Incontestavelmente estamos na era das redes sociais, em que websites como o Facebook ou o Google+ estão no topo das preferências da esmagadora maioria dos internautas, utilizando por vezes demasiado tempo nestas plataformas, por vezes em detrimento de tarefas mais importantes, como trabalhar. O problema relacionado com as redes sociais é que são viciantes para a maior parte das pessoas e há quem não se consiga desligar desse mundo virtual e empregar o seu tempo e focar a sua atenção em tarefas produtivas. No entanto, existem aquelas pessoas que tiram partido das redes sociais para o seu próprio negócio ou hobbie, utilizando-as para promover facilmente os seus projetos na internet. Neste artigo vamos-lhe trazer 16 soluções para você criar a sua própria rede social, criando uma plataforma onde por exemplo, você e os seus amigos apaixonados pelo desporto motorizado, se podem encontrar e partilhar conteúdos relacionados. Esta é apenas uma ideia, de entre milhares de outras que você poderá ter!

1. ELGG CMS

Elgg

Elgg é um motor de redes sociais premiado, fornecendo as ferramentas necessárias que permitem que empresas, escolas, universidades e associações criem as suas próprias redes sociais com recursos completos e aplicações. Fornece uma estrutura robusta sobre a qual pode construir todos os tipos de ambientes sociais, desde um campus da sua universidade, escola ou faculdade ou uma plataforma de colaboração interna para a sua organização através de uma ferramenta de comunicação que facilita a comunicação entre a sua empresa e os seus clientes.

2. PEOPLE PODS

People Pods

PeoplePods é uma estrutura que torna mais fácil a criação de uma comunidade ou aplicações sociais. People Pods fornece uma infra-estrutura flexível no qual os membros de um site podem criar, comentar, e consumir todo o tipo de conteúdos arbitrátios. Tem funcionalidades sociais populares, tais como listas de amigos, visualizações de conteúdo personalizados, bookmarking e votos, que estão automaticamente disponíveis em qualquer aplicativo PeoplePods.

3. BEATZ

Beatz

Beatz é um software OpenSource para a criação de uma rede social online que lhe permite começar o seu próprio website para uma comunidade. Especialmente orientado para a indústria musical, o script é codificado em PHP, MySQL e licenciado sob licença da Creative Commons GPL. Em outras palavras, uma plataforma para a sua comunidade on-line oder compartilhar, discutir e aprender sobre novos artistas e os seus favoritos.

4. JCOW

Jcow

Jcow é um CMS flexível  para a criação de redes sociais codificado em PHP. Entre as múltiplas funcionalidades, dispõe de feeds de notícias, tornando-se interativo, podendo partilhar conteúdos facilmente. Infelizmente a documentação fornecida não é a melhor, mas não é difícil colocar esta plataforma a funcionar.

5. MIXXT

Mixxt

Mixxt é uma plataforma OpenSource projetada de forma a permitir que você crie a sua própria rede social rapidamente. Poderá desenvolver e gerenciar a sua própria comunidade com facilidade e com a ajuda de fóruns e wikis existentes. Pode ainda ter um design personalizado, tirando também partido o upload de fotos e uma rede privada inteiramente dedicada à sua comunidade. Do que está à espera?

6. OXWALL

Oxwall

Oxwall é uma plataforma incrivelmente flexível e fácil de usar baseada em PHP / MySQL que permite criar uma comunidade online. É muito flexivel, o que faz com que seja extremamente fácil de mudar a maneira como ele funciona utilizando plugins Oxwall. Estes são unidades completas de funcionalidades que podem ser utilizados para vários fins. Temos um cuidado especial sobre o núcleo e compatibilidade dos plugins, e desta forma quaisquer atualizações são fáceis e sem complicações.Oxwall oferece um nível de eficiência elevado!

7. MONOX

MonoX

MonoX fornece ferramentas para a construção rápida e intuitiva de portais dinâmicos, redes sociais e aplicativos da Web semelhantes totalmente editáveis, com base em ASP.NET. Inspirado nas mais recentes tecnologias da Web e construído com base na infra-estrutura Web Parts, MonoX permite projetar e desenvolver a próxima geração de aplicativos da Web ASP.NET e redes sociais.

8. HOTARU CMS

Hotaru CMS

Hotaru CMS é uma plataforma PHP  OpenSource para construir seus próprios sites de comunidade. Com plugins flexíveis e temas, você pode fazer qualquer site que você gosta. Para os desenvolvedores, Hotaru CMS inclui um Admin CP extensível, um sistema de plugins poderoso e uma característica única para a concepção de temas personalizados. Existem dezenas de bibliotecas incorporadas e alguns scripts populares, incluindo ezSQL, htmLawed, Inspekt, jsmin e SimplePie.

9. DOLPHIN

Dolphin é uma plataforma open-source, customizável e cheia de funcionalidades. É um pacote de software livre e independente para a construção de redes sociais, sites de namoro e comunidades de nicho. Dolphin é o único pacote ”tudo-em-um” de scripts PHP para a criação de comunidades, com plugins Flash, Adobe AIR e aplicações móveis que proporcionam total controle, liberdade e flexibilidade.

10. BUDDYPRESS

Buddypress

BuddyPress foi criado em 2008, enquanto o produtor trabalhava para adicionar recursos de redes sociais para um site WordPress. O primeiro lançamento oficial estável foi em Maio de 2009. A plataforma cresceu desde então e transformou-se no pacote dinâmico que hoje está disponível. Assim como WordPress, BuddyPress é uma plataforma totalmente open source. Tudo desde o código, a documentação, temas, plugins e extensões são todos construídos pela comunidade BuddyPress. Isto significa que qualquer um pode ajudar o projeto, contribuindo com o seu tempo e conhecimento.

11. XOOPS

Xoops

XOOPS é uma plataforma de aplicações web escritas em PHP /MySQL. Como é uma plataforma orientada a objetos, é uma ferramenta ideal para o desenvolvimento de sites de pequenas ou grandes comunidades, portais corporativos, weblogs e muito mais. XOOPS é um acrônimo de eXtensible Object Oriented Portal System. Embora tenha começado como um sistema de portal, XOOPS está a lutar firmemente no caminho de Content Management System. Pode ainda servir como um framework web para uso em sites de pequeno, médio e grande porte.

12. LOVD BY LESS

Lovd by Less

Todos os dias são lançadas novas redes sociais com as mesmas características básicas. Bloggers têm WordPress, Mephisto, e outras soluções de código aberto. Lovd oferece uma plataforma OpenSource para redes sociais. Construído com Ruby on Rails é uma solução de rede social que tem tudo que você precisa para construir a sua comunidade.

13. ETANO

Etano

Etano foi inteiramente construído com base em pedidos de clientes do nosso produto anterior, um site de encontros. Practicamente todas as características que foram pedidas, foram incluídas em Etano, para ajudar a construir um site melhor para os membros da comunidade. Você pode utilizar o Etano para criar um site de namoror, uma rede social, um site de classificados ou outro site qualquer que envolva grupos de pessoas, produtos ou empresas.

14. LIVESTREET CMS

Livestreet CMS

LiveStreet é um motor (GPLv2) livre para blogs e redes sociais. O projeto foi implementado com o OOP em PHP5 + MySQL5 e é construído sobre o princípio do modelo MVC, o que torna possível alterar tanto o motor como a lógica, e a sua aparência com facilidade. Para correto funcionamento precisa de PHP 5.2.1 ou superior, com o apoio de mbstring addon, um banco de dados MySQL 5 e de preferência com suporte InnoDB. InnoDB fornece melhor desempenho e garante a integridade de dados relacionados.

15. KICK APPS

Kick Apps

Kick Apps foi adquirido pela KIT Digital em Janeiro de 2011, pelo que agora se dá pelo nome de KIT Social Platform. KIT Social platform oferece aos particulares e às empresas a capacidade de poder criar uma rede social interactiva baseada em um tipo de uma plataforma que oferece soluções dinâmicas. Construa a sua própria comunidade, partilhe fotos e vídeos, adicione widgets, comente e partilhe os conteúdos dos seus amigos.

16. PLIGG CMS

PLigg

Pligg é um CMS (Content Management System) Open Source que você pode baixar e utilizar gratuitamente. Pligg CMS fornece aquilo que você necessita para incentivar os seus visitantes a efetuar o registo no site, para que possam apresentar conteúdos e se conectar com outros usuários. Pligg cria sites onde as histórias são criadas e votadas por membros. Tire partido do sistema de gerenciamento de conteúdo Pligg para iniciar a sua própria editora comunidade social em apenas alguns minutos.

17. JOMSOCIAL

Jomsocial

O que destaca JomSocial do resto da concorrência é seu poderoso ticker de atividade. Enquanto outras soluções dependem de uma listagem simples, o ticker de actividade de JomSocial vai muito mais longe. É inteligente e exibe cada item de acordo com a sua importância. Atividades do género de respostas ou gostos terão um display maior, enquanto os itens menos interessantes são apresentados em um layout mais compacto. Estas são as características que mais se destacam em Jomsocial, ums poderosa plataforma para Joomla.

Abraços!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Eliezer Cardoso
    18 de abril de 2012

    Para Joomla existe o Jomsocial, que possui características fantásticas e, na minha opinião, é o melhor sistema de redes sociais do mercado.



    • Diogo Espinha
      18 de abril de 2012

      Olá Eliezer Cardoso, Jomsocial foi adicionado à lista. Obrigado pela sua visita e contribuição, abraço!



    • Gabriel araujo zaia
      11 de março de 2013

      concerteza o melhor é oxwall
      ela tem plugins sensacionais



    • Hussy
      20 de maio de 2013

      Dolphin é o melhor…é só testar



  2. Pedro Mendes
    19 de abril de 2012

    Eu adoro a Buddypress!!

    Principalmente para fazer a integração com wordpress… é fantástico!



  3. Digo Cabral ( www.i9Blogueiro.com )
    10 de setembro de 2012

    Estou utilizando o BudyPress, é uma ferramenta fantástica, mas requer uma certa pesquisa e paciência no manuseio. Criei uma Rede Social para Blogueiros com o BudyPress – i9 Blogueiro. Aproveitando a oportunidade, convido os amigos blogueiros à participarem.!
    Abraços,
    Digo Cabral



  4. Marcos Bernardo
    3 de novembro de 2012

    Eu usei o Oxwall para criar uma rede social, uma outra dica é o Sharetronix, interface muito bonita e facil instalação….parabéns pelo conteúdo…



  5. Sandro
    1 de fevereiro de 2013

    Parabéns,

    Muito boas as dicas, vou testa-los.
    Testei com o ELGG, apesar de se parecer um pouco com o facebook é de difícil administração e trava muito. Quando um plugin não é compatível e você só descobre depois de instalado da um trabalhão para alterar.

    Obrigado



  6. Eduardo
    3 de março de 2013

    Cara parabéns eu já estava atrás disso a muito tempo graças ao meu bom deus e você conseguir faze o meu muito bom e boa sorte no futuro com o seu site quem sabe um dia a gente se ver lá em cima no alto do sucesso ^^claro sé deus quiser



  7. Arnold
    8 de abril de 2013

    You’d better look for chic handbags in more stores or on-line shops. Regardless of what fabrics and colors women wore to the office this summer, as cooler weather hits it will be all about classic business looks that include menswear-inspired separates and tailored pieces in neutral shades like navy, charcoal gray, khaki and chocolate. Today Korean fashion online wholesaler Korean Japan Clothing.



  8. Marcia
    8 de abril de 2013

    Sunglasses can boost your persona and perhaps even crank out some thriller regarding you and will be a serious part of every summer fashion trend and an integral a part of any craze summer fashion outfit. Apart from various styles & patterns, kurtis are also available with widest & finest assortment of embroideries that makes them more attractive. Keep in mind that laptops usually use less energy than desktop computers, and often make better home theater computers, as well.



  9. Rhoda
    8 de abril de 2013

    Sunglasses can boost your persona and perhaps even crank out some thriller regarding you and will be a serious part of every summer fashion trend and an integral a part of any craze summer fashion outfit. Anthony, Carl Sferrazza ‘ First Ladies: The Saga of the Presidents’ Wives and Their Power 1789-1961, 1990, William Morrow. As days are advancing, more and more recent innovations are brought into these ladies fashion shoes both in terms of style and comfort.



  10. Vinicius
    27 de julho de 2014

    Olá tenho apenas 14 anos de idade e ja me entereço por design,eu sie criar redes sociais crio CMS,mais nao achei nenhuma que eu gostasse



  11. Luis
    20 de janeiro de 2015

    Adorei 5 estrelas, alguém sabe se existe um cms ou algo parecido para criar uma base de dados robusta para um partido politico ou algo parecido! De preferência Mysql.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz