No último post de Iniciação ao After Effects começamos a explorar um mundo novo, o espaço 3D do After, também, chamado de perspectiva 3D já que não existe volume no ambiente padrão do programa (até a versão CS5.5), apenas quando se usa plugins comprados. Para continuar aprendendo sobre o ambiente 3D do After Effects veremos alguns parâmetros que você precisa saber controlar. Veremos como ajustar as propriedades de uma luz, quais ajustes é possível fazer para controlar as sombras e o que é preciso para consegui-las em uma composição, ganharemos em beleza e profundidade em nossos projetos.

AJUSTANDO AS PROPRIEDADES DE UMA LUZ NO AFTER EFFECTS

Vimos que existem 04 tipos de luzes no AE: Parallel, Spot, Point, Ambient.

Cada uma dessas luzes possui usos diferentes, vejamos o que acontece aplicando cada um dos tipos de luz nessa composição com textos em 3D (diferentes posições de Z para cada um deles).

Parallel Light – funciona como se tivessemos um painel emitindo luz para frente. *No exemplo, foi movido o Point of Interest (a luz está apontando para a esquerda) para ver a diferença com a luz Ambient.

Spot Light – Para facilitar compare esse tipo com a luz de uma lanterna ou Spot de estúdio. Essa é a luz que você vai utilizar mais.

Point – Um ponto de luz, quase como uma lâmpada de casa, que emite luz para todos os lados.

Ambient – Uma luz totalmente uniforme, iluminando a cena igualmente. É pouco utilizada.

Os controles básicos de uma luz são o Color e o Intensity. Além desses ainda temos o Falloff (a partir do After CS5.5), Cast Shadows, Shadow Darkness e Shadow Diffusion. Todas as luzes, com exeção da Ambient possuem esses controles. Para mostrar os controles veremos o exemplo de uma luz Spot, que além desses possui ainda Cone Angle e Cone Feather. Para ver todos esses controles, abra as opções na Timeline.

Intensity (intensidade) controla a intensidade da luz e o Color (cor) controla a cor da luz. Bastante intuitivo. Vejamos alguns exemplos.

Seguindo encontramos a opção Cone Angle, essa funciona como as abas de um Spot físico, controlando o ângulo de abertura da luz, para pontuar uma parte da cena ou deixar totalmente iluminada. Veja:

As luzes Spot tem ainda o Cone Feather, que ajusta a suavidade da luz, pode-se ter uma luz mais dura ou mais suave. Uma luz dura indica uma luz como a de um dia ensolarado, uma luz mais suave ou difusa indica um dia nublado. Repare nas “bordas” do ponto onde a luz atinge a camada de fundo.

A próxima opção, Fallof, não está presente em todas as versões do After Effects, aparece a partir da CS5.5. Com ela, conseguimos reproduzir uma luz mais natural, já que, no mundo real, a intensidade da luz diminui conforme aumenta a distância da luz. Ativando a opção Fallof em Smooth habilitamos mais alguns controles.
Ajustando o Radius, conseguimos algo parecido com o Cone Angle.

Já ajustando o Fallof Distance, ajustamos a que distância a luz começa a diminuir de intensidade nos objetos. Esse também é um controle que encontramos em todos os tipos de luzes no After.

O recurso Cast Shadows diz para o After, se ligado, que essa luz produzirá Sombras se direcionada a um objeto (camada) que estiver com esta mesma opção ligada.

Para ver o que acontece, é preciso ativar a opção Cast Shadows em cada um dos objetos que quisermos que projetem sobras e também na Luz. Essa opção fica em Material Options, que aparece quando um objeto está em 3D no After Effects.

Note que além de ser preciso ativar a opção em cada uma das camadas, é preciso ter um objeto, por exemplo, uma camada de fundo, onde a sombra será projetada ou as alterações não surtirão efeito algum.

Abaixo da opção Cast Shadows, encontramos as propriedades Shadow Darkness e Shadow Diffusion. Essa opções, também, só funcionarão quando a propriedade Cast Shadows estiver ON (ligada). A opção Shadow Darkness permite ajustar a intensidade da sombra, quanto maior a porcentagem ela fica mais escura, quanto menor, clareamos a sombra.

Já a opção Shadow Diffusion, permite controlar a dureza ou suavidade de uma sombra. Assim, quanto menor o valor dessa propriedade mais dura é a sombra, mais bem definida. Quanto maior o valor da propriedade, mais suave é a sombra, dando a ideia de que temos uma luz mais difusa, como quando utiliza-se papel vegetal na frente de um spot no mundo real.

CONTROLES DAS LUZES NA COMPOSIÇÃO

As luzes Spot e Parallel, além das propriedades de Position, contém a opção Point of Interest que é para onde elas ficam apontadas.

Na composição, ao selecionar uma luz desse tipo, vê-se uma linha partindo do centro da luz até uma mira. Movendo essa mira, você pode mudar a direção dessa luz.

ANIMANDO AS LUZES, MOVIMENTOS E PROPRIEDADES

Assim como uma câmera no After Effects, para animar posição e a direção de uma Luz é preciso ativar os keyframes de Position e Point of Interest (nos tipos que possuem essa opção).

Além das tradicionais animações em Position, Rotation, as luzes possibilitam a animação de sua intensidade, cor, cone angle, oferecendo diversas opções para os projetos.

Por exemplo, você pode começar com um Spot com o Cone Angle bem aberto, iluminando praticamente toda a composição 3D e terminar com ele focando uma informação ou parte específica do ambiente 3D.

Outro tipo de animação interessante para utilizar com uma luz e uma câmera é posicionar os dois objetos na mesma posição, apontando para o mesmo ponto e fazer um link entre os 02 com o recurso Parent na Timeline.

Assim, a luz estará sempre posicionada com a câmera, iluminando os objetos a sua frente. Se você ativar as opções de Fallof, poderá, por exemplo, passear entre vários textos distantes um dos outros, onde a medida que a câmera se afasta os objetos vão caindo na escuridão. A criatividade é o seu limite.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois de aprender sobre o espaço 3D e começar a explorá-lo, é importante aprender sobre luzes, já que são elas que ajudam a compreender a profundidade de uma cena. Por isso, vimos os principais ajustes de luzes no After Effects, tomando por base um Spot Light, que nada mais é do que uma luz que simula um spot do mundo real. Para continuar ganhando mais beleza e profundidade em nossas composições, precisaremos aprender mais sobre as câmeras nas composições. Para isso, descobriremos como conseguir maior ou menor profundidade de campo, desfocando elementos e focando os olhares em outros. Além disso, precisamos ver como é possível melhorar a movimentação de uma câmera no After Effects. Por aqui é isso.

Até a próxima. Abraços.

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários Encerrados.

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz