Um dos recursos mais utilizados no After Effects são as Máscaras. Seja para recortar a parte que interessa de uma imagem (foto ou vídeo), seja para criar uma linha que será animada (Mask Path), seja para desenhar uma forma ou para criar o caminho para animar um texto, você vai precisar muito das máscaras.

Por isso, neste artigo aprenderemos sobre as Máscaras, quais são as ferramentas para sua criação, como elas funcionam, como ajustá-las e algumas técnicas para facilitar a animação de elementos em uma composição.

Iniciação ao After Effects

COMO CRIAR UMA MÁSCARA NO AFTER EFFECTS

Para começo de conversa, vamos conhecer as ferramentas utilizadas para criar uma máscara. Uma máscara só pode ser inserida em uma camada, portanto, é preciso, por exemplo, de uma imagem na Timeline. Obs.: cada Layer do After Effects pode conter várias máscaras que, obviamente, afetam apenas as Layers em que são aplicadas.

Existem 02 maneiras de criar uma máscara em uma camada do After Effects, em ambas você precisará selecionar a camada. A primeira forma de se aplicar uma máscara usa as ferramentas Rectagle, Rounded Rectangle (Retângulo arredondado), Ellipse, Polygon e Star Tool. Todas essas criam uma máscara em formatos pré-determinados.

A segunda forma, utiliza-se da ferramenta Pen Tool e permite criar uma máscara personalizada (muito parecido com o Photohop). Crie o formato que quiser, para completar a máscara clique sobre o primeiro ponto.

MODIFICANDO OS VÉRTICES DE UMA MÁSCARA

Toda máscara criada no After Effects pode ser modificada a qualquer momento. Para isso, utilizamos as ferramentas que estão no mesmo grupo da Pen Tool: Add Vertex Tool, Delete Vertex Tool, Convert Vertex Tool. Essas ferramentas, respectivamente, são utilizadas para Adicionar Vértices, Excluir Vértices e Converter os Vértices para Bezier (curvas) ou para Linear (como os vértices de um quadrado, onde duas retas se encontram).

Add Vertex Tool

Delete Vertex Tool

Convert Vertex Tool

Além dessas ferramentas você pode, selecionando os vértices com a Selection Tool, modificar a posição deles. Basta selecionar e arrastar para onde quiser.

Dica: você pode selecionar vários pontos de uma vez, para isso selecione a máscara e clique fora dos pontos dos vértices, então clique e arraste sobre os pontos que desejar.

Selecionados é só mover para onde for preciso.

AS PROPRIEDADES DAS MÁSCARAS

Para ajustar as propriedades de uma máscara você deve abrir as propriedades da camada na Timeline. Com isso, você verá a opção Mask, no sub-nível, você verá as máscaras desta camada.

A primeira propriedade que você pode ajustar é o Mask Mode. Nele você encontrará diferentes Modos: Add (Adicionar), Subtract (Subtrair), Intersect (Intersecção), Lighten, Darken e Difference. Por padrão, toda máscara criada no After Effects utiliza o Modo Add.

Add: nesse modo as máscaras somam seus conteúdos, ou seja, é mostrado o que está dentro delas.

Subtract: nesse modo o que estiver dentro da máscara não é mostrado, ou seja, é subtraído da camada. No caso de duas máscaras, a de baixo subtrai o conteúdo da que estiver por cima na Timeline.

Intersect: nesse modo quando duas máscaras se sobrepõe é mostrado apenas o conteúdo da intersecção entre elas.

Lighten: quando duas máscaras se sobrepõe, é utilizado o maior valor de transparência delas.

Darken: quando duas máscaras se sobrepõe, é utilizado o menor valor de transparência delas.

Difference: quando duas camadas se sobrepõe, a intersecção funciona como se fosse o modo Subtract, enquanto o que não se sobrepõe funciona como se fosse o modo Add.

Além dos Mask Modes, você encontrará nas propriedades das camadas a opção Mask Feather. Essa propriedade permite que você suavize as bordas da máscara, como um degradê para transparência, onde você controla a distância entre os pontos com 100% de transparência e 0% de transparência.

Para expandir ou contrair as bordas de uma camada você deve utilizar a propriedade Mask Expansion e ajustar o tamanho que deseja.

ANIMANDO AS MÁSCARAS NO AFTER EFFECTS

Animar uma máscara é uma tarefa bastante simples. Para modificar seu formato ao longo do tempo, basta ativar o primeiro keyframe (cronômetro). Com isso, você pode ir para outro ponto da Timeline e alterar esse formato ou simplesmente mover a máscara para outro ponto.

Não é nosso foco neste artigo, mas você pode utilizar as máscaras animadas no processo de rotoscopia. A rotoscopia consiste em redesenhar os quadros de um filme ou vídeo. Por exemplo, em um vídeo você pode retirar um elemento, use uma máscara para excluir esse elemento e anime ela frame a frame (ou o quanto for preciso) para retirar o elemento indesejado.

CRIE UMA LINHA ANIMADA COM A AJUDA DAS MÁSCARAS E EFEITOS

Já vimos como criar uma máscara personalizada, agora veremos que se você não fechar essa máscara teremos apenas um Path (caminho). Aparentemente, não acontece nada. Para que essa máscara seja, por exemplo, uma linha, precisaremos de uma efeito. Os efeitos encontramos na parte superior do After Effects.

Para aplicar o efeito de linha, vamos utilizar o Stroke. Com a camada selecionada vá em Effects>Generate>Stroke. Veja que são várias categorias de efeitos.

Nesse caso, em que utilizamos um efeito, não animaremos a máscara, mas sim o efeito. Se testarmos as propriedades notaremos que podemos animar tanto o Start quanto o End. Obs: nas propriedades do efeito está ajustado o Paint Style em On Transparent.

Criado o primeiro keyframe é só ir ao Tempo em que queremos o final da animação e completá-la.

UTILIZANDO MASK PATH PARA DISTORCER UM TEXTO

Este recurso, utilizando as máscaras, permite que você distorça seus textos, deixando eles curvos, acompanhando o Mask Path de uma  máscara criada com a Pen Tool. Parece complicado mas é bem simples. Primeiro, crie um texto, para fazer isso utilize a ferramenta Horizontal Type Tool, no painel de ferramentas do After Effects.

Agora, com o texto selecionado, utilize a ferramenta de máscaras personalizadas a Pen Tool e desenhe uma máscara sem fechá-la.

Então, vá nas propriedades do texto Text>Text Options>Path e na caixa de seleção coloque para Mask 1.

Pronto, agora seu texto faz uma curva, conforme a máscara desenhada.

Experimentem animar as propriedades extras habilitadas, elas permitem fazer o texto correr sobre a máscara desenhada.

ANIMANDO A POSIÇÃO DE UMA CAMADA COM A AJUDA DE MÁSCARAS

Vimos, recentemente, em um dos artigos que para mover uma camada precisaríamos utilizar as propriedades de Position, criando keyframes, indo até a próxima posição do objeto, correto? É isso mesmo, o interessante é saber que existe uma outra forma de animar o position, sem que seja preciso ir de keyframe em keyframe. Para fazer isso, crie, em uma camada, um círculo.

Agora, desenhe um Path, como fizemos com o texto anterior, faça conforme deseja que a círculo se movimente.

Abra as opções das máscaras na Timeline. Selecione o Mask Path e dê CTRL (CMD) + C.

Selecione o Position e aperte CTRL(CMD)+V.

Pronto, seu objeto seguirá esse Path que você acabou de criar. Por fim, basta ajustar a velocidade aproximando ou afastando os keyframes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gostaram deste artigo? Espero que sim. Não esqueçam de deixar suas sugestões para melhora-los.  Neste artigo aprendemos sobre as máscaras do After Effects, uma das ferramentas mais utilizadas no dia-a-dia. Seja para retirar um objeto da cena, seja para selecionar, seja para desenhar uma forma, seja para criar o caminho para uma animação ou simplesmente utilizar efeitos para criar uma linha na composição, as máscaras estarão sempre presentes. É importante que você as conheça muito bem, você vai precisar delas em alguma momento. Além de aprender sobre as máscaras, vimos como aplicar alguns efeitos a composição e nos próximos artigos conheceremos diferentes efeitos do After Effects. Fiquem ligados.

Um abraço e ótimas ideias a todos.

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Fernando
    3 de maio de 2013

    Muito boa a sua aula, parabéns; tenho uma dúvida, eu quero retirar o rosto do ator do homem de ferro da armadura e colocar do meu sobrinho, para parecer no vídeo o rosto dele, uso a máscara e pinto com croma key verde para substituir os frames um a um e coloco o rosto dele?, dá para fazer essa substituição, por favor isso esta me corroendo, me ajude, preciso ajudar meu sobrinho nessa produção, obrigado…



  2. Gláuber Halfen
    24 de maio de 2015

    Olá, Boa Noite
    Eu venho acompanhando vários tutoriais pelo youtube, e mesmo escritos como o seu.
    Tenho seguido alguns para tentar alguns efeitos que acho interessantes.
    Achei o seu ótimo.
    Gostaria de fazer uma pergunta, não sei se é possível responder!
    quando eu pego um vídeo (a ser trabalhado) e ponho na composition, ai corto o ínicio dele com ALT + parentese …. mas aí após cortá-lo eu o arrasto lá p começo da camada mas no entanto ele muda de posição no vídeo (não fica na cena selecionada).
    Sabe me dizer por quê? se além de cortar tenho que fazer algum outro procedimento!?



  3. Gláuber Halfen
    24 de maio de 2015

    Olá, Boa Noite
    Eu venho acompanhando vários tutoriais pelo youtube, e mesmo escritos como o seu.
    Tenho seguido alguns para tentar alguns efeitos que acho interessantes.
    Achei o seu ótimo.
    Gostaria de fazer uma pergunta, não sei se é possível responder!
    quando eu pego um vídeo (a ser trabalhado) e ponho na composition, ai corto o ínicio dele com ALT + parentese …. mas aí após cortá-lo eu o arrasto lá p começo da camada mas no entanto ele muda de posição no vídeo (não fica na cena selecionada).
    Sabe me dizer por quê? se além de cortar tenho que fazer algum outro procedimento!?


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz