Olá amigos. Essa semana, como prometido na passada, continuaremos os estudos sobre Blending Option, e será a parte final. Vamos aprender como aplicar textures, cores e gradientes facilmente com esse artigo de hoje. Não deixe de conferir essa aula para complementar seus conhecimentos em Photoshop.

BLENDING OPTIONS (PARTE II)

Aula passada aprendemos o que é o blending options, porque ele é útil e para não ficarmos só na teoria, fizemos alguns exercícios também. A lição de hoje é a segunda e parte final dela, e caso você não tenha visto a primeira aula, é fundamental que acesse ela, aqui o link: http://www.escolacriatividade.com/introducao-ao-photoshop-blending-options-parte-i/

Vamos começar abrindo um documento com as seguintes medidas: 600x300px e 72 dpis. Após isso, usando algumas das técnicas que já vimos como a Paint bucket Tool ou usando a opção de fill, deixe a cor do canvas da imagem nessa cor: #4e4e4e. A imagem ficará um cinza escuro.

Novamente, trabalharemos com a bolinha, a mesma da aula passada, porém sem efeitos. Usando a elipse tool, faça ela e depois deixe ela com a seguinte cor: #c4d92e. Aqui nossa imagem até agora:

Pode acontecer dos efeitos da antiga bolinha sejam repassados a essa nova. Caso isso aconteça,  clique com o botão direito na layer bolinha, no painel de layers, e selecione a opção: Clear Layer Style. Isso fará com que todos os estilos aplicados sejam removidos.

BEVEL AND EMBOSS

Bevel and Emboss de um modo simples de ser entendido é uma simulação de profundidade, alcançado através de um efeito de luz na parte superior e um efeito de sombra na parte inferior. Usando esse conjunto, temos a impressão de volume no objeto. Muitos conhece o Bevel and Emboss como Chanfre e Entalhe, ambos são a mesma coisa, só está traduzido do inglês.

Em Structure, podemos escolher o seguinte:

  • Style: Dentro de style podemos escolher a forma que será aplicado a perspectiva de 3d, temos as seguintes escolhas: Inner Bevel, Outer Bevel, Emboss, Pilow Emboss e Stroke Emboss. Cada uma delas possui uma aplicação única na forma da luz e sombra aplicada.
  • Technique: Escolhe qual  o parâmetro para aplicar esse brilho, pode ser softer(deixa as bordas mais suaves), chisel soft(aprofunda o efeito nas bordas de forma suave) e chisel hard(aprofunda o efeito nas bordas de forma dura;
  • Dethph: Aumenta a dureza do efeito. O padrão é 100%. Quanto mais aumentar, mais rígido irá aperecer;
  • Direction: Modifica a direção da simulação de luz e sombra. Com a opção “up” marcada, a luz vem de cima e a sombra fica embaixo, e com a opção “down” fica vice-versa;
  • Size: Determina o tamanho da sombra.
  • Soften: Escolhe a maciez do Bevel;

Além do que citamos acima, temos também a opção Shading, onde podemos controlar melhor a luz e efeitos aplicados:

  • Angle: Determina o ângulo da luz no efeito;
  • Altutide: Determina a altitude da luz no efeito;

Aqui temos também a opção “Use Global Light” que se selecionada pegará o ângulos que definimos como padrão anteriormente.

  • Gloss Contour: Seleciona a curva do efeito;
  • Highlight Mode: Seleciona o blend mode, cor e opacidade do efeito de luz no objeto.
  • Shadow Mode: Seleciona o blend mode, cor e opacidade do efeito de sombra no objeto.

Aqui uma imagem de como ficou os efeitos aplicados na minha bolinha:

Dica: para ver como está ficando o efeito aplicado, deixe a opção “preview” marcada, que ela te mostrará uma prévia do efeito.

BEVEL AND EMBOSS – CONTOUR

Bevel and Emboss é a única opção no blending mode que possui um submenu. E um deles é o Contour, que quer dizer contorno:

  • Contour: Seleciona a curva do efeito;
  • Range: Determina o alcance do efeito.
  • Anti-alias: Essa opção marcada deixa o efeito mais suave.

Eu apliquei esse efeito bem de leve na bolinha, veja só a janela do efeito:

BEVEL AND EMBOSS – TEXTURE

Essa opção é semelhante a bucket paint com a opção de pattern. Com ela podemos aplicar pattern no objeto, porém será mais suave, realmente semelhante a uma textura no objeto. Temos as seguinte opções:

  • Pattern: Seleciona o pattern a ser aplicado como textura;
  • Scale: Determina a proporção em que será exibido o pattern.
  • Depth: Determina a dureza da textura.
  • Invert: Inverte a ordem do pattern

Selecionei uma das amostras padrão do Photoshop para vermos como fica. Olhe a minha imagem e abaixo como ficou a bolinha até agora:

SATIN

Satin preenche o objeto com uma cor a nossa escolha e deixa visível apenas a borda original do objeto. Ele tem as seguintes opções:

  • Blend Mode: Seleciona o blend mode da cor aplicada;
  • Color: Altera a cor do objeto.
  • Angle: Seleciona o ângulo do efeito
  • Opacity: Muda a transparência.
  • Distance: Determina a distância do efeito do objeto.
  • Size: aumenta ou diminui o tamanho do efeito.
  • Contour: Seleciona uma curva pro efeito.

No nosso objeto atual, essa opção não será muito útil, portanto não aplicaremos nele. Mas tente brincar posteriormente com esse efeito para entende-lo melhor. Aqui uma imagem com um exemplo dele:

COLOR OVERLAY

Color Overlay permite a nós aplicarmos uma cor em nosso objeto, sobrepondo a própria cor que é original a ela. Vamos ver brevemente:

  • Blend Mode: Seleciona o blend mode da cor aplicada;
  • Color: Altera a cor do objeto.
  • Opacity: Muda a transparência.

Nós não iremos aplicar esse efeito, da mesma forma do Satin, pois irá alterar nosso resultado, mais aqui uma amostra dele, apliquei a cor # ec2327;

Agora, antes do próximo efeito, vamos salvar esse documento e abrir outro. Pode fazer um exatamente igual ao que fizemos no início, com 600x300px, a 72 dpis, com o fundo cinza e a bolinha verde, igual a esse:

GRADIENTE OVERLAY

Esse efeito é semelhante ao anterior, com a diferença que ao invés de ser uma cor  chapada, podemos aplicar um gradiente. Vejamos:

  • Blend Mode: Seleciona o blend mode do gradiente aplicada;
  • Opacity: Muda a transparência.
  • Gradient: Seleciona e edita as cores do gradiente aplicado.
  • Reverse: inverte a direção gradiente.
  • Style: seleciona o estilo do gradiente: linear, radial, angle, reflected e diamond.
  • Angle: Seleciona o ângulo do efeito.
  • Scale: Determina a proporção do gradiente.

Aqui abaixo uma janela do efeito e apliquei e mais abaixo a bolinha com o efeito aplicado:

PATTERN OVERLAY

Agora sim. A pattern overlay funciona exatamente como a paint bucket tool com o pattern escolhido, com o benefício que fica fácil de aplicar e modificar esse pattern. Aqui suas opções:

  • Pattern: Seleciona o pattern a ser aplicado como textura;
  • Scale: Determina a proporção em que será exibido o pattern.
  • Blend Mode: Seleciona o blend mode do pattern aplicado;
  • Opacity: Muda a transparência.

Aqui abaixo uma janela do efeito e apliquei e mais abaixo a bolinha com o efeito aplicado:

STROKE

O último e final efeito. Stroke nos permite fazer um contorno em nosso objeto. Simples porém útil. Vejamos suas opções:

  • Size: Seleciona o tamanho do contorno;
  • Position: Escolhe a posição do contorno (outside:fora, inside: dentro, center: a partir do centro).
  • Blend Mode: Seleciona o blend mode do pattern aplicado;
  • Opacity: Muda a transparência.
  • Fill Type:Escolhe a forma de como esse contorno será preenchido:
    • Color: Preenche com uma cor chapada a sua escolha
    • Gradiente: Preenche com um gradiente a sua escolha
    • Pattern: Preenche com um pattern a sua escolha.

E finalmente a janela do efeito e nossa bolinha com ele aplicado:

CONCLUSÃO

Com essa última parte, concluímos nossos estudos sobre Blending Options e avançamos cada vez mais para o nível intermediário. O segredo (que na verdade não há) é sempre sermos curiosos e experimentarmos os diversos efeitos que aprendemos hoje. Na próxima aula continuaremos estudando mais ferramentas.

Abraços!

 

Autor: Leonardo Manzi

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Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

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