Olá pessoal, esse é o primeiro artigo de uma série em que iremos focar na iniciação ao desenvolvimento de aplicativos para android. Este primeiro artigo focará na preparação do ambiente para o desenvolvimento, o que para muitos é uma barreira, pois são necessários alguns passos importantes, ao fim do artigo você terá uma IDE totalmente preparada para o desenvolvimento e testes. Além da preparação da IDE e de todo o ambiente, também criaremos o primeiro projeto, focando em conceitos necessários para o andamento desta série.

MERCADO DO ANDROID

Todos nós estamos rodeados de muita tecnologia e os dispositivos móveis estão cada vez mais em alta. A Gartner, uma das empresas líderes em análise de mercado, publicou recentemente que mais de 48% dos dispositivos móveis usam o Android, isso faz com que não faltem vagas para freelancers e empregados formais que sejam capazes de ajudar no processo de desenvolvimento de aplicativos Android.

desenvolvimento android

INSTALANDO O SDK E REQUISITOS

Primeiramente devemos acessar o site oficial para desenvolvedores Android, http://developer.android.com/sdk/index.html e baixar o SDK (Software Development Kit) para o respectivo sistema operacional (Recomendo desenvolver em Windows, pois encontra-se mais material disponível). Um SDK é um Kit de desenvolvimento de aplicativos e disponibilizará todas as bibliotecas e classes necessárias para que possamos desenvolver o nosso aplicativo.

Após de efetuar o download do SDK, é necessário realizar a instalação, o processo é bem simples, apenas escolha as opções padrão do instalador, sempre clicando em Next, escolha a pasta em que deseja guardar os arquivos do SDK e depois finalize a instalação, deixando marcado a opção para iniciar imediatamente o SDK Manager. Ao meio do processo será perguntado se possui o JDK (Kit de desenvolvimento do Java) instalado no computador, na maioria dos casos, o instalador identifica a instalação se existir. Acaso não tenha baixe no endereço http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html e instale.

BAIXANDO VERSÕES DO SDK PARA DESENVOLVIMENTO

Apesar de haver muita coisa em comum em todas as versões do Android, alguns aspectos no desenvolvimento de aplicativos para Android mudam de versão para versão do sistema operacional. Há alguns recursos apenas disponíveis nas versões mais recentes que não há nas versões mais antigas.

Quando um profissional decide desenvolver um aplicativo para Android, o mesmo precisa ter em mente qual versão do Android será necessária para executar tal aplicação, as versões mais comuns nos dispositivos são: 4.1, 3.0 e 2.3.3.

Depois de instalado execute o SDK Manager, que estará disponível no menu Iniciar, quando abrir ele requisitará quais versões do Android desejamos baixar, selecione as principais, que falamos acima, para exemplificar veja na figura abaixo o que é necessário marcar.

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IDE ECLIPSE

Depois dos pacotes instalados, o que deve ter demorado algum tempo mesmo em uma internet rápida, iremos baixar, instalar e configurar a IDE que usaremos para o desenvolvimento de aplicações para Android, o Eclipse. O Eclipse é uma IDE (Ambiente de desenvolvimento integrado) fantástica usada para o desenvolvimento de aplicações em diversas linguagens como PHP, Java, C e outras.

Para baixar a versão mais atualizada do eclipse, vá até o site oficial do eclipse http://eclipse.org/downloads/ e baixe a versão Classic de seu respectivo sistema operacional. Depois de baixar o arquivo, extrai em algum lugar seguro em seu computador, de fácil acesso. Dentro da pasta extraída terá um arquivo chamado eclipse.exe, execute o mesmo e então iremos iniciar a configuração do Eclipse.

Para completar a preparação de nosso ambiente iremos baixar o plugin para Eclipse chamado ADT Plugin que pode ser encontrado na página http://developer.android.com/tools/sdk/eclipse-adt.html, baixe a versão mais atualizada assim como você fez com o SDK do android. Após o download, com o Eclipse já aberto acesse o menu Help>>Install New Softwares, nesta tela clique no botão Add, escolha a opção Archive e siga os passos necessários e seu plugin está instalado.

Para associar o Eclipse ao SDK Android acesse o menu Window>>Preferences, escolha a opção Android, clique em Browse e localize a instalação do SDK do Android. Tudo ocorrendo bem, você terá um resultado semelhante ao mostrado na imagem abaixo.

Finalizamos a configuração do ambiente necessário para o desenvolvimento de aplicações para Android. Se você conseguiu seguir todos os passos (não são poucos) e chegou ao resultado final desejado, parabéns. A partir de agora iremos de fato introduzir o desenvolvimento de aplicações.

CRIANDO O PRIMEIRO PROJETO

Agora focaremos em criar nosso primeiro projeto, ele possuirá funcionalidades bem básicas, que aproveitaremos para esclarecer pontos cruciais para que todos entendam o que estar por vir nos próximo artigos.

Os projetos, na terminologia do Eclipse, podem ser aplicativos ou módulos individuais, dependendo de como você escolhe organizar suas áreas de trabalho. Para criar um novo projeto Android, escolha File > New > Other. Na caixa de diálogo resultante, escolha Android > Android Application Project. Uma caixa de diálogo aparecerá, preencha com as informações necessárias:

  • Application Name: Nome da Aplicação, esse nome será visto pelo usuário final, quando for instalar em seu celular, por exemplo;
  • Project Name: Esse nome será visto apenas pelos desenvolvedores, será a identificação, nome que aparecerá sempre no gerenciador de projetos do Eclipse;
  • Package Name: Será o nome do pacote de seu aplicativo;
  • Build SDK: A escolha desta opção é importante, você estará escolhendo em qual SDK sua aplicação será desenvolvida, se você marcou apenas as três opções que foram indicadas neste artigo (que são as mais usadas) você terá as opções 4.1, 3.0, 2.3. Escolha a versão mais atual, abaixo selecionamento uma versão inferior do Android para que o aplicativo possua uma boa compatibilidade;
  • Minimum Required SDK: Essa escolha é igualmente importante dirá em qual SDK será necessário no mínimo para executar e alterar algo no respectivo aplicativo.

Para seguirmos juntos aconselho sempre indicar as opções contidas no artigo para evitar erros, nessa perspectiva insira projeto-1 para Application Name e deixe que o Eclipse complete o resto, em seguida clique em Next.

Informações iniciais inseridas, você estará na tela de configuração do Laucher Icon, ícone que aparecerá nos dispositivos para executar o aplicativo, ajuste ao seu gosto esta configuração pois não influenciará no aplicativo de fato. Na tela seguinte, deixe a opção padrão a BlankActivity, com ela marcada será criada uma atividade em branco para que iniciemos o desenvolvimento.

A tela seguinte será a de configuração da atividade principal do aplicativo, deixe as opções padrão, com elas o Eclipse criará uma atividade como nome MainActivity, acaso perceba nesta tela o Eclipse nos dá a opção de selecionar o tipo de navegação de nosso aplicativo, em um aplicativo pronto, com todas as opções isso auxília e muito na navegabilidade do aplicativo, como estamos iniciando deixe a opção None e depois retomaremos a este ponto para criar uma aplicação com Tabs.

Se os templates utilizados para a criação do projeto a opção Finish estará habilitada, caso não esteja é necessário realizar o download de alguns arquivos, semelhantemente ao que fizemos no projeto de instalação das versões do SDK, clique em Install/Upgrade, deixe a opção Accept marcada e clique em Install. Depois do processo de instalação dos arquivos que faltavam, clique em Finish.

Após a criação do projeto, irá abrir-se uma tela em que poderá ser incluído de uma forma bem fácil os elementos da tela, apenas arraste e solte (Drag and Drop), você pode também utilizar a forma padrão de incluir elementos que é alterando em modo texto o arquivo activity_main.xml, o que certamente é uma forma mais difícil, sobretudo para iniciantes. Iremos alterar o layout de nossa aplicação diretamente no modo texto, em um primeiro momento, isso fará com que você tenha mais intimidade com o desenvolvimento.

CONFIGURANDO O EMULADOR – AVD

No momento em que estamos desenvolvendo a aplicação no computador, não podemos sempre estar a testá-la em um dispositivo Android, isso faria com que o ciclo de desenvolvimento se se torna muito grande e o tempo para que essa aplicação fosse concluída seria altíssimo. Pensando nisso foi criado emuladores de celulares de forma que eles pudessem simular a situação real, ou seja, a aplicação rodando diretamente no celular ou outro dispositivo.

Para adicionar um emulador, ao eclipse para a execução de nossos projetos acesse Window> AVD Manager, ao clicar aparecerá a tela do Android Virtual Device Manager, neste momento não existe nenhum Virtual Device instalado, clique em New. Dê um nome para o seu Virtual Device escolha o SDK, no caso a 2.3.3, em seguida clique em Create AVD.

EXECUTANDO A APLICAÇÃO

Para executar a aplicação, mesmo que esta só possua um Hello World, vá até o menu Run > Run. Nesta tela escolha a opção Launch a new Android Virtual Device e escolha o emulador que acaba de ser criado, o processo de inicialização do emulador é um pouco demorado se esta for a primeira vez que você estiver o executando, nas próximas vezes este processo será quase instantâneo.

Abaixo a imagem mostra o que deve aparecer em seu emulador depois da execução da aplicação.

Esta foi o primeiro artigo desta série que introduzirá ao desenvolvimento de aplicativos para Android, neste artigo aprendemos a configurar o ambiente de desenvolvimento e também a criar e executar o primeiro projeto, também aprendemos a criar emuladores virtuais para executar nosso projeto. No próximo artigo iremos aprender a inserir novos elementos ao aplicativo e iniciar de fato o desenvolvimento de nossa aplicação.

Abraços!

 

Autor: Jair Rebello

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Analista de Sistemas, empreendedor e blogueiro que dedica parte de seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Wordpress, SEO, Tableless, JQuery, PHP, Android e outras tecnologias mais. Pode me encontrar no Escola Sites ou O Android.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Douglas Gaspar
    27 de agosto de 2012

    Muito bom esses passo a passo de desenvolvimento android vou acompanhar todos!



    • jair.rebello
      28 de agosto de 2012

      Douglas, esperamos realmente que esteja conosco para aprender a desenvolver aplicativos para Android.

      Abraços,



  2. William
    28 de agosto de 2012

    Parabéns pela iniciativa! Ótimo tutorial!



    • jair.rebello
      28 de agosto de 2012

      William, fico contente que tenha gostado estaremos por aqui toda semana postando sobre desenvolvimento android.

      Abraços,



  3. André Assunção
    30 de agosto de 2012

    Parabéns pelo tutorial!!! do jeito que vc explicou, deve ser muito fácil programar para android, vou ficar aguardando os próximos tutoriais para eu aprender com vc.
    vlw!!



    • jair.rebello
      10 de setembro de 2012

      André, não é tão fácil mas também não é nenhum bicho de sete cabeças, é possível desenvolver algumas aplicações bem uteis com pouco conhecimento.

      Abraços,



  4. Willian Diego
    30 de agosto de 2012

    Meu caro, bom o tutorial, mas quando tento instalar o sdk do android está dando um erro e diz que não tem o JDK mesmo com ele já instalado



    • jair.rebello
      10 de setembro de 2012

      William, você já tentou reiniciar a máquina? Se já na hora da instalação informe ao instalador o local de sua instalação do Java.

      Abraços,



  5. Fernando Fernandes Guedes Junior
    31 de agosto de 2012

    Muito boa iniciativa. Aguardando o próximo Tutorial.



    • jair.rebello
      10 de setembro de 2012

      Fernando, a parte 2, já está disponível, espero que esteja sendo proveitoso.

      Abraços,



  6. Joendel Andrade
    8 de setembro de 2012

    Bom dia Jair, ao tentar baixar as atualizações SDK tive que que cadastrar no MotoDev da motorolla, seria interressante que fosse citado no tutorial como fazer o cadastro, pois eu quase não consigo fazer o mesmo, felismente dei conta do recado.

    Alias, to gostando muito do tutorial, espero que este seja um de muito, pois como já sou um apaixonado por android quero contribuir para o seu crescimento.

    Abraço, fui.



    • jair.rebello
      10 de setembro de 2012

      Joendel, este passo apenas é necessário se você deseja utilizar o emulador da motorola, como nós poderemos utilizar os emuladores padrões não citei no artigo.

      Abraços,



      • Joendel Andrade
        10 de setembro de 2012

        Jair ao execurtar o Eclipse me deparei com o segunte erro, “A Java Run time environment JRE or java developmnete kit JDk must be availble in order to rum eclipse. no java virtual machine was found after searshing the follow locations”, o que acontece, como procedo para resolve-lo?



        • Jair Rebello
          17 de setembro de 2012

          É necessário que instale corretamente o JDK do java.

          Abraços,



  7. Eduardo
    5 de outubro de 2012

    O artigo está bem claro, só estou tendo problemas para fazer o download, pois o manager não sai do lugar. Não finaliza nenhum arquivo, está muito demorado eu creio. Há algum tipo de solução para este download que não róla? Obrigado



    • jair.rebello
      7 de novembro de 2012

      Eduardo, o download dos arquivos necessários para desenvolver em adnroid demora mesmo. Se sua internet não for muito rápida, abaixo de 10 MB pode demorar umas 5, 6 horas para baixar, recomendo que baixe em uma conexão de alta velocidade.

      Abraços,



  8. Priscila
    18 de outubro de 2012

    Olá Tutor! Esta página é para ensinar sobre o desenvolvimento para android ,mas não é curso com certificado? Obrigada



    • jair.rebello
      7 de novembro de 2012

      Priscila, nosso objetivo é ajudar pessoas que se interessam pelo aprendizado de forma mais liberal, sem a necessidade de um estudo formal, com isso não emitimos qualquer certificado, apenas tentamos ajudar as pessoas a aprender certas tecnologias.

      Abraços,



  9. Edson
    24 de outubro de 2012

    Olá. ótimo tutorial.
    Gostaria de saber se esse desenvolvimento também é aconselhável para criação de jogos. Ou se tem outra IDE que pode ser utilizada para criação de jogos.
    Obrigado



    • Jair Rebello
      7 de novembro de 2012

      Edson, a IDE para criação de jogos é esta mesmo, mas para criar jogos é necessário um conhecimento avançadíssimo de outros aspectos com design 3d, e cálculos para realizar os movimentos.

      Abraços,



  10. Walquencir Pedroti
    10 de novembro de 2012

    Jair! Ótimo tutorial. Instalei em Windows 8 e funcionou perfeitamente todo o processo, que foi até o “Hello word!”.
    Vamos ao próximo passo.
    Abraços e parabéns pela iniciativa.



    • Jair Rebello
      12 de novembro de 2012

      Walquencir, também utilizo o Windows 8 e realmente funciona perfeitamente, fico muito feliz de tê-lo ajudado neste processo, vamos ao trabalho que ainda temos muito a aprender.

      Abraços,



  11. Eduardo
    14 de novembro de 2012

    Olá, estou gostando da iniciativa e conteúdo dos tutoriais.
    Muito bom o material e está muito bem explicado.

    Com relação ao emulador, você comenta que é mais rápido do que testar no hardware, mas e quanto ao fato de usar o hardware como emulador? Eu tenho usado e sinceramente prefiro muito mais do que o emulador por 2 motivos: 1 porque é mais rápido do que o emulador, 2 porque posso testar 100% do app sem limites.

    Abraço!



    • Jair Rebello
      26 de dezembro de 2012

      Eduardo, realmente isso depende de computador para computador e de celular para celular.

      Abraços,



  12. Rafael
    6 de janeiro de 2013

    Não consegui instalar o eclipse classic, então instalei o eclipse para desenvolvimento mobile, que também é bem semelhante ao que está usando, só que estou com dificuldades em abrir o emulador, ele até abre, só que sem teclado e com a semelhança um pouco desconfigurada em relação aos botoes, o que posso fazer? quais opções de device e targed devo escolher?

    Agradeço pela atenção…



  13. rhamon
    18 de março de 2013

    Boa tarde, tive um problema, quando rodo a avd aparece uma tela preta escrita android. Poderia me informar onde estou errando? agradeço desde já.



  14. Hélio Monteiro
    23 de abril de 2013

    Jair Rebello, você já pensou na possibilidade de fazer vídeo-aulas desses cursos?



  15. Rafael Magalhães Moreno
    17 de maio de 2013

    Olá tutor! Estou tendo um problema para iniciar o AVD emulador. O meu não está “rodando”. Não consigo saber o porquê.



  16. Lilian
    8 de julho de 2013

    Olá!!!
    já criei a minha avd mas não consigo testar o meu aplicativo…quando clico em run não aparece nada e não acontece nada. O que pode ser?



  17. Carlos
    1 de maio de 2014

    Ola! Parabéns pelo trabalho. Certamente a web seria outra se mais pessoas tivessem a mesma iniciativa.
    Sou novo na seara de programação em android.
    Minha dúvida é a seguinte: Como eu faço para transferir o resultado da programação para meu celular? Quais arquivos vão para o aparelho? e onde eu os coloco para rodar?
    Desculpe, se minha dúvida é muito elementar.



  18. Joziel
    9 de novembro de 2015

    Primeiramente quero agradecer pela iniciativa, pois sempre tive vontade de me aventurar na produção de aplicativos e nunca havia encontrado uma forma de começar..

    Olá, entrei no site do eclipse, mas não encontrei a versão clássica, qual devo instalar para seguir os passos?

    aguardo, obrigado.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz