Todos nós gostamos de ver fotografias a preto e branco, há qualquer coisa de mágico e misterioso nas fotografias a preto e branco que nos cativa, será o drama das sombras, o forte contraste das altas e baixas luzes, ou simplemente a nostalgia que nos trazem, neste artigo vamos ver como podemos converter qualquer fotografia nossa de uma fotografia a cores para uma fotografia a preto e branco com apenas um clique no Photoshop.

Para tal não precisamos de ter a última versão do Photoshop instalada para podermos usar esta dica, nem tão pouco sermos pós produtores de alto calibre. Para conseguirmos atingir o nosso objetivo, vamos recorrer à ajuda de uma simples action (ação) no Photoshop que vamos criar para o efeito. Iremos no entanto usar o recurso de adjustment layers que têm como principal vantagem não danificar a layer (camada) original da fotografia e nos vão permitir depois ajustar a nossa fotografia, mesmo depois de estar em Preto e Branco se for necessário.

Vamos então sem mais demoras começar:

1. ABRIR A FOTOGRAFIA

O primeiro passo que temos de fazer  é abrir a fotografia que queremos transformar em Preto e Branco no Photoshop. Para isso vamos a File ou Ficheiro dependendo da língua em que temos o nosso Photoshop, depois open ou abrir, ou podemos usar o atalho CTRL+O em Windows ou Comand+O no Mac.

Abrir ficheiro

Na janela que abre, procuramos o ficheiro com a nossa fotografia e damos dois cliques para abri-la no Photoshop. Uma outra forma de carregar as fotografias no Photoshop é simplesmente arrastarmos o ficheiro para dentro do Photoshop, neste passo podem usar o que normalmente vocês costumam fazer para importar o ficheiros para dentro do software.

Carregar fotografias

2. CRIAR A ACTION

Para criamos uma action, vamos ter de ter o painel das Actions ou Ações ativo para termos a certeza que o painel das action está visível, para garantirmos isso vamos ao menu windows ou janelas e escolhemos actions ou ações, por norma ele já vai estar visível no separador no canto superior direito, mas assim ficamos com 100% de certeza que está lá ativo e pronto para a ação! 

Ações

Vamos então criar a nossa ação: para isso vamos carregar no botão new layer ou nova ação, que é o quinto botão a contar da esquerda, que tem como símbolo um quadrado com uma das pontas virado para dentro.

Criar ação

Depois vamos dar um nome à nossa ação, o qual poderá ser o que nós quisermos, embora o ideal seja atribuir um nome do tipo “Preto e Branco” ou “PB” e mesmo em outras actions sugerimos sempre a utilização de nomes, para depois ser mais fácil identificar uma determinada ação no meio das outras ações. Da-mos então o nome que que queremos, carregamos Record ou Gravar, e a partir deste momento todos os nossos passos estão a ser gravados.

Atribuir nome

3. DEFINIR OS PASSOS

Neste caso como a ação que queremos criar é a de passar as nossas fotografias a cores para fotografias a preto e branco, vamos ao painel das layers ou camadas, e em baixo onde temos os botões com os símbolos, carregamos no botão das adjustment layers que é o quarto símbolo (círculo cortado ao meio).

adjustment layers

Seleccionamos a opção Black & White (Preto e Branco) e iremos ver um novo painel com várias definições para os diferentes canais de cor. Basta mexermos os sliders para a esquerda ou direita ao nosso gosto e consoante fazemos deslizar os slider podemos ver as alterações na fotografia. O contraste e a luminosidade bem como a intensidade das cores da nossa fotografia podem facilmente ser aumentados ou diminuídos de acordo com o nosso objetivo.

ajustar cores

Por vezes é necessário dar um pouco mais de contraste à fotografia e o adjustment layer que criámos anteriormente não é o suficiente para o efeito que pretendemos. Para resolver esse problema, voltamos ao botão de adjustment layer e seleccionamos Brightness & Contrast (Brilho e Contraste) e da mesma forma arrastamos para a esquerda ou direita os sliders até obtermos o resultado que pretendemos.

brilho e contraste

4. PARAR DE GRAVAR

Para parar de gravar a nossa action (ação), basta irmos ao painel das actions (ações) e carregar no botão que tem o símbolo de stop que é um quadrado exactamente como fosse um leitor de MP3 ou de CD, que é logo o primeiro botão, e desta forma temos a nossa action feita e pronta para ser usada em qualquer outra fotografia que queiramos. Ao carregarmos no botão de Stop o botão ao lado que tinha um circulo vermelho vai passar de vermelho a cinzento, o que significa que realmente parámos a nossa gravação.

Parar gravação

5. CORRER A ACTION (AÇÃO)

Para fazermos correr a nossa action (ação) em outras fotografias, o método não podia ser mais fácil. Basta irmos ao painel das actions (ações) no separador que está no lado direito, seleccionarmos a action que pretendemos usar e depois carregar no botão que tem o símbolo de play que é o terceiro a contar da esquerda com um triângulo deitado para a nossa direita.

usar action

E assim com apenas um clique do mouse, conseguimos transformar a nossa fotografia a cores numa fotografia a preto e branco, de uma forma rápida, eficaz e que ainda nos permite reajustar a Fotografia se mudarmos de opinião sobre o resultado final.

Antes

Antes

Depois

Depois

FAZER REAJUSTES

Lembra-se de no início termos dito que o uso das adjustment layer era ótimo pois permite reajustar pequenas coisas sem termos de passar pelo processo de editar tudo de novo? Se mudar de opinião em relação ao resultado final da sua fotografia, ou simplesmente deseja reajustar o contraste da mesma, este processo ajuda-nos a poupar tempo. Para isso basta carregarmos na layer (camada) que queremos ajustar e o Photoshop abre-nos o painel referente a esses ajustes e podemos então fazer as alterações que forem necessárias sem termos de voltar ao início da edição.

Rejustar resultado final

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste tutorial vimos algumas funcionalidades um pouco mais avançadas no Photoshop, como a criação de ações e em particular como criar uma ação para transformar uma fotografia a cores numa fotografia a preto e branco com apenas um clique. Vimos também algumas das vantagens em se usar as adjustment layers em vez de fazermos as alterações na propria layer (camada) da fotografia. O uso das actions (ações) é muito comum pelos profissionais, uma vez que facilita e acelera o processo de edição, sendo extremamente útil quando se trabalha com várias dezenas de fotografias.

Como sempre, ficamos à espera dos vossos comentários, pelo que podem e devem colocar também as vossas questões nos comentários ao artigo. Aguardamos também as vossas sugestões sobre quais os temas que gostariam de ver abordados aqui no blog. Deixe o seu comentário e participe!

Um grande abraço e ótimas fotografias a todos!

 

Autor: Carlos Rodrigues

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Fotografo Freelancer desde 2000 especializado em trabalhos de Moda, Desporto e Publicidade. Fotografo Oficial dos dois eventos anuais desportivos internacionais mais importantes em Portugal: Estoril Open e Volta a Portugal!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. fsdfsf
    16 de abril de 2013

    wqrgfrggqegqegegeqwg



  2. Fazer msn
    17 de junho de 2013

    As actions salvam vidas, sem elas perderíamos um tempo incrível!



  3. Contos Infantis
    22 de março de 2014

    Excelente dica! Obrigado!



  4. Jogos Online
    12 de dezembro de 2014

    Muito bom esse artigo, vai dar um jeitão :)



  5. Agreellnaw
    1 de fevereiro de 2015

    Type your message here



  6. Rafael
    2 de fevereiro de 2015

    Muito obrigado! Estava procurando por um isso e não encontrava em lugar nenhum!


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz