Depois de publicadas as Partes I e II deste Guia, abordamos hoje, na Parte III, a criatividade em programa: Photoshop. Iremos agora entrar mais no campo do Photoshop, que é o porta estandarte da Adobe. Sejamos realistas, Fireworks sofre de uma síndrome à qual poderíamos chamar “irmão adoptado”. E isso é notório desde que a Adobe adquiriu a Macromedia em 2005: Só nas mais recentes versões (CS4 e CS5) é que recebeu actualizações significativas. Embora isto possam ser bons indicativos para o futuro do Fireworks, Photoshop terá sempre a maior atenção por parte da Adobe. E porquê? Bom, Photoshop é a aplicação que mais rende à Adobe, é mais vendida e por um preço mais alto. Além disso, Photoshop tem mais idade, e tira partido da sua idade através do feedback dos utilizadores ao longo dos anos. Se ao fim de todos estes anos Photoshop é considerada a aplicação mestra para trabalhar imagem, é porque o feedback dos seus utilizadores ao longos destes anos não pode ter sido mau. Fireworks continua a crescer a cada actualização, mas é expectável que seja o Photoshop a receber a maioria da atenção e actualizações no futuro. Desta forma, apresentamos ao leitor o Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop – Parte III.

Não perca os antigos anteriores deste Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop:

Este Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop tem já vários artigos, pelo que se tiver ideias ou sugestões, participe e deixe o seu comentário! Se desejar, poderá subscrever a nossa newsletter gratuita e receber os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email:

Endereço de Email:

AS VANTAGENS DE UTILIZAR PHOTOSHOP

Embora não tenha sido na abordagem directa de Photoshop, já enumerámos várias comparações nos artigos anteriores, pelo que este artigo terá um pouco menos de informação que os seus precedentes. No entanto ainda há muito para expor, e assim compilámos mais alguns argumentos para o leitor reflectir, que poderá ler ao longo do artigo.

ESTABILIDADE


A versão CS5 trouxe francas melhorias em termos de estabilidade, mas em termos históricos, os utilizadores de Fireworks reportam mais problemas com ficheiros, erros e problemas gerais com o programa do que reportam os utilizadores de Photoshop. Isto não quer dizer que Photoshop esteja livre de erros, tem a sua quota parte garantidamente, mas tem um valor acrescentado por ter menos erros. Só por isso, o seu valor é justificável pela menor quantidade de dores de cabeça que terá ao utilizar Photoshop do que ao utilizar Fireworks. Provavelmente a maioria dos utilizadores Fireworks tiveram poucos ou nenhuns problemas com ele: É bastante raro Fireworks dar problemas com operações simples. Se estiver a utilizar a fundo o programa, as probabilidades de acontecer um erro são maiores, mas nada garante que um erro vá acontecer.

BASE DA INDÚSTRIA


Embora comece a aparecer uma procura de profissionais que saibam trabalhar com Fireworks, a procura de designers que saibam trabalhar com Photoshop é colossal e à escala universal. Practicamente todos os projectos da web usam Photoshop em alguma parte, e ter pelo menos um conhecimento médio sobre esse programa vai ser um item requerido para os trabalhos de design onde haja uma equipa envolvida. Enquanto que os seus clientes como freelancer não querem saber como você fez o trabalho, numa equipa é muito mais provável que troque ficheiros .PSD com os seus colegas do que ficheiros .PNG. Dito isto, se pretende trabalhar nessa indústria você tem que saber trabalhar com Photoshop.

É-LHE FAMILIAR

Para aqueles que estão acostumados ao Photoshop, a grande desculpa que dão para nem sequer experimentar Fireworks ou outro programa qualquer, é que estão habituados a trabalhar com Photoshop e foi com ele que aprenderam a gerir o rumo do seu trabalho. A grande maioria das pessoas que começaram a trabalhar com Photoshop mantiveram-se fiéis a ele, porque realmente funciona. Como se costuma dizer, em equipa que ganha não se mexe, e se tem funcionado com toda esse gente, aprendendo aquilo que é necessário também pode funcionar consigo. Experimente!

TUTORIAIS E RECURSOS


Fazendo uma avaliação realista, há imensos tutoriais online de todo o tipo para Fireworks, mas a quantidade astronómica de tutoriais e recursos online para Photoshop dá 15-0 nos de Fireworks. Desta forma é muito mais provável que encontre um tutorial online para o ajudar em Photoshop do que em Fireworks. Este é também um indicador de que Photoshop é mais difícil de aprender do que Fireworks, o que não invalida que seja possível aprender Photoshop, obviamente.

É SUPER COMPLETO

Já o dissemos anteriormente, Photoshop tem uma enorme panóplia de ferramentas. Um designer que use Fireworks quase garantidamente terá que abrir o Photoshop para efectuar trabalhos com técnicas mais avançadas de edição de imagem, ao passo que um utilizador Photoshop quase garantidamente que nunca irá abrir o Fireworks para fazer algum desses trabalhos. O núcleo das funcionalidades está no Photoshop, e embora o Fireworks tenha tido vários melhoramentos das suas ferramentas, os utilizadores Photoshop nem o sabem: Eles não usam Fireworks.

E VOCÊ, UTILIZA O PHOTOSHOP?

Não perca a continuação do Guia de Comparação entre Fireworks e Photoshop, se tiver ideias ou sugestões, participe e deixe o seu comentário! Se desejar, poderá subscrever a nossa newsletter gratuita e receber os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email:

Endereço de Email:

Até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Luís Salvador
    18 de janeiro de 2011

    Eu uso Photoshop e acho que vai ser Photoshop que vou continuar a usar :b

    Mas os artigos estão muito bons. Parabéns!



    • Diogo Espinha
      19 de janeiro de 2011

      Olá Luís, é a sua escolha e acredito que seja a mais correcta para aquilo que necessita! Obrigado pelo seu comentário,
      Abraço!



  2. Ricardo
    12 de setembro de 2011

    Uso Fireworks desde quando comecei a mexer com a área de web, nunca fui fã do Photoshop, embora não seja possível fazer milhões de efeitos no FW do modo que dá com o PF, ainda assim prefiro o FW.



    • Ricardo
      12 de setembro de 2011

      Errei, é PS. lol


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz