A incessante procura pela criatividade é um item presente na vida de muitos milhares de milhões de pessoas em todo o mundo, e a grande maioria delas perde-se no caminho, não sabendo como proceder. Pessoalmente acredito que a criatividade pode ser treinada, e existem vários exemplos à nossa volta que comprovam isso mesmo. Em 1953, numa pequena ilha ao largo do Japão, cientistas juntaram alguns macacos e começaram a observar o seu comportamento, para o comparar com o de outros primatas. No processo de familiarização dos macacos com o seu ambiente, os cientistas forneceram batatas doces aos macacos, depositando-as no chão. Após alguns dias, uma jovem macaca (à qual os cientistas chamariam de Imo) pegou em uma batata que estava no chão, suja, e mergulhou-a em água que estava á disposição de todos. A partir desse momento, todas as batatas que Imo queria comer, lavava primeiro em àgua. Nunca antes este comportamento havia sido registado por nenhum cientista, e esta acção por parte de Imo encaixa-se perfeitamente no termo Criatividade.

PROCESSO INICIAL

Imo foi criativa ao ponto de experimentar pegar numa batata e mergulhá-la em água para observar o resultado. A macaca Imo jamais havia visto algum dos seus colegas primatas ou outro ser vivo a executar aquela acção, então podemos considerar que Imo inventou/criou algo – mergulhar uma batata em água.

Existem efectivamente métodos para você ser, ou se tornar criativo. Os Hobbies são o primeiro passo em direcção à fomentação da criatividade, mas antes disso é necessário você ter tempo para ter um hobby. Um hobby pode ser qualquer coisa, pintar quadros, escrever, colecionar canetas, colecionar isqueiros, colecionar selos, fazer criação de animais, fazer música, compor letras para músicas, escrever poesia, restaurar bicicletas, restaurar mobiliário, desenhar ou simplesmente tirar fotografias.

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.” (Winston Churchill)

Qualquer um destes itens, seja ele mais complexo ou menos complexo, pode ser considerado um hobby, sendo algo que é executado fora do tempo que dispensamos para a nossa profissão. O abraçar de um hobby é feito de forma amadora, mesmo que seja feito de uma forma apaixonada, apenas se torna profissional quando considerar que se tornou o seu trabalho. Os hobbies são algo que as pessoas tendem a ter apenas pelo prazer de fazer algo que gostam, sem sentir necessidade de sentir que conquistou ou ganhou algo com isso, trata-se apenas de puro prazer pessoal, mas isso não quer dizer que não se possa aprender com eles.

VANTAGENS DOS HOBBIES

Os hobbies têm algumas vantagens, que mais tarde podem se importantíssimas para potenciar a sua criatividade:

  • Você está a fazer algo seu;
  • Ao mesmo tempo que está a fazer algo seu, está a aprender sobre isso e sobre o que está relacionado;
  • Ao fazer algo, irá adquirir novos conhecimentos e novas habilidades que aumentam o seu conhecimento.

No decorrer do seu amor pelo hobby que adora, você irá simplesmente estar a cultivar a sua criatividade pessoal – a criatividade advém do conhecimento, da experiência, da experimentação de cada indivíduo, e cada indivíduo cultiva a sua criatividade não necessariamente de igual maneira, ainda que o hobby seja o mesmo.

Sir Winston Leonard Spencer-Churchill, mais conhecido como Winston Churchill (Oxfordshire, 30 de Novembro de 1874 – Londres, 24 de Janeiro de 1965) foi primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, recebeu um Prémio Nobel da Literatura, apaixonou-se pela pintura a meia idade, e no seu livro “Painting as Pastime”, escreveu: ”Para ter chegado aos 40 anos de idade sem nunca ter mexido em um pincel ou brincado com um lápis, ter visto com olhos maduros a pintura de imagens como se fossem um mistério(…) e, em seguida, de repente encontrar-se mergulhado no meio de uma forma nova e intensa de interesse e de acção com tintas e paletas e telas, e não ser desencorajado pelos resultados, é uma surpreendente e enriquecedora experiência. Espero que ela possa ser compartilhada por outros. Eu deveria estar feliz se estas linhas induzirem outros a tentar a experiência que eu tenho tentado(…)”

Winston Churchill lamentava que apenas aos 40 anos ele tenha passado pela “surpreendente e enriquecedora” experiência de pegar num pincel ou brincar com um lápis, criar algo relativamente ao qual nunca havia tido um contacto que permitisse fazê-lo e ter o prazer que teve com isso.

“Espero que seja modesto o suficiente: Porque não há assunto sobre o qual eu me sinta mais humilde ou ainda, ao mesmo tempo mais natural. Eu não pretendo explicar como pintar, mas apenas como obter prazer. (…) Compre um estojo de tintas e tente… um mundo novo e maravilhoso do pensamento e da arte, um jardim iluminado pelo sol que brilha com luz e cor (…), ser então convencido de que a primeira e única qualidade que é necessária é a audácia… Nós [que somos hobbystas] não devemos ser demasiado ambiciosos. Não podemos aspirar a obras-primas. Podemos contentar-nos com um passeio de alegria em uma caixa de tintas … “

Winston Churchill - Study of Boats

Churchill rendeu-se aos encantos de poder expressar a sua alma em em hobby que desconhecia por completo. A maneira como descreve a sua experiência revela que além da experiência em si, adquiriu ainda conhecimentos valiosos e tornou-o uma pessoa mais humilde, deslumbrada com a arte.

DESAFIO: EXERCITE A SUA CRIATIVIDADE

Tal como Winston Churchill o fez, você também pode exercitar a sua criatividade, adotando um hobby que seja do seu agrado. Por isso, neste artigo vamos-lhe lançar um desafio, que consiste em você adaptar um hobby e reportar a sua experiência. Depois de adotar um hobby do seu agrado, você irá registar todas as novas experiências pelas quais vai passando, quais os novos conhecimentos que adquiriu, quais as mudanças que sentiu em si a nível da clareza mental para a execução do hobby, e se denota alguma alteração no seu processo criativo enquanto indivíduo.

Durante 30 dias após a publicação deste artigo, você vai registar todas as informações durante a execução do seu hobby (aquelas que mencionámos acima e outras que você ache relevantes) e criar um pequeno relatório sobre o mesmo. Terminados esses 30 dias ( Terminam a 1 de Maio de 2012 ), reúna as informações e reporte a sua experiência em forma de comentário neste mesmo artigo, ou se preferir manter a sua privacidade, envie-nos um e-mail para geral@escolacriatividade.com com o assunto “Desafio Criativo”.

ATÉ QUANDO POSSO PARTICIPAR?

Dado que este é um projeto pioneiro na Escola Criatividade, apenas iremos aceitar participações durante os 7 dias seguintes ao final dos 30 dias do tempo da experiência, quer isto dizer que iremos aceitar participações a partir do dia 1 de Maio de 2012 até ao dia 8 de Maio de 2012 às 23:59h.

EXISTE ALGUMA RECOMPENSA?

Existe sim! Além da possibilidade de você melhorar as suas capacidades, conforme referimos anteriormente, a equipe da Escola Criatividade irá escolher a melhor experiência de todas aquelas que forem reportadas, e publicar um artigo relativamente a essa experiência, incluindo ainda uma pequena entrevista ao vencedor deste primeiro desafio! Em 30 dias você tem tempo suficiente para adquirir novos conhecimentos, aprimorar a sua arte no hobby que escolheu, aumentar a sua cultura, o seu bem-estar e naturalmente a sua criatividade!

DICAS ESSENCIAIS

Você vai estar a competir com outros leitores da Escola Criatividade, assim deixamos-lhe algumas dicas que poderão servir de guia para a criação do relatório da sua experiência, de forma a criar um relatório com qualidade que seja potencialmente vencedor:

  • O texto deve estar escrito em Português correto;
  • Sugerimos que faça um relatório a rondar as 500 palavras ou mais (Se tiver menos de 500 palavras poderá não conseguir competir de igual para igual com outros relatórios!);
  • Anexe uma imagem sua;
  • Se for proprietário de um blog, publique a sua experiência e referencie a Escola Criatividade linkando para este artigo.

BONÚS!

Se você for proprietário de um blog e expuser a sua experiência criando um artigo no seu próprio blog, envie-nos o link e iremos publicá-lo no final deste artigo!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz