Dreaweaver é um programa completo para o desenvolvimento e gestão de websites, que trabalha com tecnologias como HTML, XHTML, CSS, Javascript e PHP, entre outros. Um detalhe importantíssimo que Dreamweaver tem, é que se você começou a fazer o seu website em um outro programa qualquer, não terá de começar de novo se pretender mudar para Dreamweaver – O programa não irá destruir/alterar o código que você criou! Nesta quinta parte do Guia Dreamweaver, vamos-lhe mostrar como perceber e trabalhar com tabelas dentro desta aplicação. Está pronto para começar?

Nesta quinta parte do Guia Dreamweaver, vamos-lhe continuar a mostrar como dar os primeiros passos na criação da sua página web, fazendo a introdução ao trabalho com tabelas em Dreamweaver. Quer receber este e outros conteúdos no e-mail? Insira o seu e-mail abaixo e subscreva!

Endereço de Email:

 

Não perca os artigos anteriores:

Adobe Dreamweaver CS5

A tag <table> teve um caminho complicado ao longo da sua existência, no mundo do web design. Inicialmente, as tabelas serviriam para criar tabelas para mostrar dados científicos dentro de um website, com um estilo de folha de cálculo. Mas com o crescimento da web, os web designers viram nas tabelas outra utilidade, que foi a de utilizar as tabelas para fazer a correcta colocação dos elementos numa página web. No entanto nos dias de hoje isso já não existe novamente, pois com a utilização dos navegadores mais recentes como Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox veio a utilização do CSS. A estilização através de CSS é a técnica mais avançada de estilização de uma página, bem longe do utilizado anteriormente com as tabelas. As páginas com tabelas são mais lentas e demoram muito mais tempo a carregar do que uma página criada com base no CSS. Além disso, as páginas criadas com base em tabelas são uma dor de cabeça para os dispositivos mais recentes, como o iPad e iPhone, com um ecrã de dimensões reduzidas. Nesta quinta parte do Guia Dreamweaver vamos-lhe demonstrar como utilizar as tabelas para o seu propósito original: mostrar dados em linhas e colunas.

1. BÁSICOS DAS TABELAS

As tabelas foram feitas para mostrar dados que ficam mais fáceis de entender quando demonstrados em tabelas. Uma tabela é uma grelha de colunas e linhas que juntos fazem uma tabela onde poderá esquematizar os dados para os apresentar mais facilmente. Uma linha normalmente apresenta dados relativos a um item específico, enquanto que uma coluna mostra dados relativos a vários itens, mas dentro do mesmo assunto.

2. INSERIR UMA TABELA

O processo de criação e inserção de uma tabela no seu documento HTML é bastante simples.

Primeiro clique no menu Inserir e de seguida em Tabela:

De seguida escolha como quer a sua tabela, definindo o número de colunas e linhas, a largura e o aspecto. De seguida Clique em Ok:

Neste momento já tem a sua tabela criada!

3. EDITAR TABELAS

Se você for um usuário avançado e entende como editar código HTML, a edição de uma tabela também pode ser feita pelo código. Para isso clique em Código no separador e de seguida vá no código da tabela e edite ao seu gosto.

Se não souber editar código HTML, pode alterar as tabelas através do modo gráfico do Dreamweaver. Depois de seleccionar a uma coluna, uma linha ou a tabela inteira, procure o menu na parte de baixo do programa e edite as configurações que pretender:

Tabela:

Linha:

Coluna:

4. ADICIONAR E REMOVER CÉLULAS

Após a criação da tabela, é possível adicionar e remover células da mesma. Este à semelhança dos outros processos, é bastante simples também. Para isso, clique com o botão do lado direito do rato em uma célula da tabela onde quer inserir ou remover, e de seguida vá a Tabela e terá ao seu dispôr todas as operações para fazer na tabela, seja adicionar ou remover células.

5. MESCLAR OU DIVIDIR CÉLULAS

Também é possível mesclar células, isto é útil quando se pretende ter uma célula mais larga ou existe efectivamente a necessidade de excluir uma célula da tabela. Para isso, basta seleccionar duas ou mais células da sua tabela e clicar com o botão do lado direito do rato, ir a Tabela e de seguida a Mesclar Células.

Para dividir células, basta seleccionar uma célula que tenha sido mesclada anteriormente e seguir os passos, botão do lado direito do rato, Tabela e de seguida em Dividid célula.

6. IMPORTAR DADOS

Embora não seja um processo fácil de concluir dentro do que se pretende, é possível importar dados para as suas tabelas. Isto é feito chamando um ficheiro externo onde estão os dados, e depois é criada uma nova tabela com os dados inseridos. Para importar os dados clique em Arquivo, Importar, Dados tabulares:

De seguida seleccione o ficheiro de dados e defina os campos da tabela:

E já está, a sua tabela irá ser criada. No entanto certamente irá necessitar de algumas alterações da sua parte, para mostrar os dados de acordo com o pretendido.

ESTÁ A ACOMPANHAR?

Não perca a continuação deste artigo, deixe o seu feedback com um comentário, subscreva a nossa newsletter gratuita e receba os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email.

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. igor
    14 de junho de 2012

    muito bomm , a espera do proximo



    • Muito bom!
      5 de dezembro de 2012

      Tell me more!
      Gostava de por o dreamweaver com tabelas e a fazer contas como o excell… Alguém me pode ajudar?



  2. ivahir leite machado
    18 de fevereiro de 2014

    estou começando um curso rápido de “informática para a internet”, e achei este este site maravilhoso….vou estudar com afinidades por aqui, pois é ótimo….parabens


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz