Olá amigos, nessa semana continuamos desbravando o território das artes gráficas com mais um tutorial de Photoshop. Vamos aprender aplicar, editar e remover efeitos para otimizar  e facilitar nosso trabalho. Não deixe de conferir essa primeira de duas partes sobre Blending Options no Photoshop.

BLENDING OPTIONS

Hoje começo nosso tutorial com uma pergunta. Como nos faríamos essa imagem abaixo?

Com o que aprendemos até agora, fariamos um círculo com a Elipse Marquee Tool e depois preencheríamos com a  Gradient Tool. O que está correto. Mas e se precisássemos aplicar esse mesmo gradiente em objetos diferentes, tipo assim:

Simples, salvaríamos o gradiente, faríamos as seleções e aplicaríamos novamente não é mesmo? Mas e se fosse em grande quantidade e precisasse ser feito rápido? Bom, agora complica…ou não!

É agora que o Blending Options do Photoshop é extremamente úteis. Eles basicamente são efeitos de camadas, que podem ser facilmente criados, editados, copiados e até mesmo apagados. Acredite é uma grande mão na roda. E não é apenas isso. Com eles podemos criar efeitos bem legais, como sombra, brilho, gradiente e outros. Na aula de hoje veremos alguns deles e o restante na aula seguinte para melhor assimilamos o conhecimento.

BLENDING OPTION: COMO APLICAR

O primeiro passo é aprendemos como aplicá-lo. Para isso, abra um novo documento com 600x600px e 72 dpis. Vamos fazer uma e aproveitar o conhecimento da aula passada( se você perdeu, não deixe de conferir aqui: ). Selecione a Elipse Tool, e faça uma bola.

Dica: para ficar perfeita, faça a bola pressionando Shift.

Lembrando que a cor do vetor é a cor da nossa foreground color.  Estou utilizando a seguinte cor nesse tutorial: #c4d92e .

Com a bolinha feita, na layer dela, clique com o botão direito e vá na segunda opção, blending options. Irá abrir a seguinte janela:

Essa é a janela padrão. Nela podemos configurar a forma de padrão de feito para todos os demais efeitos, como alterar o blending mode, opacidade e outras configurações avançadas. Mas por agora essa janela não é interessante mechermos pois ela irá alterar os demais. Deixe ela da mesma forma que está na imagem acima, ou seja, a forma padrão.

DROP SHADOW

Drop Shadow provavelmente deve ser o efeitos mais utilizado pelos usuários. É a sombra externa. Vamos dar uma boa olhada na imagem abaixo:

Em Structure, podemos escolher o seguinte:

  • Blending Mode e cor:Escolhe qual o blending(que é o filtro dessa sombra) e a cor da sombra (no retângulo colorido a frente da opção de blending);
  • Opacity: A opacidade da sombra;
  • Global Light: O ângulo em que a sombra será aplicada;
  • Use global light: Essa opção selecionada aplicará em todos efeitos o ângulo escolhido na opção anterior;
  • Distance: Configura a distância entre a sombra e o próprio objeto onde a sombra é aplicada;
  • Spread: Escolhe o quanto a sombra irá se espalhar;
  • Size: Determina o tamanho da sombra.

Com essas opções, da pra fazer tudo que precisamos. Mas também há uma segunda parte, a de Quality, que não vai fazer muita diferença no efeito de sombra, mas vamos dar uma olhadinha nela:

  • Contour: Adiciona variações na sombra de acordo com o vetor escolhido nessa opção. O padrão é uma reta. O Anti-alias ativado faz a variação ser mais suave
  • Noise: Escolhe o ruído a ser aplicado na sombra.

E por finalmente temos outras opções:

  • Knock out: Essa opção selecionada faz que quando Fill da layer esteja 0%, a sombra seja aplicada na forma do objeto, deixando ele vazado mas com sombra;
  • Make Default: Faz as configurações escolhidas se tornarem padrão;
  • Reset to Default: Volta as configurações para o padrão do Photoshop.

Dica: para ver como está ficando o efeito aplicado, deixe a opção “preview” marcada, que ela te mostrará uma prévia do efeito.

Certo agora que entendemos cada parte dessa opção, aqui uma imagem do que apliquei na bolinha e abaixo como ela ficou.

INNER SHADOW

Se a Drop Shadow era a sombra externa, a Inner Shadow é o seu oposto, a sombra interna. No mais, ela é realmente igual a Drop Shadow,  apenas variando isso que citei acima e o fato dela não ter a opção Knock out. Para não fica cansativo, não irei repetir tudo novamente, até mesmo porque acima está bem explicado. Vamos ver abaixo como eu configurei a opção Inner Shadow na nossa bolinha e como ela ficou.

Nossa bolinha que no início era apenas um simples desenho vetorial agora está com volume, e realmente criou vida! E tudo isso facilmente. Vamos continuar.

OUTER GLOW

Antes vimos as sombras, nada mais natural que agora seja a luz, ou melhor o brilho. Outer Glow é o brilho externo que podemos aplicar no objeto.  E como toda luz fica melhor no escuro, vamos escurecer o fundo de nossa bolinha.

Clique na camada do background, aperte Ctrl + A ou Command + A se você estiver no Mac,    e selecione toda a área branca. Agora mude a cor da nossa foreground color para esta: # 575757, aperte Shift + F5 para preencher, ou você também pode usar a Paint Bucket Tool. Veja como ficou agora:

Vamos agora no Blending Option da Outer Glow, e explorarmos suas opções:

Structure

  • Blending Mode: Escolhe qual o blending(que é o filtro dessa sombra) será aplicado, o padrão dele é o Screen(melhor em fundos escuros para realçar o brilho);
  • Opacity: Altera a opacidade do brilho;
  • Noise: Determina o ruído(ou ausência do mesmo), quanto maior a portagem, maior o ruído e mais esfarelada parecerá o brilho;
  • Cor ou Gradiente: aqui diferencia um pouco da sombra, temos a opção de aplicar tanto uma cor no brilho ou podemos fazer um gradiente nela, inclusive gradientes com transparência.

Elements

  • Technique: Escolhe qual  o parâmetro para aplicar esse brilho, pode ser softer(deixa as bordas mais suaves) ou precise(valoriza a extensão);
  • Spread: Escolhe o quanto o brilho irá se espalhar;
  • Size: Determina o tamanho da brilho.

Quality

  • Contour: Adiciona variações no brilho de acordo com o vetor escolhido nessa opção. O padrão é uma reta. O Anti-alias ativado faz a variação ser mais suave. Ao contrário da sombra, mudar esse vetor altera visivelmente o aspecto do brilho. Tente  fazer mudanças para você perceber.
  • Range: Escolhe a área de abrangência do brilho.
  • Jitter: Essa opção faz com que o gradiente do brilho seja randômico.

E por fim, também temos os botões Make Default e Reset to Default, que respectivamente, torna padrão e retorna para os padrões originais do Photoshop os brilhos.Vamos agora aplicar o Outer Glow na nossa bolinha para vermos como ele fica na prática. Abaixo a imagem da tela de como vocês devem aplicar o efeito e a bolinha mais abaixo com os outros efeitos anteriores mais esse.

INNER GLOW

O Inner Glow é praticamente a mesma coisa do Outer Glow, com a diferença de ser interno. Outro aspecto em que há mudança é a na parte Elements que temos a opção Source:

Source: Define a área de origem do brilho. Pode ser a partir do centro (CENTER) ou a partir das bordas (EDGE).

Aqui como apliquei o Inner Glow na bolinha:

Olha como ficou nossa bolinha após todos esses feitos. E o melhor de tudo é que podemos salvar esse arquivo e depois copiar esse efeito para outro objeto.

CONCLUSÃO

Bem divertida a aula de hoje não é mesmo? Com o Blending Options vimos como podemos obter efeitos visuais legais e de forma fácil e prática. Lembrando que essa é o primeiro tutorial sobre esse assunto, ou seja, não deixe de conferir semana que vem a segunda parte e o mais importante: praticar o que aprendemos hoje.

Forte abraço!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Gab
    11 de novembro de 2013

    Se eu ativo as blending options em uma layer, ao usar a borracha, a área apagada fica com contorno. Como faço pra desativar isso?


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz