Neste tutorial vamos falar da direcção de modelos, e aqui quando falo em modelos não quer dizer necessariamente que sejam modelos profissionais, uma vez que eu aplico estas pequenas dicas a todas as pessoas que fotografo, sejam modelos profissionais ou simplesmente alguém que me procura para fazer uma sessão fotográfica.

Este é um dos temas mais sensíveis, e acabo por receber muitas perguntas sobre como se deve fazer uma direcção de modelos ou o que dizer para conseguir quebrar o gelo e fazer com que a pessoa que esta em frente da objectiva se sinta mais à vontade. É possível que alguns de vocês tenham alguma dificuldade ao realizar este tipo de trabalho, seja por falta de experiência ou talvez por um pouco de timidez, mas reparo que muitas vezes é simplesmente por falta de preparação para as sessões e é por aí que vamos começar.

fotografia profissional

PREPARAÇÃO

Antes de irmos para uma sessão fotográfica com uma pessoa, temos de fazer algum trabalho de casa, ou seja, depois de termos escolhido o local da sessão e o tema, precisamos decidir que poses queremos fazer e isso é importantíssimo, pois facilita depois o nosso trabalho durante a sessão, na altura de pedir uma pose ao modelo.

Uma das coisas que eu faço bastante é pesquisar na Internet ou em revistas e tentar encontrar fotografias que tenham poses semelhantes aquelas que pretendo para aquela sessão. Depois disso e antes de começar a fotografar cada muda de roupa, invisto dois minutos do meu tempo para mostrar essas imagens ao modelo, para que seja mais fácil a pessoa entender o que pretendo.

Logicamente, teremos sempre aquelas poses ou ideias que nos surgem na hora durante a sessão, e aí temos de simplesmente falar com a modelo, mas falar com segurança e confiança para que a pessoa mesmo que não goste ou ache que não vai ficar bem, veja que estamos confiantes e pense “é capaz de resultar”.

modelos

EQUIPA

Temos de pensar que fotografia com modelos, muitas vezes é um trabalho de equipe entre o Fotográfo, a Maquilhadora, o Cabeleireiro, a pessoa responsável pelo Stylist e o modelo. Quanto mais à vontade e mais confiança o modelo tiver em nós, melhor vai correr o trabalho. Para isso acontecer, quanto mais bem estivermos preparados e quanto mais confiança conseguirmos passar a toda a equipa, maior será a sintonia.

Um outro truque que uso bastante é fazer pequenas pausas e mostrar o que estamos a fazer na tela da máquina a todas pessoas envolvidas, principalmente se estou a trabalhar com uma equipa diferente/nova, e claro para que o modelo possa ver como estão a sair as fotografias. É importante fazer com que sinta que faz parte das decisões do resultado final, bem como parte da equipa.

equipa

COMUNICAÇÃO

Uma das coisas mais importantes durante uma sessão é ir falando bastante com o modelo, conduzindo-o até à pose que queremos, e dizer-lhe por exemplo como se esta portar e/ou como estão a correr as fotografias. Importante também é darmos as direcções de uma forma clara e precisa, mas sempre com um tom de voz amigável e cordial. Outro truque especialmente para quem tem menos experiência é dar direcções simples do género, “olha para a esquerda, baixa o queixo, coloca o braço desta forma ou daquela”, etc. Procure falar ao máximo.

DURAÇÃO DA SESSÃO

Depois temos de pensar que os modelos são pessoas e não bonecos, o que significa que se cansam também. Desta forma, temos de evitar disparar 250 vezes ou mais na mesma pose desconfortável ou em todas as poses em que o modelo está em esforço, sendo que o contrário também é válido, ou seja, não podemos disparar uma vez e estar 5 minutos a olhar para a tela da máquina a ver se esta tudo bem enquanto o modelo se encontra em esforço para manter a posição.

A preparação das luzes e de todo o ambiente da sessão, eu faço durante o tempo que a pessoa passa na maquilhagem, na preparação dos cabelos e guarda roupa, para que depois a pessoa não esteja à espera que tenha tudo pronto. As vezes acontece mas não deveria, ainda mais se o modelo cobrar há hora. Devemos fazer também pequenas pausas para comer e beber agua quando estamos a fotografar muitas horas, é bom para manter a energia e o ritmo da sessão elevados.

CUIDADOS A TER

Eu uso sempre estas dicas em todas as minhas sessões com pessoas, seja para retrato, como para moda, ou mesmo para sessões de nú artístico, embora neste último caso temos de ter ainda mais cuidado para evitar tocar no modelo, pois há casos relatados de fotógrafos processados por assédio após tocarem nas modelos para compor as poses, pelo que é muito importante pedir licença para tocar.

Outra coisa na fotografia de nu artístico é o falar sempre a olhar a modelo nos olhos e não para o resto do corpo. A juntar a isso é importante ter também uma roupa disponível ou uma toalha para que o modelo se possa vestir nas pausas entre sessões.

RESUMINDO

  • Devemos preparar-nos para as sessões com antecedência e levantar exemplos do que queremos fazer e mostrá-los aos modelos antes da sessão começar.
  • Manter a modelo interessada no que está a fazer, ao mostrar-lhe na tela da máquina as fotografias.
  • Falar bastante com o modelo de forma a conseguirmos as poses ou olhares desejados.
  • Dar direcções simples mas cruciais para atingir o resultado final pretendido.
  • Ser o mais rápido possível a criar a fotografia quando o modelo esta em esforço, para evitar constantes pausas na sessão.
  • Não deixar os modelos esperando enquanto você monta o cenário.
  • Não tocar nos modelos sem pedir autorização.
  • Autorizar a presença de alguém da confiança do modelo, para evitar situações menos positivas.

São coisas simples como estas que parecem banais mas que fazem toda a diferença na forma como se relacionam com os vossos modelos e como surge uma grande fotografia devido à confiança estabelecida entre o fotógrafo e a pessoa fotografada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo vimos algumas dicas e truques que podemos usar para tentar quebrar o gelo quando fotografamos modelos. São algumas das pequenas coisas que eu uso nas minhas sessões quando fotografo pessoas. Como sempre, ficamos à espera dos vossos comentários, pelo que podem e devem colocar as vossas questões nos comentários ao artigo.

Passem no meu canal do Vimeo e podem ver mais nos videos de making off, sobre o que se passa nos bastidores das minhas sessões: https://vimeo.com/user1767265/videos

E vejam aqui alguns exemplos de poses que podem ser muito úteis para os mais inexperientes: https://www.dropbox.com/sh/jv8nu1828k9fudq/dPg_wkxy18

Grande abraço e ótimas fotografias a todos!

 

Autor: Carlos Rodrigues

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Fotografo Freelancer desde 2000 especializado em trabalhos de Moda, Desporto e Publicidade. Fotografo Oficial dos dois eventos anuais desportivos internacionais mais importantes em Portugal: Estoril Open e Volta a Portugal!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Rafael Almeida
    21 de outubro de 2013

    Tanta gente faz um cursinho de photoshop e corel e sai falando que é webdesigner… Tanta gente compra uma câmera e sai falando que é fotógrafo… Ser profissional é bem diferente disso!

    Obrigado pelas dicas pessoal, vocês ajudam muito às pessoas que visitam o blog e levam muito a sério o trabalho que têm.



  2. Antonio Pereira
    5 de março de 2014

    Ótimo artigo! Parabéns.



  3. Filipe Varela
    5 de agosto de 2014

    Muito bom esse artigo “aula”. Tá de parabéns



  4. Luís Costa
    16 de outubro de 2015

    Estou actualmente a tratar dos pormenores para fazer uma sessão de nú artístico pela primeira vez e ler este artigo ajudou-me a compreender se estou a ir na direcção certa. Felizmente o meu trabalho de casa estava muito próximo do que aqui esta descrito.

    Muito obrigado


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz