Hoje damos início a uma série de artigos de como configurar a sua loja online usando Prestashop. Agora que já sabe como instalar o Prestashop poderá então dar os primeiros passos na sua loja online e deixá-la configurada do jeito que você deseja. Toda a série de artigos será feita com a instalação do Prestashop em Português, por isso neste primeiro artigo fique sabendo como alterar o backoffice (e frontoffice) da sua loja para o idioma em Português. Se pretender, pode deixar o backoffice em Inglês ou até em outro idioma, se assim o desejar. Depois de alterar o idioma de sua loja, saiba também como colocá-la em modo de manutenção para apenas voçê conseguir ver o resultado final das suas alterações.

Por fim iremos deixar um extra, de forma a responder a uma questão deixada por um leitor da Escola Criatividade no último artigo escrito sobre Prestashop.

Depois de fazer login no backoffice da sua loja siga os passos exemplificados nas imagens abaixo.
Nota 1: As primeiras imagens estão em Inglês, mas caso já tenha a sua loja em Português será fácil entender os passos através das imagens.
Nota 2: Lembre-se, estas alterações no Idioma vão-se refletir também no utilizador/visitante da sua loja online, pois os idiomas que ativar para o backoffice serão igualmente ativados para os visitantes da sua loja.

Alterar Idioma Prestashop

Depois de entrar na configuração das “Languages” active o idioma Português clicando na cruz vermelha. Caso o seu idioma já esteja ativo ignore este passo.

Alterar Idioma Prestashop

Agora que ativou o seu idioma, continuará a ter o seu backoffice em Inglês. Para alterar para Português terá que ativar nas Preferências do Empregado, neste caso você, o seu idioma. Para isso vá no menu Administration e clique em Employess.

Alterar Idioma Prestashop
Alterar Idioma Prestashop

Nesta página poderá ver listados todos os empregados da loja online, como está no início da configuração da sua loja, apenas aparecerá o seu. Para editar o seu perfil e alterar o seu idioma por padrão clique no botão ”Editar” como mostra a imagem acima.
Alterar Idioma Prestashop

Agora que chegou ao seu perfil clique na opção “Language” e escolha o seu idioma, de seguida carregue no botão “Save” como mostra a imagem acima.

E é isso, agora o seu backoffice está em Português.

ATENÇÃO: Nem todos os conteúdos dos backoffice estão traduzidos para Português, alguns continuarão em Inglês. Essa tradução pode ser feita por você, mas isso será algo explicado num próximo artigo, ou ainda poderá tentar fazer download de um pacote de idioma mais completo no site oficial do Prestashop.

COLOQUE A SUA LOJA EM MANUTENÇÃO

A sua loja ainda não está pronta e talvez a melhor opção será colocá-la em manutenção. Você se tiver uma loja física em preparação/remodelação também não irá deixar o público espreitar dentro dela certo? O Prestashop tem uma opção para colocar a sua loja online em modo de manutenção, este modo é feito através do seu IP. Por isso a sua loja mesmo estando em manutenção você poderá acessá-la quando e onde quiser, apenas terá que colocar o seu IP no modo de manutenção. Não se preocupe não tem que ir procurar seu IP em nenhum site, o Prestashop faz isso sozinho por você.

Para colocar sua loja em modo de manutenção vá no menu em Preferências e clique em Maintenance, depois apenas tem que escolher “No” na opção Enable Shop. Para colocar seu IP apenas tem que clicar no botão “Add my IP” e automaticamente seu IP será adicionado à lista dos IPs que poderão ver sua loja online. Não se esqueça de fazer “Save” no final do processo.

 Modo manutenção Prestashop

Algumas dicas acerca do Modo de Manutenção

  • O Prestashop permite ter mais do que um IP, mas se for somente você a acessar à loja deixe sempre só o seu IP.
  • Assim que tiver a sua loja totalmente configurada, desde métodos de pagamento, modos de entrega e todos os aspectos que forem importantes para o seu funcionamento, desligue o modo de manutenção.
  • Não cometa o erro de colocar a loja em funcionamento somente quando tiver todos os produtos, coloque-os gradualmente, pois à medida que os está a colocar o Google e outros motores de busca vão começar a indexa-los.
  • No fim de tudo não se esqueça de tirar a loja do modo de manutenção, pois não se esqueça que o seu IP consegue acessar a loja e você pode pensar que a loja está ativa quando na realidade não está.

LOGOTIPO DA SUA LOJA

Durante a instalação do Prestashop provavelmente colocou o logotipo da sua loja, este logotipo aplica-se ao site, às facturas geradas pela loja, ao favicon, aos e-mails da loja e também ao logotipo para visita à sua loja através de dispositivos mobile.

Para fazer todas estas alterações no seu logotipo vá no menu Preferências e clique em Themes. Nesta página de configuração faça scroll down até encontrar a opção “Appearance”. Se o seu logotipo for igual para todos os campos, exceto o do favicon, então basta fazer o upload do seu logotipo no campo “Header Logo” (o primeiro de todos).

Logotipo Prestashop com transparência

Nota muito importante: Se o seu logotipo tem fundo transparente vai precisar de umas configurações extra, caso contrário, seu fundo transparente será substituído por uma mancha preta.

Para poder enviar seu logotipo com transparência vá no menu “Preferências” e clique em “Images”. Procure a opção “Image quality” e escolha a opção “Use PNG only if the base image is in PNG format” ou “Use PNG for all images”. Ambas as opções funcionam para este caso, mas esta mudança irá afectar todas as imagens que enviar para a sua loja (produtos, marcas, categorias…). Caso escolha a opção “Use PNG only if the base image is in PNG format” o Prestashop não fará qualquer alteração à imagem que você enviar, já na outra opção ele irá transformar todas as imagens que enviar para PNG.

O primeiro passo da configuração da sua loja está dado, agora já sabe como configurar os Idiomas, colocar a loja em manutenção e enviar o logotipo com transparência. Gostou do que viu? Então prepare-se, o Prestashop tem muito mais para oferecer.

Deixe as suas dúvidas e questões, quem sabe terão resposta no próximo artigo, conto consigo.

Abraço!

 

Autor: Pedro Alfaiate

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Web Developer com sólidos conhecimentos em PHP, Mysql, CSS jQuery e HTML. Os seus conhecimentos incidem principalmente em Wordpress e Prestashop. Sempre pronto para novos desafios na programação...

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Nathan Vieira
    22 de fevereiro de 2013

    Muito bom tutorial! Com certeza acompanharei a sequência das postagens desta série.



  2. Náiade Soares
    22 de fevereiro de 2013

    Excelente Tutorial…
    Essa semana eu baixei o Prestashop, mas tem sido muito difícil encontrar bons tutoriais, principalmente para a versão nova 1.5.3.1
    Até agora foi o melhor tutorial que eu encontrei.
    Parabéns!
    Muito Bom!
    Voltarei mais vezes, a Escola Criatividade já está nos meus favoritos.
    Estou anciosa por novos tutoriais.
    =D



  3. Valter Sousa
    5 de março de 2013

    Olá, Pedro. O tutorial simplifica bastante nosso trabalho de configuração da loja e está muito bem explicado. Obrigado também pelas dicas que deu acima. Eu ainda não tenho ideia para uma loja, mas indico com certeza esta série de artigos para o pessoal que procura pelo tema. Valeu mesmo!



  4. Mejer Jacques de Lima
    14 de março de 2013

    Plá Pedro.

    Eu sou marinheiro de primeira viagem e já estava desistindo, valeu mesmo.

    Você sabe onde consigo temas gratuitos para loja de livros?

    Um grande abraço.



  5. MICHAEL
    26 de março de 2013

    Ótima explicação.
    Eu instalei ontem o Prestashop e como nunca mexi com nada parecido, fiquei muito perdido.
    Estou correndo atras de tutoriais e esse já me ajudou.
    Muito obrigado.
    Acompanharei os próximos.



  6. Marco antonio Furtado
    1 de abril de 2013

    Olá, muito bons os seus artigos, sou novo no mundo da blogosfera e to aprendendo muito com o seu site!!!Parabéns!



  7. Nany
    1 de abril de 2013

    otimo tutorial. parabens



  8. gisele
    6 de abril de 2013

    Bom dia,
    Eu baixei alguns tems gratuitos do prestashop e gostaria de saber como mudar o header e tirar o menu que ja veio pronto nesse tema pra utilizar o que fiz no prestashop, senao, minha pagina vai ficar com dois menus
    Obrigada pela ajuda



  9. Donato Barros
    25 de abril de 2013

    Muito bom. Abraço e Sucesso.

    Donato Barros | DonatoBarros.com



  10. Maria João
    15 de maio de 2013

    Olá! Gostei imenso, contudo fiquei com uma dúvida.. Estando já o domínio no ar em modo de manutenção, como o que referiu no texto, como é que dá para apenas eu alterar o front-end, vendo-o, sem tirar do modo de manutenção? Cumprimentos!!



  11. Tom
    17 de maio de 2013

    Me tirem uma dúvida: eu baixei a versão 1.5.4.1, mas como é recente parece q não há muito modulos.
    Qual a melhor versão pra baixar, e onde?
    Eu trabalho com o Magento, mas adorei o Presta, queria aprofundar mais



  12. nivia maria da cruz costa leal
    18 de maio de 2013

    Obrigada por otimizar minha vontade, que é a de ser criativa cada vez mais. Parabéns!



  13. Marcos Ribas
    19 de maio de 2013

    Muito bom o post excelente e de grande ajuda



  14. Laércio Nunes
    25 de maio de 2013

    Olá, Parabéns pelo tutorial, eu já trabalhei com o Prestashop um tempo atrás, mais deixei devido as versões anteriores terem vários problemas na hora da tradução e na dificuldade por módulos, mais vejo que melhorou bastante.

    #ótimo tutorial



  15. Fazer msn
    2 de junho de 2013

    Muito bom esse tutoriald e prestashop. Eu estou me batendo há algum tempo para conseguir instalar tudo e aqui tem passo-a-passo. Muito obrigado!



  16. Erimeta
    3 de junho de 2013

    Eu segui todos os passos q deram tudo certo. aliás, parabens pelo tutorial. Mas já rodei e nunca achei esse bendito modulo dos Correios. Onde encontro pra essa ultima versão?



  17. Cleiton Rodrigues
    10 de junho de 2013

    Muito bom o tutorial. Se puder me ajudar dizendo como aumentamos o tamanho do espaço destinado ao logotipo iria me ajudar muito! Já tentei editando o arquivo global.css com uma dica que achei no forum do prestashop mas não deu certo!

    o que acontece é que quando coloco um logo com tamanho maior do que o logo padrão, ele sobrescreve o menu!

    obrigado!



  18. Marcus
    6 de julho de 2013

    Parabéns!!! tutorial bem detalhado , objetivo e facil entendimento.



  19. Paulo
    8 de julho de 2013

    Essa plataforma eu recomendo, ótimo tutorial



  20. Pedro vasques Junior
    17 de julho de 2013

    Parabéns pelo artigo, muito bem detalhado.
    Gostaria de tirar uma duvida. existe algum modulo no Prestashop que eu consiga, por exemplo, ter uma peça a venda que possa ser customizada pelo cliente e enviada para ser feita?
    Obrigado.



  21. Didierjr
    30 de julho de 2013

    Mais de três meses e nada da PARTE II !!!



  22. FERNANDO
    8 de agosto de 2013

    ALGUÉM CONHECE UM BOM DESENVOLVEDOR PARA LOJA EM PRESTA SHOP?



  23. Ewe
    15 de agosto de 2013

    Excelente tutorial! Você conhece um módulo gratuito para integrar loja no facebook? Somente encontrei módulos pagos até agora. Obrigada!



  24. Depósito a Prazo
    29 de setembro de 2013

    Excelente tutorial. Pena já estar tão adaptado ao ShopperPress que não consigo pensar noutro lol



  25. Paulo Santos (Renda Extra On-Line)
    4 de outubro de 2013

    Excelente tutorial! Muita qualidade,vou planejar a minha loja online depois dessas explicações,e trabalhar para que seja um sucesso,aguardando mais informações! Abraço e sucessos a todos!



  26. Eliana Nunes
    29 de janeiro de 2014

    Eu nem sei como agradecer. Depois de ter instalado e desinstalado algumas plataformas open source, achei que o prestashop era uma boa, mas estava faltando ajuda.
    De repente encontrei este tutorial e consegui transformar meu prestashop em português. Tudo explicado de uma maneira clara e simples, matando a paulada todos os monstros.
    Morei em Portugal por 10 anos e até hoje sinto imensa falta daquele pais.
    Muito obrigada pela ajuda e parabéns pela boa vontade.
    Eliana Nunes



  27. EDUARDO LOPES
    27 de março de 2014

    Boa tarde!

    Tentei fazer minha logo ficar fundo transparente e não ficou, tem outro opção?



  28. Vasco
    26 de julho de 2014

    MUITO OBRIGADO! ESTAVA A DAR EM DOIDO COM AS CONFIGURAÇÕES. MUITO MUITO OBRIGADO.



  29. Marcio Rocon
    11 de novembro de 2014

    Obrigado pelo tutorial! Já faz tempo que você não escreve, estou agaurdando novos artigos…



  30. Tribbo
    6 de abril de 2015

    Tutorial muito bom
    A didática apresentada no artigo facilita muito a compreensão.



  31. lucas
    8 de outubro de 2015

    Quem quiser tema responde aqui pra mim


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz