Depois de termos visto ou relembrado alguns dos princípios básicos da fotografia relacionados com o Triângulo da Exposição, Abertura, Velocidade e ISO, de forma a obtermos sempre fotografias bem expostas, vamos agora neste artigo dar importância aos Enquadramentos e a Composição das nossas fotografias.

Podemos fotografar basicamente de duas formas: na vertical (Portrait) muito usado para fotografia de pessoas ou na horizontal (Landscape) usado por exemplo para paisagens, grupos, fotografia de produto ou comida. Existem depois ainda algumas regras que devemos ter em conta antes do disparo e quando estamos a compor da melhor forma a nossa fotografia, formas essas que veremos mais em pormenor no decorrer deste tutorial.

Iniciação à Fotografia Profissional

ÂNGULOS

Ouse mudar o ângulo das suas fotografias, para criar uma nova dinâmica ao seu trabalho, podemos por exemplo deitar-nos para fotografar à mesma altura do objeto/pessoa criando assim uma imagem recta muito usada em fotografias com crianças e macro. Podemos também experimentar outros ângulos e estar por cima do que estamos a fotografar, normalmente a um ângulo de 45º ao que chamamos de “Plano Picado” ora o inverso também resulta muito bem e ao colocarmos-nos num plano mais abaixo fotografando  debaixo para cima, tem por nome de “Plano Contra Picado”.

Ao mesmo nível

Fotografia ao mesmo nível

Plano Picado

Plano picado

Plano Contra picado

Plano contra picado

REGRA DOS TERÇOS

Ao desfolharmos as revistas especializadas com fotos profissionais ou amadoras, algumas delas saltam imediatamente à vista pela forma diferente como foram realizadas. Se observarvos ainda como são enquadradas as cenas na Televisão e no Cinema, depressa percebermos que o sujeito principal raramente está localizado ao centro da imagem, em vez disso, os fotógrafos profissionais baseiam-se no que provavelmente é a regra mais importante para a composição de uma foto, a Regra dos Terços.

Regra dos terços

A Regra dos Terços é bastante simples e consiste em dividir virtualmente o visor da nossa maquina em nove partes iguais utilizando um símbolo que lembra um #. A ideia fundamental é que os quatro pontos formados no enquadramento (onde as linhas se cruzam) são áreas onde funciona muito bem colocarmos o que estamos a fotografar, para lhe dar destaque e um maior protagonismo.

Regra dos terços

Usando a fotografia anterior com exemplo, podemos ver que a modelo foi colocada na zona de uma das intercepções das linhas virtuais.

Regra dos terços

PRIMEIRO PLANO

Ao colocarmos o que estamos a fotografar em 1º plano, o sujeito fotografado vai ganhar uma importância maior, destacando-o do resto da imagem. Utiliza-se esta técnica quando o que está no seu 2º plano estiver distante ou quando é menos interessante para o resultado final da fotografia. Use a profundidade de campo para tirar a atenção do 2º plano, usando uma abertura maior como vimos no artigo anterior. Usando esta composição o que está em 2º plano torna-se apenas um elemento complementar. Outro ponto importante é não deixar que cores fortes e vivas ou uma alta luz no 2º plano possam roubar a atenção do que está no 1º plano.

Primeiro Plano

LINHAS E PERSPECTIVAS

Muito utilizado na fotografia de paisagens e arquitetura utiliza-se o jogo das linhas para aumentar a profundidade da fotografia. Usando as  linhas rectas de um prédio, de uma rua, de uma ponte, etc, desta forma pondo as suas linhas a convergir para um único ponto teremos a noção de tridimensionalidade e profundidade as nossas fotografias.

Linhas e perspectivas

Linhas e perspectivas

Podemos também utilizar as linhas nas nossas fotografias para criar ilusões e direcionar o olhar de quem vê as nossas fotografias para um certo ponto na fotografia para chamar atenção de algum pormenor ou dar um maior ênfase a algum elemento presente na nosssa composição.

Linhas e perspectivas

LUZ E SOMBRAS

Usando o jogo das luzes e sombras para dar maior realce ao que queremos mostrar ou simplesmente usar as sombras para criar um padrão ou um efeito engraçado pode ser o suficiente para fazer que uma fotografia banal ganhe uma nova vida e torne-se mais atraente. Podemos ainda fotografar contra a luz e produzir uma silhueta o que produz na grande maioria das vezes um efeito muito interessante.

Luz e Sombras

PADRÕES E TEXTURAS

Fotografar padrões e texturas pode ser bastante interessante pois estão por todo o lado, seja uma casca de uma árvore, uma calçada na rua, uma parede com a tinta a saltar, um grupo de flores coloridas ou simplesmente uma sombra, qualquer coisa que se repita pode-se tornar um motivo interessante de se fotografar. A melhor hora para fotografarmos é ao início da manhã e ao fim da tarde, a tal chamada “hora mágica” muito apreciada por nós fotógrafos, pois a luz do sol está mais lateral e não muito forte.

Padrões e texturas

CORES

Uma outra forma de criar fotografias vibrantes é jogarmos com as cores, ao captarmos fotografias com muita cor e vida, resultam normalmente numa fotografia com muita alegria, enquanto fotografias com pouca cor e tons de cinzentos e pretos produzem fotografias por norma mais tristes.

 Cores

PLANOS APERTADOS OU CLOSE-UPS

Este plano deve ser o mais usado em fotografia, pois podemos usá-lo em várias áreas da fotografia. Encontramos este tipo de composição em fotografia de Retrato, Comida, de Still Life e de Macro onde devemos enquadrar de forma a que o nosso sujeito fique centrado sem deixarmos espaço a volta para mais nada ou pode ser ainda usado para destacarmos algum pormenor.

Close-ups

Close-ups

PLANO ABERTO

Ora como o nome indica este plano será o contrário do anterior, em vez de termos toda a atenção num só elemento, neste enquadramento vamos abrir a nossa imagem e mostrar tudo o que rodeia aquilo que queremos fotografar. Este tipo de plano é muito usado na fotografia de paisagens, ou de fotojornalismo.

Plano Aberto

PLANOS AMERICANOS OU MEIO CORPO

Este plano é muito usado para fotografia de moda, tem o nome de “Plano Americano” por ter sido muito usado pela indústria do cinema em Hollywood nos anos 30 e 40 e que consiste em fotografar uma pessoa sempre acima dos joelhos.

Planos americanos

CORPO INTEIRO

Temos ainda a tradicional fotografia de corpo inteiro,muito usada ao longo dos tempos como sendo regra absoluta que todas as fotografias deveriam de ser corpo inteiro, ora então como nome indica vamos fotografar as pessoas na sua totalidade, devemos ter muita atenção para não “cortarmos” pelas extremidades, ou seja, não cortar cabeças, as mãos e os pés.

Corpo inteiro

FOCAR E REENQUADRAR

Chama-se de reenquadrar, o acto de apontar a nossa máquina ao que desejamos que fique focado, usado o ponto de foco central, carregar no botão do disparador até meio para que fique focado, sem largar o botão do disparador mover a máquina para criar o enquadramento ou composição que pretendemos e depois carregar então no botão do disparador até ao fim para capturamos a nossa fotografia. O uso desta técnica é muito comum ser usada pelos fotojornalistas ou quando utilizamos de lentes mais angulares.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo vimos algumas das regras de composição da fotografia, os planos de enquadramento mais utilizados em fotografia com o tempo e a prática o uso destas técnicas passa a ser tão natural e automático como andar ou conduzir, todas estas técnicas podem-se conjugar, podemos e devemos usar duas ou mais destas regras ao mesmo tempo na altura de fazermos o clique da fotografia. Claro que como em tudo no nosso quotidiano, todas estas regras de composição e enquadramento fotográfico podem ser quebradas e ajustadas para melhorar o nosso trabalho, mas é importantíssimo conhecê-las e dominá-las primeiro para depois sabermos quebrar.

Grande abraço e óptimas fotografias a todos.

 

Autor: Carlos Rodrigues

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Fotografo Freelancer desde 2000 especializado em trabalhos de Moda, Desporto e Publicidade. Fotografo Oficial dos dois eventos anuais desportivos internacionais mais importantes em Portugal: Estoril Open e Volta a Portugal!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Marcelino AJ
    14 de dezembro de 2012

    Obrigado por ter continuado esta excelente série sobre fotografia.
    Estou gostando muito e no aguardo do próximo post.



  2. Paula Boeira
    20 de dezembro de 2012

    Achei ótima a reportagem, só acho que faltaram os créditos das fotos. Eu gostaria de saber quem foi que fez as fotos que vocês nos deram como exemplos, creio que referências são essenciais no começo do aprendizado de qualquer área.



    • Carlos Rodrigues
      23 de dezembro de 2012

      Ola bom dia Paula, toda as fotografias presentes nesta serie de artigos,são da autoria do autor do artigo, Carlos Rodrigues.



  3. Alex Brito
    20 de dezembro de 2012

    Muito interessante parece ser este curso.
    Se for como os outros cursos, então sim, vale a pena agradecer e pedir que continuem o belo trabalho que estão realizando.



  4. Maurine Dorneles
    14 de janeiro de 2013

    Matéria BEM completa, parabens ! Aprendi muito !



  5. asdfghjjklç
    29 de setembro de 2014

    fwEHW57KHGYMB689T6D7UYNVGhureghug


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz