Uma das partes que considero mais legais no After Effects é a de aplicar efeitos às imagens ou às animações que construímos nas composições. Os efeitos possibilitam testar diferentes visuais, corrigir cores, criar degradês, desfocar imagens, desenhar linhas, inserir Flares, criar fumaça, fogo, água, aplicar partículas e muito mais.

Muito bem, aplicar efeitos é uma atividade cheia de possibilidades e que vamos explorar mais nesse artigo. Como vimos, rapidamente, no artigo anterior, aplicar efeitos é muito fácil.

APLICANDO EFEITOS NO AFTER EFFECTS

Para aplicar um efeito você precisa acessar no menu do After o item Effects. Ali existem diversos efeitos, desde os que a Adobe disponibiliza inicialmente com o programa até aqueles que você comprou e instalou para dar um upgrade no se software. Lembre-se: você precisa selecionar a camada onde deseja que o efeito seja aplicado.

Vamos aplicar um efeito que gere algum tipo de gráfico na composição, para isso adicionei um sólido preto a composição. Um sólido é um tipo de camada com apenas uma cor, muito utilizado para inserir alguns tipos de efeitos.

Vamos aplicar um Flare, para isso precisamos ir até onde o efeito está Effect>Generate>Lens Flare.

Clicando no efeito, abre-se uma nova aba ao lado da janela Project. Essa aba é chamada de Effect Controls, e é onde você pode modificar os efeitos.

Se quisermos modificar as cores desse Lens Flare, podemos utilizar, por exemplo, o efeito Tritone. Nele ajustamos as cores para os Highlights, Midtones e Shadows.

A JANELA EFFECT CONTROLS

Como vimos, a janela Effect Controls é quem comanda os efeitos. Mas é claro, que eles também podem ser ajustados na timeline, como a maior parte das coisas no After Effects. Nessa janela, você pode desativar um efeito temporariamente, modificar a sua posição ou deletá-lo. É importante saber que o After Effects possui um Workflow não-destrutivo, ou seja, você sempre pode voltar atrás, mesmo que não tenha mais um CTRL (CMD) + Z.

Sobre os efeitos é preciso saber que a interação entre eles acontece de cima para baixo. O primeiro a afetar a Camada é sempre o de cima, sendo que o primeiro efeito aplicado é afetado pelo segundo efeito, que também afeta a camada, e assim por diante. Assim, se você alterar a posição dos efeitos, vai obter diferentes visuais, é interessante testar.

Dicas de Workflow: Na janela de efeitos você pode desativar cada um dos efeitos aplicados, enquanto na Timeline, existe um ícone que desativa todos os efeitos da camada, deixando-a em seu estado inicial. Com isso, quando você quiser pode-se ver como era a camada e como ficou, depois de aplicar os efeitos. Isso é muito útil.

Nessa mesma janela você pode deletar qualquer um dos efeitos que você aplicou. Para isso, basta selecioná-lo e deletá-lo.

Mais dica de Workflow:Uma dica para quando estiver em dúvida sobre a configuração de um efeito. Você pode duplicar o efeito, desativar o original e testar outra configuração visual. Ativando e desativando cada um deles você escolhe qual fica melhor para o projeto.

Caso a Janela Effect Controls não esteja aberta no After Effects é só selecioná-la no Menu Window ou utilizar o atalho F3 no teclado.

ANIMANDO OS EFEITOS APLICADOS NAS CAMADAS

Já vimos, no artigo anterior, como animar alguns efeitos. O princípio é o mesmo efeito stroke e de quaisquer animações, basta utilizar o cronômetro do After Effects. O que queremos fazer hoje é mover a posição do Flare que aplicamos na Composição. Para isso, vamos utilizar o Flare Center, mas ao invés de animá-lo a partir da janela de efeitos ou da timeline, vamos fazer isso graficamente na Janela Composições. Vamos lá.

Notem que ao selecionar o efeito Lens Flare na aba Effect Controls, surge uma espécie de mira, bem ao centro do Flare.

Assim, ao ativar o primeiro keyframe, podemos mover a agulha da timeline e na janela de composição reposicionar o Flare para onde quisermos.

Ideia: podemos atravessar, por exemplo, o Flare rapidamente de um lado a outro, bem no meio da passagem aumentar seu tamanho animando o Flare Brightness e, posteriormente, aplicá-lo com o Blending Mode em Screen (como aprendemos em nossos artigos anteriores) para criar um efeito de passagem entre 02 imagens. Ou então, deixá-lo em Screen e com um leve movimento sobre uma imagem.

A JANELA EFFECTS & PRESETS

Uma maneira bem fácil de aplicar um efeito a uma camada é utilizando a Janela Effects & Presets. Basicamente, você pode procurar os efeitos pelos nomes, além de ser possível testar alguns Presets desconhecidos. Aqui você vai encontrar efeitos prontos, configurações pré-ajustadas de vários efeitos, animações de efeitos prontas e, ainda, conjuntos de efeitos.

Nessa janela, você insere o nome do efeito ou preset que deseja, por exemplo, o efeito Glow que dá um brilho maior a uma camada e, então, você precisa apenas arrastar para a camada que quiser.

Apliquei o efeito na imagem que coloquei na Timeline.

Além de procurar pelo nome, você pode utilizar as setas e procurar de forma parecida com o Menu Effect. Nessa janela, você pode testar diferentes Presets, como por exemplo esse chamado Circuit na categoria Backgrounds. Além de tudo, você pode personalizar esses efeitos, é claro.

CRIANDO PRESETS DE EFEITOS

Se você precisar, pode criar seus próprios presets de efeitos no After, algo bastante útil. Para isso, você precisa primeiro selecionar os efeitos que deverão estar nesse preset.

Feito isso, você vai no menu Animation>Save Animation Preset.

Dê um nome ao Preset e pronto, pode usá-lo quando quiser, basta procurá-lo na janela Effects & Presets. Note que você pode inclusive criar um preset dos efeitos com keyframes animados.

ALGUNS EFEITOS PARA VOCÊS TESTAREM

São inúmeros efeitos que você pode utilizar no After Effects, sugiro que testem vários deles, mas para começar vejam alguns desses:

  •  Os efeitos de Blur (desfoque), como o Fast Blur, tentem mesclar com o que aprendemos sobre máscaras, para deixar apenas uma parte da imagem focada.

  • Fractal Noise, mescle esse efeito com vários outros e veja suas possibilidades para criação de Fundos, por exemplo. Apliquem ele a uma camada Sólida e utilizem o que aprendemos sobre Blending Modes na Timeline.

  • Hue and Saturation, deixe as coisas em preto e branco ou mude as cores, junte isso ao efeito glow e crie um visual único. Faça trocas rápidas de cores para dar um visual caótico a cena.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esses são apenas alguns exemplos do que se pode fazer com efeitos. Nos próximos artigos continuaremos explorando os recursos do After Effects, mas sempre buscando integra-los com algum efeito. Neste artigo aprendemos diversas coisas, vimos como criar presets para otimizar os trabalhos e nos aprofundamos no mundo dos efeitos, um grande passo para quem quiser explorar mais a fundo o Universo do VFX. Sugiro que testem as diferentes categorias de efeitos e pesquisem sobre os Plugins que podem ser adicionados ao After Effects. Não fiquem parados e até a próxima.

Um abraço e ótimas ideias a todos.

 

Autor: adrianodorda

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Blogueiro fundador do AEdicas, formado em Comunicação Social e apaixonado por Edição de Vídeo e Motion Design.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz