Olá caro leitor! Nesse post da série “Introdução ao Photoshop” que tem como objetivo ajudá-lo com alguns dos melhores Tutoriais de Photoshop, a dominar esta ferramenta incrível, iremos explorar bastante a ferramenta Brush Tool e ferramentas afins, que permite desde a criação com a mão livre a trocar a cor de objetos na foto. Vamos também conhecer alguns painéis e conhecer novas paletas de cores. Não deixe de conferir esse tutorial bem bacana.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Quadro de Ferramentas
Quadro de Ferramentas

BRUSH TOOL

A Brush Tool(B) em primeira vista pode parecer uma ferramenta muito simples e sem tanta utilidade. Mas as aparências enganam! Ela é extramente poderosa e quando bem utilizada, permite a criação de texturas incríveis. Os grandes artistas digitais usam a Brush Tool em conjunto com tablets e mesas de digitais para fazer ilustrações. Mas vamos começar do básico para dominar ela melhor.

Vamos abrir um novo documento, com 600px de altura e largura e resolução 72 dpis. Como vamos usar a Brush Tool, vamos utilizar frequentemente as duas cores ativas( background e foreground color) e também é legal usarmos o painel de cores.

Para resetar as cores do background e foreground color basta apertarmos a letra “D”, com isso as cores default, preto e branco, retornaram para essas paletas. Para inverter as cores ativas, aperte a letra “X”. A cor que estava no background irá para o foreground e vice-versa. Se você apertar “X” novamente, as cores se inverteram mais uma vez.

Outra coisa legal é o painel de cores.  Vamos no Menu: Window – Color ( o atalho é F6).  Um painel com as cores RBG irá aparecer, igual a esse:

Painel Cor
Painel Cor

Se você clicar no canto superior direito desse painel, poderá mudar essas cores para outra opções como CMYK, Tons de cinza, cores para web, o prório RBG e outras opções. Além de ter a barra de cores na parte inferior do painel. Com isso você consegue formar qualquer cor.

Mas há uma outra forma de acesso rápido uma paleta de cor. Nas abas do painel de Cor, há uma aba chamada Samples. Clique nela. Provalmente estará ativa as amostras padrão, cuja as cores não são tão interessantes. Mas vamos clicar no canto superior direito e selecionar a opção “Trumatch Colors”. Uma janela de confirmação irá aparecer, aperte ok. Aqui uma amostra do painel como ficou:

Cores Trumatch
Cores Trumatch

Agora vamos para explorar a ferramenta. No painel de ferramenta temos as opções:

  • Brush size: configura o tamanho, dureza e seleciona diferentes tipos de brush.
  • Painel do brush: Abre um painel com opções avançadas para o brush.
  • Blending mode: seleciona o blending do brush.
  • Opacidade: muda a transparência do brush.
  • Fluxo: altera o preenchimento da brush.

Como diria o Jack estripador -Vamos por partes.

BRUSH SIZE

Primeiro no Brush Size. Ao clicar um painel irá abrir. Nele temos opções de alterar o que foi citado acima. Uma dúvida que sempre surge é sobre a dureza do brush. Olhe um exemplo:

brush-hardness
Dureza do brush

A primeira é um brush com tamanho( size)100px e a dureza(hardness) em 100%. A segunda está com tamanho 100px e dureza 50% e o último está com tamanho 100px e dureza 0%. O que vária, como podem perceber, é a definição nas bordas do brush. É algo bem útil em pinturas digitais.

Dica: Para aumentar o tamanho do brush, use a tecla “]”, para diminuir use a tecla “[”.

PAINEL DO BRUSH

Com esse painel podemos fazer coisas incríves usando a Brush Tool. Mas hoje não vamos falar muito dele, pois vamos aprender mais em tutoriais mais adiante. O importante de aprendermos nesse momento dele são seus atalhos:

Menu: Windows – Brush / Tecla F5 / Painel superior esquerdo com a Brush tool selecionada. Lembrando que para fazer o painel ocultar, é só fazer novamente o mesmo processo.

BLENDING MODE

Da mesma forma do que as layers, podemos mudar as opções de blending do Brush. Elas são bem semelhantes com as das layers, com duas opções a mais: Clear e Behind. Para usar elas, a layer que você está trabalhando deve estar desbloqueada.

Clear funciona semelhante a uma borracha: apaga a área em que você aplica o pincel. Behind aplica o brush atrás da camada.

Vamos fazer um teste: abra um novo documento com 600px para altura e largura e 72 dpis. Agora de dois cliques na layer atual para desbloquear ela. Selecione a cor azul para foreground color e vermelha para background color.

Selecione a Brush Tool(B) e use um pincel com 100px de tamanho e deixe a dureza 100% para entendermos melhor o uso das layers.

  • Agora clique e faça uma bolinha azul. Depois mude a blending para Clear, e clique pegando uma parte da bolinha.
  • Mude o blending para normal, e clique e faça uma bolinha azul. Agora troque a cor do brush (aperte X), mude o blending para Behind e clique sobre uma parte da bolinha azul.
  • Com o bleending no Clear, deixe a cor azul ativa e faça uma bolinha. Agora mude para a cor vermelha, e o blending para Normal e clique sobre a bolinha azul.

Uma imagem dos três exercícios:

Exercício com o Brush
Exercício com o Brush

Interessante não é? Explore também os outros modos de blending para conhecer mais resultados.

Dica: para alternar rápidamente o blending mode, aperte “Shift + +” para avançar um  blending e “Shift + -” para voltar um blending.

OPACITY E FLOW

Não tem mistério aqui. O primeiro altera a transparência e o segundo muda a transparência do preenchimento, semelhante ao fill na opção das layers.

Alterando o Tipo do Brush

Uma das melhores opções da brush tool é alterar o formato do brush. Há várias predefinições que já vem no Photoshop. É fantástico! Olhe esse exemplo:

Brincando com Brush
Brincando com Brush

Alguns brush possuem configurações avançadas, como é o caso desse dois da direita. Outros para você conseguir um efeito legal, é necessário mudar a opacidade,o blending e o tamanho do brush. Mais adiante terá um tutorial exclusivo para esse assunto. Mas por agora, tente brincar com alguns desses brush !

Dica: para mudar rapidamente tamanho, dureza e tipo do brush no documento, clique com o botão direito que o painel da opção do brush irá aparecer em cima do clique.

PENCIL TOOL

A pencil tool é bem semelhante a brush Tool. O que diferencia um do outro é que a Brush Tool usa anti-alias(de forma simples: melhora a qualidade usando blur) e a Pencil Tool não usa. Com isso um tem um traço mais orgânico e outro mais rústico.  Faça uma comparação entre uma bola feita com o Brush Tool e outra com a Pencil Tool que perceberá facilmente.

COLOR REPLACEMENT TOOL

Aqui está uma ferramenta bem legal. Vou tentar explicar ela de forma rápida. Ela mudar a cor da área em que é aplicada. Ela tem algumas opções

  • Size: É o padrão. O tamanho do brush.
  • Blending Mode:É o modo em que a ferramenta será aplicada. Hue(Matiz), Saturation(Saturação), Color(Cor) e Luminosity(Luminosidade) são as opções.
  • Sampling: Define a fonte da substituição de cor. Continuous irá fazer que a seleção seja constante conforme você selecione. Background Swatch usa a background color  como cor de pré definição. Somente as cores que tiverem na amostra do background serão selecionadas. Once irá substituir somente a cor nas áreas em que você clicou primeiro.
  • Limits: Define o limite da subistituição. Contiguous irá substituir as cores que são continuas pela a cor na seleção. Descontiguous irá substituir as cores em qualquer lugar que você passar o mouse. Find Edges” irá substituir as áreas conectadas a amostra da cor enquanto preserva a borda dos elementos.
  • Tolerância: igual a que vimos nas outras ferramentas. Quanto maior, maior a amostragem selecionada.
  • O Anti-alias selecionado suaviza essas seleções feitas.

Vamos ao exemplo prático. Usaremos essa foto: http://www.sxc.hu/photo/1184019.

Usando a Eyedropper Tool(I) abra a foto e selecione uma cor da área azul . Aperte X e coloque na outra paleta, dando dois cliques, essa cor dando: #a31e67(isso no hexadecimal).

Coloque o blending em Color ,no Sampling coloque Continuous e no Limits coloque Contiguous. Agora aplique na imagem. Olhe como a minha ficou:

Color Replace
Color Replace

MIXER BRUSH TOOL

Essa é uma opção a partir do Photoshop CS5. O que vamos dizer dela hoje é que ela é incrível! Vou deixar um gostinho de quero mais por que usaremos ela num tutorial mais adiante. A Mixer Brush Tool serve principalmente para dar um acabamento artístico em imagens.

CONCLUSÃO

As aparências enganam. E a Brush Tool e seu arsenal é uma prova disso. O que parecia uma ferramenta com um único uso, mostrou-se ser extramente poderosa. Com um pouco de paciência e principalmente curiosidade, podemos descobrir novas maneiras através da exploração da ferramenta mostrada hoje. Até a próxima semana com mais tutorias inéditos!

Abraço amigos!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Carlos Sampaio
    26 de julho de 2012

    Parabéns! Gostei muito das do tutorial, simples e claro. Fico agora no aguardo e ansioso pelo tutorial prometido do “MIXER BRUSH TOOL”.

    Obrigado pela atenção.
    Abraço a todos.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz