No artigo anterior aprendemos os primeiros passos de como utilizar textos no After Effects. Você viu como inseri-los na composição, ajustá-los, como animá-los e como utilizar um Path para controlá-los. Agora continuaremos essa jornada em meio aos textos, veremos como utilizar o menu Animate, encontrado em cada Layer de textos na Timeline. Além disso, descobriremos que é possível transformar um Title em um Shape Layer, aumentando as possibilidades de animar um texto. Por fim, descobriremos os presets que o After Effects já possui para usar nos Titles e que são um ótimo ponto de partida para trabalhar com os textos.

iniciação after effects

USANDO O MENU ANIMATE DAS CAMADAS DE TEXTO

O menu Animate concentra algumas das principais propriedades dos textos. Ele possibilita animar, por exemplo, a distância entre as letras, a distância entre as linhas e a inclinação dos textos. Isso e ainda mais. Esse menu funciona, basicamente, da mesma forma que o menu Add dos Shape Layers que adiciona conteúdos a camada de texto. Ele está posicionado junto a opção Text da camada de texto.

Com o Menu aberto, selecionaremos a opção Skew que controla a inclinação das letras. Usando Skew + o texto sobre um Path + os diferentes tipos de keyframes, vamos animar esse Texto.

Aos 25 frames da Timeline, marque o ponto final da animação no Skew e no First Margin (no menu Path da camada, lembre-se de ter um Path desenhado), onde o texto deverá ficar depois de entrar. Dica: Para mostrar apenas as propriedades que possuem keyframes, aperte a tecla “U” no teclado.

Voltando 05 frames marcamos outro keyframe nas duas propriedades. Modificamos os valores.

Outros 05 frames antes marcamos novos valores, aumentando a inclinação do Skew.

Por fim, marcamos a posição inicial do texto.

Acabamos de fazer uma animação orgânica para o texto, simulando o movimento de frenagem de um carro. Para melhorar e deixar orgânico e mais “real” podemos ativar a opção Motion Blur na Timeline.

SELECIONANDO A ÁREA DOS ANIMADORES (ANIMATOR)

Cada Animator corresponde a um grupo de efeitos que você adicionou utilizando o Menu Animate e, posteriormente, o menu Add de cada Animator. Pode-se colocar diferentes propriedades em cada Animator. No caso anterior tínhamos apenas o efeito Skew, agora vamos adicionar vários deles e ver como é possível animar eles todos de uma vez, se estiverem dentro de um mesmo Animator.

Para começar, vamos escolher no Menu Animate o efeito Blur, vamos começar com o title desfocado e gradativamente ele ficará focado. Isso também acontecerá com os outros efeitos.

Depois do Blur, adicionamos o efeito (ou propriedade) Scale, agora utilizando o Menu Add do Animator 1. Assim, vamos adicionando efeitos a esse Animator, se usássemos o menu Animate, acrescentaríamos novos Animators.

Por fim, adicionamos o Opacity – para que as letras comecem transparentes e depois se tornem visíveis.

Agora é hora de ajustarmos as propriedades dos “efeitos” que adicionamos ao Animator 1. Deixaremos o Scale em 50%, Opacidade em 0% e o Blur em 15,0. Esses valores serão os quais o texto irá iniciar em nossa animação.

Mas e como fazer para animar todos eles? Abrindo a aba Range Selector, teremos as opções Start, End, Offset. É aqui que criaremos os keyframes. Mas antes é preciso mexer na aba Advanced. Aqui, precisamos mudar o Shape para Ramp Up. Assim, a transição será mais suave.

Mudando para Ramp Up, o texto irá ficar em forma de escadinha com relação a seu tamanho, e desfocado e transparente gradativamente a direita. Para animar, usaremos apenas o Offset, deixando o  Start em 0 e o End em 100%.

Pronto, agora é só fazer o preview.

CHARACTER OFFSET – LETRAS E NÚMEROS ALEATÓRIOS

Nada mal até agora, aprendemos bastante coisa sobre os titles, mas e se o que eu quiser mesmo é um monte de letras e números que se modificam aleatoriamente ou pelo menos aparentem isso? Existe uma maneira de fazer textos serem aleatórios. Para começar, escrevemos uma sequencia de letras e números, aleatoriamente.

Feito isso, precisamos encontrar o item em Animate que faça esses caracteres se modificarem. O item que precisamos é o Character Offset.

Esse “efeito” modifica o caractere para o “próximo” número na sequencia ou letra do alfabeto. Quando o Offset for 0, aparecerá a primeira sequencia escrita, quando for 1 os valores mudam para os próximos. Por exemplo, se o texto que escrevemos for 1ab (offset = 0), quando mudarmos o offset para 1 ele será 2bc.

Para animar, é só ativar os keyframes em Character Offset ou adicionar uma expressão, algo que veremos em outro artigo.

ANIMATION PRESETS DE TEXTO

Já falamos um pouco sobre os Presets do After Effects, efeitos ou animações prontas, certo? No caso dos textos, existem diversos presets prontos, existe uma categoria só deles. Aconselho vocês a testarem eles.

Como por exemplo, o Preset Decoder Fade In que faz o texto ser decodificado, letras e números aleatórios vão revelando uma palavra. No nosso exemplo a palavra é Preset. Este Preset, se analisarmos utiliza o “efeito” Character Offset para criar essa animação. Aliás analisar os presets é uma ótima forma de aprender mais sobre as animações em textos.

Para usar um Preset de texto, você precisará é claro, de uma camada de texto (algo escrito na composição), já que esses Presets não adiantam de nada em outros tipos de camadas. Com o texto selecionado, vá em Effects & Presets>Text>Animate In>Decoder Fade In e dê dois cliques sobre o nome, o efeito será adicionado a camada.

Adicionado o efeito, basta modificar a distância entre os keyframes para que seja mais rápido ou mais devagar.

Tentem outros efeitos, como o Typewriter que faz o efeito do texto sendo digitado ou datilografado.

DICA – TRANSFORME AS CAMADAS DE TEXTO EM SHAPES

Você pode transformar um texto em um Shape Layer e então aplicar efeitos iguais aqueles utilizados para animar os Shape Layers. Para fazer isso, basta selecionar a camada de texto desejada, clicar com o botão direito sobre ela e selecionar a opção Create Shapes from Text. Então é só relembrar o que aprendemos sobre Shape Layers. A camada de texto é mantida desativada e surgirá uma nova camada do tipo Shape Layer, a qual poderá ser animada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nestes dois últimos tutoriais, aprendemos a essência de como controlar textos no After Effects. Descobrimos as ferramentas e menus que ajustam as propriedades e que controlam as animações. Especialmente neste último tutorial, vimos que existem possibilidades no Menu Animate, nos Presets e que se você transformar um texto em um Shape, serão centenas e milhares de possibilidades de animação.

Aproveitem e até o próximo artigo.

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz