Se você tem vindo a seguir a Escola Criatividade, já passou por alguns passos na otimização SEO do seu website. Desde o planejamento de seu website até à otimização da estrutura do site, e a otimização interna do mesmo. Agora é altura de começar a trabalhar a visibilidade do site. A visibilidade do seu website é aquilo que lhe irá trazer visitantes no futuro. Uma das formas de aumentar a visibilidade do seu website, é trabalhar aquilo que se chama Link Building. Link Building é, em termos gerais, espalhar o link para o seu website pela internet. Bom, à primeira vista esta parece ser uma tarefa complicada e de difícil concretização, mas em termos concretos, é mais fácil do que lhe poderá parecer. Trabalhar o link building do seu website é trabalhoso, mas garantidamente vale a pena o esforço aplicado nesta tarefa. Para lhe dar um empurrão no início da sua tarefa de Link Building, trazemos-lhe 5 Dicas SEO para fazer Link Building!

1. DÊ O SEU WEBSITE A CONHECER

A submissão do seu website aos directórios e aos motores de busca é extremamente importante. O colega Paulo Faustino escreveu alguns artigos muito bons sobre este tema, entre os quais saliento o +390 diretórios gratuitos do Brasil, Portugal e Resto do Mundo e o Lista de motores de busca e directorios onde adicionar o seu blog. Nestes 2 artigos você tem acesso a centenas de websites onde poderá partilhar o seu website. Isto irá introduzir o seu endereço web nos directórios dos motores de busca. É um passo extremamente importante que deve ser efectuado o mais cedo possível. Não perca mais tempo, aceda aos 2 artigos mencionados e comece já a adicionar o seu website!

2. SIRVA-SE DAS REDES SOCIAIS

As redes sociais, além de serem uma ótima via para conhecer pessoas e manter contacto com os amigos, podem ser também uma ferramenta de trabalho. Facebook, Twitter e outros são uma grande fonte de tráfego a nível mundial. Devido a isso, são sítios ideias para você trabalhar o seu link building. Se você publicar um artigo seu no facebook e ele se tornar popular, irá ter linkagem de qualidade através do Facebook. O mesmo acontece com o Twitter, se o seu tweet tiver vários retweets, você além de ter o seu artigo e website espalhado pela rede, irá estar a trabalhar o link building. Naturalmente nem todo o conteúdo terá grande saída nas redes sociais, portanto o ideal será você apontar os seus esforços e energias em escrever artigos de qualidade e que possam ser úteis para quem o segue, tanto no Twitter como no Facebook. Um dado muito importante tem a ver com o facto de que os motores de busca, como o Google, façam uso das páginas das redes sociais quando apresentam resultados para as pesquisas. Você poderá aproveitar a boleia de websites de redes sociais influentes e rapidamente subir no Google. Aproveite a deixa e siga-nos no Facebook e no Twitter @escolacriativ!

3. PARTILHAR CONTEÚDO GRATUITO

Se você tem uma veia criativa e gostaria de produzir um produto para oferecer aos seus leitores, não perca mais tempo. Esta é uma forma extremamente poderosa de obter backlinks e trabalhar o seu link building. Quem baixar esses conteúdos provavelmente irá recomendar aos amigos através das redes sociais, blogs e websites de referência. Um backlink num blog é muito importante, ainda mais se esse blog já tiver alguma visibilidade. Outro facto interessante, tem a ver com a quantidade de vezes que os artigos de conteúdo gratuito são marcados como favoritos. Uma grande percentagem das pessoas que vêm esses conteúdos, gostam de o guardar nos favoritos para o poderem visitar ou partilhar mais tarde com os amigos. Um dos temas mais poderosos nesta àrea são os Templates. Sejam Templates WordPress, Templates Joomla, Templates HTML5Templates Magento, Templates de NewsletterTemplates Tumblr ou Templates Drupal, terão sempre grande audiência entre os seus leitores. Experimente e partilhe os seus resultados!

4. PROMOVA OS SEUS ARTIGOS NA “CONCORRÊNCIA”

Alguns websites permitem que as pessoas enviem os seus conteúdos para aprovação, para serem posteriormente publicados como notícias da comunidade. Se você escreve conteúdo de forma regular e com qualidade, você terá conteúdo e probabilidade de o mesmo vir a ser publicado num desses websites. Desta forma você estará mais uma vez a trabalhar o seu link building, promovendo o seu website e o seu conteúdo noutro website que provavelmente terá já uma grande visibilidade. O Link Building através de backlinks é muito bom, e deverá ser bem trabalhado por si.

5. FAÇA ARTIGOS COMO CONVIDADO

Fazer artigos como convidado em outros websites ou blogs pode custar-lhe algum tempo, mas esse tempo é bem investido. Dessa forma você poderá começar a dar a conhecer o seu trabalho e publicitar o seu nome enquanto blogueiro. Além disso, a maioria dos websites reserva um espaço onde fala sobre o autor do artigo. Se você optar por introduzir o seu website nesse texto, está a obter mais backlinks. Com o passar do tempo e com o aumento do número de artigos como convidado em outros websites, o seu nome irá começar a ser reconhecido e irá ter mais credibilidade e provavelmete mais seguidores, tando leitores assiduos do seu website, como seguidores no Facebook e Twitter.

E VOCÊ, JÁ FAZ LINK BUILDING?

Quais os métodos que você utilizar para dar a conhecer o seu website e trabalhar o link building? Partilhe a sua experiência com a comunidade Escola Criatividade e conheça as experiências de outros leitores!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Gustavo Freitas
    17 de abril de 2011

    Diogo,
    ótimas dicas, que são simples de realizar, cansativas é claro, mas muito simples de seguir e implementar nos blogs. Parabéns pela ajuda essencial aos que estão começando agora com seus blogs,
    abraço.



  2. Rafael - Blog Fique Rico
    28 de abril de 2011

    Dicas simples e ótimas para quem está no inicio!



    • Diogo Espinha
      29 de abril de 2011

      Olá Rafael, obrigado pelo seu comentário!

      Abraço



  3. business daily
    5 de maio de 2011

    Esse tipo de acao e muito importante sob alguns aspectos para construir uma boa indexacao no Google a partir da tecnica de Link Building. Quanto mais links apontando para seu blog e seu conteudo melhores sao suas chances de ser achado e ficar bem posicionado nos resultados das buscas.



    • Diogo Espinha
      6 de maio de 2011

      Olá Business Daily, obrigado pelo seu comentário e partilha de conhecimento!

      Abraço



  4. Tiago Facco
    13 de maio de 2011

    Olá Diogo!

    Tenho uma dúvida sobre o LinkBuilding do Tumblr, ele é mesmo eficiente? Pergunto porque estou testando ele e achei incrível o recurso de “reblog” onde os seguidores vão replicando os posts gerando milhares de links, mas sabemos que isso pode gerar conteúdo duplicado não é mesmo? Também sabemos que o Google conta como LinkBuilding 1 link por domínio apontando para o seu site independente de quantidade de links em páginas, logo se eu fizer um post no Tumblr com um link para o meu site e 100 seguires reblogar esse meu post, o Google vai considerar somente 1 link de todo o Tumblr p/ o meu site correto?

    Que você acha a respeito disso?



  5. Renato
    26 de janeiro de 2012

    Olá Diogo,

    Tenho um site de produtos, você acha que consigo realizar um link building efetivo sem ter um blog a respeito? Não tenho muito tempo pra escrever.

    Obrigado!


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz