Quer esteja a realizar trabalhos sobre aplicações ou editar fotografias no photoshop, conseguir manter a organização no seu dia é importante. As vantagens são várias. Melhoria da produtividade, maior rapidez a realizar atividades ou aumento da venda de produtos são apenas algumas dos benefícios que irá sentir caso comece a organizar o seu dia de um modo mais eficiente. Infelizmente, criatividade e organização são normalmente duas palavras que andam bastante distantes. Isto porque muitas pessoas pensam que para se ter ideias criativas é necessária ter uma vida um pouco “desorganizada”. Bem pelo contrário! Conseguir realizar tarefas de um modo mais eficaz significa ter mais tempo livre para si e para pensar nos pormenores do seu negócio, que no final vão acabar por fazer a diferença.

NUNCA FUI ORGANIZADO, POSSO SÊ-LO AGORA?

Muitas pessoas adoram utilizar esta frase: “Eu nunca fui organizado na minha vida, não vai ser agora que irei mudar”. Mais uma vez, um erro comum. Nós não somos como os animais, que se não forem treinados dificilmente modificam velhos hábitos. Nós, seres racionais, temos a capacidade de alterarmos características nossas, “bastando” para isso vontade, determinação e disciplina pessoal. Acreditar que podemos alterar velhos hábitos ruins é o primeiro passo para conseguir ter um dia-a-dia mais organizado. Mas para ficar com ainda mais vontade de realizar esta mudança, dou-lhe abaixo dez benefícios de manter a organização no seu trabalho e ter um dia mais produtivo:

  • Mais tempo para si. Maior satisfação fora das horas de trabalho significa melhoria da produtividade nas horas laborais
  • Maior eficácia é sinónimo de mais trabalho em menos tempo
  • Elimina o “lixo” que rodeia o seu dia, concentrando-se naquilo que é realmente mais importante: produzir
  • Acaba com aquelas tarefas que você normalmente se esquece. Se sigar estas dicas, dificilmente deixará algum cliente insatisfeito por não entregar um trabalho
  • O seu negócio irá crescer de um modo muito mais rápido e exponencial
  • Maior capacidade de aprendizagem. Renovar os seus conhecimentos é importante em qualquer área e com maior melhor organização restará mais tempo para estudar
  • Consegue dar conta de um maior número de projetos ao mesmo tempo sem se sentir mais cansado
  • Passa uma imagem mais profissional naquilo que faz
  • Começa a estar um passo à frente dos seus concorrentes, visto que agora tem mais tempo para criar novos produtos e aplicações
  • Trabalho com melhor qualidade. Ao estar mais focado naquilo que está a fazer, acaba por conseguir produzir com melhor qualidade visto que conseguir um bom trabalho é o seu foco principal

Para que consiga aprender a organizar o seu dia de um modo mais eficiente, vou dar-lhe 7 conselhos que pode (e deve) começar a seguir já hoje. Eles estão programados mesmo para ajudar aquela pessoa mais desorganizada do mundo, em que as comidas de plástico em cima da mesa de trabalho são o mais comum no dia-a-dia. Mas para que realmente estas dicas possam ser eficazes, é importante que comece a segui-las à risca e que, acima de tudo, acredite naquilo que está a fazer! No início é bem provável que se sinta confuso e um pouco perdido, mas lembre-se que isto é um investimento a longo prazo e que só irá colher os frutos num futuro a médio prazo.

1. PROGRAME O DIA SEGUINTE

O primeiro passo a dar é começar a planear o seu dia no dia anterior à noite. Isto faz com que se deite já com a ideia do que vai fazer no dia seguinte. Além de ajudá-lo a prevenir, ajuda também com que se sinta mais motivado pois já sabe o que vai encontrar no dia seguinte. Uma simples agenda é suficiente para que consiga organizar o seu dia. Para que saiba um pouco mais sobre este tema, aconselho que dê uma olhada nestes artigos da Escola Freelancer:

2. COLOQUE NO PAPEL TUDO O QUE VAI FAZER

Outra das dicas essenciais para o seu dia ser mais produtivo é colocar no papel tudo o que pretende fazer. A maioria das pessoas não o faz. Pensa que ter as coisas na cabeça é suficiente. Mas eu mostro-lhe claramente que não. Além do óbvio, que é poder esquecer-se do que tem programado, colocar as coisas no papel causa um alívio do stress muito grande. Isto porque acaba por desocupar a sua cabeça com as tarefas que necessita de realizar, concentrando-se apenas no que tem de fazer no momento. Depois de ter uma tarefa concluída, risque-a e passe para a seguinte. Verá que lhe dará um prazer enorme eliminar cada objetivo que tinha programado para o seu dia.

3. TRÊS PELA MANHÃ E TRÊS À TARDE

Um dos grandes problemas de quem começa a planear o seu dia é que faz listas enormes. Com isso, levanta dois problemas: o primeiro é que não vai cumprir as tarefas e consequentemente, fica desmotivado no seu trabalho. Para quê ter tantos objetivos se não os vai conseguir cumprir? Uma boa das técnicas para que isso não aconteça é definir três tarefas para a manhã e três para a tarde. Isso evita que cria listas imensas sem necessidade. Com o tempo, poderá alargar a sua lista de tarefas, mas isso apenas dependerá da sua capacidade pessoal e da dificuldade das mesmas tarefas.

4. UTILIZE A TÉCNICA QUE FOR MELHOR PARA SI

Na Escola Freelancer, dei a conhecer algumas técnicas e softwares que ajudam a melhorar a sua produtividade. Elas podem ajudar principalmente aqueles trabalhadores que não sabem por onde iniciar e que não têm método de organização. Veja aqui algumas delas e adapte-as ao seu cotidiano:

5. NÃO PLANEIE APENAS O DIA, MAS SIM A SEMANA OU O MÊS

Existe uma grande diferença entre estratégia e tática. A estratégia é um pensamento a longo prazo enquanto a tática serve para resolver um problema de curto prazo. No seu trabalho, deverá pensar bem mais na primeira opção do que na segunda. É importante que decore uma coisa: As coisas não acontecem por acaso. No mundo do negócios, a maioria dos novos produtos surgem porque realmente estavam programados para que isso acontecesse. Se quiser melhorar a sua produção de websites, terá mesmo que planear esse acontecimento. Claro que me poderá dar a resposta que algum trabalhos aconteceram por acaso. No entanto, o número é bastante reduzido. Planeia para fazer acontecer!

6. FAÇA-O DURANTE PELO MENOS UM MÊS

O maior problema de quem começa a planear o seu dia-a-dia prende-se com o fato de que pensar que irá começar a ver resultados no próprio dia. Completamente falso. Bem pelo contrário. É bem normal que ao início se sinte ainda mais confuso, longe daquela sua organização muito pessoal. Dê tempo para começar a colher os frutos do seu esforço. Um mês é o mínimo para ver resultados práticos. Outra nota importante: também é determinante que o faça todos os dias.

7. DIVIDA O SEU DIA DE MODO EFICIENTE

Muitas pessoas gostam de começar a utilizar aquelas horas livres que ganham com a melhor capacidade de organização para ocupar esses períodos com mais..trabalho. Quando isso começar a acontecer, faça uma análise. Será que necessita mesmo desse trabalho? Será que essas horas não podem ser utilizadas a estudar por exemplo? Será que a sua produtividade se mantém durante todo esse período? Ser mais eficaz significa fazer as coisas de um modo mais rápido, deixando de fora distracções que não servem para nada. Contudo, utilizar estas técnicas implica uma maior capacidade de concentração. Logo, maior desgaste psicológica e físico. Quando começar a ser mais eficiente, aproveite os tempos que conseguiu livres para realizar outro género de atividades.

COMO TEM SIDO A SUA ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO?

Quem for mais organizado certamente terá um futuro muito melhor, quer seja trabalhar para uma empresa ou freelancer. A organização permite realizar o mesmo número de tarefas mas com menos esforço e num menor período de tempo. Agora só lhe cabe a si querer essa mudança, mas acima de tudo ter força de vontade para a conseguir, com vista a ser um melhor profissional. Espero que estas dicas o possam ajudar. Mas agora, chegou o momento de dar a sua opinião.

Tem sido organizado no trabalho? Achou as nossas dicas interessantes?

Abraço e até à próxima!

 

Autor: Luciano Larrossa

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Autor Exclusivo da Escola Freelancer. Licenciado em Comunicação Social. Jornalista. Escritor nas horas vagas. Apaixonado por Ténis e pela atividade física em geral.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Henrique Gil
    9 de abril de 2011

    eu tenho planejado meu dia em blocos, mas subdividindo-os em grades de 0:30h, como se fosse uma grade escolar mesmo

    Confira o vídeo abaixo
    Dicas para Melhorar a sua Produtividade | ROBERTO SHINYASHIKI http://goo.gl/aQMFZ



    • Luciano Larrossa
      22 de abril de 2011

      Henrique,

      Obrigado por comentar. Assisti agora ao video que você colocou e não conhecia o Roberto Shinyashiki confesso. Mas muito boas as dicas dele=)

      Abraço



    • rosa ribeiro
      16 de fevereiro de 2013

      excelente o artigo essas dicas vao me ajudar bastante!agora e pra valer …obrigada !eu sou o cumulo da desorganizacao.



  2. Eduardo
    10 de abril de 2011

    Muito interessante o artigo. Organização é realmente um fator imprescindível nos dias atuais.
    Bem apenas para completar, existem algumas formas bastante conhecidas, ou nem tanto, para se realizar essa organização. Softwares podem lhe ajudar a fazer isso, como o ClockIT, MS Project, que são ferramentas que auxiliam nessas tomadas de organizacão e planejamento
    Outra técnica é o modelo de Gantt, que permite fazer um gráfico com todo o seu planejamento, seja ele um site, software ou até mesmo para o seu dia a dia. Aliás eu o uso com certa frequência para desenvolver projetos.
    Vale a pena sim! ser organizado.
    Antes que me esqueça não podemos esquecer que a vida não é somente trabalho e como você, Luciano, citou, aproveitar o tempo livre também é uma boa saída, para ter uma idéia melhor para a motivação e produtividade a pirâmide de Maslow nos demonstra bem o que é necessário para se alcançar isso.
    Forte abraço.
    E parabéns pelo post.



    • Luciano Larrossa
      22 de abril de 2011

      Eduardo,

      Agradeço o elogio. Não conhecia tanto o ClickIt como o Ms Project, mas pareceram-se bastante interessante depois de as ter pesquisado. Independemente da tecnica que você utilize, o importante é que consiga se guiar pela que melhor se adequa ao seu trabalho. Organização no seu trabalho é fundamental para que consiga um maior número de tarefas em menos tempo, retirando coisas que lhe roubem tempo e que pouco contribuam para a sua produtividade.

      Abraço



  3. delcio augusto valente
    21 de abril de 2011

    Otimo exemplo,eu que estou começando numa multinacional como munitor de manutenção para mim essas dicas são muito boas gostei mesmo e não perdi tempo ganhei ao ler essa coluna.



    • Luciano Larrossa
      22 de abril de 2011

      Delcio,

      Com certeza que se este artigo o ajudou, não perdeu tempo não! Espero que o texto o esteja a ajudar nestes seus primeiros dias de trabalho.

      Abraço e boa sorte no seu novo emprego!



  4. José Almy
    27 de abril de 2011

    Muito bom esse artigo, gostaria de publicar este Post em meu website, é possível?



    • Luciano Larrossa
      28 de abril de 2011

      José,

      Claro que sim! Desde que coloque os respectivos links, para nós até é um orgulho=)

      Abraço



      • Jose almy
        1 de maio de 2011

        Obrigado Luciano e Diogo!
        Já coloquei, quando tiver um tempinho verifique por favor, se caso não estiver de acordo eu retiro imediatamente. Grato



        • Luciano Larrossa
          3 de maio de 2011

          José,

          Está ótimo nem se preocupe! Nós que agradecemos. Sempre que quiser está à vontade;)

          Abraço



    • Diogo Espinha
      29 de abril de 2011

      Olá José Almy, se quiser poderá meter um excerto e o link para a nossa página do artigo :)

      Abraço



  5. Rafael - Blog Fique Rico
    28 de abril de 2011

    Eu sempre fui muito desorganizado com o horário. Após começar á organizar o meu tempo, eu tive um crescimento de 300%. Esse é o grande problema de um Freela!



    • Luciano Larrossa
      3 de maio de 2011

      Rafael,

      Sem dúvida que esse é um dos maiores problemas dos freelancers. Pensam que trabalhar nesta área é só ficar em casa e trabalhar quando quiser, o que não corresponde nem um pouco à verdade.

      Abraço Rafael!



  6. Admilton Luis
    17 de novembro de 2011

    obrigado achei interessante,vou começar hoje mesmo a por em pratica estes conselhos…abraço



    • Luciano Larrossa
      18 de novembro de 2011

      Admilton,

      Espero bem que estes conselhos o ajudem =) Qualquer dúvida deixe um comentário!

      Abraço



  7. Alessandra barros
    24 de abril de 2012

    Olá, muito interessante as informações prestadas neste site. Eu conheço um site muito bom também: http://www.templatejoomla.com.braqui o seu comentário



  8. Fernando
    21 de outubro de 2012

    Parabéns! Este artigo vai me ajudar.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz