Quem trabalha através do computador, normalmente passa muitas horas a pesquisar por mais informação e por fontes de inspiração que possam ser úteis no futuro. Esse é um hábito normal, mas que conta normalmente com um lado negativo: a dificuldade em conseguir organizar toda essa informação. São dezenas e dezenas de artigos todos os dias que acabam por ficar perdidos devido à falta de um método para guardar toda essa informação. Porém, hoje vou falar de um aplicativo que pode ajudá-lo a melhorar bastante nesse aspeto. Estou falando do Pocket, que foi desenvolvido com o intuito de guardar toda a informação que você encontra na internet e que considera interessante. Artigos, fotografias ou vídeos. Tudo fica pronto para você ver onde quiser e como quiser.

Dica: se você é um fã de organização no trabalho, opte por ler alguns destes artigos:

O Pocket, além de ser grátis, é também bastante simples de ser utilizado e é bem capaz que o leitor em poucos minutos consiga tirar o melhor partido desta ferramenta. Em primeiro lugar, necessita de fazer a inscrição no próprio Pocket, algo que também é feito em muito pouco tempo. Depois, você deverá baixar a extensão, que está disponível para Chrome, Firefox e Safari. Se você utilizar o Internet Explorer ou o Opera, terá de instalar o Bookmarket. Agora, cada vez que você ler um artigo ou visualizar um vídeo interessante, basta clicar no ícone que está no seu canto superior direito. Um segundo depois aparecerá uma barra logo por cima do post, informando que ele está gravado. Aconselho vivamente que utilizar uma Tag. Para isso basta clicar em “add tags” e depois separá-las por vírgulas. Elas agora ao início podem parecer pouco úteis, mas na verdade é que no futuro elas serão bastante úteis para você pesquisar pelo tema que pretende.

Depois de guardar alguns artigos (faça isso antes de começar a seguir estes passos), chegou o momento de aprender a tirar melhor partido desta ferramenta.

Página principal do Pocket

Se clicar nesta opção, os seus artigos aparecerão em forma de imagem, o que pode ajudar alguns a recordarem-se deles. No entanto, você poderá alterar essa opção, clicando nas listas que estão logo ao lado. Dessa forma, apenas aparecerá o título e um pequeno Favicon a identificar o site. Tenha em atenção que o Pocket permite a utilização de tags, o que irá facilitar em muito a sua procura.

Repare, também, que se passar o mouse por baixo do artigo aparecerão alguns símbolos. Aí poderá marcar como:

Lido: Tudo aquilo que você já leu mas pretende apenas que saia da página principal. Passará a ficar numa página secundária.

Eliminado: Aqui você fica sem chances de reler o artigo, sendo todo o conteúdo eliminado.

Favoritos: Guarde todos os artigos que mais gosta e tenha sempre eles numa página à parte.

Menu do Pocket

ORGANIZANDO O POCKET

Ao fim de alguns meses, é normal que o seu Pocket comece a ficar super desorganizado. Afinal de contas são dezenas de artigos todos os dias e a lista começa ficando a cada vez mais. Mas para ajudá-lo, vou dar alguns conselhos que serão importantes para manter a organização:

  • Grave tudo por tags: Não me canso de repetir este passo pois ele é de extrema importância. No entanto, tenha cuidado para não deixar para depois este passo. No momento em que guardar, adicione as tags.
  • Não exagere no número de tags: Para conseguir saber onde estão os seus artigos é preciso que organize bem as tags. E um dos segredos é não exagerar neste número.
  • Faça alterações geais: no canto inferior esquerdo, você tem o Bulk Edit. Esta opção serve para escolher quais serão os artigos que vão ser alterados. Depois de selecioná-los (normalmente ficam com um tol amarelado) você poderá fazer as mudanças que pretender, tais como adicionar tags, escolher como favorito ou marcar como lido. Depois basta gravar as alterações.
  • Utilize os filtros: Se reparar, no segundo separar existe a hipótese de você organizar os seus artigos por site, data de entrada ou por ordem alfabética.
  • Filtre por tipo de conteúdo: Desengane-se quem pensa que o Pocket serve apenas para guardar artigos escritos. Aqui, você também poderá separar por artigos escritos, imagens e vídeo. Basta alterar a opção no separador que está em baixo.

ENVIANDO PARA O EMAIL

Outra das opções interessantes do é o fato de você poder enviar um link para o próprio Pocket. O processo é bastante simples. Você apenas necessita de enviar esse email para add@getpocket.com com o link no corpo do email e esse mesmo artigo será inserido na sua conta. Caso esse email não venha do email com que você está conectado no Pocket não existe problema. Faça o mesmo processo e caso o email não exista na base de dados do aplicativo ele irá enviar outro email perguntando se você pretende adicionar esse email a alguma conta. No entanto, tenha atenção a alguns cuidados:

  • O link é para ser inserido no corpo da mensagem e não no assunto do email.
  • O Pocket irá adicionar o primeiro link que encontrar por isso envie um email por cada link.
  • Você deverá enviar links e não mensagens de texto.
  • O Pocket está tendo alguns problemas com envios de respostas para Outlook, Hotmail e Windows Live Email. Se receber algum email indicando que o seu link não é válido, não se admire..
  • Os links não são acrescentados à sua lista logo na hora. Por vezes demoram alguns minutos e se os sistema estiver a ser muito solicitado, pode demorar algumas horas.
  • Verifique se as respostas estão indo para o sem email. Isso é muito provável.

OUTRAS VANTAGENS DO POCKET

Além de todas estas vantagens, o Pocket ainda permite a integração com outros aplicativos. Zite, Pulse, FlipBoard, Tweetbot, Twitter, Dolphin, entre outros, são apenas alguns dos exemplos. Além disso, você também poderá utilizá-lo no seu Iphone, Ipad, Android e outros. A minha experiência com o Iphone tem sido extremamente agradável. Todos os artigos que considero interessantes e que encontro no meu smartphone são todos enviados para o Pocket.

Além disso, você ainda poderá salvar os seus tweets favoritos no Pocket. Quando estiver nesse aplicativo, opte por ir aos “settings” e depois selecionar o “Read Later Service”. Aí encontra a opção de utilizar o Pocket, que salva novamente na sua conta, evitando que perca aqueles tweets mais importantes que normalmente ficam nos favoritos!

CONCLUSÃO

Como ainda está no seu início, é normal que o Pocket tenha algumas limitações. Os envios através do email poderiam ser mais rápidos enquanto que deveria possível procurar um artigo por mês, por exemplo. Era mais uma opção de procura que considero deveras interessante. No entanto, ele apresenta vantagens muito grandes. Em primeiro lugar o envio para o email, apesar de ter algumas falhas, é uma excelente ajuda nos smartphones. Por outro, o seu design é bastante apelativo e torna-se fácil e agradável ler um artigo. E acima de tudo, não podemos esquecer que é grátis. E para algo que está oferecido está de bom tamanho.

E você, já tinha experimentado o Pocket? O que achou?

Abraço!

 

Autor: Luciano Larrossa

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Autor Exclusivo da Escola Freelancer. Licenciado em Comunicação Social. Jornalista. Escritor nas horas vagas. Apaixonado por Ténis e pela atividade física em geral.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Diego Moretto
    15 de abril de 2014

    Olá! Vim dizer que o seu artigo me ajudou bastante a tirar as minhas dúvidas deste app que eu tinha há meses mas nunca usei. E to achando agora maravilhoso, salvando minha vida.
    Many thx! =)


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz