Olá caro leitor! Nesse post da série “Introdução ao Photoshop” que tem como objetivo ajudá-lo com alguns dos melhores Tutoriais de Photoshop, a dominar esta ferramenta incrível, vamos conhecer mais sobre as ferramentas Blur, Sharpen e Smugde que são muito utilizadas em retoques de imagens, tanto de produtos como de modelos. Mais um pouco de conhecimento para aumentar seu arsenal de sabedoria no Photoshop.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Quadro de Ferramentas

BLUR TOOL

A Blur tool serve para deixarmos uma parte da imagem embaçada, semelhante ao um filtro do tipo Blur. Com isso tem a possibilidade de se fazer efeitos bem legais com fotos usando a Blur tool. Ela ao contrário da maioria das outras ferramentas, não vem com um atalho padrão definido pelo Photoshop. Portanto por agora para utilizá-la, precisamos clicar nela na barra de menu de ferramentas.

O novo pacote de programas da Adobe, o CS6, veio com algumas novidades, e no Photoshop que é o que mais nos interessa no momento, veio uma opção que facilita o trabalho com a Blur Tool, um filtro que permite fazer um blur que você controla até mesmo as áreas mais concentradas das mais suaves, semelhante a uma fotografia que você mudar o foco na máquina. Existem nos filtros do Photoshop várias opções de Blur, alguns que você pode definir o ângulo do blur, a forma e outros. Mas isso aprenderemos em uma aula mais adiante.

Primeiramente teremos que buscar uma boa foto modelo para usarmos. As fotos publicitárias utilizam bastante esse recurso para dar foco nos produtos. Procurei algumas, e esta é satisfatória para nossos requisitos porque ela tem uma boa área para destacarmos (a fruta) e outras áreas que borradas ficaram legais ( o prato e madeira).

http://www.sxc.hu/photo/1394882

Agora vamos abrir ela. Selecionem a Blur Tool. E vamos ver as opções da ferramenta:
Size: Aqui nós já sabemos. Controla o tamanho do pincel.
Dica: Para aumentar e diminuir facilmente o tamanho do pincel, utilize o atalho “[“ para diminuir e “]” para aumentar.

Painel do Pincel: Assim como a Brush Tool, temos aqui o painel do pincel, acessível também pelo atalho F5.
Bleending: No painel de bleending da ferramenta temos as seguintes opções:

  • Normal: embaça a imagem de forma normal;
  • Darken: embaça a imagem e escurece a área selecionada;
  • Lighten: embaça a imagem e clarea a área selecionada;
  • Hue: embaça a imagem baseado na matiz da área selecionada;
  • Saturation: embaça a imagem baseado na saturação da área selecionada;
  • Color: embaça a imagem baseado na cor da área selecionada;
  • Luminosity: embaça a imagem baseado na luminosidade da área selecionada;

Resistence: É a opção que configura se o blur vai ser alto ou baixo. Quanto maior a porcentagem da resistência (varia de 0% a 100%) mais a imagem irá ficar embaçada quando for utilizado a Blur Tool. E vice-versa.

Dica: Para alterar rapidamente a porcentagem da resistence, utilize os números do teclado. Se você apertar 6, a resistência se torna 60%, 1 se torna 10%, 0 para 100% e aperte rapidamente uma combinação de dois números como 45, para a porcentagem ficar 45%.

Note que a parte superior da foto já possui uma espécie de blur, feito pelo fotografo. Vamos fazer uma seleção com a Elipse Marquee Tool(M) e selecionarmos a fruta junto com as flores para proteger elas do blur.

Agora aperte  Shift +Ctrl+ i para inverter a seleção. E em seguida selecione a Blur Tool, com um pincel de tamanho 300px, 100% de resistence e o bleending darken. Vamos dar uma boa pincelada até ficar realmente bastante embaçado ao redor da fruta. Clique usando a ferramenta e aplique. Olhe como ficou a minha:

Se você reparar em volta da fruta, há algumas áreas no topo da madeira que não ficaram legal pois é a área que não aplicamos o blur. Diminua o tamanho do brush, para uns 20px, diminua também a resistence para 50%, dê um zoom e aplique nessas áreas a fim de corrigir isso.

Alguns profissionais que trabalham com retoque de fotografias utilizam essa ferramenta para remover/esconder imperfeições nos modelos. Usando com cautela podemos ter um resultado legal. Porém se você usar demais, o resultado vai ser uma imagem esfumaçada, onde fica evidente o uso do blur.

SHARPEN TOOL

Se a Blur Tool serve para deixar a imagem embaçada, a Sharpen Tool é o inverso dela. Ela deixa a imagem mais nítida. E assim como a blur tool, ela também possuem alguns filtros prontos, mas hoje aprenderemos usar ela por aqui.

As opções dela são as mesmas da Blur Tool. Vamos relembrar:

  • Size: Aqui nós já sabemos. Controla o tamanho do pincel.
  • Painel do Pincel: Assim como a Brush Tool, temos aqui o painel do pincel, acessível também pelo atalho F5.
  • Bleending: opções de mudar o bleending(Normal, Darken, Lighten, Hue, Saturation, Color, Luminosity)
  • Resistence: É a opção que configura se o sharpen vai ser alto ou baixo. Quanto maior a porcentagem da resistência (varia de 0% a 100%) mais a imagem irá ficar definida. E vice-versa.

Certo, a primeira vista parece uma ferramenta mágica, que vai resolver todos nossos problemas com fotos embaçadas não é mesmo? Calma não é bem assim. Se usarmos demais a Sharpen Tool, a imagem não irá ficar muito boa, pois é um recurso apenas para dar uma melhoradinha.

Vamos abrir aquela foto da fruta novamente. E para selecionarmos tudo aperte “Ctrl + A”. Agora vamos selecionar a Blur Tool, e aumentar o tamanho do pincel no máximo. Abaixe a resistence para 20%. Vamos deixar a imagem um pouco embaçada para usarmos a Sharpen Tool. Aplique o pincel em toda imagem, deixando ela como essa:

Certo, agora feito isso, vamos alternar para a Sharpen Tool e fazer o caminho inverso. Deixe a resistence em 20% também. Agora que utilizamos podemos perceber o seguinte:

Se usarmos demais a imagem ficar “farelada” ou seja fica cheia de pontinhos e a qualidade não fica legal. Outra coisa é que se não aplicarmos o pincel de forma uniforme, algumas áreas ficam com mais “definição” do que outras. Aqui uma imagem que eu exagerei no uso:

SMUGDE TOOL

Essa é uma ferramenta muito utilizada em reparos fotográficos de capas de revista e fotografias de modelos. E já causou muitos problemas, claro que por culpa de quem a utilizou de forma errada. A Smugde Tool serve para você clicar e arrastar uma parte da foto. Nisso muitas modelos já ficaram sem parte do corpo. Mas como hoje estamos conhecendo a ferramenta, as modelos estão a salvo.

Vamos abrir um novo documento com 630 x 300px e 72 dpis. Usando a Retangular Marquee Tool, faça um retângulo e o preencha com cor. Agora selecione a Smugde Tool, deixe o tamanho do brush em 20px e a resistence em 20%. Dê um zoom e puxe no sentido diagonal o cantinho do quadrado, todos eles em direção seus respectivos sentidos. Depois aumente o tamanho do brush para 150px e clique segure e arraste a parte do meio do quadrado. Veja como ficou a minha:

Dá pra obter efeitos legais brincando com essa ferramenta. Experimente usar diversos tipos de tamanho de pinceis e resistences.

CONCLUSÃO

Nessa aula de hoje aprendemos mais sobre as ferramentas de retoque de imagem Blur, Sharpen e Smugde tool. Embora não nos aprofundamos bastante nas ferramentas, aprendemos a utilizá-las corretamente e deu para percebermos os pontenciais dela. Um bom exercício é em suas horas vagas brincar com essas ferramentas, explorando possibilidades e fazendo experimentos. Assim aperfeiçoamos nossas habilidades ao mesmo tempo que nos divertimos.

Até a próxima aula!

Abraço a todos!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz