Olá caro leitor! Nesse post da série “Introdução ao Photoshop” que tem como objetivo ajudá-lo com alguns dos melhores Tutoriais de Photoshop, a dominar esta ferramenta incrível, vamos aprender sobre duas ferramentas: Gradient e Paint Bucket Tool que servem para colorir, além de outras dicas. Confira mais essa aula sobre Photoshop.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Quadro de Ferramentas

GRADIENT TOOL

A Gradient Tool(G) como a própria ferramenta bem descreve permite a aplicação de gradientes em seleções. Ela não funciona com vetores, apenas com bitmaps. Mais para frente quando estudarmos vetores aprenderemos aplicar gradiente neles.

Para entendermos melhor, vamos abrir um documento com 600x60px de medidas e 72 dpis.

Vamos apertar a tecla “D” para voltar a configuração da paleta de cor ativa para o padrão que é preto e branco. Agora selecione a Gradient Tool(G) e clique na parte superior do documento, segure e arraste até embaixo. Olhe como eu fiz nessa imagem:

O seu resultado deve ser esse:

Dica: para fazer que a linha do gradiente fique reta, quando for segurar e arrasta, aperte a tecla “Shift” que fará com que sua linha fique reta em ângulos de tanto na horizontal, vertical ou diagonal.

Vamos agora entender melhor as opções da ferramenta. As cores do Gradiente são geralmente as cores ativas das nossas foreground e background colors.

1) Pré definições da ferramenta: para algumas ferramentas, geralmente as Brush tool do Photoshop possui algumas pré definições de ferramentas que contem tamanhos e algumas cores default. Você também adicionar ou remover clicando nessa opção. Mas vamos aprender o básico e deixar essas opções para uma aula mais avançada. No caso da Gradient Tool há apenas uma predefinição que voltaremos nela no final do tutorial.

2) Editar gradiente: essa opção permite alterarmos as cores do nosso gradiente para algumas predefinições do Photoshop. Clique nessa opção e observe na janela que abre:

  • A primeira é gradiente da foreground para a background com a opacidade da primeira em 100% e da segunda em 100%.
  • A segunda é gradiente da foreground para a mesma foreground porém com a opacidade da primeira em 100% e da segunda em 0%.
  • Da terceira até a última(com a exceção da penúltima) são cores já definidas pelo o Photoshop.
  • A penúltima é um gradiente listrado da foreground color, indo da opacidade 100% a 0%.

Nessa janela também podemos definir novos valores de gradiente.

  1. Muda a opacidade e posição da primeira cor.
  2. Muda a cor e posição da primeira cor.
  3. Muda a opacidade e posição da segunda cor.
  4. Muda a cor e posição da segunda cor.

Dica: Essa posição é a localidade da cor nesse retângulo, que vai de 0% (lado esquerdo) a 100%(lado direito). Obviamente 50% é o meio do retângulo.Dica: Para adicionar uma cor a mais no retângulo, basta clicar em qualquer área entre a primeira e a segunda cor.

TIPOS DE GRADIENTE

Além do gradiente linear, que é esse que nós utilizamos, há também as seguintes opções de gradiente. Esses números são relativos à imagem acima com os números nas opções das ferramentas:

3) Linear: faz um gradiente reto, onde um tom chega a outro de forma linear.

4) Radial: faz um gradiente circular, onde um tom chega a outro de forma circular.

5) Angular: faz um gradiente com um ângulo. Uma tom chega a outro formando um ângulo onde os dois tons contrastam.

6) Reflected: Semelhante ao linear, porém é como se aplicasse dois lineares, um inverso ao outro

7) Diamond: semelhante ao Radial, porém forma um losango.

Aqui uma imagem com todos esses gradientes aplicados, na mesma ordem que foi explicada:

8) Bleending: Aqui não tem segredo, são os mesmo que estudamos com a Brush Tool. Portanto não irei entrar em detalhes neles.

9) Opacidade: Altera a transparência do gradiente que você irá aplicar.

Uma outra opção interessante é o chebox de “invert”. Ele faz com que o graidiente que você utilizar seja aplicado no sentido inverso. Fica um efeito muito interessante quando utilizado com o Gradiente Radial.

FAZENDO O SEU PRÓPRIO GRADIENTE

Vamos fazer um teste. No campo name escreva “Gradiente Teste” e o tipo em solid e a suavidade em 100%.

Agora na barra de gradiente vamos criar uma cor a mais. Coloque as configurações assim:

  • Cor 1) cor: #ff0000, posição 0% e opacidade 100%
  • Cor 2) cor: #ff6600, posição 50% e opacidade 100%
  • Cor 3) cor: #ffdd00, posição 100% e opacidade 100%

Vamos ter então um gradiente semelhante a esse:

Para aplicá-lo é só seguir como já foi dito antes: clicar, segurar e arrastar. Caso queria trocar seu gradiente, clique no menu superior e volte para uma opção da sua preferência.

PAINT BUCKET TOOL

Antes de saber usar o Photoshop, é bem provável que você tenha tentando colorir algum objeto ou parte de foto com essa ferramenta e ficou um tanto frustado, pois o efeito não foi bem o que você queria. Hoje vamos aprender usá-la corretamente.

A função inicial da Paint Bucket Tool é colorir área com dermacação feitas com as ferramentas do tipo marquee (já estudamos ela, revise aqui nesse link: Introdução ao Photoshop – Tipos de Imagem e Ferramentas)

Vamos relembrar como usar a Paint Bucket Tool

  1.  Abra um novo documento com 600×600 px e 72 dpis;
  2. Aperte Ctrl + A para selecionar toda a área do seu documento;
  3.  Mude a sua foreground color para esse tom #FFDD00;
  4. Selecione a Paint Bucket Toole clique na área (não feche esse documento, pois vamos utilizá-lo)

Fácil e sem mistérios não é mesmo? Você pode mudar também o Bleeding, opacidade e tolerância. Mas essa simples ferramenta também possui uma opção incrível. Abra um documento novo com 4x4px e 72dpi (ele vai ficar bem pequeno), agora dê um zoom máximo e selecione a Pencil tool( ela fica no mesmo painel da Brush Tool, clique e segure.

Certifique-se que a cor preta é a cor da sua foreground color,  aperte “D” para resetar as cores. Crie uma nova layer (se você tiver dúvidas consulte esse tutorial: Introdução ao Photoshop – Limpeza e Recorte de Fundo de Imagens) e delete a layer com o fundo em branco, pois queremos o fundo transparente. Agora diminua o tamanho do Brush para 1px e faça igual a imagem abaixo:

Lembrando que essa imagem tá com o zoom no máximo e simulando o fundo transparente. Agora vá no : Menu : Edit – Define Pattern. Coloque o nome de Diagonal. Agora volte para aquele primeiro documento.

Vá agora nas opções da Paint Bucket Tool e mude no menu dropdown no canto superior esquerdo a opção para pattern. Clique na caixinha do lado e procure o pattern que criamos a pouco. Agora crie uma nova layer, em cima da colorida e clique com a Paint Bucket Tool . Seu resultado deve ser esse:

CONCLUSÃO

Nessa aula aprendemos a colorir com as ferramentas Gradient Tool e Paint Bucket tool. Além que também vimos como fazer gradientes e patterns personalizados e salvarmos eles para rápido acesso. na próxima aula continuaremos os estudos meus amigos! Até a próxima semana e bom estudo a todos.

Abraços!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz