Se você tem vindo a seguir a Escola Criatividade, já passou por alguns passos na otimização SEO do seu website. Desde o planejamento de seu website até à otimização da estrutura do site, certamente já tem investidas algumas horas de trabalho. É sempre bom salientar que o tempo investido na otimização SEO é sempre bem investido, desde que feito correctamente. Agora é altura de procedermos a alguma otimização interna, nomeadamente ao nível dos títulos e sub-títulos de página, ou mesmo o tempo de abertura do site. Fique connosco e não perca 5 Dicas SEO de Otimização Interna!

1. TÍTULO DE PÁGINA

Um dos pontos mais importantes da otimização SEO é a otimização interna das páginas. A informação contida nas páginas é utilizada pelos motores de busca para criar os títulos e descrição nos resultados das pesquisas, então você terá de otimizar a sua página para que aquilo que aparecer nos resultados dos motores de busca, seja aquilo que você realmente pretende. No título da página o ideal será incluir algumas palavras chave relacionadas com o conteúdo, mas tenha o cuidado de manter o título atraente para os seus potenciais leitores. Em termos métricos, o ideal será o seu título ter no máximo 65 caracteres para não ser cortado.

2. DESCRIÇÃO DE PÁGINA

A descrição de página não é um ponto decisivo na indexação do Google, no entanto irá estar visível nos resultados dos motores de busca. Não caia no erro de ter um título fantástico e atraente para o leitor, e depois ter uma descrição horrível – O leitor fica entusiasmado com o título, mas ao ler uma descrição horrível, o interesse desaparece completamente. Isto não quer dizer que o conteúdo não fosse fantástico, mas não foi isso que você deu a conhecer ao leitor. Este é um ponto que com a prática e o decorrer do tempo você irá fazer sem sequer pensar que o está a fazer. Depois de algum tempo de treino, muitos dos itens de otimização SEO começam a correr no sangue e ficam incutidos para sempre. Em termos métricos, o ideal será a descrição ter no máximo 200 caracteres.

3. ESTRUTURA DO WEBSITE

Como referimos no artigo 5 Dicas de SEO para estruturar melhor o seu Website, a estrutura do website também é importante para a otimização SEO. Se você tiver boas indicações, é mais fácil e rápido o seu conteúdo ser encontrado. Quer isto dizer que as dicas nesse artigo são extremamente importantes na otimização SEO. Um bom endereço web e um sitemap podem fazer toda a diferença no seu website. Além disso, existem outras técnicas na estruturação de um website – Evite utilizar tabelas para organizar o seu website e utilize HTML/CSS , com isto você irá criar uma página mais leve e muito mais fácil de ser actualizada posteriormente.

4. OTIMIZE AS IMAGENS

Ao contrário daquilo que você possa estar a pensar, a otimização de imagens também é um ponto da otimização SEO. O nome que dá aos ficheiros de imagem é bastante importante, por isso evite utilizar ficheiros de imagem com os nomes atribuídos por defeito pelas máquinas fotográficas, como DSCF0001.jpg. Este tipo de nome não indica nada ao motor de busca, enquanto que se você utilizar o nome ferrari-enzo.jpg já está a dizer o que é a imagem em si. A utilização do texto alternativo e título da imagem também não deve ser posta de parte, nomeadamente se pensa otimizar o seu website para dispositivos móveis.

5. EVITE TÉCNICAS ERRADAS

A crescente utilização de HTML/CSS tem levado a alguns webdesigners a cometer erros. Muitas das vezes arruínam os seus projectos por erros tão fáceis de cometer, que ao mesmo tempo são tão fáceis de não cometer. Onde quero chegar é que ao explorar as capacidades do CSS, alguns webdesigners encontram funcionalidades que consideram interessantes e implementam-nas logo sem fazer uma análise do efeito que esta irá ter. Era interessante que as técnicas fossem estudadas e analisadas antes de serem implementadas de forma errada. É tão simples errar desta forma! Nunca esconda texto definindo a cor do texto igual à cor de fundo. Os motores de busca vão ver esse texto e não vão “gostar” do que vão ver.

E VOCÊ, JÁ COMEÇOU A OTIMIZAR OS SEUS WEBSITES?

Não deixe a concorrência estar um passo à frente de si. Tome a iniciativa e comece já a trabalhar os seus websites de forma correcta, aplicando as melhores técnicas de otimização SEO disponíveis. Comente o artigo e partilhe a sua experiência enquanto otimizador SEO!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Bruno
    7 de junho de 2011

    Boas dicas. São bem simples mais boas. Tento explicar isso toda fez que faço um site mas parece imposivel o entendimento pelos outros (Redatores). Pelo menos nos sites que eu administro tento ao máximo otimiza-lo



    • Diogo Espinha
      7 de junho de 2011

      Olá Bruno, obrigado pelo seu comentário! De facto não é fácil explicar e implementar alguns destes métodos, principalmente a quem não está nada dentro do assunto.

      Abraço!



  2. Artmix Web
    19 de outubro de 2012

    Otimização é procurar o ideal, e na internet otimização significa estar sempre se aperfeiçoando, atualizando-o, descobrir o que o público-alvo está interessado naquele momento, buscar sempre pelo interesse do cliente, estar sempre melhorando, planejando e pensando em meios de conseguir novos clientes.



  3. Douglas W. P.
    5 de maio de 2013

    Falando em otimização bem que vocês podiam retirar o rel=”nofollow” nos links dos nossos comentários.

    kkkkk

    :D


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz