Hoje, continuando a série “Introdução ao Photoshop”, que tem como objetivo ajudá-lo com alguns dos melhores Tutoriais de Photoshop, a dominar esta ferramenta incrível, aprenderemos sobre as ferramentas de recorte e redimensionamento de imagem. Se você gostaria de aprender a fazer uma seleção melhor em suas imagens, principalmente foto, essa é a aula! Vamos também aprender sobre ferramentas de seleção e comparação de cores. Uma aula básica e bastante útil a todos.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

FERRAMENTAS

Vamos aproveitar o cadastro que fizemos na última aula no www.sxc.hu e vamos abrir a seguinte foto: http://www.sxc.hu/photo/1386579

Iremos usar essa foto como base para nosso tutorial de hoje. Baixe esse foto em sua área de trabalho e abra ela no Photoshop. O primeiro modo de redimensionamento nos já conhecemos: Image size: Menu – Images – Image Size (Atalho:  Alt + Ctrl + I ou Command + alt + I)

Deixe a imagem com 72 dpi e com 1500 px de largura (marque a opção para aproporcinal para não distorcer a imagem. Vamos no agora no: Menu – Images – Canvas Size (Atalho:  Alt + Ctrl + C ou Command + alt + C).

Na caixa de diálogo, coloquem na largura 800px e apertem ok. Viram que a imagem encolheu proporcionalmente na largura? Essa opção nos permite mudar o tamanho da área do documento, aumentando ou reduzindo, e até mesmo mudando a unidade de medida. As layer em si não são alteradas. O que muda na verdade é o tamanho da nossa área de trabalho.

Se o novo tamanho desejado for maior do que o documento atual, na última opção do box de diálogo, podemos escolher as cores que serão preenchidas na layer. As opções são branco, preto, cinza, a background (cor de trás da paleta atual) e foreground (cor da frente da paleta atual). Mas se clicarmos no quadradinho do lado da caixa de opções, podemos escolher a cor que quisermos.

Outra coisa interessante são as nove setinhas que aparecem. Elas servem para direcionarmos o deslocamento do canvas. Se clicarmos na setinha da direita na parte inferior, o fundo irá crescer em direção do sentido contrário. Bem útil essa opção.

Mas a imagem foi recortada, e não podemos fazer ajuste se quisermos posicionar ela melhor.

Apertem Ctrl+ Z ou Command + Z para voltarmos antes do Canvas Size.

Na paleta de Layer (aperte F7 se ela não estiver visível) perceberam que há um cadeado em cima da layer da foto? Sinal que a mesma está bloqueada. Agora dê um clique duplo em cima da layer e aperte ok. A foto agora está sem bloqueios. Vamos entender o porque disso.

Vamos novamente no Canvas Size: Menu – Images – Canvas Size (Atalho:  Alt + Ctrl + C ou Command + alt + C) e dessa vez vamos colocar a altura de 400px e dar o OK. Sua imagem deve ter ficado assim:

Agora clique na camada e arraste ela para baixo, de modo que mostre melhor os olhos da modelo, com cuidado para não sair dá área da foto. Dessa forma:

Fizemos um enquadramento legal não foi? Com a layer desbloqueada, quando redimensionamos o canvas, podemos posicionar melhor a foto. Feche essa imagem, e não salve a foto, precisaremos dela intacta novamente.

CROP TOOL

A Crop Tool(C) é uma ferramenta de redimensionamento de imagem. Ela permite reduzirmos o tamanho de uma imagem grande ou fazer uma seleção específica em uma área. É de certo modo semelhante ao que fizemos acima com algumas diferenças: Podemos definir um tamanho, altura e dpis específicos.

Abram a foto da modelo. Selecionem a Crop Tool. Agora coloquem 1500px de largura, 900 px de altura e 72 nos dpi. Façam agora uma seleção na imagem, como essa:

Agora apertem ok. Notem que durante a seleção, a área fica fixa, mas podemos ampliá-la pelas diagonais, aumentando ou diminuindo a área de seleção. Se vocês forem no Image Size, perceberam que a imagem fico com as configurações que colocamos na Crop Tool. É uma ótima ferramenta para edições fotográficas.

Caso queira limpar, basta clicar na opção clear, no canto superior esquerdo da ferramenta. A opção ao lado faz com a área selecionada fique com tamanho e largura do canvas.

SLICE TOOL

A Slice Tool é a ferramenta de recorte para web do Photoshop. Não vamos detalhar muito ela nesse tutorial, mas irei ensiná-los como usá-la. Cliquem em cima da Crop tool no painel de ferramentas e selecione a segunda ferramenta, Slice tool. Na foto que estamos trabalhando façam uma seleção em cima do olho da mulher, semelhante a esse:

Agora vamos no: Menu File – Save for web and devices (Shift+ Ctrl + Alt + S ou Command + Shift +Alt S)

Arrastem a foto até achar a área do olho que selecionamos e clique em cima dela.

Esse é o commando de salvar para web. Nele podemos configurar melhor a qualidade da imagem e com isso reduzir ou aumentar o tamanho do arquivo final. Podemos também salvar como: .gif, .jpg ou .png. Mas apertem cancelar e voltem para a imagem da moça.

SLICE SELECT TOOL

Essa ferramenta nos permite selecionar/mover os pedaços de fatia que queremos. Usando a Slice tool, façam uma outra seleção em qualquer área.

Agora selecionem a Move Tool(V). Tente mover agora uma das áreas que foi feito a seleção. Elas não movem, não é mesmo?

A função da Slice Select Tool é essa: selecionar e mover as fatias feitas pela Slice Tool. Com dois cliques você pode mudar o nome, tamanho e altura das fatias.

Aprofundaremos mais nessas duas ferramentas na aula sobre Photoshop para webdesign.

EYEDROPPER TOOL

Ferramenta bem simples, mas muito útil. Pela permite selecionarmos uma cor da imagem em que estamos trabalhando e adicionarmos ela na paleta de cor atual (foreground).

Vamos novamente na foto da modelo. Agora selecione a EyedropperTool(I). Cliquem em alguma parte verde. Percebam que a cor do verde foi para a paleta de cor que estamos usando. Realmente não tem muito o que explicar porque ela é bem simples.

COLOR SAMPLER TOOL

Semelhante à ferramenta acima, mas com uma diferença: com ela podemos fazer seleções e aguardar a cor de até 4 áreas. Apertem F8 para o painel de informação aparecer.(se você apertar novamente ele é ocultado). Vamos selecionar a Color Sampler Tool e clicar na foto em 2 áreas diferentes:

  •        Na pele da moça
  •        E em cima de alguma folha

Agora olhem no painel de informações. E olhem os valores nº1R e nº2R. O primeiro é a primeira cor que selecionamos e a segunda é a segunda área que selecionamos a cor. Usamos a color sampler tool para fazer comparações de cores, marcarmos áreas e etc. Para ocultar as dicas aperte Ctrl + H  ou Command + H e para limpar, clique em clear no painel da ferramenta.

RULER TOOL

As vezes precisamos medir a distância de um elemento ou outro. Mas como fazer isso com perfeição? A Ruler Tool entra para salvar o dia. Abram um novo documento(Ctrl + N ou Command + N) e façam dois quadrados com uma distância boa entre eles. Usem a Marquee Tool. Se esqueceram acessem essa aula: Introdução ao Photoshop – Tipos de Imagem e Ferramentas

Agora selecionem a Ruler Tool, usem o máximo de zoom (ctrl + “+” para aumentar e ctrl + “-” para diminuir, clique e segure na borda do lado interno do quadrado da esquerda e arraste até a borda interna do quadrado da direita, assim:

No painel da ferramenta, no lado superior esquerdo está todas as informações, inclusive a inclinação em ângulos. No painel de informação (F8) também mostra. Ótima ferramenta para webdesign.

NOTE TOOL

Quando estamos apresentando alguma ideia no Photoshop, principalmente a um cliente ou chefe, sempre existe alguns comentários que é bom anotarmos. A Note tool é muito boa para isso. Selecione ela e cliquem em alguma área de imagem. Percebem um Box chamado Notas parece. Nele é que fica o texto dessa anotação.

Cada nota que fazemos, é adicionada no Box. Usem a setinha na parte de baixo para avançar e recuar nas notas Para ocultar aperte Ctrl + H  ou Command + H e para limpar, clique em clear no painel da ferramenta.

COUNT TOOL

Não há muito que falar dessa ferramenta. È uma ferramenta de contagem. Selecione ela e faça uns três cliques para entender como funciona. Ela numera onde clicamos. Podemos mudar a cor do número e aumentar o tamanho da fonte no painel superior esquerdo.

Quando estamos apresentando alguma ideia no Photoshop, principalmente a um cliente ou chefe, sempre existe alguns comentários que é bom anotarmos. A Note tool é muito boa para isso.

Selecione ela e cliquem em alguma área de imagem. Percebem um Box chamado Notas parece. Nele é que fica o texto dessa anotação.

Cada nota que fazemos, é adicionada no Box. Usem a setinha na parte de baixo para avançar e recuar nas notas

Para ocultar aperte Ctrl + H  ou Command + H e para limpar, clique em clear no painel da ferramenta.

CONCLUSÃO

Continuamos as ferramentas do Photoshop na aula de hoje.  Aprendemos fazer recortes e redimensionar em imagens, e usarmos as ferramentas de seleção de cores, contagem de cores, marcação, régua e marcador de áreas. Na próxima aula aprenderemos algo muito esperado: ajuste em imagens. Não percam!

Abraço a todos e até a próxima semana.

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz