Durante a realização da suas tarefas diárias é extremamente importante manter-se concentrado no seu trabalho para manter a sua produtividade e qualidade num alto nível. Como referimos num artigo anterior, intitulado Como ser produtivo e criativo trabalhando em casa?, é extremamente importante você conseguir diferenciar as horas de trabalho das horas de lazer, para conseguir ser criativo e produtivo. Neste artigo vamos continuar na área da concentração e produtividade, mas desta vez mais relacionado com as suas tarefas, em 8 dicas para melhorar a concentração no trabalho.

concentração

1. REPARTA AS TAREFAS

Trabalhar muitas horas seguidas sem descanso é contra produtivo. Por isso mesmo você deve fazer pausas durante o trabalho, e uma boa forma de definir essas pausas é dividir a tarefa global em tarefas, e as tarefas em sub-tarefas. Um outro método que poderá utilizar para repartir o seu tempo fazendo pausas é através da Técnica de Pomodoro. A técnica de Pomodoro já provou ser extremamente eficaz em aumentar a produtividade e concentração dos indivíduos. O colega Luciano Larrossa da Escola Freelancer fez um artigo intitulado Técnica de Pomodoro: Melhorar a Produtividade em que explica tudo o que precisa saber sobre a técnica para tirar bom partido dela e ser mais produtivo.

2. SEJA DETERMINADO E TENHA BENEFÍCIOS

Quem disse que não podemos dar prendas a nós próprios? É mentira. Você deve presentar-se a si mesmo se assim se justificar. Depois de um trabalho árduo em que você foi empenhado, determinado e deu tudo de si não há nada melhor do que ser recompensado com alguns benefícios. Porque não oferecer um presente a si mesmo? Não estamos a falar de mandar embrulhar um objecto para oferecer a si mesmo, mas sim talvez fazer uma viagem até áquele sítio que sempre quis ir, ou simplesmente ir num bom restaurante e ter um ótimo jantar. Se trabalhou e foi determinado, porque não ganhar com isso?

3. CRIE CONDIÇÕES PARA TRABALHAR

Ter boas condições para trabalhar é essencial, um espaço limpo, arejado, com boa iluminação natural é meio caminho andado para você se sentir bem e ter uma vontade natural para trabalhar. No artigo 200+ Fotografias dos escritórios das melhores empresas do Mundo! você poderá observar a qualidade dos escritórios em que os trabalhadores gostam e têm imensa vontade de lá estar. Além disso, há quem goste de ouvir rádio ou música – escolha uma rádio ou um tipo de música adequados e que sejam propícios a manter a sua concentração e que o deixe de bem com o mundo e com vontade de trabalhar.

4. MANTENHA-SE AFASTADO DE DISTRAÇÕES

É importante não quebrar o ritmo de trabalho com distracções desnecessárias. É imperativo que você estabeleça os limites com os que o rodeiam, quer trabalhe em casa ou num escritório. Quando quebra o ritmo de trabalho, é muito mais difícil recomeçar e voltar ao ritmo que estava quando foi interrompido. Deve evitar ao máximo distrair-se, a bem da sua produtividade, criatividade e concentração!

5. MANTENHA-SE INTERESSADO

Não deixe morrer interesse que tem pelo seu trabalho e pelas tarefas que desenvolve no dia a dia. Se gosta do seu trabalho, não se deixe entrar numa rotina monótona que o vai desmotivar e fazer com que a qualidade do seu trabalho desça. Isto é uma bola de neve, que se não for parada a tempo, jamais a conseguirá parar e irá levá-lo à ruína.

6. UTILIZE FERRAMENTAS OFFLINE

A utilização de ferramentas offline pode ser um truque para manter o seu foco ao manter-se afastado de distrações online, como o Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ entre outros. Pondere utilizar a caneta e o papel para executar algumas tarefas que não são obrigatórias de realizar no computador. Além disso, por ter essas ferramentas literalmente à mão torna-se bastante rápido utilizá-las e tirar partido da sua simplicidade.

7. DEFINA METAS

As metas são impulsionadoras da produtividade. Quando se trabalha sem metas, não existe a sensação de necessidade de finalizar algo. Definindo tarefas você irá ter objectivos para cumprir e irá sentir-se motivado para tal. No entanto é preciso ser cauteloso: Não crie metas demasiado auspiciosas, pois se começar a falhar metas consecutivamente este item pode ser um contra-tempo, em vez de o ajudar! Seja realista e tenha tudo em conta: As ferramentas que irá necessitar (se estão disponíveis ou não), faça uma estimativa de horas necessárias para cada tarefa e no fim determine a meta final, o finalizar do projecto.

8. SINTA-SE CONFORTÁVEL

Você que trabalha em casa, fica todo o dia vestido com o pijama, com o cabelo por arranjar, sem tomar pequeno-almoço, dentro de um quarto mal arejado e mal iluminado? Está fazendo tudo errado! A sua performance irá ser o espelho de como você se sente. Ao acordar, abra sua janela, tome um duche, tome um pequeno-almoço saudável,  lave os dentes, penteie o seu cabelo e vista uma roupa casual. Não lhe parece mais indicado para trabalhar confortavelmente? Julgo que a resposta será um SIM unânime!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz