Nos últimos anos e com o passar do tempo, a plataforma Tumblr teve um boost na sua popularidade muito por culpa da sua característica única, a simplicidade. No passado, a abordagem feita através da utilização de frameworks e bibliotecas acabava por sobrelotar com demasiadas coisas. Quantas mais funcionalidades eram adicionadas, mais dificil ficava a tarefa dos usuários terem uma experiência de utilização agradável, tornando a própria plataforma um pouco confusa e pouco intuitiva. Uma grande questão que se colocou foi, no mundo do blogging, quanto poder será realmente necessário para uma plataforma? Será necessária tanta complexidade para satisfazer todos e quaisquer desejos e necessidades dos usuários? Naturalmente que a resposta a estas questões pode variar dependendo do objetivo que se pretenda dar ao blog, mas Tumblr destacou-se e fez a diferença. A atual simplicidade de utilização, o próprio funcionamento da plataforma e as funcionalidade que são oferecidas aos seus usuários é tudo aquilo que você necessita para ter um blog num formato rápido, onde poderá partilhar imagens, citações, textos, links ou mesmo músicas.

Crie templates para tumblr

Tumblr foi criado por David Karp e foi lançado ao público em 2007. Rapidamente esta plataforma se tornou conhecida e gerou imensas conversas e tópicos de discussão em toda a internet, impressionando os usuários com a sua simplicidade de utilização e interface intuitiva. Neste momento várias celebridades se renderam a esta plataforma e têm o seu próprio Tumblr, como é o caso de Katy Perry, John Mayer ou outros artistas do mundo da música. Tal como o criador David Karp afirma, a magia do Tumblr é que permite aos usuários introduzir qualquer tipo de conteúdo da mesma forma que o pode retirar da plataforma, dando assim o poder aos usuários de poderem postar qualquer coisa que seja do seu agrado e que traga mais valia ao seu blog.

Vantagens:

  • A plataforma Tumblr conta já com mais de 20 milhões de usuários
  • Neste momento está entre os 15 websites com maior tráfego na internet nos EUA
  • Tem mais de 400 milhões de pageviews por mês
  • Todos os dias conta com mais de 25 mil novos registros
  • Existem centenas de themes gratuitos disponíveis para utilização no seu Tumblr
  • Com a possibilidade de utilizar os custom post types, os desenvolvedores dos themes para Tumblr podem estilizar individualmente cada um deles, dando o look que pretender ao seu Tumblr
  • Pode tirar partido dos aplicativos disponíveis para iOS e Android para poder utilizar o seu Tumblr onde estiver, através do seu dispositivo móvel
  • Poderá interligar o seu Tumblr com o Twitter e Facebook, para partilhar com os seus amigos das redes sociais o que você postar no seu blog
  • A plataforma Tumblr utilizar tas para fazer a inserção de informação dinâmica, o que é benéfico para os designers que estão familiarizados com linguagens como PHP.
  • Apesar de primar pela simplicidade, Tumblr oferece várias funcionalidades que lhe permitem personalizar os themes ao seu gosto
  • Os themes são automaticamente otimizados para a visualização em dispositivos móveis. No entanto se preferir ter mais controle sobre isto, poderá criar o seu próprio theme otimizado para a visualização em dispositivos móveis.
  • Tumblr é e sempre será gratuito!

Desvantagens:

A grande maioria das desvantagens que vão ser apontadas neste ponto, são itens que surgiram quase propositadamente devido à intenção da equipa de desenvolvedores do Tumblr em criarem algo realmente simples de utilizar.

  • Não existe um sistema de comentários, se pretender ter comentários no seu blog terá de utilizar um sistema exterior como o Disqus
  • Há quem afirme que a plataforma é demasiado simples e que algumas funcionalidades deveriam ser adicionadas, e outras mais trabalhadas. No entanto a equipa contra-argumenta dizendo que se o fizessem, estariam a ir contra o conceito principal da plataforma: a simplicidade
  • O código para um theme Tumblr pode-se tornar confuso com facilidade se não for bem trabalhado, pois todo o código do theme está no mesmo local, juntando tudo à excepção do Javascript.

1. UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA

Depois de fazer login e  chegar do painel de controlo da sua conta, poderá desde logo aceder ao menu onde poderá criar as suas postagens. Se pretender criar uma postagem de texto, clique no ícone “Text” e de seguida será levado para o editor onde poderá inserir o texto que pretende:

Crie um template tumblr

O editor permite fazer alguma formatação do texto, incluindo o bold, itálico, rasurado, inserir listas numeradas ou não ordenadas, inserir uma citação, inserir uma imagem ou mesmo inserir uma hiperligação. Além disso conta com um corretor ortográfico e um editor html, onde poderá proceder a alterações da sua postagem através do código! Do lado direito, tem opções que são comuns a todos os post types, que se prendem com a data de publicação do post, se pretende que ele seja publicado imediatamente, adicioná-lo á lista de espera, determinar quando é que ele irá ser publicado, guardar como rascunho ou mantê-lo privado. Do lado direito em baixo tem ainda a opção para selecionar se pretende ou não que o post seja partilhado tanto no Twitter como no Facebook, se já os tiver conetados à sua conta Tumblr.

O processo de postagem para os restantes post types são similares, no entanto contêm algumas diferenças que iremos salientar. Ao criar um post sobre uma fotografia, você terá algumas diferenças:

Crie templates para Tumblr

O primeiro passo será selecionar qual o ficheiro a enviar para o seu post, e de seguida se pretender poderá adicionar uma legenda para a imagem. Por último poderá inserir um link que fará com que quando alguém clicar em cima da imagem seja redirecionado para esse mesmo link.

A criação de uma citação é provavelmente o processo mais simples de todos os post types existentes na plataforma:

Crie templates para Tumblr

No primeiro campo insira a citação que pretende, e no seguinte indique a fonte se pretender. Neste caso utilizamos uma frase de Gustave Le Bon e inserimos qual a fonte no nosso post.

No post type Link, o processo é também simples bastando inserir dados em 2 campos, e 1 opcional:

Crie templates para Tumblr

Como poderá ver, basta inserir o título, o link e se pretender poderá também adicionar uma descrição para elucidar melhor os visitantes do seu Tumblr

O post type Chat permite-lhe criar um post com uma conversação. Neste exemplo criamos algo simples apenas para efeitos de demonstração

Crie templates para Tumblr

No post type Audio, você poderá partilhar uma música com os seus visitantes. No entanto não é possível você inserir uma música que não exista ou no soundcloud ou no Spotify, ou em alternativa enviar o ficheiro com no máximo 10mb:

Crie templates para Tumblr

Ao fazer a pesquisa, serão apresentados os resultados de entre os quais poderá selecionar um para inserir no post. De seguida em baixo poderá ainda inserir uma descrição para complementar a postagem. Para alterar para o modo de envio de ficheiro, basta clicar onde diz Upload a File, e poderá então selecionar um ficheiro presente no seu computador com no máximo 10mb e inseri-lo.

Por último o post type Vídeo é onde você poderá partilhar vídeos com os seus visitantes, podendo fazê-lo de duas formas – ou inserir o link para um vídeo existente na internet, ou enviando o seu próprio ficheiro de vídeo.

Crie templates para Tumblr

O envio de ficheiro de vídeo está limitado pelo tamanho de 100mb por ficheiro, e poderá meter apenas 5minutos de vídeo por dia. Esta poderá parecer uma grande limitação, mas imagine a quantidade de vídeos que são enviados todos os dias pelos milhões de utilizadores da plataforma?

2. EDIÇÃO DE CÓDIGO

Para aceder ao local onde poderá fazer a edição de código do seu theme, basta dentro do seu painel de controlo aceder onde diz Customize Theme.

Crie templates para Tumblr

De seguida irá ser levado para uma tela onde poderá editar alguns detalhes do seu theme e do Tumblr, como o título, a descrição, cores de background entre outros itens. Nessa tela clique em Edit HTML:

Crie templates para Tumblr

De seguida será aberto o editor HTML onde terá acesso ao código e onde o poderá editar:

Crie templates para Tumblr

Aqui é o local onde primáriamente você poderá fazer alterações ao seu theme Tumblr!

Depois desta introdução à plataforma e depois de lhe termos mostrado os príncipios básicos da mesma, iremos continuar a abordar o tema da criação de um theme para Tumblr. No próximo artigo iremos entrar já na parte técnica para que possa rapidamente se tornar um desenvolvedor de themes para Tumblr. Fique atento!

Abraços!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Wagner de Moura Silva
    18 de agosto de 2012

    Oi Diogo Espinha,

    Este artigo foi bem elaborado, parabéns! Incrível que no dia 15/08 estava vendo os temas do Tumblr e achei super legal um tema que se chama GALLERA e gostaria de saber como se faz este tema tipo galeria. Ah! Sem falar que o Tumblr já está disponível em português (PT/BR).

    Abraços



    • Diogo Espinha
      28 de agosto de 2012

      Olá Wagner, obrigado pelas suas palavras! Abraço


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz