Depois de termos entrado a fundo na criatividade com a revisão de Fireworks na Parte I e II, termos feito a primeira abordagem directa a Photoshop na Parte III, hoje surge o remate final deste Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop, onde iremos abordar entre outras coisas, as desvantagens da utilização de Photoshop e uma conclusão que vai ao encontro daquilo que temos vindo a escrever neste guia. Nos primórdios da Internet, os web designers eram forçados a utilizar qualquer programa que estivesse mais “à mão” para criar os seus websites, e como se poderá imaginar, ou para os utilizadores mais antigos da internet, como se poderá lembrar, os websites daquela altura eram pouco ou nada atraentes comparado com aquilo que existe hoje.

Naturalmente, o web design daquela altura nada tem a ver com aquilo que é praticado nos dias de hoje, ou mesmo nos anos seguintes em que começaram a aparecer algumas inovações, muito por culpa da constante e rápida evolução das tecnologias e o aparecimento de fantásticos e super completos programas de edição de imagem e web design, como Fireworks e Photoshop. Assim, e em jeito de conclusão, lançamos hoje o Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop – Parte IV.

Não perca os artigos anteriores deste Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop:

E AGORA?

Apesar de este tipo de serviço poder ser sub-contratado, no presente, o Web Design é uma parte essencial de qualquer negócio. A internet é um meio de comunicação muito poderoso e não ter um website do seu negócio deixa-o vários passos atrás dos seus concorrentes de mercado. O acesso às tecnologias está cada vez mais facilitado, inclusive existe software gratuito para tornar o Web Design mais acessível a quem não tem conhecimentos de perito, posto isto, não ter acesso a tecnologia não é desculpa para não ter um website. Enquanto a tecnologia continua a evoluir, chegam mais e mais produtos ao mercado e a escolha entre eles torna-se uma decisão complicada. No entanto, para aqueles que têm estado no ramo do web design há algum tempo e a sua escolha de eleição é Photoshop, a chegada de novo software pouco ou nada interessa, pois estão muito bem servidos com a sua aplicação que é bastante fiável, testada há vários anos e constantemente melhorada, e acima de tudo, é a aplicação a que estão habituados e treinados a trabalhar.

De qualquer modo, o leitor alvo principal deste guia é o novato que se está a iniciar no Web Design. E aí surge a questão: Qual a melhor direcção a tomar por um Web Designer novato? Deverá investir já tempo e dinheiro numa aplicação super completa e tudo o mais que já aqui foi falado, como Photoshop ou Fireworks? Ou deverá optar por fazer uma introdução em um software mais básico e depois dar o pulo para o grande software? Este tipo de questão levanta sempre muitas opiniões e discórdia, e admito que sendo um pau de dois bicos, qualquer das pontas do pau poderá estar correcta. Tudo depende do web designer e daquilo que ele pretende fazer.

DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE PHOTOSHOP

Photoshop não é perfeito, ainda assim tem menos desvantagens apontadas do que Fireworks:

  • Ficheiros de maior tamanho -> Menor performance.
  • Não tem ferramentas nativas para trabalhos web, além da capacidade de guardar imagens para web.
  • É muito caro – Custa $699 enquanto que Fireworks custa $299 (Photoshop é 133% ($400) mais caro que Fireworks!)

De facto são poucos erros apontados a um programa tão extenso e completo como Photoshop. Mas fica no ar a pergunta: Será assim tão complicado resolver alguns destes problemas para aproximar cada vez mais a aplicação de uma possível perfeição?

DANDO UMA OLHADA NO PHOTOSHOP

Antes de escrever mais, há que realçar algo muito importante – Photoshop foi criado para edição de imagens. Isto torna-o o programa de eleição, muito destacado dos demais, para fotógrafos e qualquer um que trabalhe intensivamente em fotografia. Os criadores e programadores de Photoshop nunca tiveram a intenção de criar um software para Web Design, no entanto ele inclui várias ferramentas para tal. Photoshop é o programa ideal para designers que façam um pouco mais do que web design, devido ás suas capacidades (não muitas) para web design e (muitas) para edição de imagem.

Photoshop tem uma reputação colossal, é a aplicação gráfica mais popular e respeitada disponível no mercado. Certamente devido ás suas capacidades, rapidamente se tornou a base da industria, pelo que a maioria dos seus clientes irão esperar que você use Photoshop – provavelmente a maioria não conhece outro qualquer. Posto isto, poderá ter de explicar devagar e detalhadamente se optar por utilizar Fireworks integral/parcialmente e tiver de entregar ao cliente um ficheiro .PNG ao invés de um ficheiro .PSD.

DANDO UMA OLHADA NO FIREWORKS

À semelhança da olhada no Photoshop, antes de escrever mais, há que realçar algo muito importante – Fireworks foi criado para Web Design. A interface gráfica é muito fácil de utilizar e navegar, ao contrário do que acontece com Photoshop, onde facilmente nos perdemos no meio de tanto botão e navegação. Por este detalhe e outros que já mencionámos anteriormente, a curva de aprendizagem é bastante diferente entre os programas, sendo que Fireworks é muito mais fácil e rápido de aprender. Fireworks foi criado para criar ficheiros com o mínimo tamanho possível para ser viável utilizá-las num website, e é perfeitamente natural e compreensível até certo ponto que Fireworks não tenha as capacidades de edição de imagem de Photoshop, embora na minha opinião Fireworks deveria ser melhorado num item importantíssimo – o Anti-Aliasing de texto.

A reputação de Fireworks tem vindo a ser trabalhada e ultimamente tem tido um crescimento bastante acentuado, inclusivamente há agências que requisitam conhecimentos de Fireworks como um item necessário ao Web Designer. Uma das grandes vantagens de Fireworks é que o Web Designer poderá trabalhar várias páginas de uma vez só. Outra tem a ver com o facto de que é possível trabalhar com fotografia e imagens em vector – Isto é um pouco como usar Photoshop e Illustrator ao mesmo tempo, no mesmo programa.

SUGESTÃO

Se a interação entre Photoshop e Fireworks fosse perfeita e em harmonia, faria todo o sentido utilizar Fireworks para criar o wireframe, exportar para Photoshop e trabalhar os detalhes com técnicas não disponíveis em Fireworks, exportar para Fireworks para dar os toques finais na composição do website e finalmente exportá-lo para a web. Infelizmente isto nem sempre é possível, porque frequentemente há ficheiros .PSD que não abrem de forma correcta em Fireworks.

Níveis que desaparecem ou ficam alterados, estilos que desaparecem, são alguns dos problemas que o utilizador poderá enfrentar, e tudo junto só irá servir para perder tempo e ficar extremamente aborrecido com a situação. Assim de momento aquilo que se faz neste esquema é trabalhar apenas elementos específicos como os fundos . Especificamente pode-se tirar partido do PNG-8 em Fireworks para trabalhar os tamanhos de ficheiros que se exportam para a web. Eventualmente num futuro próximo poderíamos receber uma ótima notícia dando conta que a interação entre Fireworks e Photoshop tinha sido resolvida e não haveria mais problemas. Mas para já não passa de um sonho :)

E VOCÊ, TEM ALGUMA SUGESTÃO?

Nós na Escola Criatividade estamos sempre receptivos e gostamos muito de receber sugestões e comentários dos nossos fantásticos leitores. Tem alguma sugestão a fazer a este Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop? Participe já!

Abraço

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Tiago
    21 de janeiro de 2011

    O Fireworks e bom mais eu ainda prefiro o photoshop apesar deu achar que o photoshop tem um pouco menos de peformace.



  2. Tiago
    21 de janeiro de 2011

    O Photho filtre tambem e um otimo editor de fotos, em caso de falta de um programa mais sofisticado



    • Diogo Espinha
      24 de janeiro de 2011

      Olá Tiago, bem-vindo à Escola Criatividade!

      Obrigado pelo seu comentário e contribuição a este artigo :)

      Abraço



  3. Brindes
    27 de janeiro de 2011

    Na minha opinião o Fireworks ainda vai resistindo porque a Adobe apercebeu-se que ainda há muitos utilizadores que utilizam o Fireworks e não migraram para outro software. Penso que num futuro irá acontecer o que aconteceu ao Freehand! Ou seja, descontinuado!

    Penso eu…



    • jonathas
      15 de março de 2011

      nao pode

      o fireworks e otimo
      nao pode aconteçer o mesmo que aconteceu com o freehand

      eu comprei o fireworks cs5(junto com o ps o illustrator e o flash



  4. Rodrigo
    6 de fevereiro de 2011

    Esta é uma boa sequência de artigos, parabéns! :)
    Mas…Fireworks não trabalha com vetor!!
    Basta um zoom pra saber que não tem vetor nenhum nele…nem importando do illustrator. Isso é uma informação que roda equivocadamente por aí e vocês reproduziram sem verificar.

    Vetor é uma base de cálculo que não usa pixels. Igual no illustrator (você pode dar zoom e não verá pixels).

    Ah! Eu prefiro fireworks para trabalhos em web :)



    • Mario
      9 de abril de 2015

      Claro que usa vetor, e é intercambiável com Illustrator… não é pq vc vê os pixels que não é vetor… crie um círculo e edite os nós. Dá até pra copiar e colar no menu editar, copy as vector.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz