No artigo de hoje, e dando seguimento à série de artigos relacionados com a linguagem de programação PHP que temos vindo a desenvolver, vamos fazer uma introdução ao mundo da criação de bases de dados e perceber como funciona, através da já habitual linguagem directa e simples, de modo a que o leitor consiga entender e executar de forma limpa e facilitada.

MySQL é o software de bases de dados Open-Source mais conhecido e mais utilizado, tendo mais de 100 milhões de copias baixadas ou distribuídas ao longo da sua história. A sua velocidade, fiabilidade e facilidade de uso são as suas principais armas e rapidamente se tornou preferencial para os desenvolvedores Web, Web 2.0, companhias de telecomunicações, entre outras.

PHPMyAdmin é um software grátis escrito em PHP e foi desenvolvido para gerir as tarefas de administração de MySQL, sendo considerado um género de interface facilitadora para o utilizador.

1. COMO COMEÇAR?

Antes de poder dar uso a MySQL e PHPMyAdmin é necessário que ambos estejam instalados num servidor. Qualquer um destes aplicativos poderá ser facilmente encontrado nos mais básicos planos de alojamento à venda na internet.

Aceda a PHPMyAdmin, partindo do principio que terá adquirido um desses planos que têm um painel de controlo cPanel ou Plesk. Para o caso não importa qual deles será, pois ambos têm acesso a PHPMyAdmin.

Quando acede a PHPMyAdmin e depois de introduzir o nome de utilizador e password será levado ao ecrã inicial:

Clique para ampliar

1. CRIAR UM UTILIZADOR

Primeiramente deverá criar um utilizador para seu uso, para tal clique em “Privilégios”, clicar em “Acrescenta um utilizador” e inserir os dados pedidos.

Clique para ampliar

Aconselho a criar uma password automaticamente, e a dar todos os privilégios ao utilizador (se for administrador). Depois clicar em “Executa”.

Clique para ampliar

3. CRIAR BASE DE DADOS E TABELAS

Para criar uma base de dados necessitamos de voltar ao ecrã inicial novamente. Depois introduza o nome que quer dar à sua base de dados e clique em “Criar”.

Será depois levado para uma tela de confirmação de criação da base de dados, onde poderá também criar a sua primeira tabela, definindo também o número de campos da mesma:

Depois de introduzir o nome e o número de campos, clique em “Executa”. Será então redireccionado para uma tela de preenchimento dos campos da base de dados:

Depois de preencher os dados de acordo com a sua necessidade, clique em “Guarda”, ou se pretender adicionar mais campos à sua tabela, insira o número de campos e clique em “Executa”:

Depois de guardar os seus campos irá ser levado para uma tela de confirmação de criação de campos e onde poderá visualizar os campos criados neste passo:

clique para ampliar

E já está, criámos uma base de dados, uma tabela e vários campos. Como poderá verificar, este é um processo bastante simples de completar!

E VOCÊ, UTILIZA PHPMYADMIN?

Se é um utilizador regular de phpMyAdmin e gostaria de deixar um comentário para ajudar os iniciantes nesta área, não se iniba! Deixe a sua contribuição para a comunidade Escola Criatividade!

Abraço

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

Templates Incríveis para seus Projetos:

  • Beige - Bootstrap Parallax One Page Drupal Theme
  • Sparkle - Responsive News/Magazine Drupal theme
  • WM One Page Multi-Purpose Joomla Template
  • Genius - Elegant design for modern business
  • Splash - MultiPurpose, Creative Drupal Theme
  • Estimation - Responsive Drupal Theme
  • Papa - Responsive Multipurpose VirtueMart Template
  • Vigo Shop - Responsive & Multipurpose Joomla Theme
  • Minima - Multipurpose Joomla Template
  • Noo Wedding - The Tasteful Joomla Wedding Template
  • Vigorous - Responsive Multi-Purpose Joomla Theme
  • Product - Responsive Business Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Hugo Gaspar
    10 de fevereiro de 2011

    Parabéns pelo artigo, e sim eu sou um utilizador do PhpMyadmin. Utilizo ele a tempos, e nunca o deixei mais hoje em dia não o utilizo constantemente;

    Responder


  2. Cristiano
    13 de fevereiro de 2011

    Eu pessoalmente utilizo muito o phpmyadmin

    É bastante eficaz, mais rápido pois tem interface visual, e perde-se menos tempo.

    Claro que nem sempre é possível utiliza-lo mas de qualquer forma, é uma bela forma de fazer a mesma coisa sem perder tempo.

    No fundo o que queremos é mesmo isso, o mesmo resultado em menos tempo.

    Cumprimentos,
    Cristiano Perdigão

    Responder


  3. Guido Sarmento
    19 de janeiro de 2012

    Eu tenho um problema, como fazer um site, com base de dados que gerada por mysql,

    E, agora eu estou a fazer isto, como inserir os dados da tabela em XAMPP, mas o tipo de dados é “PATH”(local onde está guardado o ficheiro) e “DESCRIPTION”(o nome que ele tem. )

    È obrigado que os dados tem de guardados no htdocs “sempre” ou uma pasta dentro de htdocs(como por exemplo: htdocs/PIEL/meustrabalhos.

    Muito Obrigadooo,

    Responder

Comente o Artigo!

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7633

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz