Depois de você ter passado por alguns dos mais importantes passos na optimização SEO, como a optimização interna do seu website, como estruturar o seu website, como preparar o seu website e como fazer link building, está na altura de você aprender algumas boas prácticas de SEO para manter o seu investimento anterior a dar-lhe frutos. A esta altura você já deve ter uma noção da importância que a otimização SEO tem no seu website, e isso é um bom ponto de partida para você perceber as boas práticas que deverá utilizar ao longo do tempo. Para o elucidar neste tema, trazemos-lhe 5 dicas de boas práticas para SEO!

Não perca alguns dos nossos artigos sobre SEO:

1. ACOMPANHE AS ESTATÍSTICAS

As ferramentas de estatísticas como o Google Analytics são essenciais e consequentemente muito importantes nas suas boas práticas de SEO. Depois de o seu website estar online e com algum conteúdo, é altura de você perceber quais as palavras chave que levam mais pessoas ao seu website, e quais os conteúdos que têm pouca afluência. Desta forme você poderá ter uma ideia de quais as palavras chave a utilizar e quais os conteúdos que necessitam de um empurrão. Outro factor importante que você deverá ter em conta, é se algum outro website está a linkar para si. Se você verificar que existe algum que está constantemente a enviar visitantes para o seu website, é boa ideia você estabelecer contacto e manter uma relação de proximidade com o dono do mesmo, podendo mesmo aspirar a uma parceria.

2. VERIFIQUE O SEU RANKEAMENTO

Se estiver à procura de estar nos primeiros lugares para determinadas pesquisas, você deverá pontualmente verificar qual a evolução do seu rankeanento. Você pode fazer isto de duas formas: A primeira forma é um método que poderemos chamar mais manual. Se você quer ser o número 1 para a pesquisa “criatividade” então você chega no Google ou noutro motor de busca e procura por “criatividade”. Aí você vê qual é a sua posição e vai fazendo isto ao longo do tempo. Desta forma você poderá não só ver qual a sua evolução, como também comparar a sua evolução com aquilo que você tem produzido em seu website. A segunda forma é através de websites que lhe mostram qual o seu rank – Um exemplo é o Google Page Rank Checker.

3. VERIFIQUE A SUA INFLUÊNCIA NAS REDES SOCIAIS

É importante você saber qual o feedback e o impacto que os seus conteúdos têm nas redes sociais. Saber o que as pessoas dizem dos seus conteúdos e quais as páginas que são espalhadas pelos seus seguidores é um passo importante. Mantenha-se actualizado, mantendo controlo sobre as menções que são feitas a si. Poderá fazê-lo no twitter através do BackTweets. Neste website basta você fazer uma procura com o seu URL e mostrar-lhe-à as menções que foram feitas ao mesmo. Existe outra ferramenta que recomendamos, o TweetBeep, que é considerado o equivalente ao Google Alerts. Basta inserir o nome do seu website e o TweetBeep irá dizer-lhe quando ele foi mencionado.

4. PRODUZA REGULARMENTE

Esta é provavelmente a melhor técnica de boas práticas que podemos recomendar. Esta é também a técnica mais utilizada pela maioria dos blogueiros a nível mundial, quer seja conscientemente ou inconscientemente eles sentem a necessidade de publicar conteúdos regularmente para espalhar a sua palavra. Desta forma você vai produzindo conteúdo e deixando a sua marca online, que está acessível a todo o mundo. Aplicando os passos que referimos em artigos anteriores que mencionámos no início deste artigo, você poderá chegar ao topo do mundo! Não se esqueça – Os motores de busca procuram os seus conteúdos.

5. CRIE E FORTIFIQUE RELAÇÕES

Não, não vamos falar de nenhum site de encontros online. Vamos sim falar da relação que você tem com outros blogueiros ou outros webmasters. Não tente caminhar sozinho neste processo que poderá consumir imenso tempo da sua vida. Se tiver a oportunidade de poder ir tomar um café ou socializar com outros blogueiros, faça-o. Participe em palestras, convívios, ou organize-os você. É importante a comunidade se relacionar e manter bons relacionamentos. Você só tem a ganhar com isso, partilha as suas experiências e recebe as dos outros. Pode também ser uma boa maneira de ser dar a conhecer a si e aos seus projectos!

E VOCÊ, TEM BOAS PRÁCTICAS DE SEO?

Gostaríamos imenso de saber quais as boas práticas de SEO que os nossos leitores utilizam no seu dia-a-dia. Partilhe com a comunidade Escola Criatividade e conheça o que os outros leitores têm para partilhar!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Junior Alves
    5 de maio de 2011

    Muito Boas a técnicas ^^

    Dou sempre ênfase em estar regularmente de olho em sua posição não apenas em ranking mas de impacto significativo nas redes sociais, já que a rede de internet de compartilhamento esta crescendo e ocupa boa parte do tempo dos internautas do dia.

    Uma coisa que tenho a melhorar e publicar regularmente artigos, pois trabalho em part-time é esso comprometimento fica difícil. Mas Chego Lá!!! ^^

    Grande abraço.

    Blog: http://www.uplive.net.br
    Site: http://www.negociofacil.com



    • Diogo Espinha
      6 de maio de 2011

      Ola Junior, muito obrigado por partilhar a sua experiência com a comunidade criativa!
      Desejo-lhe o maior sucesso com os seus projectos.

      Abraço



  2. José Almy
    6 de maio de 2011

    Diogo

    Ótimo Artigo!

    Não é fácil conseguir um bom posicionamento nessas ferramentas de busca, ainda mais sem precisar fazer um investimento$$$.
    São essas informações valiosas que nos ajudam em nosso dia-a-dia.

    Um abraço!



    • Diogo Espinha
      6 de maio de 2011

      Olá José, obrigado pelas suas palavras. De facto o trabalho de SEO não é fácil e requer bastante trabalho para se colocar nos primeiros lugares nos motores de busca.

      Abraço


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz