Olá amigos! Hoje em mais uma aula da série preferida dos curiosos de plantão, “Introdução ao Photoshop” vamos ensiná-los mais um pouco de Tutoriais de Photoshop e hoje vai ser bem divertido. Vamos aprender sobre vetores, de vários tipos e tamanhos . Portanto não deixe de conferir mais uma boa aula.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Quadro de Ferramentas

Como dizemos no texto de introdução, hoje vamos nos divertir com a Vector Tool. Lembram do segundo tutorial? Vamos aplicar parte  do conhecimento dele hoje, portanto é vital que você relembre o que aprendemos nele. (Aqui o link para os leitores mais esquecidos e os que não leram essa aula: Introdução ao Photoshop: Tipos de Imagem e Ferramentas)

RETANGULE TOOL

A primeira vista a Retangule Tool não parece muito impressionante. Ela é realmente bem simplória, sem segredos.  A grande vantagem dela, é a flexibilidade e o bleending mode que podemos aplicar nela (Deixarei vocês curiosos, é material da próxima aula!).

Vamos usá-la. Abra um novo documento em branco, com 600×400 px, na foreground color, coloque a cor #FFCC00 e selecione a Retangule Tool.  Agora faça um quadrado com ela no meio da tela, como esse:

Dica: para seu vetor ficar perfeitamente geométrico(para fazer um quadrado ou um círculo certinho), seguro “Shift” enquanto arrasta a ferramenta para criar o objeto.

Vamos agora dar uma olhada na layer criada pelo vetor. Ela é diferente das normais não é mesmo?  O que muda é o seguinte: a cor original do objeto fica no quadrado da esquerda(no nosso caso, a cor #FFCC00) e na outra extremidade está a forma do objeto ( no nosso caso, o quadradinho). Ambos estão sendo separados por um cadeado. Aqui alguns detalhes:

  • Se clicarmos duas vezes no quadradinho de cor, podemos alterar a cor do objeto facilmente.
  • Ao clicarmos no cadeado, ele deixa de vincular a camada de cor e de forma do vetor. Um dos efeitos é que não conseguiremos  mover o vetor.(mas a frente vamos entender melhor isso)
  • Se clicarmos com o shift pressionado em cima da camada de forma, a forma fica oculta e a cor ocupa todo canvas.

No tutorial da segunda aula, vimos a diferença entre um retângulo do tipo vetor e um outro do tipo bitmap.  Mas aqui um outro cenário.  E se ao invés de tivéssemos feito esse quadrado no centro do canvas, quiséssemos que ele estivesse no inferior? Teriámos que fazer tudo novamente? Bom um jeito mais fácil que é selecionarmos a layer do quadrado, apertar “Ctrl + T” e distorcermos até chegarmos onde queremos, olhe a imagem do resultado:

Podíamos fazer isso com uma imagem bitmap? Sim, podíamos, porém dependendo da imagem, iria distorcê-la complemente. Imagine se fosse uma imagem com vários tons, ou então redonda, ficaria destruída.

OPÇÕES DE FERRAMENTA

As ferramentas do tipo vetor tem o painel superior  bem semelhante entre si, variando apenas alguns detalhes de uma para outra. Para entedermos melhor, preparei essa imagem:

1) Predefinição de ferramentas: Vimos isso já em outras ferramentas, o Photoshop deixa pronto a ferramenta com algumas predefinições, porém no caso dos vetores, não há essa predefinição.

2) Shape Layer: Essa opção ativa faz com que a área que usamos ferramenta seja preenchida.

3) Path: Essa opção ativa faz com que a área que usamos ferramenta seja apenas marcada, e sem ser preenchida. Ou seja, serve apenas de marcação e não é visível. Fiquem atentos para opção não estar marcada, pois pode dar a impressão que o seu trabalho não está sendo feito.

4) Fill Pixels: Essa opção ativa faz com que a área que usamos ferramenta seja preenchida com a cor da foregroud color. É semelhante se você fizer uma seleção com uma marquee e preencher a área com uma cor. Vira uma imagem bitmap (O que não nos é interessante, pois a grande vantagem é a flexibilidade dos vetores).

5 e 6) Pen Tool e Freeform Pen Tool: Elas são ferramentas que servem para criar vetores só que sem uma predefinição de forma. Estudaremos elas mais para frente em uma aula para elas.

Agora tem uma parte que eu marquei com o nome de ferramentas. Ela é na verdade a repetição de todas ferramentas do menu de seleção tradicional, apenas está repetindo.  Vamos detalhar cada uma delas mais adiante, então vou pular para a segunda etapa:

A) Create New Shape Layer: Serve para criarmos uma nova camada de vetor.

B) Add: Essa é uma opção que já estudamos,  ela serve para adicionarmos um novo vetor em um outro já existente.

C) Subtract: É o inverso da anterior, subtrair um novo vetor de outro já existente.

D) Intersect: Faz uma interseção da área onde o novo vetor tangencia o antigo.

E) Excluir áreas sobrepostas: É como se fosse o inverso do anterior. Faz com que a área de intersecção entre o antigo e o novo vetor seja excluída e deixa as demais.

As duas restantes são o estilo de camada (assunto da próxima aula) e a cor do vetor. Agora vamos brincar um pouco com os vetores enquanto entendermos o que faz cada ferramenta. Vamos voltar para aquele documento do retângulo, mas vamos trocar a cor da foreground color para #FF0000 e selecione a Rounded Retangule Tool.

ROUNDED RETANGULE TOOL

É a mesma coisa da Retangule Tool, porém cria retângulos com bordas arredondadas. Podemos controlar o quão redondo é a borda no painel superior, lembrando que esses valores pode ser em qualquer unidade de medida (3px, 0.5cm e etc). Coloque 20px na caixa e faça um retângulo vermelho na imagem.

ELISPE TOOL

Faz um círculo vetorial. Mude a cor para #FF9900 e faça um círculo.

POLYGONAL TOOL

Essa é legal. Com ela podemos fazer objetos geométricos de vários lados, basta colocarmos o valor na caixa. (Não tente colocar abaixo de 3). Coloque na caixa o valor 5, mude a cor para # 00cc66 e faça um novo objeto.

LINE TOOL

Essa ferramenta faz uma linha no ângulo que você determinar. E você pode controlar a grossura da linha na caixa. Mude a cor para #000000, coloque 5px de grossura e faça uma linha.

Olha como ficou minha imagem:

CUSTOM SHAPE TOOL

Essa é a mais divertida de todas. O Photoshop tem uma serie de vetores prontos nele. Crie um novo documento de 600×600 pixels e 72dpis, e selecione a Custom Shape Tool. Agora clique na setinha do lado dela no topo, onde fica as opções de ferramentas. Um menu irá com diversos vetores variados, desde animais, placas, formas, plantas e tudo mais. Selecione alguns e brinque no documento, veja alguns que apliquei:

Você pode também baixar vetores na internet e instalar no Photshop. Mas faça isso com cautela, pois deixa o programa mais pesado.

CONCLUSÃO

Na aula de hoje aprendemos a fazer vetores de diversas formas, cores e tamanhos usando as ferramentas de vetores existente no Photoshop. E vimos também a imensa possibilidades que podemos obter usando os vetores. Na próxima aula vamos aprender personalizar com estilos esses vetores.

Forte abraço e a até a próxima amigos!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Jefth
    23 de dezembro de 2012

    Cara, Você é fantástico, continue com o bom trabalho não pare não porque Você está ajudando muita gente, o teu artigo é directo e compreensivo, não deixa dúvidas, Valeu pelo trabalho ardúo.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz