Olá amigos. Como já devem ter notado, nossa série semanal de Introdução ao Photoshop chegou ao fim. Mas não fiquem triste, pois é um bom sinal. Passamos para o próximo nível. A próxima série não tem um título em si. Vamos aprender e descobrir mais sobre o Photoshop, já que possuímos um nível além do iniciante de conhecimento no programa.

Hoje vamos aprender como fazer uma wallpaper personalizado usando suas fotos pessoais, como na imagem abaixo:

Certo primeiro passo é definirmos o tamanho do nosso wallpaper. Geralmente se trabalha com os seguintes tamanhos:

  • 1024x728px
  • 1280x1050px
  • 1280x800px
  • 1920x1050px (para monitores maiores)

Para não termos que repetir o mesmo trabalho várias vezes, vamos fazer um modelo padrão que depois seja fácil adaptar. O primeiro passo é buscarmos uma imagem legal de fundo. Após algumas buscas, achei essa bastante cativante:

http://www.sxc.hu/photo/1405221

Ela está em uma resolução boa, que nos dar liberdade para trabalharmos com ela

  1. Abra um documento novo com dimensão 1024x768px e em 72dpis.
  2. Aperte “Ctrl + R” (ou Command + R se for Mac user) para aparecer as réguas;
  3.  Agora deixe as guias nas seguintes posições: topo, lateiral direita e esquerda e a parte de baixo, conforme a imagem:

Legal, esse então é o tamanho do wallpaper com medidas 1024x768px. Caso aumentarmos, saberemos sempre qual é a área útil na medida acima. Aperte “Ctrl+Alt+c” (ou Command+Alt+C para mac users) para aparecer as opções de tamanho de canvas. Um outro caminho para fazer a mesma coisa é: Menu – Imagens – Canvas Size.

Mas é sempre bom se acostumar com os atalhos para poupar tempo. Coloque 1280px na largura e 800px e novamente puxe as guias. Faça o mesmo com outros tamanhos: 1468px x 960px e  seu monitor for ainda maior, 1920 x 1050px. Seu documento deve estar dessa forma (fiz só até 1468px):

Agora vamos abrir nossa imagem que buscamos no Sxc.hu e abrir ela no photoshop. Ela está bem grande, vamos diminuir o tamanho e resolução dela, deixando-a com 2000px de largura, por 2000px de altura e 72dpis. Aperte “Ctrl + A” ou “Command + A” para selecionarmos inteira, copie e volte para o outro documento com as guias. Agora cole a imagem lá no outro documento. Salve esse documento como wallpaper.psd .

Certo vamos para a outra parte, as fotos. Uma coisa muito boa no Photoshop a partir do CS4 é os Smart Objetcs (SO). De modo simples, é uma forma de mantermos um grupo de elementos bem organizado e fácil de editar, mover e até mesmo deletar. Para as fotos vamos trabalhar isso. Abra um novo documento com as seguintes medidas: 300x295px. Nele faça um retângulo branco centralizado, com tamanho de 280x275px. Ele ocupará quase toda a tela. Agora nele aplique as seguintes blending option:

Legal, vamos então fazer um outro retângulo, de cor preta de preferência e também centralizado, com tamanho 255x155px, e delete o background branco. Nosso documento está assim:

Essa área preta é onde irá a nossa foto, para dar um efeito de foto legal, precisamos da área branca. Podemos também escrever uma legenda nessa mesma área. Agora selecione todas as layers (quadrados preto e branco mais legenda) clique com o botão direito, e selecione a opção: Convert to Smart Object. E Voilá, e está feito. Salve esse documento com o nome Foto_Base.psd

Caso seu Photoshop seja inferior não há problema, siga os mesmos passos anteriores porém ao invés da opção Convert to Smart Object, agrupe as layer, ou clicando na pasta na janela de layers(Create a new group) ou selecionando as layer e apertando “Ctrl + G”(Commando + G se for seu caso).

Precisamos então jogar esse projeto de foto no nosso documento com o fundo do wallpaper.  Com os documentos em abertos, podemos ver os nomes dos documentos na parte superior do Photoshop, abaixo da barra de opções da ferramenta. Se os dois documentos estiverem abertos você verá da seguinte maneira:

  • Wallpaper.psd @ 100%(Layer ativa, RGB/8)
  • Foto_base.psd @ 100%(Layer ativa, RGB/8)

O 100% se refere ao zoom do documento (no caso 100% está no tamanho real), seguido da layer que está ativa nele seguido do color mode. Clique no título do Foto_base,  segure e arraste para baixo afim de que a janela dele se sobreponha a todas outras e você consiga ver a foto e por trás a janela do wallpaper.  Agora com o SO selecionado, clique, segure e arraste para o documento wallpaper.psd o SO. Vai ficar da seguinte forma o documento:

Pode fechar o Foto_base, mas sem salvá-lo. Hora de personalizarmos! Clique com o botão direito em cima da layer do SO e clique na opção “Edit Content”. Uma nova janela se abrirá, como se fosse o documento Foto_base.psd.

O legal do Smart Object é isso: tudo que você fizer nesse documento, irá ser alterado no documento wallpaper.psd.  Agora selecione uma foto pessoal sua e jogue para dentro desse documento.

TRABALHANDO COM MÁSCARAS

Para aproveitarmos melhor o SO, nesse caso precisamos fazer uma máscara com nossa foto escolhida e o retângulo preto. A máscara fará com que a foto fique encaixada exatamente dentro dele, sem deixar passar nenhuma parte. E nisso podemos ajustar até que fique de um jeito que nos agrade.

Com a foto dentro do SO, posicione as layers de forma que a layer da foto(nomeie ela para FOTO) fique em cima da layer do retângulo preto, como na imagem abaixo:

Agora clique com o botão direito em cima da layer da foto, e selecione a opção Create Clipping Mask . Note como a foto se adequou a área. Agora basta dimensionarmos a imagem para o melhor encaixe, usando a transformação livre: Ctrl + T ou Command + T.

 Dica: Lembre-se sempre de dimensionar pelas diagonais para não distorcer a foto. Outra dica é você transformar essa foto em Smart Object e/ou fazer uma cópia dela.

PREPARANDO AS FOTOS

 Agora que aprendemos usar a máscara, vamos fazer isso nas outras fotos. Note que na imagem final do tutorial, há diversas fotografias para dar um efeito legal, nosso objetivo é esse.

Lembre-se sempre de duplicar o Smart Object através da opção New Smart Object via Copy pois senão irá substituir o primeiro objeto feito. Relembre também de renomear cada SO para você ter um melhor controle.

Tente também usando a transformação livre, mudar o ângulo das fotos para deixar uma aparência ainda melhor. Vamos então nos divertir e colocar  várias fotos. Veja como ficou o meu:

AJUSTANDO O WALLPAPER AO TAMANHO DO DOCUMENTO

Agora que já temos as fotos, basta ajustarmos o wallpaper ao nosso documento. Sabe as guias que traçamos mais cedo? É a hora de usarmos elas. Salve seu wallpaper.

Usando o comando Canvas Size(Ctrl+Alt+c ou Command+Alt+C) dimensione os wallpapers para o primeiro tamanho que colocamos no início do texto, que é 1024x768px. Agora  usando a opção Salvar Como ( Ctrl + Shift +S / Command + Shift+ S / Menu: File – Save As) salve o wallpaper como .JPG e com nome wallpaper_1024x768. Faça isso também com os outros tamanhos citados ou algum outro específico, tomando cuidado para não sobre escrever o arquivo original e lembrando de renomear o tamanho do wallpaper para a medida que será adequado, a fim de você ter um maior controle.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora tenhamos utilizado uma imagem fixa, fique livre e sinta-se incentivado para tentar fazer com outras imagens. Como sempre digo, e vou continuar bater na mesma tecla, o caminho para ficar bom em qualquer área em nossa vida, é começar pela curiosidade e a vontade de aprender.

FEEDBACK

O que você achou desse artigo? Muito complicado? Muito simples? O que pode ser mudado para melhor? Ficaria grato com sua opinião. Críticas construtivas são sempre bem vindas e elogios, é claro, também.

Aguardo todos na próxima semana com mais um tutorial criativo.

Abraço a todos e até lá.

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Maurine Dorneles
    30 de novembro de 2012

    Muito legal, vou tentar fazer um para o meu pc…



  2. Leonardo Manzi
    4 de dezembro de 2012

    Tente mesmo Maurine, é bem simples de fazer e divertido.



  3. Antonio
    25 de junho de 2013

    Usei o Photoshop CS2, segui as instruções ficou muito bom.
    Parabéns, o seu tutorial é fácil de seguir.
    Não entendi o que vc quis dizer:
    “Embora tenhamos utilizado uma imagem fixa, fique livre e sinta-se incentivado para tentar fazer com outras imagens.”
    Que outras imagens podemos usar?
    Obs.: São emus priemrios passos com Photoshop.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz