Olá amigos, hoje iremos aprender sobre as ferramentas de seleção do Photoshop, continuando a série “Introdução ao Photoshop”, focada em pessoas que gostariam de aprender, mas precisavam de um ponto de partida. Nesse tutorial vamos conhecer sobre a Lasso, Quick Selection e Magic Wand tools.

BANCOS DE IMAGENS

Para melhor trabalharmos e estudarmos, é sempre bom pegarmos fotos legais. Ao invés de usarmos imagens da busca do Google, onde elas possuem direito de imagens, é melhor usarmos bancos de imagens gratuitas. Mas é sempre bom ficarmos atentos para a parte jurídica, pois o autor da fotografia sempre coloca quais as licenças podemos usar. Como estamos usando para meios educativos, e não comerciais, podemos usar uma grande abrangência de imagens. Basta efetuarmos o cadastro e aproveitarmos.

Alguns bancos de imagens legais:

Para a aula de hoje, busquei a imagem de uma bola de tênis para aprendermos usar as ferramentas de seleção.  Façam cadastro no SXC ( http://www.sxc.hu/signup). (Vocês vão gastar alguns minutinhos aqui mas que serão recompensados no futuro).

Após que fizerem o cadastro, abram o seguinte link: http://www.sxc.hu/photo/1385586

Clique na imagem para ampliar, cliquem com o botão direito em cima da nova imagem que foi aberta e salvem na área de trabalho para ficar mais fácil. Daqui a pouco a usaremos.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Photoshop tools
Quadro de Ferramentas do Photoshop

LASSO TOOLS

A Lasso Tool(L) é uma ferramenta de seleção semelhante a Marquee Tool. Temos que usar ela em imagens do tipo bitmap. Porém a Lasso permite maior controle da forma, enquanto as marquees ficam presas a formas pré definidas (retangular, elipses, linhas e colunas).

Vamos abrir aquela imagem da bola de tênis. (http://www.sxc.hu/photo/1385586 )

Menu: File – Open(ctrl + O ou command + O) e procurem a imagem da bolinha de tênis.

Agora que vocês abriram, se o zoom estiver em 100%, verão que a imagem é realmente grande. Vamos diminuir o tamanho dela para trabalharmos melhor.

Menu: Image – Image size (Ctrl + Alt + I ou Command + Alt + I). Mudem a unidade de medida da largura para pixel  (atenção para que as 2 últimas opções do check Box estejam marcadas, para que a imagem transformar proporcionalmente  ), e abaixem a resolução da imagem para 72 dpi. Depois alterem a largura da imagem para 1000px. Agora apertem OK.

Agora com um zoom de 100% temos uma imagem de bom tamanho para brincarmos.

Selecionem agora a Lasso Tool(L). Ela funciona da seguinte forma.

Em cima da imagem, clique, segure, arraste e tentem fazer com a seleção o contorno da bolinha.

Quando terminarem, deem dois cliques com o mouse para finalizar.

Se o seu contorno não ficou bom não se preocupe. Aqui uma imagem de como ficou o meu:

Lasso Tool
Seleção usando a Lasso Tool

Para ela ficar certinha, a Lasso Tool(L) necessita de um certo grau de habilidade. Coisa que creio que nem eu ou vocês temos. Ela demarca a área de forma livre, de acordo com a seleção que você faz com o movimento do mouse.

Copiem essa seleção (Ctrl + C ou Command + C)  e abram um documento novo (Ctrl + O ou Command + O), com 1000px de altura e largura e com 72 dpi e colem a seleção feita no outro documento. (Ctrl + V ou Command + V).

Deem dois cliques em cima do nome da layer e mudem o nome para Lasso.
Agora voltem para o outro documento, o da bola de tênis.

Certo agora vão no painel das ferramentas, em cima da Lasso Tool(L), clique, segure e selecione a segunda das três ferramentas, a Polygonal Lasso Tool.

POLYGONAL LASSO TOOL

Semelhante a todas lassos, ela serve para fazer seleção. Vamos voltar a bolinha de tênis. Se sua seleção estiver ativa (pontilhada) aperte Ctrl + D ou Command + D para sair. Ela funciona um pouco diferente da ferramenta anterior.

Selecionem a Polygonal Lasso Tool e agora cliquem no topo da bolinha. Agora movam o mouse um pouco para direita, no contorno da bola, e cliquem novamente. Notem que se formou uma linha reta de um ponto ao outro. Tentem agora fazer o contorno da bola com ela.

Se ao invés de darem um clique, derem dois, a seleção será finalizada e terão que começar de novo. Então sejam cautelosos. Evitem deixar um ponto muito longe do outro, pois desse jeito irá criar muito ângulos e nossa seleção irá ficar pontuda. Quando terminarem, deem dois cliques com o mouse para finalizar.

Aqui abaixo uma imagem da seleção com a Polygonal Lasso Tool  que comecei:

Polygonal Lasso
Fazendo a seleção com a Polygonal

Ela é melhor que a ferramenta anterior, mas para objetos redondos não é muito boa concordam?  Mas para objetos retos e angulares é ótima.

Copiem essa seleção (Ctrl + C ou Command + C) e selecionem o outro documento com 1000px de altura e largura e com 72 dpi e colem a seleção feita no outro documento. (Ctrl + V ou Command + V).

Deem dois cliques em cima do nome da layer e mudem o nome para Polygonal Lasso. Agora voltem para o outro documento, o da bola de tênis.

Certo agora vão no painel das ferramentas, em cima da Lasso Tool(L), clique, segure e selecione a segunda das três ferramentas, a Polygonal Lasso Tool.

Vamos para a próxima. Cliquem e selecionem a terceira ferramenta do quadro das Lassos Tools, a Magnetic Lasso Tool.

MAGNETIC LASSO TOOL

Certo a Magnetic Lasso Tool  para a nossa atividade será a melhor ferramenta. Ela faz (ou tenta fazer) uma seleção inteligente da área. Vamos usar ela para entendermos.

Selecione a Magnetic Lasso Tool cliquem na borda da bolinha e continue passando o mouse em cima da borda. Vocês podem clicar, segurar e arrastar ou apenas clicar. Notem que ela gera os pontos automaticamentes. Sem esforço, sua seleção ficará perfeita.

Olhem como ficou a que eu fiz com a Magnetic Lasso Tool :

Magnetic Lasso Tool
Fazendo a seleção com a Magnetic Lasso Tool

Para objetos  de fundos limpos como essa bola de tênis, essa ferramenta é boa pedida. Faz uma seleção limpa e rápida.

Copiem essa seleção (Ctrl + C ou Command + C) e selecionem o outro documento com 1000px de altura e largura e com 72 dpi e colem a seleção feita no outro documento. (Ctrl + V ou Command + V).

Deem dois cliques em cima do nome da layer e mudem o nome para Magnetic Lasso. Agora voltem para o outro documento, o da bola de tênis.

Assim como as Marquee Tools, as Lasso Tools também possuem um opções no painel superior esquerdo:

  • A primeira faz uma nova seleção
  • A segunda a partir da seleção já feita, faz uma adição de seleção a ela.
  • A terceira faz uma subtração da seleção já feita.
  • A quarta faz uma intersecção a partir da primeira seleção.

A única que diferencia é a Magnetic Lasso Tool onde são adicionados largura, contraste e frequência para selecionar os pontos.

Tentem alterar esse valores para entender qual o impacto sobre como é feita a seleção.
Quick Selection Tool (w)

Esta é uma ferramenta de seleção rápida. Porque? Vamos compreender. Voltem na imagem da bola e no painel de ferramentas vamos selecionar a Quick Selection Tool (w).

Agora cliquem na area azul em volta da bolinha. Irá ficar uma pequena área selecionada. Agora cliquem de novo.

Uma área maior será selecionada automaticamente! Porém agora tentem selecionar o restante da imagem:

Quick Selection
Seleção feita com a Quick Selection Tool

A parte da imagem que a cor da bolinha é semelhante com a do fundo também é selecionada. Para corrigirmos isso,  vão no painel superior esquerdo e escolham o pincel com o símbolo de menos.

Opções da Quick Selection Tool
Painel de configuração da Quick Selection Tool

Agora cliquem em cima da bolinha na parte que não foi selecionada. Isso fará com que ela seja selecionada também.  Porém algumas partes ficam meio serrilhadas não é mesmo? Deem um zoom, selecionem o pincel positivo e clique nessa partezinha que não ficou boa.

Vamos inverter a seleção para selecionar a bolinha:

Menu: Select – Invert ou Alt + Shift + I ou Alt + Command + I

Agora que a seleção ficou melhor, copiem e colem no outro. Coloquem o nome da layer criada de Quick Selection. Volte para a bolinha. A Quick Selection além de opções adição e subtrair seleção permite alterar o tamanho do pincel.

MAGIC WAND SELECTION (W)

Aqui está uma ferramenta que é muito amada e também odiada. Ela está junto da Quick Selection, basta clicar e segurar em cima dela.

Com a Magic Wand Selection(W) selecionada, vamos mudar a tolerância para 50 ( o padrão é 32).

Agora no painel superior esquerdo selecione a segunda opção, de adição.

Cliquem agora no fundo da imagem, a direita da bola e depois em cima da área que ficar faltando.

E Voilâ: Bolinha selecionada! Rápido não foi?

Vamos inverter a seleção para selecionar a bolinha:  Menu: Select – Invert ou Alt + Shift + I ou Alt + Command + I.

Copiem a seleção e colem no outro documento, com o nome da layer : Wand.

A Magic Wand Selection seleciona as imagens de acordo com o fundo, quanto maior o contraste, melhor a seleção. E a tolerância tenta melhorar isso. Não existe um valor absoluto para o contraste. Por isso tente sempre alterar os valores e ver o que ocorre.

Qual a melhor das ferramentas de seleção?

Não existe melhor ou pior, existe mais adequada. Vamos comparar as 5 bolinhas que recortamos:

  • Lasso: Não recortamos muito exato;
  • Polygonal: Mais lenta e ficaram pontas na seleção;
  • Magnetic: Mais rápida que a polygonal e fez uma seleção limpa
  • Quick Selection: Seleção rápida, mas as bordas ficaram ruins
  • Magic Wand: Seleção rápida, mas as bordas ficaram ruins

Acaba que era pra ser rápido levará mais tempo, pois teremos que concertar as seleções feitas pelas Magic e Quick Selection.

CONCLUINDO

Hoje aprendemos sobre seleção de imagens e as ferramentas para isso. Como disse anteriormente, há muitos caminhos para um mesmo objetivo no Photoshop, alguns rápidos e outros mais lentos, porém melhores. Com o convívio e a experiência com as ferramentas vamos aprendendo os melhores caminhos.

Gostaram do artigo? Acham que alguma parte pode ser melhorada? Deixe seu comentário.

Abraço e até a próxima semana.

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Jefth
    23 de dezembro de 2012

    Obrigado! Você é dos meus Herois, será que voce tem um blog sobre Dreamwave ?


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz