Olá amigos! Hoje em mais um post da série “Introdução ao Photoshop” que tem como objetivo guia-lo com Tutoriais de Photoshop a dominar esta ferramenta incrível, vamos aprender sobre algumas ferramentas que permitem retoque e fazer efeitos legais: a Dodge Tool, Burn Tool e a Sponge Tool. Agora que é um tutorial bem divertido com a leitura garantida! Não deixe de conferir.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Quadro de Ferramentas

DODGE TOOL

A Dodge tool é útil para clarearmos uma área da imagem que ou está muito escura, ou gostaríamos de dar volume. É uma ferramenta bem útil para retoques de imagem e permite criar efeitos também em imagens de cor uniforme. Abra ela para a estudarmos melhor e conhecermos suas opções:

Size: Controla o tamanho do pincel.

Dica: Para aumentar e diminuir facilmente o tamanho do pincel, utilize o atalho “[“ para diminuir e “]” para aumentar.
Painel do Pincel: Assim como a Brush Tool, temos aqui o painel do pincel, acessível também pelo atalho F5.
Range: Aqui está o “tchan” da ferramenta. Para explorarmos o melhor dela, devemos configurar principalmente essa parte:

  • Highlights: Clarea imagem baseado em sua área mais clara;
  • Midtones: Clarea imagem baseado em sua área de tons médios;
  • Shadows: Clarea imagem baseado em sua área de tons mais escuros;

 Exposure: É a opção que configura se a área clareada será bastante ou não. Quanto maior a porcentagem da resistência (varia de 0% a 100%) mais a imagem irá ficar clareada quando você usar a Dodge Tool. E vice-versa.

Dica: Para alterar rapidamente a porcentagem da exposure, utilize os números do teclado.

Vamos agora brincar um pouco com essa ferramenta. Abra um novo documento com 500x400px e 72 dpis. Crie uma nova layer e faça uma elipse com a Eliptical Marquee Tool (lembre-se de segurar o Shift para ela ficar perfeita). Na sua foreground color coloque a seguinte cor no hexadecimal dela: #00753ª e depois selecione a Paint Bucket Tool para colorir ela. Ficará assim:

Agora usando a Eliptical Marquee Tool faça uma intersecção na imagem assim:

Selecione agora a Dodge Tool(O), coloque um brush de um tamanho legal(uns 600px) , coloque a exposure em 100% e na range, coloque highlights. Agora clique na bolinha. Veja como ficou a minha:

Legal não é mesmo? Hora de brincarmos um pouquinho mais. Deixe a seleção da marquee ativa, diminua o tamanho do brush para 120px e diminua também a exposure para 20%. E aplique algumas vezes na bolinha, principalmente no topo dela. Olha como ficou a minha:

Impressionante o volume que a bolinha conseguiu! Passou de 2D para 3D facilmente.  Mas e o que será que as outras ferramentas do pacote faz?

BURN TOOL

Se a DodgeTool serve para deixar a imagem mais clara, a Burn Tool é o inverso dela. Ou seja, vai escurecer a imagem. Basicamente ela faz as mesmas coisas da Dodge Tool porém faz escurecer. Muito bom para dar volume novamente. Vamos rapidamente olhar as opções porque já vemos elas:

Size: Controla o tamanho do pincel;
Range: Escolhe qual área da imagem será escurecida baseada nos tons;
Exposure: Controla a força da ferramenta para escurecer a área;

Vamos voltar para nossa balinha. Com a seleção da marquee ainda ativa, aperte Ctrl + Alt + I para inverter a seleção. Selecione a Burn Tool, coloque a exposure em 35% e a range em shadows.

Agora aplique ela mais na base da bolinha, fazendo movimentos de um lado para o outro e assim melhor aplicar a Burn Tool. Tente fazer o mais uniforme possível, fazendo conforme a imagem (PS: ficou parecendo uma bolinha feliz ;p):

Olha como ficou a minha:

Apesar de que aplicamos essas ferramentas em uma imagem de cor chapada, lembre-se também que ela é útil em fotografias e demais tipos de imagem. Apenas tome cuidado para não exagerar muito, sempre mude o range e a porcentagem da exposure para realizar os teste. Não se esqueça principalmente de deixar a janela de histórico aberta. Se você não lembra como usar o painel de histórico, dê uma lida nesse artigo anterior: http://www.escolacriatividade.com/ferramentas-de-correcao-de-imagens/

SPONGE TOOL

A primeira clarea, a segunda escurece. E a Sponge Tool o que faz? Simples, ela tenta ajustar a área (excesso), mexendo na saturação da imagem. Para corrigir a Dodge Tool, ela tira a saturação, para a Burn Tool, o inverso. Vamos as opções dela:

Size: Controla o tamanho do pincel;
Mode: Escolhe qual área da imagem será saturada ou irá perder saturação, através das duas opções saturation e desaturation;
flow: Controla a força da ferramenta na área selecionada;

Bom, agora aplique a Sponge Tool com o mode em desaturation na área superior em que aplicamos a Dodge Tool e na parte de baixo aplique ela com o mode em saturation, no local onde aplicamos a Burn Tool. Lembre-se de diminuir o flow e não exagerar. É apenas para dar um volume a mais.

O que fiz foi pouca coisa. Apenas deu um pouco mais de volume no meio da bolinha, mas como dizem: a diferença está nos detalhes.

CONCLUSÃO

Na aula de hoje aprendemos a fazer efeitos legais em imagens usando a ferramenta de superexposição e subexposição do Photoshop. E com elas aprendemos também um pouquinho de profundidade e emular efeitos em 3D com as ferramentas. Na próxima aula veremos vetores no Photoshop.

Abraço a todos e até para a semana!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz