Olá amigos, hoje iremos aprender a fazer uma ilustração no Photoshop usando algumas ferramentas que aprendemos nos tutorias passados, como brush, shapes e outras. É um estilo simples mas bem legal de ilustração. Não deixe de conferir também o nosso último tutorial e aprenda a fazer um Wallpaper personalizado usando fotos pessoais.

TUTORIAL

A primeira vista, a imagem pode parecer um pouco complexa, mas veremos etapa por etapa como fazer ela. Primeiro passo todos já sabem:

1)  Abra um documento novo, com fundo branco, com tamanho 800x400px e 72 dpi.

2) A cor do céu

Agora vamos definir a cor do céu da ilustração. Selecionei as seguintes cores para fazermos um gradiente:

  1. #005694 – Deixe na Foreground color
  2. #0097d6 – Deixe na Background color

Na camada do background, com a Gradient Tool(G) faça um gradriente de forma que a cor mais escura fique no topo e a mais clara em baixo, como na imagem:

gradient tool

Renomeie essa layer para o nome FUNDO.

3) Fazendo o chão e gramas

Selecione a Pen Tool(P), mude a cor da foreground color para preto (#000000) ou aperte “D” para resetar a cor das paletas.Usando a Pen Tool, faça uma forma livre que seja o solo da ilustração. Olhe como ficou a minha

gradient tool

Vamos então criar as gramas para deixar a ilustração um pouco mais realista e menos seca. Como já sabemos, no Photoshop vem alguns brush padrões. E inclusive há vários bem interessantes.

Crie uma nova layer chamada GRAMA.

Selecione a Brush Tool(B), e no painel superior, clique no tamanho do brush. Uma janela irá aparecer com opções para você alterar o tamanho do brush, a dureza dele, e também a forma do pincel do mesmo. Vamos selecionar a forma abaixo:

brush tool

E o tamanho vamos colocar 30px. Agora um passo importante é deixar a cor tanto da Foreground quanto da Background preto (#000000). O brush que selecionamos ele aplica as cores baseado nos valores das cores ativas. Para nosso efeito ficar interessante, é legal que esteja ambas pretas.

Agora vá aplicando o brush, clicando, segurando e arrastando para o lado. Legal não é mesmo? Olha como está ficando a minha:

aplicando o brush

Mas percebam uma coisa: a grama está rala. Vamos corrigir isso aplicando mais o pincel , principalmente rente ao solo. Para melhor organizar, você pode criar uma nova camada chamada GRAMA 2 e aplicar nela. Aqui o e-mail após algumas aplicações:

usando o pincel

4) Colocando as nuvens no céu

Agora vamos precisar do auxílio de mais um brush para essa tarefa. Entretanto não temos esse brush no Photoshop, precisamos pegá-lo em um outro lugar.

Para agilizar nosso trabalho, já selecionei uns legais, e aqui está o link dele:

http://silkassassin.deviantart.com/art/SilkAssassins-Cloud-Brushes-28389055?q=boost%3Apopular+cloud+brushes&qo=91

Basta você deszipar o arquivo, dar dois cliques no brush que ele já será instalado no Photoshop. São brushes gratuitos.

OBS:  Se não der certo dessa maneira, selecione a Brush Tool, clique onde alteramos o tamanho do brush, e do lado direito terá um círculo com um triângulo dentro. Clique nele. Selecione a opção “Load Brushes” e procure o brush no local onde você fez download.

Certo, vamos agora mais uma vez mudar o nosso brush. O procedimento é que fizemos acima, para selecionarmos o pincel para fazermos a grama, porém vamos agora selecionar o brush que acabamos de instalar, o da nuvem.

Crie uma nova camada chamada NUVENS. Mude a cor da foreground color para aplicar o Brush. Tente variar o tamanho do brush escolhido para explorar novos jeitos. Olhe como ficou o meu:

nuvens

Agora diminua a opacidade da layer para deixar as nuvens bem clarinhas, e mude o blending mode dessa layer para “Overlay”. Faça alguns teste para ver como fica melhor. A minha ficou dessa forma:

diminuir opacidade

5) Criando as ilustrações secundárias

Mude a cor da foreground color para preto (#000000). Vamos agora ele selecionar a Custom Shape Tool (fica no painel da Retangule Tool) e lá no painel superior, na imagem onde está escrito “shape”, vamos clicar e selecionar a seguinte imagem:

custom shape tool

OBS: Caso ela não esteja visível, clique no círculo com o triângulo e selecione ALL. Irá aparecer todos os shapes que você tem instalado e então é só procurar a árvores.

Essa será nossa árvore. Agora no documento, segurando o Shift, faça uma árvore usando a ferramenta. Fácil não é mesmo? Aqui a minha:

aplicando formas

E para dar um efeito mais legal ainda, faça outras menores e mude a opacidade dela, como na imagem:

aplicando formas

Deixe a média com uma opacidade de 40% e a menorzinha com 20%. Isso dá a percepção de profundidade na imagem, e aparenta que elas estão bem longe. Mude a ferramenta para a Pen Tool, e faça duas montanhas, para dar uma sensação de horizonte, como abaixo:

usando a pen tool

Fiz a mesma coisa, deixei um com 20% e outro com 40% de opacidade.

E para finalizarmos essa etapa, selecione novamente a Custom Shape Tool mas agora selecione o vetor do Coelho. E aplique ele na imagem. Voilá:

usando a custom shape tool

5) Últimos detalhes

Bom agora nós já temos quase tudo, o solo, o céu, a paisagem…mas um céu sem estrelas não é tão bonito, vamos colocar algumas. Como sempre, já deixei facilitado, aqui o link:

http://files.all-free-download.com/downloadfiles/graphic/graphic_2/skip_star_and_sparkle_brush_39825.zip

Crie uma nova layer, chamada ESTRELAS e lembre de posicionar ela acima da layer FUNDO. Agora mude a cor da foreground color para branco (#FFFFFF), instale o brush como mostrei anteriormente, e variando o tamanho do brush, faça varias estrelinhas. Olha como ficou o meu:

finalizando o trabalho

CONCLUSÃO

Esse foi um tutorial bem divertido não é mesmo? Simples mas com um efeito visual legal. Tente também criar outras imagens, variando a cor do background, a cor dos elementos e até mesmo não se limitando a usar os brush e shapes padrões do Photoshop. Uma coisa legal que você pode fazer é pegar uma imagem de uma pessoal, animal objeto, recortar a imagem, e fazer uma silhueta com ela. Assim você cria uma imagem personalizada, que ninguém terá igual.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida, sugestão ou pedido deixe nos comentários abaixo.

Abraço e até o próximo.

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Gabriel josé
    30 de novembro de 2012

    Gostei simples e objetivo show de bola já estou fazendo



  2. Leonardo Manzi
    4 de dezembro de 2012

    Fico feliz que tenha gostado Gabriel José! Continue acompanhando nossa coluna que estamos sempre atualizando com tutoriais legais. Abraço!



  3. Fábio Santiago
    21 de maio de 2013

    Muito bom o conteúdo, vou compartilhar em meu blog também… Obrigado por disponibilizar o excelente material.



  4. Laércio Nunes
    24 de maio de 2013

    Muito legal! Simples e objetivo.
    Parabéns Leonardo, vocês explica de forma clara.



  5. ela ele
    15 de abril de 2014

    Super fácil de fazer. Gostei do tutorial e vou utilizar ele em minhas publicações nas redes sociais. É muito melhor você criar seu próprio conteúdo do que copiar.

    Parabéns pela dica.

    http://www.elaele.com.br



  6. Thiago Mariano
    16 de outubro de 2014

    Show!!!



  7. Diego Silva
    29 de outubro de 2014

    Boa dica.
    Simples mais criativo.
    Estou iniciando minhas aulas de photoshop pelo curso adv, http://www.cursoadv.com.br
    Parabéns pelo site.



  8. Ricardo Henrique
    30 de janeiro de 2015

    Ola Leonardo, muito legal a ilustração e a maneira como você ensinou. Excelente. Estou começando agora no Photoshop. E digo que estou fascinado pelo programa. A versão que uso é a 7.0, estou aprendendo sozinho, com a ajuda de tutorias na internet, acredito que já domino boa parte do programa. Agora é só uma questão de prática. E nem todos ensinam de maneira clara e gentil como você, muito obrigado mesmo. Quero criar minhas próprias ilustrações e outros coisas mais. Gosto muito de desenho e artes em geral. Acredito que seja minha vocação de natureza. Só agora estou começando a me dedicar e a orientação de quem já é experiente é fundamental. Valeu mesmo, grande abraço.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz