Uma boa estrutura num website é sempre importante para a otimização para motores de busca. Você está-se a perguntar como é isso possível? É simples: Imagine que você chega a um centro comercial e está à procura de uma determinada loja. Como é que você a encontra? Há duas hipóteses – Ou o centro comercial tem boas indicações para você chegar facilmente a qualquer loja, ou caso contrário, você terá de procurar arduamente, e provavelmente irá caminhar pelo centro comercial todo. O mesmo se passa com os motores de busca, se você tiver boas indicações, é mais fácil e rápido o seu conteúdo ser encontrado. Isto tem algum peso nos motores de busca, e para o ajudar neste capítulo da optimização SEO do seu website, trazemos-lhe hoje 5 Dicas de SEO para estruturar melhor o seu Website!


1. ENDEREÇO WEB

O seu endereço web, mais conhecido como URL, deverá ser o mais simples e conciso possível.  Quer isto dizer que deverá escolher um endereço que seja relacionado com o conteúdo do seu website, e evitar números e caracteres estranhos como www.oseuwebsite.com/?p=23546. Caso seja um utilizador WordPress, poderá utilizar os permalinks com formatação indicada, como www.oseuwebsite.com/nome-do-artigo/. Apartir do momento em que você implemente uma estrutura de permalinks, não a altere! Tenha especial atenção em tentar manter o endereço o mais curto e o mais descritivo possível. Alguns truques que poderá utilizar, passam por utilizar hífens ( – ) ao invés de underscores ( _ ), – segundo consta os motores de busca preferem os hífens – e evite extensões duvidosas na internet, como .exe, .bin ou .msi, mantenha-se com as extensões .html, .php ou .asp para ser considerado um website de confiança.

2. ROBOTS.TXT

Este é um tema sensível e por vezes não é fácil de compreender por quem se inicia no mundo da criação de websites e blogs. No entanto, o ficheiro robots.txt não é nada mais do que algumas instruções para indicar aos motores de busca quais as páginas do seu website que você quer indexar, e quais ele deve ignorar. Este ficheiro deverá estar na pasta raiz do seu directório, vulgarmente denominada de root, para que o motor de busca possa encontrá-lo rapidamente quando “entra” no seu website. Para configurar devidamente este ficheiro, a Escola WordPress tem um artigo brilhante onde explica passo a passo como fazer, não perca Melhores regras para os Robots.txt do WordPress.

3. SITEMAP HTML

Um sitemap, ou um mapa do website, é particularmente vantajoso para websites que sejam grandes, ou seja, tenham imensas páginas. Como referimos na introdução a este artigo, se você chegar a um centro comercial à procura de uma loja e não tiver indicações como lá chegar, vai andar a procurar imenso tempo até a encontrar. Com a criação de um mapa do website, você estará a dar indicações aos motores de busca onde está o quê, e dessa forma será mais fácil e rápido. Um Sitemap HTML tem sido anunciado como uma boa política para os websites a correr em WordPress, pois para além de fornecer algo aos motores de busca, também são um apoio para os seus visitantes. Para o ajudar a implementar um Sitemap HTML, sugerimos o artigo da Escola WordPress, Sitemap HTML para WordPress.

4. NAVEGAÇÃO ADEQUADA

A navegação do seu website deve ser planeada cuidadosamente. Deverá sempre ter em conta a experiência de utilização por parte do usuário, e escolher as palavras tendo em conta que deverão ser palavras-chave que identifiquem fácil e correctamente. Não caia na tentação de utilizar imagens ou flash na navegação, como referimos no artigo 5 Questões que prometem mudar a sua forma de criar sites! a utilização de Flash está a ser fortemente abolida e criticada por alguns gurus da industria da tecnologia, justificando com alguns pontos que pessoalmente considero válidos. Além disso, é melhor utilizar texto ao invés de imagens e flash para melhorar a indexação das páginas. Se tiver alguma página que não pretende que seja rankeada, simplemente adicione-a ao robots.txt ou insira nofollow no link. Desta forma estará a apontar o foco dos motores de busca para aquilo que realmente lhe interessa. Então resumindo, produza uma navegação limpa, explícita e o mais otimizada possível.

5. SITEMAP XML

Embora tenhamos falado sobre o Sitemap HTML acima, vamos também abordar a questão do Sitemap XML. Existem de facto diferenças notórias entre ambos, um sitemap XML é espcialmente direccionado para os motores de busca, enquanto que o Sitemap HTML pode também ser utilizado como um guia fácil para os utilizadores. Um sitemap XML irá melhorar muito o SEO do seu website, pelo que deverá optar ou pelo Sitemap HTML ou pelo Sitemap XML. Se pretender adoptar o Sitemap XML, existe um plugin extremamente útil que poderá conhecer melhor aqui, que o ajudará neste processo, que certamente se tornará mais fácil!

E VOCÊ, ESTRUTURA ADEQUADAMENTE O SEU WEBSITE?

Quais as técnicas que você utiliza para estruturar os seus websites? Comente o artigo e partilhe com a comunidade Escola Criatividade a sua experiência e gostos no que toca à estruturação de um website!

Abraços

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Keli
    15 de outubro de 2013

    Ola como devo explicar o que é uma estrutura de website


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz