Para continuar seu aprendizado sobre After Effects, precisamos ampliar o espaço básico de composição. Até aqui vimos como utilizar apenas as propriedades e o espaço X e Y, simplificando, estamos movimentando objetos e criando na horizontal e vertical, o que podemos chamar de animação 2D. Mas o After Effects não foi feito apenas para o espaço 2D, ele consegue explorar, de uma forma própria, o espaço 3D – X, Y e Z. Assim, todos os textos, shapes, solid layers e objetos que aprendemos a criar e usar no After podem ser posicionados no eixo Z, explorando assim a profundidade. E, sim, existe uma limitação no 3D do After Effects, ele não apresenta volume. Assim, todos os elementos são como folhas de papel. É difícil de imaginar inicialmente, mas vamos entender melhor adiante.

USANDO CAMADAS (LAYERS) 3D

Lembram-se de quando falávamos da Timeline? Então, é na Timeline que ativamos a opção de 3D para as camadas. Para fazer isso basta ativar a opção a seguir.

Ao ativar essa opção, aparecerá um novo tipo controlador na camada, na posição do Anchor Point. Com esse controle você pode mover a camada nos eixos X, Y e Z.

Nas propriedades da camada também aparecerá a posição em Z do objeto (X,Y,Z).   As opções de rotação também mudam. A rotação que fazíamos em 2D agora corresponderá a rotação do eixo Z.

Se rotacionarmos a camada sobre o eixo Y, veremos como funciona o 3D no After effects. Para rotacionar a camada, use a ferramenta de Rotação, posicione-a s0bre o eixo que deseja girar, clique e arraste para o lado.  Vejam que o After Effects, possui limitações em sua função de 3D. Existem as posições em Z, mas não existe volume para os objetos. Eles parecem folhas de papel quando vistos de lado. Lembre-se disso na hora de criar suas composições 3D, você precisará de um Software 3D para fazer determinadas coisa e depois compor com elementos do After Effects.

Se você quer saber se é possível criar volume no After Effects. Responderei que sim, a partir da versão CS6 tem como fazer algumas coisas. Mas será mais fácil utilizar plugins externos ou softwares 3D.

LUZ, CÂMERA E AÇÃO – INSERINDO CAMERAS E LUZES

Muito bem, temos as camadas em 3D, mas não queremos que elas se movimentem, queremos algo como uma câmera se movendo. O que fazer? Precisamos de uma câmera para passear entre os objetos, indo de um a outro, passando entre eles ou o que quer que seja.   Para criar uma câmera devemos utilizar o menu de camada Layer>New>Camera ou o atalho CTRL+SHIFT+C. Na janela aberta, podemos escolher o tipo de lente que gostaríamos de usar. No caso, escolheremos a lente 35mm.

Na composição abaixo, temos vários textos posicionados em diferentes posições Z. Para fazer isso basta criar um Texto, ativar a opção 3D, como vimos, e posicionar os textos com valores diferentes em Z.

Agora que já temos os textos, vamos ver como podemos nos movimentar com a câmera no After Effects.   Basicamente temos 3 controles: Da posição em Z da Camera (Track Z Camera Tool), da posição de X e Y (Track XY) e a opção do Angulo da Camera (Orbit Camera Tool). Para acessá-las você deve usar o menu de ferramentas ou o atalho da tecla C, que alterna entre os controles. Essas opção, quando ativas, movimento a camera apenas nos eixos determinados.

Com o controle da posição em Z da Câmera, você deve clicar, segurar e arrastar o mouse para cima ou para baixo, aproximando ou afastando a camera.

Para a posição em X e Y, você fará a mesma coisa, clique e arraste para mover para um lado e para o outro, para cima e para baixo. É bem simples. Se você tiver um Mouse com aquele botão central (rolagem), basta clicar com este botão e mover a câmera nesses eixos.

O último controle faz a camera girar sobre um Eixo a sua frente, chamado Point Of Interest. Para usar é a mesma coisa, clique e arraste, a camera irá girar.

Outro importante detalhe das composições 3D são as Luzes. Podemos iluminar os objetos, dando mais a ideia de profundidade para a composição.   Para acrescentar uma luz você deve acessar o Menu Layer>New>Light. Na janela aberta, temos várias opções de Luzes: Spot, Parallel, Point, Ambient.   A Spot Light é como um Fresnel de estúdio, forma uma luz que parte de um ponto e vai abrindo em forma de cone até o objeto (camada).   Parallel é uma luz que vem de uma fonte infinita de luz, simula algo como a luz do sol.   Point é um tipo de luz omnidirecional, como uma lâmpada caseira, que emite luz para todos os lados.   Por último, a Ambient, que gera não tem um ponto gerador. Afeta apenas o Brilho geral da Cena em 3D.   Depois de criada uma luz, no caso, um Spot, podemos posicioná-la onde quisermos na Composição, iluminando os objetos.

Reparem que agora temos efeitos de luz e sombra.

ANIMANDO UMA CÂMERA NO AFTER EFFECTS

Não é díficil animar uma câmera no After Effects, mas é preciso tomar cuidado. Temos que lembrar que não temos mais os controles básicos apenas, existem vários outros. Abrindo as propriedades da camada, verificaremos isso. Temos vários controles a mais.

Para animar a câmera, agora precisamos ativar os keyframes do Position e do Point of Interest. Se não fizermos isso, por exemplo, ativando apenas o Position, não animaremos o angulo da camera, mas apenas sua posição X, Y e Z e acabamos tendo que refazer tudo desde o começo.   Ativando os keyframe dessas duas propriedades, movemos o cursos na timeline e utilizando os controles posicionamos a câmera na segunda posição.

ANGULOS ADICIONAIS NO AFTER EFFECTS

Se você quiser ver onde está a Camera em relação a outros objetos ou para facilitar a animação em certos casos. Existe a possibilidade de dividir a tela da composição, mostrando vários angulos, como em um software 3D. Assim, podemos ter o angulo de Cima, de Baixo, do Lado ou outro personalizado.

Por exemplo, se ativarmos o Custom View. Veremos a camera, as luzes e as camadas.   Se utilizarmos os controles de camera agora, não moveremos a camera e podemos passear pelo cenário. Lembrando que para continuar vendo a composição como ela é, é preciso selecionar novamente a Active Camera.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa foi uma introdução ao 3D no After Effects. Vimos que existem Cameras, Luzes, mas não temos volume, já que o After é um software voltado mais para composição e não modelagem 3D efetivamente. Mesmo com essa limitação, é possível fazer diversas coisa no After Effects. No próximo artigo exploraremos melhor as opções da camera e veremos como adicionar profundidade de campo, desfocando o fundo e embelezando as composições.

Até a próxima. Abraços!

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Jônatas
    5 de março de 2013

    Muito bom o artigo, estava procurando por isso.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz