Nesse post da série “Introdução ao Photoshop” que tem como objetivo ajudá-lo com alguns dos melhores Tutoriais de Photoshop, a dominar esta ferramenta incrível, vamos aprender mais sobre como fazer ajustes e retirar manchas de imagens. Sabe aquela manchinha que te incomoda em uma fotografia? Nessa da aula sobre correção de foto, você irá aprender a removê-la. E também vamos aprender a usar o histórico para termos um controle maior sobre as edições e ações feitas em um documento.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas. Para a aula de hoje, utilizaremos a mesma foto da aula passada. Essa: http://www.sxc.hu/photo/1386579

A verdade é que eu havia pensado nessa foto para a aula de hoje, porém ela era ótima também para a aula passada. Observem a sombra da folha no rosto da modelo. Hoje aprenderemos remover esse tipo de empecilho usando as ferramentas do Photoshop.

HISTÓRICO

Sempre que estamos trabalhando em um projeto seja longo ou curto, é sempre útil usarmos a opção do histórico do Photoshop. Ela permite retornar a uma etapa ou até mesmo avançar, com um grande controle. Para trabalhar com fotografias é uma ferramenta fundamental. Toda ação que é feita é salva, desde a criação de uma nova camada até o uso de uma ferramenta.

Fiquem atento com o seguinte: Vamos supor que nosso quadro de histórico tenha 4 itens:

  • Novo documento
  • Nova layer
  • Uso do brush
  • Tamanho da imagem

Se clicarmos no segundo item, nosso documento volta para quando criamos uma nova layer. Se fizermos uma nova ação nesse quadro, tudo que fizemos depois (Uso do brush e o Tamanho da imagem) será perdido.

Para habilitar ela caso ela não esteja ativa, já em: Menu: Windows –  History. No tutorial de hoje iremos usar bastante.

Outra coisa muito útil é alterarmos a quantidade de histórico salvo. Quanto mais melhor. Apertem Ctrl + K ou Command + K, e cliquem na aba lateral Performance. Agora no lado direito na opção de History, aumentem o state para 1000 e apertem ok.

Abram a foto da modelo, e vamos usar o Image Size(Ctrl+ Alt + I ou Command + Alt + I) e  passar ela para 150 dpi, ela vai ficar menor e melhor para trabalharmos.

Observe nosso quadro de ações: 1) Open – 2) Image Size. Lembre-se desse ponto.

SPOT HEALING BRUSH TOOL (J)

Com base no ícone dessa ferramenta dá para termos uma breve ideia do que ela faz. Ela serve para reparos em imagens.

Nas opções da ferramenta, na barra superior esquerda, temos as seguintes opções:

Tamanho de brush: essa opção configura o tamanho do pincel da ferramenta, aumentando ou diminuindo a largura e altura dele.

Mode: Muda o tipo de bleeding mode da seleção.

Tipo: configura o padrão que a ferramenta usará para corrigir a área que queremos.

  • A primeira opção fará uma análise próxima do local onde se usou a ferramenta.
  • A segunda tentará fazer uma textura em relação a essa área.
  • A terceira usa o moderno algoritmo criado pela Adobe para preencher a área de forma inteligente.

Selecione a Spot Healing Brush Tool e a use nessa área: (IMAGEM)

Ela funciona clicando em cima da área que você quer o reparo. Pode também clicar , segurar e arrastar para uma área maior. Faça um teste usando as três opções para entender melhor como o Spot Healing Brush Tool.

Percebam que principalmente nas bordas da sombra a ferramenta até consegue fazer um bom serviço. Mas nas áreas mais profundas não. A Spot Healing Brush Tool não da muito controle sobre a forma que as áreas serão preenchidas.Se for um ajuste simples e rápido em alguam foto, a Spot Healing Brush Tool pode ser uma boa opção. Para um trabalho mais profissional e complicado, ela é ineficaz.

HEALING BRUSH TOOL

Agora temos mais liberdade. A Healing Brush Tool permite ter um controle sobre como queremos o preenchimento. Vamos retornar para a segunda ação do histórico, após redimensionarmos a imagem.

Para usar a Healing Brush Tool é um pouco diferente da ferramenta anterior. Aperte “alt” para selecionar uma área que servirá de base para o preenchimento da imagem. O ideal são áreas limpas próximas do local do ajuste ou alguma área mesmo longe que esteja completamente limpa, semelhante a essa:

Com a ferramenta selecionada, aperte “alt” na área vermelha marcada e depois clique com a ferramenta na área verde. Funciona bem não é mesmo? É esse controle que faltava na ferramenta passada. Porém para a área de sombra mais escura essa ferramenta não funciona muito bem.

Antes de passarmos para a próxima ferramenta, vamos ver as opções da Healing Brush Tool:

Tamanho do Brush: Diminui ou aumenta o tamanho do pincel da ferramenta

Clone source: se você clicar, será aberto um painel avançado de controle da ferramenta, Clone source, que também pode ser acesso por Menu : Windows – Clone Source. Nele podemos mudar a direção, inverter, mudar angulação e até definirmos várias opções de seleção (quando apertamos “Alt”) na Healing Brush Tool. Outras ferramentas como a Stamp Tool também usa esse painel.

Mode: Muda o tipo de bleeding mode da seleção.

Source: Procura uma fonte para gerar como será reparada a imagem. O padrão é apartir da própria imagem, porém também podemos usar a partir de um pattern.
Se selecionarem essa opção, a textura do pattern irá ficar sobre a área onde usarem a ferramenta.

PATCH TOOL

A Patch tool faz correções com uma qualidade razoável rapidamente. Das ferramentas de reparos, é uma das mais úteis. Para utilizá-la, é necessário fazer uma seleção livre com a ferramenta ativa, e depois clicar e arrastar essa seleção para uma área que você quer usar como origem. Isso pode ser invertido também nas opções da ferramenta. Um exemplo do uso dela:

Fiz a seleção da área com a Patch Tool
Após a seleção feita, arrestei para uma área que servirá de base

RED EYES TOOL

Pelo nome da ferramenta, temos uma boa ideia do que ela fará. E você está certo em relação ao que pensou. A Red Eyes Tool serve para remover os olhos vermelhos de alguma fotografia. Como a foto da modelo que estávamos usando não possui olho vermelho, fiz uma busca rápida no Google para arrumar uma boa foto e aprendermos usar a ferramenta. Usaremos essa: http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2009/11/imagem000.jpg

É um bebê com lindos olhos, que só precisa de um ajustezinho. Baixem ela e abram um novo documento no Photoshop, mas não fechem o da modelo pois iremos usar ainda. Com a foto aberta, vamos selecionar a Red Eyes Tool. Façam uma seleção como a da imagem:

Área com a Red Eyes Tool aplicada

Viu como é fácil e prática? Podemos também mexer na intensidade no painel superior esquerdo. Não tem muito que comentarmos a respeito da Red Eyes Toolporque não há mistérios

CLONE STAMP TOOL (S)

Essa ferramenta é bem semelhante ao modo que usamos a Healing Brush Tool. Para selecionar a área de origem e apertar “Alt” e depois clicarmos na região que queremos arrumar. A diferença delas é que a Clone Stamp Tool faz um clone exato da área que usamos como base e transfere para o local queremos arrumar. Façam um teste com a foto da modelo. Selecionem a região com o “alt” e aplique em outra área como na imagem. Usarei a mesma imagem utilizada anteriomente porque as regiões são as mesmas:

Com essa ferramenta podemos fazer ajustes mais avançados, com a ajuda do painel Clone Source. Apenas lembre-se de após escolher a opção no Clone Source, clicar novamente com “Alt” para aplicar na seleção.

PATTERN STAMP TOOL

Semelhante à ferramenta acima porém ao se clicar com o “Alt” apertado, é aplicado um pattern selecionado na área aplicada. Possui o painel Clone Source e possui as mesmas configurações da Clone Stamp Tool.

CONCLUSÃO

Fazer ajuste em fotos é uma tarefa bem simples. Com a ferramenta mais adequada, diminuindo e aumentando o tamanho do brush, usando opções disponíveis na ferramenta e claro, paciência, o resultado é satisfatório. Nessa aula aprendemos a usar as ferramentas de correção de imagem e com a ajuda do histórico, essa tarefa se torna mais fácil caso erramos e precisamos retornar a um estágio para fazê-lo novamente.
Na próxima aula continuaremos o estudo das ferramentas.

Forte abraço e até para a semana!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz