No primeiro artigo de Iniciação ao After Effects você conheceu a Janela de Projetos, usada para organizar e ver todos os materiais, composições ou vídeos de seu projeto. Conheceu também como criar uma composição e como ajustá-la. Nesse artigo, você vai aprender sobre a Timeline do After Effects, vai entender como se faz uma animação utilizando as propriedades básicas de uma camada (Layer). Você será aprensentado aos keyframes e vai saber quais são e o que fazem cada um dos tipos de interpolação entre os keyframes.

A TIMELINE

Para animar um objeto, fazer ele girar, aumentar de tamanho, ficar transparente, mudar de cor, ou o que quer que você queira fazer no After Effects você precisa da Timeline. A Timeline ou Linha do Tempo é a janela que te permite criar esses movimentos (entre outras coisas mais) em um espaço de tempo. Todas as animações, keyframes e propriedades dos elementos são modificados na Timeline do AE. Tudo que acontece na Timeline é mostrado na Janela Composition (Janela central) e Vice-Versa.

A TIMELINE E AS PROPRIEDADES DAS CAMADAS (LAYERS)

Antes de conhecer qual ícone deixa a camada em 3D, qual deles ativa o Motion Blur e etc, você precisa saber onde estão as propriedades básicas das Camadas ou Layers. Para mostrar essas propriedades básicas, basta clicar na Seta que fica ao lado esquerdo do nome da camada (ao lado da cor da camada). Feito isso, você deve clicar novamente na seta ao lado de “Transform”.

Como se vê, as propriedades básicas de uma camada são: Anchor Point, Position (Posição), Scale (Escala), Rotation (Rotação), Opacity (Opacidade). Com essas propriedades você move, aumenta, rotaciona ou deixa transparente uma camada. A direita, estão as informações númericas dessas propriedades.

A TIMELINE E A COMPOSIÇÃO

Note que a Timeline e a Janela Composition controlam a maior parte das coisas no After Effects. E tudo que você modifica em uma delas afeta a outra. Se você move um objeto para o lado, as propriedades são modificadas na Timeline. A maior parte do tempo no After Effects você vai passar mexendo nessas 02 janelas.

MÃOS A OBRA: ANIMAÇÃO, KEYFRAMES E INTERPOLAÇÃO

Aproveitando o que você aprendeu no artigo anterior, crie uma composição HDV/HDTV 720p. Nessa composição, vamos inserir um Shape Layer (nos próximos artigos veremos com mais detalhes). Para isso, clique e segure no ícone e selecione a Ellipse Tool.

Agora desenhe um círculo (para desenhar um círculo perfeito segure a tecla SHIFT). Com a ferramenta, clique na Composição e arraste para desenhar.

Agora que o círculo está desenhado, vamos animá-lo. Para isso, apresento-lhe o Stopwatch (Cronômetro) do AE. É com ele que você ativa os keyframes de uma propriedade.

Clicando no cronômetro, você ativa os keyframes na Timeline. Um keyframe é um quadro-chave, ele contém as informações sobre, por exemplo, a posição que você quer que uma layer tenha em um determinado momento na composição. Ao criar um segundo keyframe em outro tempo da timeline, você cria uma interpolação, ou seja, a Layer irá se mover da posição do keyframe 01 até a posição do keyframe 02. Então, movendo a agulha da Timeline e modificando a posição do círculo na Janela Composition, aparecerá outro keyframe na Timeline. Note que a agulha marca o ponto que é visualizado na janela Composition.

Agora se fizermos o Preview (como aprendemos no primeiro artigo), veremos que a bola se move do primeiro ao segundo keyframe. Note que você precisa marcar apenas o ponto inicial e final, o After Effects calcula o resto, criando uma interpolação.

Se você quiser deixar o movimento mais rápido ou mais devagar, basta aproximar ou afastar os keyframes. Deixe a distância entre os keyframes em 06 frames, agora ative a opção Motion Blur, tanto da camada quanto da Timeline. Veja que no meio do movimento o círculo desenhado fica com rastro, o que chamamos de Motion Blur. Isso você vai usar muito em seus projetos, dá a sensação de velocidade ao movimento.

Agora, experimente criar keyframes em Scale, Rotation e Opacity.

ANIMAÇÃO E INTERPOLAÇÃO

Agora que você já sabe como criar animações de movimento, pare para pensar um pouco e observe o movimento dos corpos na vida real. Você vai notar que a velocidade desses corpos não é constante, existe aceleração e desaceleração, será que o After Effects faz isso? É claro que sim. Observe o tipo de keyframe que criamos acima, um losango, o nome dessa interpolação é Linear, onde a velocidade entre os keyframes é sempre a mesma. Para criar movimentos mais orgânicos, você precisa de outro tipo de keyframe. Selecionando os keyframes que criamos e clicando com o botão direito sobre eles, vamos em Keyframe Assistant, selecionamos Easy Ease. Aumente a distância entre os keyframes para ver melhor o movimento, deixe em 01 segundo. Confira na figura abaixo.

Com isso o tipo de keyframe muda e a bola começa devagar, acelera e por fim, desacelera antes de chegar no ponto final. Para ver os keyframes de uma outra forma e entender isso graficamente, selecione o botão Graph Editor na Timeline, onde você pode ajustar a curva do movimento. Selecione a propriedade Position.

Ajustando o Graph Editor, selecione o keyframe e use modifique as curvas, para ter mais velocidade na entrada do movimento ou na saída.

Veja a diferença fazendo o Preview da Timeline.

OS TIPOS DE INTERPOLAÇÃO

  • Bezier: é este que acabamos de ver, a velocidade não é constante, o objeto acelera gradativamente.

  • Auto Bezier: faz uma transição mais suave quando colocado entre 02 keyframes com Bezier por exemplo. Para usá-lo, você pode acessar o menu Keyframe Interpolation, clicando com o botão direito no keyframe.

  • Hold: praticamente como um corte, o objeto pula de um ponto a outro. Para usá-lo, clique com o botão direito sobre o keyframe e selecione Toggle Hold Keyframe.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois de aprender sobre a Janela de Projetos, sobre as Composições e o Preview do After Effects, começamos a aprender mais sobre a essência do software, a animação, os keyframes e as interpolações. Neste artigo, vimos onde as coisas acontecem no After Effects, a Timeline. Essa janela, junto com a Composition, são as janelas onde pasaremos mais tempo explorando. Elas controlam a maior parte das coisas quando falamos de animação. Notem que estamos apenas começando a entender os keyframes e as interpolações da Timeline. Ainda precisamos conhecer melhor os movimentos, por isso, no próximo artigo criaremos uma animação simples, mas que contribuirá com o entendimento sobre os tipos de interpolação. Além disso, aprenderemos mais sobre a Timeline, sobre os Blending Modes, Layer Styles e as ferramentas do After Effects. Até a próxima galera.

Um grande abraço e ótimas ideias a todos!

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Ivanildo Tavares
    2 de junho de 2014

    Boa noite Adriano Borda, gostaria tirar uma duvida relacionada ao programa Timeline, no After Effects.Do lado direito (time ruler) da caixa de ferramentas do Timeline mudou de aspecto, ou desactivei a barra de controlo do tempo\montagem do video através do som, video e\ou imagem. Estou-me habituando ao programa, e para já tenho tido algumas duvidas básicas, caso consiga responder a este mail também agradecia o link ou paginas do youtube onde possa acompanhar a sua aula.
    Sem mais de momento, Obrigado pela atenção:
    Ivanildo Tavares



  2. Marcos
    2 de dezembro de 2014

    Na configuração do AE o meu current time só aparece em frames como eu faço para mudar para segundos. Grato



  3. minha timeline estar em frames queria que fosse em segundos como faço ? desde ja obrigado



  4. José Ferreira da Mota
    16 de maio de 2015

    Olá Adriano, se precisarmos de vídeo aula ou apostila, abordando sobre montagem de efeitos com After Effcts, você fornece? Exemplo: “Tutorial para animar linha com luz na ponta usando o efeito “objeto Nulo”. Abraços MOta


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz