A tarefa de freelancing apartir de casa é uma tarefa que pode ser bastante cansativa, na medida em que você terá de lutar não só para se manter concentrado e ao mesmo tempo manter a sua produtividade ao mais alto nível – como faria em outro lugar qualquer – como terá também de lutar contra as inúmeras distracções existentes na sua casa.

É verdade que trabalhando em casa, você poupa viagens para o local de trabalho, passa mais tempo com a sua família e permite-lhe estar num ambiente familiar onde se sente particularmente bem. Na outra face da moeda, temos os contra-tempos, também conhecidos como distracções. As distracções podem ter várias fontes, estejam elas relacionadas directamente ou não com o facto de trabalhar em casa. A título pessoal, uma das principais distracções que enfrento, relacionado com o facto de trabalhar em casa, é ter pessoas a entrar e a sair de casa, vindo cumprimentar-me ou despedir-se, ou apenas partilhar / pedir uma opinião. Este tipo de “eventos” não escolhem hora, e podem apanhá-lo a meio de uma corrente super-produtiva e quebrá-la de imediato. Tenho tido alguma dificuldade em conseguir explicar ás pessoas que o facto de trabalhar em casa não significa que esteja disponível, isso simplesmente não é verdade. É certo que o facto de estarmos fisicamente próximos potencia a facilidade de convivência entre os familiares ou visitantes, mas é imperativo que você consiga explicar correctamente ás pessoas que você está a trabalhar e que não quer de modo algum ser interrompido. Considero que este é o primeiro passo em Como ser produtivo e criativo trabalhando em casa?


1. DEFINA O SEU HORÁRIO DE TRABALHO

Quando se trabalha fora de casa as pessoas tendem a respeitar naturalmente o seu horário de trabalho, tentando não o perturbar nessas horas. Mas quando você trabalha em casa, a situação muda um pouco. Você irá ser sistematicamente incomodado com chamadas para o seu telefone a meio da manhã, ou irão-lhe cobrar algumas tarefas domésticas. Além disso, como você sente que tem maior liberdade, permite-se a si mesmo cometer alguns erros, como misturar hora de pausa com hora de trabalho. Isto deve ser evitado, e se você pretende estabelecer limites para as outras pessoas, você terá de ter os seus limites definidos primeiro.

2. DEFINA OS PRAZOS DOS SEUS TRABALHOS

Trabalhando em casa é extremamente fácil ser distraído ou distrair-se a si mesmo involuntariamente, e isto é recorrente quando se está a trabalhar em tarefas que exigem mais de nós, em que a certa altura sentimos e necessidade de respirar um pouco. Isso não tem mal nenhum, mas o problema é que você em vez de descansar 5 minutos, vai descansar 20 porque provavelmente começou a teclar com alguém no chat ou ficou meio perdido no Facebook com as fotos de uma garota qualquer! Quando você sentir que está a perder o controle da sua concentração no trabalho, pare para pensar e estabeleça um prazo para concluir a sua tarefa. Ao saber que tem um tempo limite, você sentir-se-à forçado a trabalhar para concluir com sucesso dentro do tempo estabelecido.

3. QUEIRA MAIS DE SI – DEFINA PRAZOS RÍGIDOS

A maior parte das pessoas quebra quando estão sobre pressão, mas existem muitas que ficam extremamente produtivas e criativas nessa situação. Você certamente já notou a diferença quando trabalhou sobre pressão e conseguiu acabar uma tarefa em tempo recorde, enquando que por outro lado já demorou horas infinitas para terminar uma simples tarefa que se fazia em pouco tempo. A ansiedade de terminar uma tarefa simples pode levar a que você se distraia facilmente, criando uma repulsa ao trabalho. Esta questão de trabalhar bem sobre pressão pode ser verdade, mas também pode ser aplica a Lei de Parkinson, que pode ser definida em uma frase “Se quiser realizar uma tarefa de uma forma rápida, entregue-a a uma pessoa ocupada”. Exija sempre mais de si, defina prazos rígidos para a conclusão dos seus trabalhos e certamente notará a diferença. Concluíndo, deixo uma pergunta aos caros leitores: Seremos realmente mais produtivos sobre pressão?

4. DESLIGUE-SE DO MUNDO POR ALGUM TEMPO

O colega Luciano Larrossa, da Escola Freelancer fez um teste que consistia cancelar a conta pessoal do Facebook durante 7 dias e registar aquilo que mudou nos seus hábitos. No artigo 7 lições que aprendi depois de passar uma semana sem Facebook, você poderá compreender quais as vantagens e desvantagens de se desligar um pouco do mundo. Depois de ler o artigo, percebi que de facto a dependência das redes sociais pode ser algo extremamente contra-produtivo, e embora também sejam apresentadas algumas vantagens, eu considero claramente que em termos de trabalho o Facebook e outras redes sociais poderão ser um sério obstáculo à sua produtividade. É importante ter a noção que as distracções não se limitam apenas ao Facebook – Não se esqueça do Youtube, Twitter, Dihitt, Mensagens Instantâneas, E-mails, entre muitos outros!

5. CONTROLE O SEU TEMPO

Manter o controle do seu tempo pode ser uma óptima maneira de você perceber onde perde o seu tempo de trabalho ao longo do dia. Utilizando ferramentas como o Rescue Time, você poderá saber ao pormenor onde está aplicando o seu tempo de trabalho, e perceber quais as tarefas em que deverá gastar menos tempo, e em quais deverá investir mais tempo. Isto é particularmente útil para quem trabalha em casa e quer perceber onde emprega o seu tempo durante o dia. Analise os resultados e trace um plano para utilizar mais eficientemente o seu tempo!

6. CRIE LISTAS DE TAREFAS

Uma Lista de Tarefas bem organizada é meio caminho andado para você manter a corrente de produtividade sem parar. Se você definir quais as tarefas que vai desenvolver ao longo do dia ou da próxima semana, você estará a estabelecer objectivos a curto prazo que você vai efectivamente querer cumprir. Você pode criar as suas próprias técnicas para potenciar a sua criatividade e produtividade, e ninguém saberá melhor que você quais as técnicas que melhor resultam consigo, no seu trabalho. Ninguém gosta de deixar um trabalho de um cliente atrasado, essa não é uma boa política de trabalho! Pense nisso, e estabeleça o seu ritmo de trabalho.

7. COMO SER CRIATIVO?

A criatividade está ao virar da esquina. O ser humano nasceu por si só com a criatividade em si mesmo, basta olharmos para trás e percebermos que ao longo da história da humanidade, milhares ou mesmo milhões de coisas foram criadas apartir da criatividade e visão do ser humano. Se julga que é preciso ser super dotado para ter criatividade, você está enganado. A nível pessoal, já fui buscar inspiração e posterior criatividade nas coisas mais simples que temos ao nosso dispôr, como o céu, as árvores ou um qualquer objecto que tenha na sua secretária – estas são das formas mais simples de transformação da inspiração em criatividade. Por outro lado, você tem imensos artigos e vídeos de inspiração espalhados pela internet, é impossível você não conseguir extrair inspiração para ser super criativo quando necessita. Para finalizar, gostaria de deixar um conselho que considero muito útil e estou grato por alguém me ter falado nisso: Não se esforce demasiado, isso poderá a levar a uma ruptura dos seus pensamentos e criatividade – Baseie-se nas coisas simples, e poderá criar algo brilhante!

Abraços

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Bruno César Bulnes
    31 de maio de 2011

    Realmente é muito importante ficar atento as suas próprias atitudes, para que elas não sejam as bloqueadoras do seu sucesso.

    Obrigado pelas dicas. Vou tentar seguí-las.

    Abraços. Até mais.
    Bruno César Bulnes.

    brunocesarbulnes.blogspot.com



    • Diogo Espinha
      7 de junho de 2011

      Olá Bruno, obrigado pela sua visita!

      Abraço



  2. Gustavo
    1 de junho de 2011

    Muito bom!
    O único problema de trabalhar em casa é às vezes não ter limites e ficar o dia inteiro trabalhando..

    Abraço



    • Diogo Espinha
      7 de junho de 2011

      Olá Gustavo, por vezes esse é um obstáculo à produtividade, pois o cérebro fica demasiado desgastado para conseguir ser produtivo o dia inteiro. Obrigado pelo seu comentário!

      Abraço



  3. Bruno Costa
    3 de junho de 2011

    Excelente Texto.

    Trabalhar em casa realmente é maravilhoso e problemático. Depois de 1 ano fazendo isso consegui “treinar” as pessoas que qnd a porta tiver fechada estou trabalhando.

    Abraços



    • Diogo Espinha
      7 de junho de 2011

      Olá Bruno, obrigado pelas suas palavras! Conseguir ensinar isso às pessoas é um grande feito, até hoje ainda não consegui alcançar isso a 100%.

      Abraço



  4. Dyegool Ferreira
    5 de junho de 2011

    Prefiro trabalhar pela madrugada quando esta todo mundo dormindo. Assim não interrompo as atividades e consigo terminar mais rápido as tarefas.



    • Diogo Espinha
      7 de junho de 2011

      Olá Dyegool, obrigado pelo seu comentário. Eu também gosto bastante de trabalhar durante a noite, no entanto não faço disso um hábito, alterno e trabalho também durante o dia algumas vezes.

      Abraço!



  5. Daniele
    23 de dezembro de 2011

    Olá,
    Realmente para ter sucesso trabalhando em casa você tem que se dedicar, se concentrar, fazer seu cronograma e segui-lo, ter foco, não deixar que fatores externos atrapalhem e eu acho que o principal de tudo é ORGANIZAÇÃO.
    Comecei um trabalho em casa recentemente e percebi que a organização e disciplina estao sendo essenciais para meu sucesso e estou muito feliz com os resultados.
    O meu trabalho é divulgar uma empresa que esta a 13 anos no mercado, é feito tudo pela internet. No começo é meio complicado, requer um pouco de paciencia, mas colocando em pratica todas as dicas, o resultado é maravilhoso, pois trata-se de uma empresa séria e um trabalho sério.
    Se alguem tiver interesse em conhecer meu trabalho ou entrar em minha equipe, segue link:
    http://www.frpromotora.com/daniellypacheco613334

    Meu msn
    Daniellypacheco14@hotmail.com

    Abraços a todos e sucesso



  6. Danielly
    23 de dezembro de 2011

    Ola
    realmente para ter sucesso trabalhando em casa você tem que se dedicar, se concentrar, fazer seu cronograma e segui-lo, ter foco, não deixar que fatores externos atrapalhem e eu acho que o principal de tudo é ORGANIZAÇÃO.
    Comecei um trabalho em casa recentemente e percebi que a organização e disciplina estao sendo essenciais para meu sucesso e estou muito feliz com os resultados.
    O meu trabalho é divulgar uma empresa que esta a 13 anos no mercado, é feito tudo pela internet. No começo é meio complicado, requer um pouco de paciencia, mas colocando em pratica todas as dicas, o resultado é maravilhoso, pois trata-se de uma empresa séria e um trabalhos sério.
    Se alguem tiver interesse em conhecer mais desse trabalho on line,Meu msn
    Daniellypacheco14@hotmail.com

    Abraços a todos e sucesso


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz