Muito bem caros iniciantes ao After Effects, nesta breve jornada até aqui aprendemos diversas coisas sobre o After Effects, não é mesmo? Vimos como criar composições, como organizar os projetos, como utilizar a timeline para animações, como usar os Blending Modes e Layer Styles, utilizamos máscaras e efeitos combinados e, ufa, introduzimos ao mundo dos Shape Layes. Você já tem inúmeras habilidades até aqui, mas é preciso conhecer mais, sempre mais. No caso deste artigo veremos como inserir a mensagem textual (Lettering ou Caracteres) de seus clientes ao vídeo utilizando os Titles do After Effects. Vamos, então ao que interessa.

CRIANDO UM TITLE NO AFTER EFFECTS

Para criar um texto no After Effects é muito simples, basta selecionar a ferramenta Horizontal Type Tool, clicar no ponto da Composição em que queremos adicioná-lo e escrever o texto desejado.

Mas e se você quiser escrever na Vertical, ao invés da Horizontal. Essa tarefa será tão fácil quanto a primeira. Você deve utilizar outra ferramenta, para acioná-la clique e segure pressionado sobre a ferramenta de texto, aparecerá outra opção Vertical Type Tool. Então, é só realizar o mesmo procedimento anterior.

Simples não acham? Então, vamos complicar um pouquinho. E se o que você quiser é adicionar um texto maior, mas que fique por exemplo inserido dentro de uma caixa de texto? Simples, também. Com uma das ferramentas de texto selecionadas, o que você precisa fazer é clicar e arrastar na janela de composição, uma caixa de texto será criada e você poderá colar o texto que quiser.

FAZENDO AJUSTES AOS TEXTOS

Para ajustar o texto, existe uma janela muito semelhante as que você encontra em outros programas da Adobe. Na verdade são 02, a janela Character e a Janela Paragraph. Nela são possíveis inúmeros ajustes.

Como em qualquer programa, você escolhe o tipo de Fonte e o Estilo que quer usar (Bold, Condensed, etc).

Aqui você pode também, aumentar o tamanho da fonte (Corpo), fazer ajustes no Entrelinhas e na distância entre as letras.

Esses ajustes na parte inferior, “forçam a barra”, vamos dizer assim, de alguns aspectos das fontes. Desde deixar a fonte em Negrito, Itálico, todas em Caixa Alta, a primeira em Maiúscula e as outras menores em Caixa Alta e, as opções subescrever e sobescrever.

Para trocar a cor de preenchimento do texto, você deve utilizar a opção Fill Color (Quadrado Colorido).

Da mesma forma que você pode colorir o contorno dos Shapes, os textos podem receber uma cor de contorno, para isso usa-se o quadrado logo abaixo do Quadrado Fill Color.

Para ajustar o tamanho desse contorno, use a opção Set the stroke width, veja na figura abaixo.

Outra janela onde podem ser feitos ajustes nos textos é a Paragraph você ajusta o alinhamento das linhas, como em um editor de textos.

AS PROPRIEDADES DOS TEXTOS NA TIMELINE

Como qualquer propriedade no After Effects, se olharmos na Timeline, encontraremos abrindo as opções das camadas, a aba Text, no Texto que acabamos de criar. Veremos que é aqui que você encontrará diferentes formas para animar um lettering (Texto ou Caractere).

Abrindo a aba Text, veremos algumas opções: Source Text, Path Options e More Options.

A opção Source Text, você pode utilizar para mudar a palavra escrita na Tela. Cada keyframe criado pode ser uma palavra. Não é muito utilizado, normalmente, já que é mais fácil controlar quando você tem diversos textos diferentes. Mas para piscar rapidamente, pode ser bastante útil. Para utilizar basta criar keyframes e trocar o texto escrito (modificá-lo dando dois cliques sobre ele ou sobre a camada).

COLOCANDO TITLE (TEXTO) EM UM PATH NO AFTER EFFECTS

A opção Path (caminho) possibilita colocar o texto ou lettering sobre um Mask Path, ou seja, você consegue utilizar a linha de uma máscara para alinhar o texto, deixá-lo curvo seguindo as linhas de uma imagem, por exemplo. É um recurso ótimo que possibilita animar os textos de forma mais orgânica.

Inicialmente se abrirmos as opções de Path de um texto, nada irá acontecer, nos deparamos apenas com a opção None. Mas não será muito complicado mudar isso. Como dito, usaremos o Mask Path para ser a linha guia (vamos chamar assim). Assim, o que precisamos nessa camada de texto é uma linha de máscara, ou uma máscara fechada. Criaremos uma máscara utilizando a ferramenta Pen Tool. – Veja como criar máscaras.

Ao desenharmos uma máscara na Camada de Texto, aparecerão mais opções em Path. Normalmente, só desenharemos uma máscara em cada texto, mas pode-se ter mais de uma, é claro. Aí é só escolher a máscara que acabamos de desenhar Mask 1.

Note que o texto já vai assumir a curvatura da máscara desenhada.

Para utilizar uma máscara com o Path fechado você precisará deixá-lá no Modo None.

Para inverter o Alinhamento, da borda para fora ou para dentro é preciso inverter na opção Reverse Path, deixando-a ligada faz o texto contornar a parte externa da borda.

Se quiser distribuir as letras ao longo do tamanho da máscara utilize a opção Force Alignment ligada.

E para que servem as opções First Margin e Last Margin? Servem para movimentar o texto ao longo do Path. Dependendo do tipo de alinhamento (à esquerda, centralizado ou à direita) essas propriedade modificam a posição dos textos sobre o Path.

Com essas opções é possível fazer o texto correr, criar uma animação de entrada para ele. Para animar, você já sabe, ative o cronômetro no ponto inicial, mova a agulha da Timeline e modifique o valor da propriedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Textos são parte muito importante de muitos trabalhos, principalmente, para aqueles onde você trabalha para uma empresa, uma marca. Carregam, as palavras-chaves, a mensagem central ou complementos a ela. Devem chamar a atenção necessária para serem vistos e absorvidos. É por essa importância, que você deve dominá-los. No tutorial de hoje aprendemos como criá-lo e quais as propriedades mais básicas dos Textos (Titles) no After Effects. Vimos como ajustá-los e como colocá-los em um Path, utilizando máscaras ou apenas um Mask Path aberto. Aprendemos uma das primeiras formas de animar as propriedades dos Textos, através desses Paths. Existe mais para ser visto sobre os textos. Por isso, continuaremos estudando os Titles mais a fundo no próximo artigo.

Abraços!

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. raphael
    10 de outubro de 2013

    muito grato pela explicação detalhada me ajudou muito e com certeza muitos…porém deixo aqui meu agradecimento abraço



  2. Agatha Lahud
    12 de fevereiro de 2014

    Explicação excelente! Adorei a aula. Precisava de uma informação pontual e foi ótimo.



  3. Amanda
    27 de fevereiro de 2015

    Amei este tutorial!


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz