Nesta Parte II do Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop abordaremos mais vantagens no uso de Fireworks, e falaremos finalmente sobre as suas desvantagens. Na Parte I abordámos a história do Fireworks e do Photoshop e fizemos a introdução ás vantagens da utilização de Fireworks, nomeadamente em relação à linkagem interna, páginas mestras, gestão de estilos e ferramentas de vectores. É importante frisar que este Guia de Comparação, tal como a maioria dos artigos na Escola Criatividade, tem uma vertente educacional, pelo que é perfeitamente natural que os mais habituados aos programas encontrem conteúdo que é extremamente básico e fácil de entender e perceber. Quem é que não se lembra de quando era novato e todas essas coisas que hoje assumem como simples, eram uma dor de cabeça? Por isso e para facilitar a aprendizagem e escolha por parte do leitor, apresentamos-lhe o Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop – Parte II.

Este Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop terá vários artigos, pelo que se tiver ideias ou sugestões, participe e deixe o seu comentário! Se desejar, poderá subscrever a nossa newsletter gratuita e receber os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email:

Endereço de Email:

LIVRARIAS


As livrarias são uma parte importante e bastante útil para aqueles que utilizam de forma recorrente os mesmos estilos, símbolos, vectores ou outros elementos. Estes são guardados juntamente com as suas propriedades nas livrarias, possibilitando desta forma o seu uso posterior no mesmo ou em outros projectos. Tudo isto permite essencialmente poupar imenso tempo ao longo de um projecto, e n final do dia certamente irá ter mais tempo livre e agradecer a existência desta funcionalidade.

GRUPOS DE NÍVEIS

Fireworks

Photoshop

Os grupos de níveis existem tanto no Photoshop como no Fireworks, embora de maneira ligeiramente diferente, acaba por fazer grande diferença. Enquanto que no Photoshop isto é feito de uma forma manual (e diga-se, torna-se muito entediante passado algum tempo), no Fireworks é feito de uma forma mais natural e rápida, bastando para isso escolher os elementos e seleccionar “agrupar”, que pode também ser feito através do atalho de teclado CTRL+G.

GRADIENTES


Os gradientes em Fireworks são bastante melhores e têm muito mais para oferecer do que em Photoshop. Em vez de uma panóplia de ferramentas de gradientes, Fireworks fornece-lhe um vasto leque de maneiras de costumizar e gerir os gradientes para ficarem exactamente como pretende, não sendo forçado a utilizar ferramentas desnecesssárias.

OTIMIZAÇÃO DE IMAGEM


Enquanto que Fireworks suporta inclusive PNG-8 com transparência, Photoshop tem ferramentas básicas do estilo guardar para a web. Sim é verdade, Photoshop não suporta (até à data) PNG-8 com transparência! Comparações entre tamanhos de ficheiros revelam que Fireworks grava ficheiros com tamanho mais pequeno, que é crucial para websites carregados de imagens. Além disso, Fireworks está super otimizado para fazer otimização de imagem justamente da maneira que os web designers necessitam.

SUPER PERFORMANCE


Qual o ganho em não ter todas aquelas funcionalidades extras e chatas que Photoshop possui? Ficheiros mais pequenos e que se “mexem” muito mais depressa! Apesar de os ficheiros de Fireworks .PNG poderem conter muito mais complexidade que os ficheiros Photoshop .PSD, os .PNG têm uma performance bastante melhor na maioria dos computadores. Resumindo, isto significa menos tempo perdido a olhar para o computador à espera que ele processe o nosso pedido, e mais tempo ganho a trabalhar. Tudo isto também ajuda a que só consiga fazer determinadas operações em Fireworks, como fazer rapidamente um protótipo de um website ou de uma aplicação AIR, criar PDF’s interativos, brincar com Flash ou mesmo fazer a estrutura de um website tirando partido do slice.

APRENDIZAGEM RÁPIDA


Para aqueles que têm utilizado o Photoshop à imensos anos, a experiência da utilização de Fireworks poderá parecer-lhe um pouco bizarra, mas a verdade é que aqueles que nunca utilizaram nenhum dos programas, e o fazem, acabam por constatar que a curva de aprendizagem de Fireworks é muito melhor do que Photoshop. Photoshop tem como alvo os amantes da fotografia e Designers gráficos, e isto acaba por significar que existem imensas ferramentas que são inúteis para os Web Designers. A interface de utilizador do Photoshop super carregada a que os seus devotos seguidores estão habituados não tem nada a ver com a interface de utilizador do Fireworks: Ferramentas quanto baste, mais intuitivo e um look limpo. Qualquer utilizador que esteja disposto a investir 2 ou 3 horas de aprendizagem Fireworks, no final certamente terá percebido e assimilado a maioria das capacidades do Fireworks.

RECONHECIMENTO CRESCENTE


Desde há anos a esta parte que a popularidade de Fireworks tem vindo a crescer, muito por culpa da constante inovação da web e o seu crescimento, levando a que os recém chegados ao mundo do web design procurem soluções mais práticas, intuitivas e fáceis de utilizar. Inclusivamente um recente estudo da Sociedade das Agências Digitais (SODA) indica que perto de 20% das agências inquiridas procuram profissionais com capacidade de trabalho em Fireworks. Segundo o mesmo estudo, no ano anterior este número era tão pequeno que era ignorado.

DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE FIREWORKS

Como tudo, Fireworks também apresenta algumas desvantagens, e dirão muitos Web Designers: Infelizmente!

  • O Anti-Aliasing de texto definitivamente necessita de uma melhoria.
  • Ficheiros .PSD mais complexos nem sempre abrem correctamente.
  • Não tem muitas das fantásticas ferramentas  a que os utilizadores Photoshop estão utilizados – desta forma haverá sempre razão para voltar ao Photoshop.
  • A indústria ainda está muito centrada em Photoshop. Isto significa que terá sempre de saber como trabalhar com Photoshop quando necessitar de trabalhar com outros designers.

E VOCÊ, UTILIZA FIREWORKS?

Não perca a continuação do Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop, se tiver ideias ou sugestões, participe e deixe o seu comentário! Se desejar, poderá subscrever a nossa newsletter gratuita e receber os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email:

Endereço de Email:

Até Já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Maiswebmarketing
    14 de janeiro de 2011

    Para quem começa com Photoshop, a partir daí o que existe é sempre secundário! Respeito opiniões, mas para mim só utilizo Photoshop, é incrível que já uso a ferramenta há alguns anos e ainda hoje aprendo técnicas novas!

    Mesmo para web design na minha opinião dá perfeitamente!

    Cumprimentos.



    • Diogo Espinha
      14 de janeiro de 2011

      Olá Maiswebmarketing, bem-vindo à Escola Criatividade. Como diz e bem, opiniões são opiniões, e estes artigos também servem para dar algumas luzes aos principiantes, para que possam saber com qual dos programas se identificam melhor e qual será melhor para o seu contexto de trabalho.
      Irá ser abordardo mais à frente neste Guia qual é a viabilidade de usar só um, ou se existem ou não vantagens de utilizar ambos.

      Obrigado pela sua visita e comentário,
      Abraço!



  2. Luís Salvador
    16 de janeiro de 2011

    Estão me a deixar entre “a espada e a parede”. Não sei se daqui para a frente utilizo Fireworks ou se continuo a usar Photoshop.

    :b



    • Diogo Espinha
      16 de janeiro de 2011

      Olá Luís, essa decisão deverá ser tomada tendo em conta aquilo que necessita de fazer. Se me permite dar-lhe um conselho, imaginando que o seu objectivo é web design eu aconselho trabalhar no Fireworks, e SE necessario dar um ultimo toque de magia no seu design, usando o Photoshop. Agora se o seu objectivo é o tratamento de imagens, fotografia, etc então decididamente você deverá optar por utilizar Photoshop.
      Não perca o próximo artigo onde iremos fazer a abordagem ao Photoshop :)

      Espero ter ajudado, abraço e obrigado pela sua visita!



  3. Júnior Gonçalves
    18 de janeiro de 2011

    Entre os dois eu fico com o Fireworks. Certamente por conhecer bem mais sobre ele e também porque supre muito bem a minha necessidade de edição de imagens.

    Parabéns pelo trabalho aqui no Escola Criatividade! Gostei muito desse Guia de Comparação entre as ferramentas, por mais que conheça o Fireworks sempre há algum detalhe novo a aprender.

    Abraços,



    • Diogo Espinha
      19 de janeiro de 2011

      Olá Júnior, obrigado pela sua visita!
      Agradeço as suas palavras e a sua participação neste Guia de Comparação. Fez a sua escolha de acordo com aquilo que necessita, e isso é o mais sensato que se pode fazer :)

      Abraço!



    • Lorene
      6 de maio de 2011

      Thanks for sharing. Aalyws good to find a real expert.



  4. BF3Pro
    25 de abril de 2012

    Uso o photoshop e fireworks,mas acho que o Fire é melhor e muito mais fácil. Mesmo assim as vezes precisamos voltar pro photoshop pois apenas lá há algumas ferramentas importantes.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz