Pretende iniciar o seu caminho nos blogs, e como está meio perdido, certamente a sua primeira pergunta será “como e onde começar?”. Se já é blogger, certamente terá um bichinho que o leva a querer conhecer outras plataformas. Os blogs são um sítio comum todos os dias a milhares de milhões de pessoas, e todos os dias surgem milhares de novos blogs. Se pretende sobressair o seu blog de entre esses milhões, pode começar por escolher a plataforma que mais lhe agrada, e de seguida os conteúdos de qualidade… bom, isso já depende de cada um!

Dito isto, certamente irá dar bom uso a este artigo que lhe vai dar a conhecer As 10 Melhores Plataformas Para Criar um Blog.

1 – WORDPRESS (SERVIDOR PRÓPRIO OU SERVIDOR WORDPRESS.COM)

O WordPress é o líder do momento das plataformas de blogs. É fácil de usar, flexível, e tem um grande leque de plugins e temas fantásticos que potenciam todo o já grande potencial do WordPress. Pode criar o seu blog no servidor WordPress.com, ou fazer o download e instalar num servidor próprio. A instalação é muito fácil e rápida, não sendo necessários conhecimentos avançados para o fazer. Além disso, há uma enorme comunidade WordPress mundial, que contribui massivamente para o desenvolvimento de plugins e temas para WordPress, e em Portugal a referência é a Escola WordPress.

Deixamos aqui alguns conteúdos para dar um empurrão no inicio da sua aventura no WordPress:

Considere também ler alguns dos nossos artigos com compilação de templates fantásticos para WordPress:

    2 – TUMBLR (SERVIDOR TUMBLR.COM)

    O Tumblr não é considerado como uma plataforma de blog a 100%, mas sim uma plataforma que se situa entre o micro-blog e o blog completo, podendo-se chamar mini-blog. Pode usar como desejar e tem uma quantidade razoável de temas disponíveis, que vão crescendo de dia para dia com a ajuda da sua comunidade online.

    Considere ler alguns dos nossos artigos com compilação de templates fantásticos para Tumblr:

    3 – BLOGGER (SERVIDOR BLOGGER.COM)

    A plataforma Blogger já existe há bastante tempo, tendo sido adquirida pela Google em 2003. Apesar de o Blogger ter tido muitas melhorias ao longo dos tempos, se for dado a escolher entre Blogger e WordPress, a grande maioria dos blogueiros escolhe WordPress. Não sendo uma má plataforma, não oferece as funcionalidades e particularidades que os utilizadores avançados procuram, e que encontram no WordPress.

    Considere ler alguns dos nossos artigos com compilação de templates fantásticos para Blogger:

    4 – POSTEROUS (SERVIDOR POSTEROUS.COM)

    Tal como o Tumblr, Posterous é uma plataforma que lhe permite partilhar pensamentos, ideias, vídeos e fotos de uma forma rápida e fácil. Permite-lhe bloggar através de e-mail e tem total integração com Twitter e Facebook, que lhe confere uma particularidade que oscila entre o micro-blog e o blog completo, podendo-se afirmar como um mini-blog.

    5 – MOVABLETYPE (SERVIDOR PRÓPRIO)

    MovableType é uma plataforma poderosa à semelhança do WordPress, e é usado em blogs que geram grande tráfego, como Cameron Moll, Huffington Post ou Gawker. Uma das particularidades é a facilidade com que se pode criar vários blogs na mesma instalação, no entanto continua na sombra do WordPress, apesar de ter tido melhorias significativas quando se tornou Open Source.

    6 – EXPRESSIONENGINE (SERVIDOR PRÓPRIO)

    O ExpressionEngine é uma plataforma rica em funcionalidades, que além de ser usado como blog pode ser usado para sites mais complexos, graças à sua flexibilidade. No entanto nem tudo são boas notícias, uma vez que uma licença de equipa freelancer (3 ou menos pessoas) custa $99.95, uma licença não-comercial custa $149.95 e uma licença comercial fixa-se nos $299.95.

    7 – JOOMLA (SERVIDOR PRÓPRIO)

    Com Joomla é extremamente fácil criar um blog, um website de uma empresa, um website de negócios online, ou mesmo redes sociais. É poderoso, fácil de instalar e usar e tem uma enorme comunidade em todo o mundo. Tal como algumas plataformas, as extensões/plugins para Joomla levam a que esteja 1 passo à frente de muitos.

    Considere ler alguns dos nossos artigos com compilação de templates fantásticos para Joomla:

    8 – DRUPAL (SERVIDOR PRÓPRIO)

    Drupal e Joomla são bastante semelhantes no que toca ao seu propósito, embora o Drupal esteja mais orientado para websites de comunidades. É uma das melhores plataformas para criar um blog, e como algumas das aqui presentes, permite também criar além de blogs, outro tipo de websites ao critério do programador. Tem uma comunidade apaixonada por Drupal e conta com um grande leque de plugins disponível.

    Conheça também:

    9 – PENZU (SERVIDOR PENZU.COM)

    Penzu chegou recentemente e já anda nas bocas do mundo. A ideia de Penzu é  que nem toda a gente quer partilhar o seu blog com o mundo inteiro, então tem opções de privacidade que lhe permitem decidir se quer e quando quer partilhar os seus posts. É semelhante a um jornal ou um diário, ainda assim conta com a possibilidade da introdução de conteúdos. É uma opção a manter debaixo de olho!

    10 – LIVEJOURNAL (SERVIDOR LIVEJOURNAL)

    Ainda que o nome LiveJournal não lhe soe a um blog, este tem alguma funcionalidade como tal. É grátuito, e é orientado a comunidades que pretendam partilhar massivamente os seus conteúdos usando também outros meios sociais. Um senão é o facto de na versão gratuita haver anúncios. Apesar de alguns contras, continua a ser uma boa plataforma para se bloggar.

    Qual é a sua plataforma favorita?

    Deixe seus comentários com a sua plataforma favorita e a sua opinião sobre a mesma. Participe!
    Como complemento, não deixe de ler também a série de artigos da Escola Dinheiro intitulada Como criar um blog.

    Até já!

     

    Autor: Diogo Espinha

    Blog do Autor | Artigos do Autor:

    Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

    Templates Incríveis para seus Projetos:

    • Element-Multipurpose Drupal Theme
    • Wisten - One Page Parallax Joomla Template
    • AV Studio - Responsive One Page Joomla Template
    • Yamato - Responsive Marketing Drupal Theme
    • EIGHT - Template for Photographers & Creatives
    • Expert Multipurpose Joomla responsive template
    • Craft - Multi-Purpose, eCommerce Drupal Theme
    • All In One — Multipurpose joomla template
    • Delta - Responsive multipurpose theme
    • Vina Sagitta - Responsive Joomla E-Commerce Template
    • Nerva - Responsive Mura Theme
    • Toranj - Responsive Creative Joomla Template

    Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



    Comentários dos Alunos


    1. Paulo Araujo
      6 de outubro de 2010

      Paulo

      Mais uma vez uma vez nota 1000 para a matéria.

      abs
      Paulo ARaujo – Rede Cineplaneta
      Rio de Janeiro – Brasil

      Responder


      • Diogo Espinha
        6 de outubro de 2010

        Muito obrigado pela sua visita e comentário Paulo!

        As opiniões dos leitores dão muita força a este projecto. :)

        Abraço

        Responder


    2. Clovis
      7 de outubro de 2010

      Na minha opinião , pela quantidade de plugins, templates e pela estabilidade do programa, não tenho duvidas, WordPress!

      Responder


    3. Fernanda
      8 de outubro de 2010

      Eu uso a Blogger, não conheço as outras, então não tenho muito o que falar. Mas me atende ao que eu preciso.

      Responder


    4. Aficcionado por Internert
      9 de outubro de 2010

      Meu blog é feito em Blogger e me atende bem, tenho o AdScene fácil, tenho o ‘seguidores’ tranqüilo, buscador interno by google, contador de pageviews nativo, estatísticas nativo, agendamento de posts, uma série de tamplates e ferramentas de design nativo também, não pago nada, tudo de maneira fácil e sem precisar ser um ‘usuário avançado’. Dessa maneira posso focar no mais importante que é o conteúdo, que no meu caso é entretenimento…

      Responder


    5. DIEGO
      19 de outubro de 2010

      Exelente post, gostei muito…

      Eu particularmente gosto do wordpress, bloger e do joomla.

      Responder


    6. Jucara Lisboa Ferreira
      19 de outubro de 2010

      Olá Diogo, tudo bem. O Paulo faustino é meu amigo no Facebook e eu adicionei a Escola Criatividade no meu Facebook e no Google Buzz por enquanto.
      Gostei muto dos teus post pois eu tenho um dominio e uma hospedagem e tenho gratuito o WordPress, o Joomla , o WebFácil. mas tenho um blog ainda.
      Vou te seguir a tua escola para eu conseguir fazer o meu blog que é de infoprodutos.
      Nota 1000 o teu post.
      Jucara

      Responder


    7. Jonathan [JCM]
      19 de outubro de 2010

      Eu uso o Blogger, e acho uma plataforma excelente, é claro, o WP tem coisas melhores, mas isso é pq ela possui muitos plugins.
      Não troco o blogger, pelo menos não vi ainda necessidade.
      E continuo com o pensamento.
      Não importa a plataforma do blog, mas sim o conteúdo d mesmo.

      Cumprimentos.

      Responder


    8. Luana
      19 de outubro de 2010

      Oi… muito legal tudo… mas acredito que o melhor de todos é o JIMDO pois tem mais cara de site… a gente consegue endereços de blog ótimos, tipo… olha só eu coloquei… http:mulheres.jimdo.com e deu certo… super showww e é gratuito beijos.

      Responder


    9. Francisco
      20 de outubro de 2010

      O favorito para mim é mesmo WordPress, comecei pelo blogger a muito tempo atrás, mas qd conheci o WordPress, não quis outra coisa!

      A quantidade themes, plugins e facilidade de alterações são o a sua mais valia!

      Responder


    10. Júnior Gonçalves
      20 de outubro de 2010

      Nossa!!! Quantas plataformas de blogs! Não conhecia nem a metade e só utilizo duas (WordPress e Blogger) e entre as duas, o Blogger é minha favorita, apesar de terem tanto preconceito por ser uma plataforma grátis.

      Parabéns pelo projeto, gostei!

      Responder


    11. Alexandre Zanette
      27 de outubro de 2010

      Onde trabalho utilizamos o Drupal como ferramenta padrão para o desenvolvimento dos websites. Realmente a ferramenta é bastante poderosa, muito robusta, este CMS pode ser considerado um Framework pelas suas flexibilidades e módulos existentes. Possui um controle de Taxonomia o qual auxilia muito nós consultores nas otimizações dos websites de nossos clientes. O módulo para E-commerce é bastante completo. Este é um dos nossos últimos trabalhos 100% Drupal, http://www.skatebase.com.br/
      Abraço e Grandes idéias!

      Alexandre Zanette

      Responder


    12. Andrei Lima
      27 de outubro de 2010

      Um bom local para hospedar com suporte a Drupal Joomla e WordPress é a Inter.Net.

      Pois ela possui total suporte e a possibilidade de instalação do WordPress via dotnetpainel. de uma maneira intuitava e muito simples.

      http://inter.net.br/

      Responder


    13. Douglas
      4 de novembro de 2010

      Puxa vida!

      Boas dicas.

      Valew!

      Responder


    14. Roberto
      5 de novembro de 2010

      Um serviço que já usei e não está na lista é o BlogBR http://blog-br.com/
      Simples, atendia todas as minhas necessidades.

      Responder


    15. Ganhar Dinheiro na Internet
      23 de fevereiro de 2011

      Então interessante este site está muito desenvolvido………bom estilo:)
      Amei Continua deste modo !

      Responder


    16. Jorge Clan
      22 de abril de 2011

      Parabéns pelo post mais gosto no momento mais do Blogger, mais já usei o WordPress e o Tumblr

      Responder


    17. José Almy
      23 de maio de 2011

      Diogo,

      Excelente matéria! Nossa…temos ótimas opções para blogs no mercado, e o melhor, a maioria é de graça.

      Parabéns!

      Responder


    18. Tiago Facco
      8 de julho de 2011

      Gostaria de deixar minha opinião a respeito desse artigo.

      Acredito que não há a melhor plataforma de CMS para blog ou sites, mas sim existem necessidades diferentes de interagir com o público-alvo e postar conteúdos. Em casos de projetos grandes, as plataformas podem se unir para conquistar o melhor resultado.

      As plataformas de CMS em alguns casos pode servir como rede social. Por exemplo se o seu público-alvo ou parceiro de negócios for outros blogueiros e eles usarem o Blogspot, WordPress ou Tumblr, você deve que se unir a eles também para criar uma rede mais eficiente . Por outro lado um site funcional de médio a grande porte que necessita coletar dados através de formulários pode ser desenvolvido com o Drupal, utilizar um subdomínio para o blogspot ou wordpress sua divulgação de conteúdo e ainda outro subdominio no Tumblr para postar imagens e vídeos em massa. Isso iria proporcionar uma comunicação muito rica e o Google iria adorar essa interação para rankear seus links.

      Assim como as redes sociais, as plataformas de CMS são diferentes uma das outras para juntas auxiliarem seus usuários a conquistar metas e objetivos.

      Abraços

      Responder


    19. @maisprodutivo
      25 de julho de 2011

      Comecei com o Blogger e depois passei para o WordPress.com, apesar de muitos experts em blog falarem que é pior, arrisquei e gostei da mudança o WordPress.com está me tendendo bem.
      Alguém usa ou conhece o http://www.typepad.com/ ?
      Obrigado!

      Responder


    20. Emanuel
      23 de setembro de 2011

      Ei pessoal, não sei se é verdade, mas acho que poucas pessoas conhecem o blog.com. Ele é show. Eu uso para editar o meu site. Tem ferramentas profissionais

      Responder


    21. helder
      9 de dezembro de 2011

      Bom artigo!
      Gostava de saber uma coisa, qual o melhor blog tendo em vista a publicidade? dá para por em todos?

      Responder


    22. Alvaro de Azevedo Moura
      20 de dezembro de 2011

      Independentemente do facto de cada qual preferir uma ou outra plataforma, por razões diversas, incluindo a ignorância, não existe dúvidas de que a mais fácil, versátil e barata plataforma de blog é a WordPress.
      O sistema mais versátil e completo, como CMS, é Drupal (mas não é acessível a qualquer um).
      Quanto a Joomla! é estupendo, simples, versátil e poderoso se você estiver disposto a gastar algum dinheiro em extensões e módulos.

      Responder


    23. Tutorial do Dia
      14 de fevereiro de 2012

      Eu estou experimentando a plataforma blo.com que também é do wp menos conhecida e requer upgrades

      Responder


    24. Tutorial do Dia
      14 de fevereiro de 2012

      Eu estou experimentando a plataforma blog.com que também é do wp menos conhecida e requer upgrades

      Responder


    25. jean
      24 de fevereiro de 2012

      Olha, esté é um tema dificil de se abordar e muito menos de entender pois acredito q ninguem aqui conhece a nivel profissional mais do que 2 dos cms citados acima. Alem de mencionar que abordagem de cada um neste artigo é bem parcial e muito.

      Comecei no wordpress e de 4 anos pra cá desenvolvo somente em joomla.

      Considero e qualquer profissional tb, que os poderosos são os Joomla, Worpress e Drupal.

      O Joomla com a versão 2.5 deu um salto e grande em seu sistema deixando bem mais dinamico, flexivel e estável.

      O drupal continua podroso e estavel e bem flexivel.

      O wordpress mantem seu foco e tradição e possui o melhor SEO dos CMS.

      A maior diferença entre eles é a curva de apredizagem, onde o joomla se torna mais complexo por possui maior flexibilidade e demora bastante para compreende-lo e dominá-lo.

      De todos, considero o joomla o mais flexivel e dinamico dos CMS.

      Responder


      • Diogo Espinha
        25 de março de 2012

        Olá Jean, obrigado pela sua visita e pelo seu comentário de valor!

        Abraço

        Responder


    26. Ricardo
      25 de março de 2012

      Paulo,

      gostei muito de sua postagem (aliás todas as suas postagens são excelentes, acompanho o blog faz um tempão).

      Porém eu queria ser mais específico. Eu queria uma plataforma que cria blogs mesmo (não o que se parece com sites) e que possui uma boa gama de liberdade, deixando-me colocar gadgets e outros códigos). O wordpress e o blogspot são um pouco restrito, pois não dá para colocar por exemplo o gandget do linkhitim (post relacionados) no final de cada postagem automaticamente (pode até dá, mas tem que fazer o servidor própio e essas complicações. Eu queria uma dica de um construtor simples – se algum desses acima forem, qual? e que me dê mais liberdade.

      Agradeço desde já!

      Responder


      • Diogo Espinha
        25 de março de 2012

        Olá Ricardo, o autor deste artigo não é o Paulo Faustino mas sim Diogo Espinha, tal como referenciado no início do artigo onde é identificado o autor. Se procura uma plataforma de blogagem que seja versátil, que tenha a liberdade para dar asas à imaginação e que possa usufruir da mesma a 100%, naturalmente tenho de lhe recomendar uma instalação WordPress num servidor próprio, não há como fugir a isso, em nenhum serviço que não seja instalado no seu próprio servidor terá a mesma capacidade.

        Abraço

        Responder


    27. wagnerbarbosa
      19 de abril de 2012

      meu site é em joomla,facil de administrar simplesmente perfect

      Responder


    28. Cláudio Lima
      3 de maio de 2012

      Olá, todos!!
      Eu criei um blog pelo blogger, mas como eu não sabia administrar bem, eu o exclui. Eu tiha muitas idéias, mas nunca funcionaram por não saber lidar com as ferramentas e nem adiantava acompanhar pelo turorial.
      O que falta em mim é criatividade,paciencia e boa vontade.

      Responder


    29. Geraldo
      17 de junho de 2012

      Sem dúvida alguma WordPress é a melhor!!!

      Responder


    30. iran
      21 de agosto de 2012

      Gosto tanto da plataforma WordPress quanto Joomla. Depende muito na hora de escolher entre uma e outra, vai mais do projeto que você pretende montar.

      Esqueceu de citar também a plataforma Xoops, ela é bem interessante.

      Responder


    31. Brunella Figueiredo
      24 de setembro de 2012

      Olá,estou com uma dúvida sobre o blog Wix ele parace bom,amei a pare de design dele, porém eu gostaria de saber se este limita o meu ganho monetário com o blog, na inserção de propagandas ou algo assim. Alguém sabe alguma coisa referente a existência de uma limitação dessas para esta plataforma?

      abaixo a url
      http://pt.wix.com/flash_websites/blog_91?utm_source=bing&utm_medium=cpc&utm_campaign=MS_SA_PR_BRAZIL^bl-blog_fazer_como&experiment_id=como%20fazer%20um%20blog%20gr%C3%A1tis^e^{creative}^{adposition}

      Responder


    32. Luiz Carlos
      31 de dezembro de 2012

      Muito boa essas dicas particulamente eu uso a plataforma jooma desda versao 1.5 ate 3.0 ele é muito bom e é a minha fonte de renda. Trabalho com desenvolvimento de templates, modulos, plugin, componentes e desenvolvo sites completos para empresa.
      Lembrando que a maioria dos sites dos governos municipais, estaduais e federais são na plataforma joomla.

      Responder


    33. Alessandro Marlos
      10 de janeiro de 2013

      O mais importante que o tipo de ferramenta que se usa pra criar um blog é o tipo de tema a ser utilizado e os plugins. Eu uso no meu http://www.blogead.com.br o Akismet e Yoast WordPress SEO. Bom… sem dúvida que adoro o wordpress!

      Responder


    34. Miguel
      12 de janeiro de 2013

      Esqueceram de um que gosto muito e que vem crescendo cada vez +:
      http://weebly.com

      Responder


    35. Delores
      30 de agosto de 2013


    36. Walter
      10 de setembro de 2013


    37. Margret
      17 de setembro de 2013


    38. deisi
      6 de outubro de 2013

      boa noite, gostaria de uma dica, quero fazer um blog mas estou em duvida em qual escolher, no blog quero postar as roupas que tenho para vender, são roupas novas e seminovas, com fotos e descrição do produto, qual blog vc me indica, obrigada.

      Responder


    39. rapha
      22 de janeiro de 2014

      olá eu fiz um blog no site blogger http://WWW.MEUMUNDODELEITURA.BLOGSPOT.COM eu gostei muito porem tem minha criatividade.Mas quando eu queria postar umas coisas do livro que li a pouco tempo deu uns erro não sei se é da internet não sei dizer.então eu tanbem queria criar um blog de moda sou louca por roupas e meu seonho é ser modela mas não sei que blog usar.vc poderia me indicar um (grata rapharoecker)

      Responder

    Comente o Artigo!

    RSS
    Twitter
    Facebook
    Comentários
    ASSINANTES
    SEGUIDORES
    FÃS
    COMENTÁRIOS
    7673

    Subscrever Newsletter
    Subscreva a Newsletter:



    Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




    Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz