos essenciais do php e algumas frameworks muito conhecimas como cakephp.

    Bom trabalho!

    Cumprimentos,
    Cristiano Perdigão.



  2. Felipe
    19 de fevereiro de 2011

    Muito bom o artigo, alguns projetos eram desconhecidos para mim.

    Não entendi o Phing como sistema de controle de versão,

    O Phing é utilizado para automatizar rotinas de build/deploy e não para controle de versão como CVS, SVN, Git, Etc.



  3. Beto
    20 de setembro de 2011

    Parabéns bela compilação!

    Já esta nos favoritos!!!



  4. Ailton
    2 de dezembro de 2011

    Alguem sabe algum script para testar as capacidades reais de carga em um server ?



  5. Julho
    17 de fevereiro de 2012

    Muito bom mesmo, só esqueceu de sitar o Radphp que faz tudo oque
    foi citado acima em uma ferramenta só ainda por cima até meu irmãozinho de 10 anos consegue programar nele rsrs..



  6. Nego Vei
    12 de junho de 2012

    Favoritado!!!!!!!!!!!!!!!!



  7. Hélio
    3 de outubro de 2012

    É um crime o NetBeans não estar na lista de IDE. Larguei o Aptana/Eclipse por ele há mais de um ano.



  8. Gilson
    20 de junho de 2013

    Isso mesmo, todas as IDE’s que foram citadas ficam 1 ano-luz para trás do RADPHP (que agora é HTML 5 Builder), é um ambiente com a verdadeira orientação à objetos (componentes) não essa Orientação à Objetos de mentirinha que foi imposta nas cabeças de muitos pela IBM e Sun Microsystems e pelas nossas faculdadezinhas maria-vai-com-as-outras que dizem que ensinam Java, OOP de mentira que o mercado aceita e acha que é uma maravilha, mas não passa de um lixo onde tudo tem que ser escrito na mão e produz sistemas altamente complexos e cheios de erros.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz