Os shape layers oferecem inúmeras possibilidades assim como os efeitos do After Effects. Um shape layer, nada mais é, do que uma camada que contém objetos vetoriais. Por padrão um shape layer contém um Path, um preenchimento (fill) e um contorno (stroke). Deixando a linguagem técnica de lado, basicamente, com os shape layers pode-se desenhar círculos, quadrados, estrelas ou polígonos em geral. Mas é claro, que é isso e muito mais. Cada polígono pode ser multiplicado na tela, distorcido, recortado ou até mesmo conter outro polígono, que pode por exemplo, deixar alguma parte do Shape vazada (transparente).

CRIANDO UM SHAPE LAYER

Existem 02 formas de criar uma camada Shape Layer. A primeira delas é utilizando o Menu do After Effects, Layer>New>Shape Layer. Fazendo isso você verá uma camada “Shape Layer” ser adicionada a Timeline.

Inicialmente não acontece nada se você criá-la desta forma. Isso porque é preciso adicionar os Contents (conteúdos) a ela. O que veremos mais adiante. Já a segunda forma de criar um Shape Layer utiliza as mesmas ferramentas de criação de Máscaras: Rectangle Tool, Rounded Rectangle Tool, Polygon Tool, Star Tool, Pen Tool. Basta clicar e arrastar na Janela Composition. Como são utilizadas as mesmas ferramentas é preciso lembrar que para criar um Shape você vai ter de deixar as outras camadas da Timeline desmarcadas e então poderá criar um Shape.

Para alterar a cor de preenchimento (fill) do Shape, você pode utilizar a barra de ferramentas. Logo ao lado dessa opção, estão as opções para modificar a cor da borda (stroke) e a espessura da borda (stroke width).

Ainda na barra de ferramentas, clicando na palavra “Fill“, abrem-se opções de preenchimento: sólido ou degradê. É possível fazer o mesmo clicando-se na palavra “stroke“. Assim você pode criar uma degradê personalizado.

Depois de escolher o tipo de preenchimento, basta entrar novamente na cor do preenchimento e acertar o degradê.

Quando você fechar essa janela, aparecerão os seguintes controles para ajustar o degradê.

ADICIONANDO E MODIFICANDO OS CONTENTS DOS SHAPE LAYERS

Se não fossem os Contents os Shapes do After Effects não seriam o que são. Eles oferecem opções para distorcer, multiplicar, recortar e muitas outras. Para adicionar uma conteúdo a uma Shape, você deve abrir as opções da camada Shape Layer na Timeline.

Acessando as opções, você verá os Contents já existentes, criados automaticamente ao utilizar as ferramentas de Shape.

Para adicionar um novo Content, você precisa utilizar o botão Add.

Nele existem inúmeras opções, inclusive as que possibilitam criar um objeto do zero, um shape do zero. Eu prefiro começar utilizando as ferramentas de criação. Mas façamos o seguinte, vamos deletar os Contents criados com a Ferramenta e adicionar os Contents. (Para deletar, selecione o Polystar, por exemplo, e aperte a tecla delete)

Agora, clicando no botão Add vamos adicionar um Polystar.

Veremos que nada acontece, não é mesmo? Apenas uma linha com o contorno do Path aparece, isso porque não temos um preenchimento, por isso vamos novamente em Add adicionar um Fill (preenchimento). Aproveitando, vamos adicionar Stroke (contorno) ao Shape.

Acabamos de criar um novo Shape do zero. Agora, vamos explorar as propriedades do Content Polystar. Façam o seguinte, modifiquem Type para Polygon e Points para 3,0. Com isso, você verá um triângulo na Composição. Vamos aproveitar e girar o Triângulo em 90º e mudar sua cor para Verde.

Já que estamos explorando esses contents adicionados, vejamos as opções que temos em Stroke. Aqui nós podemos ajustar várias coisas também, uma delas é o Stroke Width que aumenta a espessura da borda.

Em stroke, é interessante também adicionar Dashes. Eles dividem a linha do contorno em vários pedaços, parecendo como se fosse uma costura. Quanto mais você adicionar Dashes mais irregular será o Contorno criado.

Agora se você quiser, por exemplo, adicionar um degradê através do Menu de Contents, basta utilizar o Gradient Fill e ajustar com as cores desejadas.

EXPLORANDO OS CONTENTS DOS SHAPE LAYERS

Mais uma vez encontramos um recurso que nos oferece inúmeras possibilidades. Bom, já sabemos como criar Shape Layers, como adicionar conteúdos, como alterar os conteúdos e sabemos que eles, como qualquer outra coisa no After Effects, podem ser animados. Depois disso tudo, o que podemos fazer é explorar ainda mais os Contents.

Temos um Content que tem a forma de um triângulo na Composição, certo? Então, vamos deixar os cantos desse triângulo arredondados, para criar uma espécie de botão de Play estilizado. Para fazer isso, precisamos usar mais um Content, dessa vez vamos utilizar o Round Corners, que é bem simples de usar. Você aplica e pode dizer o quanto quer que os cantos arredondem.

E agora se eu quiser duplicar esse triângulo, para, por exemplo, criar o botão de Fast Foward? Também é bem fácil. Para isso, vamos utilizar o Content Repeater.

Nele podemos ajustar o número de cópias e a distância delas com relação ao original.

Vamos ver mais um Content, o Twist, que deixa o Shape distorcido, quase como a lâmina de um liquidificador.

Já vimos alguns dos Contents, mas existem vários outros. Aconselho que vocês explorem esses Contents e tentem criar animações com esses Shapes e com os variados tipos de Contents existentes no After Effects.

MESCLANDO PATHS ATRAVÉS DOS CONTENTS

A questão agora é a seguinte, como seria possível, deixar uma parte do Shape vazada (transparente), sem utilizar máscaras? Para que vocês entendam melhor vejam a figura.

Para recriar essa figura, existe mais um Content que julgo ser bem importante, já que se você recriasse essa situação com a ajuda de máscaras, não conseguiria, por exemplo, duplicar essa figura facilmente.

É bem fácil de fazer, basta ter dois paths diferentes adicionados no Shape, por exemplo, nosso triângulo (Polygon) e um Ellipse Path.

Feito isso, vamos adicionar o Content Merge Paths, que fará o trabalho para nós rapidamente.

A princípio, não acontece nada com a nossa composição. Isso porque é preciso ajustar, já que o Merge Path é pré-definido para a opção Add. Abrindo as propriedades veremos o Mode, basta modificar para Subtract para deixar triângulo com um furo no meio.

Notem que as opções do Merge Paths são as mesmas das máscaras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem interessante as opções dos Shape Layers e seus Contents, não acham? Pois é, são inúmeras possibilidades que se somam àquelas que já aprendemos nos outros tutoriais. Sugiro que tentem criar projetos com animações de Shape Layers junto com os outros recursos que aprendemos até aqui: Blending Modes, Layers Styles, Blending Modes e Efeitos, vai ser bastante produtivo. E, por hora é isso, no artigo de hoje, aprendemos sobre os Shape Layers e suas possibilidades através dos Contents. Vimos que inúmeras combinações de Contents podem distorcer, duplicar, deixar transparente ou adicionar degradês aos Shape Layers. Isso tudo lembrando que cada Shape é um Vetor e por isso, pode ser ampliado o quanto quiser, sem perder a resolução. Aproveitem e não deixem de testar outras configurações dos Shapes.

Um grande abraço e ótimas ideias a todos.

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz